Imagem de mulher com a cabeça em uma pia e as mãos de outra pessoas na cabeça dela ensaboando seus cabelos.
Ultima atualização: 25 de outubro de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

18Horas investidas

5Estudos avaliados

68Comentários coletados

Olá, seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre o shampoo antirresíduos, produto fundamental para fazer uma limpeza profunda nos fios e no couro cabeludo.

Esse produto ajuda a eliminar os resíduos que o shampoo comum não consegue retirar. Trata-se de resíduos que impregnam nos fios devido a poluição e o uso de muitos produtos, como cremes, ceras, sprays e condicionadores.

Se você acha essencial cuidar da limpeza dos cabelos, continue lendo nosso artigo. Nele vamos explicar mais sobre o produto e indicar as melhores opções.




Primeiro, o mais importante

  • Diferente dos shampoos comuns, os shampoos antirresíduos não tratam os cabelos.
  • O shampoo antirresíduos ajuda os fios absorverem melhor os cremes de hidratação.
  • A aplicação do shampoo antirresíduos pode variar de 1 vez por semana até 1 vez por mês, tudo depende do seu tipo de cabelo.

Você também pode gostar:

Shampoo antirresíduos: Os preferidos da nossa equipe

O shampoo antirresíduos já se tornou item obrigatório na rotina de cuidados com o cabelo. O melhor é que existem opções para todos os gostos. Abaixo, mostraremos algumas dessas opções. Confira!

O shampoo que conta com ingredientes naturais e adstringentes

Capaz de remover impurezas e resíduos acumulados tanto nos fios como no couro cabeludo, o Shampoo Three é uma excelente opção para ter os cabelos sempre leves e limpos. Sua composição conta com ingredientes que agem como adstringentes suaves.

O shampoo antirresíduos com ingredientes que não resseca os fios

O shampoo antirresíduos raspa de juá e gengibre foi desenvolvido com ingredientes capazes de remover o acúmulo de resíduos por completo. Apesar disso, o produto não resseca os fios e muito disso se deve ao fato dele não ter sal na composição.

Um shampoo antirresíduos com ação purificante e antioxidante

Esse shampoo conta com dois ingredientes de limpeza potentes e ao mesmo tempo suaves. Estamos falando do gengibre que tem ação purificante e refrescante e do chá verde, que age como antioxidante. A associação desses dois ingredientes garante uma limpeza profunda, que elimina todos os resíduos depositados nos fios.

Guia de Compra

O shampoo antirresíduos possui características específicas que devem ser entendidas antes de você efetuar a sua compra.

É preciso que você compreenda do que se trata esse produto, como ele age nos fios e onde encontrá-lo. Por isso, criamos um guia de compra bem completo. Confira!

Imagem de mulher com as costas e o cabelo ensaboados e com os dedos na cabeça.

O shampoo antirresíduos possui características específicas para a limpeza dos fios. (Fonte: Vadim Guzhva / 123rf)

O que é um shampoo antirresíduos?

O shampoo antirresíduos é um produto desenvolvido com ingredientes capazes de fazer uma limpeza profunda nos fios e no couro cabeludo.

Além disso, esse produto conta com pH mais alcalino, que promove a abertura das cutículas do cabelo. Isso garante que todos os resíduos de produtos, de poluição ou do excesso de oleosidade sejam eliminados. Ou seja, faz uma limpeza bem potente.

Quais as vantagens e desvantagens do shampoo antirresíduos?

Com a poluição do dia a dia e os diversos produtos usados no cabelo, os fios acabam ficam pesados, sem vida e sem brilho. Logo, a principal vantagem do shampoo antirresíduos é sem dúvida a sua capacidade de eliminar todos os resíduos deixados por esses elementos.

Porém, como tudo na vida, o shampoo antirresíduos também tem seus prós e contras. Confira abaixo quais são eles.

Vantagens
  • Eliminação de resíduos de produtos
  • Eliminação de resíduos de poluição
  • Eliminação da oleosidade
  • Devolve a leveza aos fios
  • Garante que o cabelo absorva melhor os cremes de hidratação e nutrição
Desvantagens
  • Retira a hidratação e nutrientes
  • Pode ressecar os fios
  • Se não for usado corretamente, pode provocar efeito rebote, aumentando a oleosidade

Qual a diferença do shampoo comum para o shampoo antirresíduos?

O shampoo comum possui a função de limpar e tratar ao mesmo tempo. Ou seja, não faz uma limpeza profunda, sendo indicado apenas para a higienização do dia a dia.

O shampoo antirresíduos, por sua vez, possui, como única função, a limpeza profunda do fio.

Shampoo antirresíduos Shampoo comum
Ação hidratante Não Sim
Ação nutritiva Não Sim
Abre a cutícula do cabelo Sim Não
Limpa profundamente Sim Não

Para quem é indicado o shampoo antirresíduos?

O shampoo antirresíduos é indicado para todos que desejam fazer uma boa limpeza nos fios.

Geralmente quem mais sofre com excesso de resíduos nos fios são as pessoas com cabelos oleosos.

Afinal, além dos fatores externos como poluição e do acúmulo de produtos, há também uma produção exacerbada de sebo no couro cabeludo. Mas quem tem os cabelos secos ou normais também precisa fazer essa super limpeza de vez em quando.

Homem com os cabelos cheio de espuma usando as mãos para massagear o couro cabeludo.

O shampoo antirresíduos é indicado para quem deseja fazer uma boa limpeza nos cabelos. (Fonte: Freepok.com)

Quantas vezes na semana devo usar shampoo antirresíduos?

