Jovem com dúvida escolhendo entre dois shampoos
Ultima atualização: 18 de junho de 2021

Como escolhemos

13Produtos analisados

14Horas investidas

4Estudos avaliados

68Comentários coletados

Se a correria diária não permite que você dê muita atenção aos cuidados com seu cabelo, tendo o shampoo a seco você manterá essa rotina sem muita preocupação. Ele possibilita fazer a limpeza dos fios sem precisar de enxágue.

Com esse produto, é possível eliminar a oleosidade do couro cabeludo, deixando os fios limpos e iluminados. Quer aprender mais a respeito desse cosmético? Não deixe de ler o guia que preparamos sobre ele!




Primeiro, o mais importante

  • O shampoo a seco limpa fios sem precisar de água, eliminando a oleosidade e outros resíduos. Entretanto, é um produto apenas para emergências, que não substitui a limpeza habitual.
  • A aplicação do shampoo a seco é simples: basta dividir o cabelo em mechas e disparar o produto. Não esqueça de manter a distância de segurança ao fazer isso para evitar prejuízos aos fios.
  • Com o shampoo a seco, você conseguirá manter o cabelo sempre bonito e saudável, eliminando a oleosidade excessiva, além de diminuir a queda capilar e o frizz.

Melhores shampoos a seco: nossas recomendações

Os shampoos a seco variam muito em preço, finalidade e características. Por isso, montamos um ranking com os modelos mais queridinhos pelos consumidores para facilitar sua busca:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre shampoo a seco

O shampoo a seco é um produto pouco conhecido, por isso é comum que os consumidores tenham dúvidas acerca desse cosmético. Pensando nisso, montamos um guia com as informações que você precisa saber sobre ele. Confira:

Mulher no banheiro lendo o rótulo do shampoo

Os shampoos a seco são produtos específicos e encontrar o modelo ideal pode envolver desafios. (Fonte: Yuliia Stankevych/ Pixabay)

Para que serve o shampoo a seco?

A grande novidade desse tipo de shampoo é fazer a limpeza dos fios sem necessitar de água. A recomendação é que ele seja usado esporadicamente, quando não é possível lavar o cabelo da forma habitual.

Porém, seus efeitos são os mesmos dos shampoos tradicionais. Um dos principais resultados oferecidos por ele é disfarçar a oleosidade do cabelo, deixando provisoriamente limpo e mais saudável.

Mantenha o shampoo a seco a uma distância média de 30 centímetros do cabelo ao aplicá-lo.

Quais tipos de shampoo a seco existem?

Os shampoos a seco também apresentam variações de modelos que atendem a diferentes finalidades. Vamos explicar os detalhes de cada um na sequência:

  • Shampoo normal: Qualquer pessoa pode usar esse tipo. Ele é recomendado para retirar a oleosidade e deixar os fios limpos.
  • Shampoo para volume: Com esse modelo, você consegue dar textura aos fios. Também é muito usado para penteados.
  • Shampoo para cabelos quimicamente tratados: Traz restauração aos fios que já passaram por escovas progressivas ou tinturas.
  • Shampoo para eliminar caspas: Possuem efeito farmacêutico que agem na remoção de resíduos do couro cabeludo.

Quando usar o shampoo a seco?

Não é necessário aplicar o shampoo todos os dias, porque ele é uma medida emergencial e deve ser passado esporadicamente. Evite o uso excessivo desse cosmético pois pode prejudicar seu cabelo!

Segundo especialistas, o indicado é aplicar o shampoo a seco sempre em situações de urgência como após a academia, depois de fazer progressiva ou ainda ao elaborar penteados.

Mulher no banheiro olhando a embalagem de um creme que está na sua mão

Usar o shampoo a seco além do recomendado pode ocasionar novos problemas ao cabelo, ao invés de melhorá-los. (Foto: TORWAI Suebsri/123rf)

Shampoo a seco x shampoo normal: quais são as diferenças entre eles?

Não pense você que os shampoos a seco são semelhantes aos modelos tradicionais, pois não são. Um dos diferenciais entre esses dois cosméticos é a frequência de uso.

