Foto de uma mulher de costas, tomando banho e com espuma nos cabelos.
Ultima atualização: 21 de outubro de 2019

Como escolhemos

13Produtos analisados

19Horas investidas

7Estudos avaliados

68Comentários coletados

Olá! Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje nós vamos conversar sobre as vantagens do shampoo sem sal, cosmético livre de cloreto de sódio em sua composição, composto que contribui para o ressecamento dos fios.

Muito comum e vendido nos dias atuais, o shampoo sem sal garante maciez e evita o ressecamento excessivo. Caso você ainda não conheça o produto, o guia abaixo irá te apontar todas as suas características e benefícios para a saúde das madeixas.



Primeiro, o mais importante

  • O shampoo sem sal é aquele que não possui cloreto de sódio em sua composição, substância que age como um espessante, sendo responsável por deixar a espuma do shampoo mais densa e menos rala.
  • Trata-se de um composto conhecido por colaborar para o ressecamento dos fios, não sendo uma boa escolha principalmente para pessoas que lavam os cabelos todos os dias.
  • O shampoo sem sal tem se tornado cada vez mais popular, e hoje em dia, não possui muita diferença de preço se comparado com o shampoo convencional.

Você também pode gostar:

Os melhores shampoos sem sal: Nossas recomendações

Se você ainda não conhece bons shampoos sem sal e está em busca de opções que irão fazer diferença no seu cabelo, aqui estão alguns dos melhores modelos do mercado:

O melhor shampoo sem sal como um todo

Quando o assunto é cabelo a Truss é referência, e o infusion shampoo pode ser a melhor escolha se você busca uma fórmula limpa e segura. Desenvolvido para cabelos secos, quebradiços e opacos, este shampoo é sem sal e tem 100% de sua base vegana, proporcionando aos cabelos limpeza, brilho e tratamento intenso das fibras.

O shampoo sem sal com o melhor custo-benefício

Com base de extrato de ervas, o herbal solution, da Inoar, possui fórmula neutra e vegana, livre de sal, parabenos e corantes. Seus ingredientes promovem limpeza e purificação do couro cabelo, sem ressecá-lo. Ele ainda ajuda a equilibrar a hidratação e a maciez dos fios, e ainda tem um excelente custo benefício.

O melhor shampoo sem sal para quem busca um produto facilmente acessível

Se você busca um desses shampoos que com certeza irá encontrar em todo supermercado, o Pantene Brilho extremo é a escolha certa. Além do excelente preço, sua fórmula pró vitaminas e livre de sal, promete fios limpos, hidratados e super brilhosos. Ele é ideal para o uso diário e para todos os tipos de cabelos.

Guia de Compra

Muita gente não conhece os benefícios de aderir ao uso de um shampoo sem sal, e é exatamente por isso que montamos esse guia. Abaixo, você irá encontrar todas as informações necessárias para entender a importância desse produto, e reconhecer todas as vantagens que ele tem a oferecer.

Moça sob jatos de chuveiro enxagua espuma de shampoo dos cabelos.

O shampoo sem sal evita o ressecamento excessivo do cabelo. (Fonte: Torwai Suebsri / 123RF)

O que é o shampoo sem sal?

O shampoo sem sal é aquele que não possui em sua composição o cloreto de sódio, popularmente conhecido como sal.

Na fórmula do shampoo, o cloreto de sódio age como um espessante, ou seja, deixa a espuma produzida no banho mais densa, diferente da do detergente, que é bem ralinha.

Em contrapartida, o sal também favorece a danificação do cabelo, uma vez que deposita nos fios microcristais que potencializam os efeitos negativos dos raios ultravioletas, responsáveis pelo ressecamento.

Sendo assim, o shampoo sem sal nada mais é do que um cosmético que limpa sem agredir as madeixas, sendo uma ótima opção para pessoas com todos os tipos de cabelos.

Quais as vantagens do shampoo do sem sal para a saúde dos fios?

Como dissemos no tópico anterior, o cloreto de sódio é capaz de estimular o ressecamento dos fios através dos efeitos negativos dos raios ultravioletas.

Sendo assim, o shampoo livre deste composto não sofre de tal estímulo, e consequentemente, não resseca ou agride as madeixas.

Ele é uma ótima escolha principalmente para pessoas que lavam os cabelos todos os dias, pois evita fios opacos e ainda remove 100% das impurezas.

Além disso, no caso de pessoas com cabelos tingidos, o shampoo sem sal ainda colabora para a manutenção da cor, uma vez que o sal favorece o desbotamento.

De maneira geral, é uma boa opção para pessoas com todos os tipos de cabelos, e não oferece nenhum risco ou dano.

Com relação ao preço, pode ser que você encontre opções que sejam um pouco mais caras do que as convencionais, porém é uma diferença pequena, que vale a pena o investimento.

Vantagens
  • Não provoca ressecamento dos fios
  • Colabora para a manutenção da cor em cabelos tingidos
  • É uma boa opção para todos os tipos de cabelos
Desvantagens
  • Pode custar pouco mais caro

Como saber se o shampoo que eu uso é sem sal?

Descobrir se o seu shampoo possui ou não sal é bem fácil. Normalmente, shampoos livres de sal já apresentam bandeira com destaque especial na embalagem, apontando a diferença na fórmula.

Mas se este não for o caso, basta procurar por cloreto de sódio ou “sodium chloride” (em inglês) no verso da embalagem, e assim descobrir a composição do produto.

foco

Você sabia que nem todo shampoo sem sal é orgânico? Muita gente se confunde com as definições, e por isso é importante que você saiba que para um shampoo ser considerado orgânico, é necessário que ele seja livre de absolutamente todas as substâncias artificiais, como parabenos, sulfatos, corantes, silicones e muitos outros compostos.

Quais compostos substituem o sal?

Agora que você já conhece as vantagens do shampoo sem sal, deve estar se perguntando se a ausência do cloreto de sódio não prejudica a composição final do produto, fazendo com que tal ingrediente precise ser substituído por um semelhante.

A verdade é que um dos principais agentes de limpeza dos cabelos é o tensoativo lauril sulfato de sódio. Este, por si só, já é capaz de limpar os fios, mas não é denso ou viscoso, produzindo pouca espuma.

Alguns fabricantes optam por manter em sua composição somente o lauril sulfato de sódio, outros acrescentam outros compostos não agressivos para garantir que o resultado seja um shampoo mais encorpado e denso.

Porém, é importante lembrar que a quantidade de espuma não significa que um shampoo está ou não cumprindo seu papel, e por isso, esta não deve ser uma questão em que se prender.

Mulher de roupão segurando um secador na altura de seus cabelos. Os cabelos estão voando horizontalmente.

O shampoo sem sal limpa sem desbotar os cabelos tingidos. (Fonte: Gratisography / Pexels)

Quanto custa e onde comprar um bom shampoo sem sal?

O shampoo sem sal pode ser caro ou barato, de acordo com a marca escolhida. Em média, custa de R$ 15 a R$ 100.

Por se tratar de um produto que faz parte da nossa rotina de higiene básica, é muito fácil de ser encontrado para compra, sendo possível adquiri-lo em supermercados e farmácias.

No entanto, há também a facilidade e o conforto da internet, onde você poderá acessar os sites da Amazon, Beleza na Web e Mercado Livre.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os tipos de shampoo sem sal

Antes de comprar o seu shampoo sem sal, recomendamos que você leve em consideração alguns critérios, de forma a garantir a escolha correta para os seus fios. São eles:

  • Propriedades
  • Marca
  • Modo de uso
  • Aroma

A seguir, iremos explicar cada um desses fatores com mais detalhes.

Propriedades

Cada shampoo é focado em um tipo de tratamento capilar, seja hidratação, recuperação, brilho, manutenção da tintura ou qualquer outra questão.

Isso faz com que o produto possua propriedades específicas para tal objetivo. Por exemplo, shampoos cuja finalidade é, além de limpar, hidratar, possuem propriedades hidratantes, como vitaminas e óleos.

Antes de comprar o seu, entenda qual é a necessidade do seu cabelo, e escolha o cosmético que melhor irá resolver o problema.

Marca

A marca do seu shampoo sem sal diz muito sobre ele. Por uma questão de segurança, é mais interessante que você opte por shampoos de marcas reconhecidas no mercado.

Infelizmente, é muito comum que alguns fabricantes produzam cosméticos usando determinados ingredientes e não coloquem na embalagem, o que pode ocorrer com o cloreto de sódio. A vantagem das grandes marcas é a redução deste risco.

Modo de uso

Alguns devem ser deixados nos fios por dois minutos para melhor resultado.

Muita gente não tem o hábito de ler o verso do cosmético que está comprando, mas nós recomendamos que você leia, principalmente no caso do shampoo sem sal.

Nesse espaço, além de informações sobre a composição do seu produto, você também encontrará dica sobre o seu método de uso ideal. Alguns, por exemplo, devem ser deixados nos fios por um ou dois minutos para um melhor resultado, outros, precisam de duas aplicações para uma limpeza perfeita.

Aroma

O aroma gostoso é o bônus de um bom shampoo sem sal. Apesar de não ser a questão principal, o cheirinho agradável é muito bem-vindo, afinal, faz com que seu cabelo chame atenção por onde passar

Sendo assim, escolha um shampoo cujo aroma te agrade e, de preferência, escolha um condicionador da mesma linha, assim o cheiro será intensificado.

(Fonte da imagem destacada: Piotr Marcinski / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Joana Dias Graduada em Estética
Para Joana, cuidar da saúde é cuidar da aparência, e vice-versa. É por isso que ela utiliza seu conhecimento em estética e suas horas de pesquisa online e offline para compartilhar seu conhecimento sobre cuidados pessoais e saúde.