Como você já deve ter percebido, o shampoo antirresíduos é bastante potente em sua limpeza. Logo não há necessidade de usá-lo de forma contínua, afinal seu efeito se perpetua por algumas semanas.

Se você tem o cabelo muito oleoso o ideal é que usar esse tipo de shampoo pelo menos uma vez por semana. Que tal usá-lo no dia de fazer aquela hidratação power? Assim seu cabelo fica super limpo e em seguida muito hidratado.

Marcos ProençaCabeleireiro

"O shampoo antirresíduo, limpa profundamente a fibra capilar e retira restos de outros produtos aplicados anteriormente nos cabelos. Embora sejam ótimos para cabelos oleosos, que exigem lavagens mais frequentes, é recomendável o uso apenas uma vez por semana, enquanto os outros tipos de cabelos podem usar quinzenalmente – alternando com outro tipo de shampoo -, já que os ativos do produto e o pH alcalino podem ressecar os fios se usados muitas vezes."

Onde comprar e quanto custa um shampoo antirresíduos?

Os shampoos antirresíduos podem ser encontrados em farmácias, perfumarias, mercados, lojas de departamentos e até algumas lojas de roupas.

Fica ainda mais fácil encontrar o shampoo de limpeza ideal quando a compra é feita pela internet.

Fica ainda mais fácil encontrar o shampoo de limpeza ideal quando a compra é feita pela internet. Isso porque, alguns sites, como Amazon, disponibilizam algumas versões que são bem difíceis de serem encontradas nas lojas físicas.

O valor do produto fica em torno de R$ 30. Porém, o preço acaba aumentando quando a marca em questão é muito conhecida, nesse caso o valor do shampoo pode chegar até R$ 80.

Critérios de Compra: O que considerar antes de comprar um shampoo antirresíduos

Antes de comprar um shampoo tão importante para a saúde do seu cabelo como esse, é importante analisar alguns critérios. São pontos que te ajudarão a pensar sobre suas preferências e necessidades pessoais, para que sua compra seja adequada.

Pensando nisso, separamos os critérios que você deve considerar antes de fazer sua comprar. Confira!

  • Tipo de cabelo
  • Quantidade
  • Ingredientes
  • Benefícios extras

Agora que você já sabe quais são os pontos que devem ser avaliados enquanto você estiver escolhendo o seu shampoo antirresíduos, explicaremos melhor cada um deles.

Tipo de cabelo

Apesar de a maioria dos shampoos antirresíduos não terem indicação específica para um tipo de cabelo, alguns possuem ingredientes que combinam mais com uns do que com outros.

Alguns shampoos, por exemplo, contam com o gengibre em suas fórmulas, que além de ajudar na higienização, também combate a caspa e a oleosidade. Logo se você tem cabelo oleoso essa versão é perfeita para você.

Tem ainda alguns shampoos antirresíduos com ingredientes naturais ou com tensoativos mais suaves. Eles possuem uma formulação mais leves e são indicados para cabelos secos ou tingidos.

Imagem de quatro mulheres com diferentes cabelos de costas.

Cada ingrediente é indicado para um tipo de cabelo, é importante analisar a fórmula do produto. (Fonte: Rawpixel.com / Freepik.com)

Quantidade

Outro ponto importante para analisar é a quantidade de produto que vem no frasco. Aqueles potões, por exemplo, são indicados quando você já conhece e gosta do produto.

Sem contar que um único frasco grande, em geral, sai mais barato do que vários menores. Logo é um excelente custo-benefício.

Porém, se você ainda está em busca do shampoo ideal, sugerimos que opte pelo frasco pequeno. Assim, se você não gostar o prejuízo será menor.

Imagem com frascos de vários tamanhos em fileira, desde o menor até o maior.

Frascos grandes garantem um bom custo-benefício, frascos pequenos permite variar de produto com frequência. (Fonte: Freepik.com)

Ingredientes

O sal muitas vezes está associado a um componente de limpeza chamado sulfato.

Mesmo sendo um shampoo de limpeza profunda, que pode ser considerado por muitos um produto mais agressivo, sempre há uma forma de torná-lo menos pesado. Uma maneira de fazer isso e retirando o sal de suas composições.

O sal muitas vezes está associado a um componente de limpeza chamado sulfato. Quando utilizados juntos, o sal ajuda a dar mais viscosidade à fórmula, ajudando a fazer bastante espuma.

Acontece que esse ingrediente é agressivo aos fios e não garante nenhum benefício a eles. Por isso, indicamos que você opte por shampoos antirresíduos sem sal.

Benefícios extras

O shampoo antirresíduos não possui nenhuma função de tratamento, mas sim de limpeza. Porém, justamente por se tratar de um produto higienizador, alguns shampoos garantem benefícios extras relacionados à limpeza dos fios.

Alguns, por exemplo, combatem a queda causada pela oleosidade, já outros eliminam a caspa ou seborréia.

(Fonte da imagem destacada: Katemangostar / Freepik.com)

Por que você pode confiar em mim?

Jaqueline Aguiar Esteticista
Cuidar das outras pessoas é o que Jaqueline mais ama fazer. E ela faz isso de duas maneiras: em sua clínica, através de procedimentos estéticos, e pela internet, aconselhando mulheres e homens sobre os melhores produtos do ramo. Com o tempo que sobra, ela também gosta de compartilhar conhecimento sobre seu outro hobby: o apimentado universo dos sex shops.