Enquanto os tipos normais são usados algumas vezes semanalmente, os shampoos a seco são emergenciais. Outras diferenças entre eles estão na tabela a seguir:

Shampoo a seco Shampoo normal
Finalidade Faz a limpeza emergencial do cabelo Realiza a limpeza habitual dos fios
Modo de aplicação Diretamente no cabelo Precisa de água para lavar
Textura Em spray Creme fluído

Como aplicar o shampoo a seco corretamente?

Na hora da aplicação do shampoo, observe as regiões do cabelo que estão mais oleosas, pois eles precisarão de maior quantidade do produto. O processo é muito simples de fazer.

Inicialmente, divida os fios em mechas, agite o produto e aplique-o em cada área. Depois, deixe-o agir por alguns segundos. Para finalizar, massageie o couro cabeludo e passe a escova de cabelo para remover o excesso.

Você pode conferir o passo-a-passo da aplicação do shampoo a seco no vídeo abaixo:

Benefícios do shampoo a seco: quais são?

Você já sabe que o shampoo a seco deixa a aparência do seu cabelo mais limpa e bonita, mas quais são os outros benefícios desse produto? Abaixo listamos alguns:

  • Possui tamanho compacto: Como são vendidos em spray, é muito fácil levar o frasco para qualquer lugar.
  • Deixa o cabelo com aparência volumosa: Quem tem poucos fios pode usar esse produto como truque para fornecer textura ao cabelo.
  • Limpa o cabelo de forma eficiente: Ao aplicar o shampoo a seco, você consegue ter menos frizz, retirar o excesso de oleosidade e diminuir a queda capilar.
  • Serve para finalizar penteados: Uma das utilidades desse shampoo é fixar as formas diferentes de prender os fios, sem deixar o aspecto seco gerado pelos sprays fixadores de cabelo.

Critérios de compra: O que considerar nos modelos de shampoo a seco

Assim como os outros shampoos, os modelos a seco também têm especificidades na sua fórmula. Por isso, cabe a você encontrar o melhor modelo que atenda às suas necessidades segundo alguns fatores. São eles:

Tipo de cabelo

Esse é o ponto principal a ser avaliado em um shampoo a seco, pois é necessário que o produto combine com seus fios. A seguir, listamos os modelos para cada tipo de cabelo:

  • Cabelos oleosos: A recomendação é usar produtos com adstringentes na composição. Eles limpam a oleosidade e combatem a queda capilar.
  • Cabelos secos: Evite usar cosméticos que ressequem mais os fios. Para isso, opte por produtos com óleo de coco e vitamina E.
  • Cabelos escuros: Como o shampoo a seco deixa o cabelo esbranquiçado, use apenas modelos específicos para esse tipo de fio. Normalmente, são embalagens com o termo "dark" no rótulo.

Durabilidade

Os shampoos a seco são vendidos em embalagens menores que variam entre 50ml até 200ml. Para escolher o melhor volume, considere a frequência de uso que você fará do produto.

Para aplicações esporádicas, um frasco menor já é suficiente, ainda mais que a maioria dos shampoos são em spray e rendem bastante.

Aroma

É essencial avaliar o aroma do produto, já que o cheiro dele vai te acompanhar. Também é possível adquirir modelos sem fragrância.

Essa escolha é muito particular, já que um aroma pode ser interessante para alguém, mas enjoativo para outras pessoas. Em caso de dúvidas, opte por cheiros suaves.

Dois frascos brancos sem etiqueta em uma área externa

Leia sempre o rótulo do shampoo para ter certeza da sua eficácia do produto ao seu tipo de cabelo. (Foto: inkdrop/ 123rf)

Os benefícios do shampoo a seco podem ser potencializados a partir de outras funcionalidades na composição. Um dos recursos importantes para se ter na fórmula é a proteção UV, permitindo a exposição solar, sem ressecar o cabelo.

Outro fator interessante é conter ativos que fornecem volume extra aos fios, ideal para quem procura dar mais textura ao cabelo.

Resumo

O shampoo a seco é uma ótima solução para quem não pretende lavar os fios frequentemente, mas quer mantê-los com aparência limpa e saudável.

Seu principal benefício é retirar a oleosidade do cabelo, reduzindo a queda e o frizz. Vale lembrar que eles são cosméticos para usos ocasionais e não devem substituir os shampoos tradicionais.

(Fonte da imagem destacada: lookstudio/Freepik)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas