Imagem de uma mulher de costas.
Ultima atualização: 31 de março de 2020

Como escolhemos

Products

14Produtos analisados
Hours

18Horas investidas
Studies

7Estudos avaliados
Comments

67Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre o shampoo, um produto indispensável para manter a limpeza do couro cabeludo e tratar as madeixas.

Como cada cabelo tem suas necessidades, você encontra diversas opções de shampoos: para fios normais, secos, oleosos e mistos e com propriedades desintoxicantes, nutritivas, reconstrutoras e hidratantes.

Para escolher o shampoo ideal, você deve levar em consideração o tipo de fio e textura dos seus cabelos. Para ajudá-lo, vamos falar sobre as características e funções de cada tipo de shampoo, dar dicas de como aplicar o produto corretamente e algumas sugestões de compra.




Primeiro, o mais importante

  • O shampoo pode ser transparente, leitoso ou perolado. O transparente limpa profundamente, o leitoso hidrata os fios, mas o poder de limpeza é baixo, e o perolado é ideal para o dia a dia, pois lava e hidrata os fios na medida certa.
  • Se você estiver com alguma alteração no couro cabeludo como oleosidade excessiva, queda, caspa ou vermelhidão é importante comprar um shampoo de tratamento.
  • Quando for escolher um shampoo, evite aqueles com sulfato na composição. Essa substância faz espuma e limpa os cabelos profundamente, mas remove a camada lipídica do couro cabeludo, deixando os fios fracos, quebradiços, ressecados e com frizz.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 5 melhores shampoos do mercado

O shampoo é essencial no cuidado com o cabelo, afinal, esse produto inicia a limpeza e o tratamento dos fios. Mas shampoo não é tudo igual e é importante que você escolha o cosmético de acordo com o seu tipo de cabelo.

Se você está em dúvida sobre qual shampoo deve investir, confira nosso Ranking com alguns dos melhores produtos à venda.

1º – Shampoo Ultra Hydration Plus Truss

O shampoo Ultra Hydratation Plus da Truss é indicado para cabelos extremamente ressecados e danificados. Esse shampoo realiza uma limpeza suave e tem ação Nano Repair, que reestrutura os fios e sela as cutículas.

Esse produto tem complexo de aminoácidos, nanoqueratina, ativos condicionantes, hidratantes e nutritivos. O resultado é um cabelo macio, disciplinado, com volume, brilho intenso e sem frizz.

2º – Shampoo Matizador Specialist Blonde Amend

O shampoo Specialist Blonde da Amend é indicado para cabelos loiros, descoloridos ou com mechas. O produto tem efeito matizador e neutraliza os fios amarelados ou alaranjados.

O cosmético também reconstrói o fio danificado, recupera a flexibilidade, maciez e luminosidade. Os princípios ativos responsáveis por esses efeitos são os polissacarídeos nutri-protetores e extrato de mirtilo.

3º – Shampoo Cachos e Ondas Nick & Vick

O shampoo Cachos e Ondas da Nick e Vick foi desenvolvido para realçar a beleza dos cabelos cacheados e ondulados, através dos seguintes princípios ativos: óleo de coco, semente de linhaça e óleo de chia.

A composição hidratante e nutritiva proporciona cachos definidos, com volume controlado, brilho intenso e sem frizz. Esse produto é livre de sulfato, parabenos, corantes e silicones.

4º – Shampoo Anticaspa Pielus Dl

O shampoo anticaspa da Pielus DI auxilia no tratamento e controle da dermatite seborreica (caspa) leve ou intensa, agindo tanto nas causas, quanto nos sintomas, aliviando a coceira, reduzindo a oleosidade excessiva e a descamação.

Esse produto tem Ácido Salicílico, Piroctone Olamina, PCA de Zinco, Complexo Oil Control e quatro agentes condicionantes que proporcionam limpeza profunda, ação anti-inflamatória e antifúngica.

5º – Shampoo Antiqueda Kerium

O shampoo antiqueda da Kerium possui uma associação de ativos que agem no couro cabeludo, reparando os danos que aceleram o processo de queda capilar em diferentes níveis.

O produto também age na estrutura do fio, devolvendo a densidade e engrossando-os. Outro efeito deste shampoo é o estímulo ao ganho de massa capilar. Esse produto pode ser usado por homens e mulheres.

Guia de Compra

Há quem diga que shampoo é tudo igual e que tanto faz qual você escolher, pois a função é apenas limpar. Mas isso não é verdade, o produto adequado faz toda diferença e pode tornar seu cabelo mais saudável, sedoso e brilhante.

Existem diversas opções de shampoos, para cabelos normais, mistos, oleosos, secos e com química. Vamos falar sobre os diferentes tipos de shampoos ao longo deste Guia de Compra.

Imagem de três meninas abraçadas.

O shampoo certo realça a beleza natural do seu cabelo. (Fonte: trevoykellyphotography / Pixabay)

Quais são as funções do shampoo?

A principal função do shampoo é promover a limpeza do couro cabeludo com eficácia sem ressecar os fios. O produto também prepara o cabelo para receber tratamento (hidratação, nutrição ou reconstrução).

Para garantir esse efeito, além de escolher o produto adequado ao seu tipo de cabelo, você deve comprar um shampoo de qualidade. O ideal é que ele seja da mesma marca que o condicionador e a máscara de tratamento.

Os shampoos podem ser transparentes, perolados ou leitosos, cada um deles tem um efeito diferente: o shampoo transparente limpa profundamente, o perolado faz uma limpeza suave e o leitoso é um shampoo com ação hidratante.

Vantagens
  • Limpa os fios suave ou profundamente
  • Prepara o cabelo para receber tratamento
  • Tem vitaminas, aminoácidos e proteínas que auxiliam no fortalecimento dos fios
  • Há produtos para todos os tipos de cabelos
Desvantagens
  • O shampoo inadequado pode danificar o seu cabelo
  • Os shampoos de tratamento antiqueda e anticaspa vêm com pouco produto

Qual shampoo devo usar no meu tipo de cabelo?

O cabelo normal tem equilíbrio natural de oleosidade, o que deixa os fios com aparência brilhante e macia. Esse tipo de cabelo é mais fácil de cuidar e o shampoo perolado com ceramidas e queratina é ideal.

O cabelo seco possui raiz e pontas com aspecto ressecado, quebradiço, sem balanço e com frizz. Esse tipo de cabelo deve ser lavado com shampoo leitoso de efeito hidratante.

O cabelo com essa textura é poroso e perde nutrientes com facilidade. Para evitar danos aos fios, invista em componentes nutritivos e hidratantes como vitamina E, óleos vegetais, queratina e manteiga de karité.

Também é preciso escolher um shampoo com pH mais ácido, abaixo de 7 (neutro), para manter as cutículas unidas. O resultado é maciez, brilho e facilidade para pentear os cabelos.

O cabelo misto é oleoso na raiz e seco nas pontas, por isso você deve investir em um shampoo adstringente no couro cabeludo e condicionador ou máscara hidratantes nas pontas.

O cabelo oleoso apresenta um desequilíbrio na produção de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, resultando em fios com aspecto engordurado.

Para lavar o cabelo oleoso, prefira um shampoo com pH mais neutro, próximo de 7, para que o excesso de gordura produzida pelo couro cabeludo seja neutralizado e o cabelo fique limpo por mais tempo.

O cabelo oleoso deve ser lavado dia sim dia não. Evite a lavagem diária, pois se você remover a oleosidade exageradamente, o corpo pode entender que está acontecendo algo errado e aumentar ainda mais a produção de sebo.

Para tratar esse tipo de cabelo, vale a pena investir em um shampoo transparente com ácidos cítricos e extrato de alecrim.

Embora pareça forte, o cabelo afro é um dos tipos mais fracos e quebradiços. A constituição é parecida com a do cabelo misto, pois o formato irregular dos fios dificulta a distribuição da oleosidade.

Imagem de uma mulher com cabelo afro.

O cabelo afro é frágil, por isso precisa de cuidados especiais. (Fonte: starkvisuals/ Pixabay)

Para cuidar desse tipo de fio, o shampoo deve ser suave, com pH ácido (menor do que sete) e com componentes hidratantes e nutritivos como silicones e manteigas vegetais, que ajudam o pente a deslizar.

Também é importante que o shampoo tenha ceramidas e queratina, mas em menor quantidade, para evitar que os fios fiquem pesados.

O cabelo cacheado também apresenta dificuldade em distribuir a oleosidade pelos fios, por isso é importante intercalar shampoos para cabelos oleosos e secos, dessa forma você estará tratando o couro cabeludo e o comprimento.

A forma como você vai finalizar os cachos também influencia na escolha do shampoo. Se você quiser defini-los, aposte nos shampoos com aminoácidos. Se preferir reduzir o volume, escolha um shampoo com silicone.

 Imagem de uma mulher de cabelos cacheados.

Por causa do formato irregular dos cachos, a oleosidade não percorre a extensão dos fios. (Fonte: Avery Woodard / Unsplash)

Como lavar o cabelo corretamente?

Agora que você já sabe qual shampoo deve usar de acordo com o seu tipo de cabelo, é essencial que você aprenda a lavá-lo da forma correta, pois não adianta ter um bom produto se você não souber aplicá-lo.

A quantidade ideal de shampoo é proporcional ao tamanho de uma moeda de um real. Você deve massagear o couro cabeludo com as pontas dos dedos em movimentos circulares.

Você deve aplicar o shampoo duas vezes, a primeira lavagem remove a sujeira e a segunda prepara o cabelo para a próxima etapa do tratamento (condicionador ou máscara).

O ideal é que você escolha um shampoo de limpeza para a primeira lavagem e um de tratamento (reconstrutor, hidratante ou nutritivo) para a segunda lavagem.

Confira esse vídeo no canal da Mariana Saad – que conta com mais de 1,5 milhão de inscritos – ensinando a forma correta de lavar os cabelos:

Quais tipos de shampoo existem?

Para manter o cabelo saudável e forte, é importante escolher o shampoo certo, seja de uso diário ou de tratamento. Confira abaixo quais são os diferentes tipos de shampoos e qual é o produto correto para o seu cabelo.

Shampoo antirresíduos

O shampoo antirresíduos proporciona limpeza profunda e abre as cutículas dos fios para prepará-los para receber tratamento, seja hidratação, reconstrução ou nutrição ou até um procedimento químico como escova progressiva.

Esse shampoo deixa o cabelo rígido, embaraçado e com aspecto ressecado, por isso, a frequência de uso deve ser a cada 15 dias para cabelos normais, oleosos ou mistos e a cada 30 dias para cabelos secos e quimicamente tratados.

Shampoo hidratante

O shampoo hidratante retém água dentro dos fios, evitando a evaporação. O efeito desse produto é um cabelo brilhante, sedoso, macio e gostoso ao toque.

É comum o shampoo hidratante ter ceramidas, aloe vera, D-pantenol, vitaminas e/ou proteínas da seda na fórmula. Compostos nutritivos (óleos) e reconstrutores (proteínas e aminoácidos) também estão presentes, mas em menor quantidade.

O shampoo hidratante deixa o couro cabeludo e os fios hidratados e saudáveis. Mas, esse produto não é indicado para quem tem cabelo misto ou oleoso, pois ele pode sobrecarregar as fibras capilares e deixar os fios com aspecto pesado.

Imagem de uma mulher ruiva.

O shampoo hidratante é uma boa pedida para quem tem fios secos ou ressecados. (Fonte: Colton Sturgeon / Unsplash)

Shampoo nutritivo

O shampoo nutritivo tem como base óleos vegetais (argan, oliva, macadâmia, mamona, jojoba e abacate) e/ou manteigas vegetais (karité, cupuaçu e murumuru). O efeito desse tipo de shampoo é um cabelo mais encorpado e bem macio.

Shampoo reconstrutor

O shampoo reconstrutor é indicado para quem está com os fios danificados (ressecados, quebradiços, porosos, ralos e finos). O principal ativo reconstrutor é a queratina, uma proteína essencial na constituição do fio, mas você pode encontrar outros componentes.

Além da reconstrução dos fios, esse tipo de shampoo auxilia na reposição de massa perdida em processos químicos (alisamento, coloração ou descoloração) ou mecânicos (cabelos presos com muita força ou que são submetidos aos puxões da escova).

Shampoo desamarelador / matizador

O shampoo desamarelador é o segredo de beleza das mulheres loiras, pois o pigmento azul ou roxo presente na composição do produto remove o tom amarelado ou alaranjado dos fios.

Esse tipo de shampoo deve ser usado apenas uma vez por semana e é essencial que você respeite o tempo de pausa, pois o shampoo desamarelador pode ressecar os fios e até manchá-los.

Imagem de uma mulher loira.

O shampoo desamarelador deixa os fios loiros com uma aparência bonita. (Fonte: Tim Mossholder / Unsplash)

Shampoo pós-progressiva

O shampoo pós-progressiva tem pH baixo, entre 4,5 e 5,5, e atua nos fios sem abrir muito as cutículas, evitando que o efeito liso proporcionado pela escova progressiva saia rapidamente.

Esse produto ajuda a reconstruir a fibra capilar, repara os fios de dentro para fora, repõe os aminoácidos perdidos durante o processo químico, alinha os fios e controla o volume.

Shampoo para cabelos coloridos

O shampoo para cabelos tingidos mantém a cor viva, renova a estrutura e a fibra capilar, devolve as proteínas perdidas com a química e forma uma camada protetora em volta do fio.

A fórmula pode conter vitamina E, acidificantes, extratos de frutas, aminoácidos e ácido glicólico. Você encontra produtos específicos para cabelos ruivos, castanhos e pretos.

Imagem de uma mulher ruiva.

Você encontra shampoos próprios para cabelos ruivos. (Fonte: nastya_gepp / Pixabay)

Shampoo anticaspa

O shampoo anticaspa é recomendado para quem sofre com a dermatite seborreica (caspa). Esse tipo de shampoo age nas causas e nos sintomas do problema. Os efeitos são: controle da oleosidade excessiva, diminuição da coceira, ardência e descamação.

Esse produto também pode ter alguns benefícios extras como controle do frizz, engrossamento dos fios, reposição de massa, hidratação e nutrição. Geralmente o shampoo anticaspa tem textura leitosa e componentes refrescantes como a menta.

Quais as diferenças entre shampoo perolado, transparente e leitoso?

O shampoo pode ser transparente, leitoso ou perolado. O shampoo transparente (pode ser colorido) deixa os fios mais limpos da raiz às pontas e geralmente é indicado para cabelos mistos e oleosos.

A recomendação de uso é de uma vez por semana para cabelos mistos ou oleosos e a cada quinze dias para cabelos secos, com química e ressecados, pois os ativos do produto e o pH alcalino podem ressecar os fios se esse shampoo for usado com frequência.

Algumas pessoas usam o shampoo transparente antes de um shampoo de tratamento, de textura leitosa ou perolada.

A Steffany Borges fala sobre isso em seu canal no YouTube. Confira:

O shampoo leitoso é um pouco mais denso porque tem agentes condicionantes na fórmula. Deve ser usado com os fios bem limpos, ou seja, use um shampoo transparente ou anti resíduos antes.

O shampoo leitoso é indicado para cabelos secos, ressecados ou com química, mas deve ser evitado por quem tem os fios oleosos ou muito finos.

O shampoo perolado reúne o poder de limpeza do shampoo transparente (embora seja mais suave) com a capacidade de hidratação do shampoo cremoso/leitoso. É indicado para o uso diário e recomendado para todos os tipos de cabelo.

Perolado Transparente Leitoso
Efeitos Limpeza e hidratação na medida certa Limpeza profunda, eventual ressecamento das pontas Hidratação profunda, limpeza superficial
Para qual tipo de cabelo é indicado Todos os tipos de fios Oleosos e mistos Cabelos secos, ressecados e quimicamente tratados
Evite Não há nenhuma restrição de uso Cabelos secos e com química Cabelos finos e oleosos
Frequência de uso Diário Semanal para cabelos oleosos e mistos e quinzenal para cabelos com química e secos Diário (quando usado um shampoo com maior capacidade de limpeza antes)
Tipos de shampoos nessa categoria Shampoos nutritivos, pós-progressiva Anti Resíduos, shampoo neutro e pré-shampoo Hidratante, desamarelador e para cabelos tingidos

Quanto custa?

O preço de um shampoo varia bastante, há opções bem baratas, em torno dos R$ 20. Se você quiser um produto de melhor qualidade, com princípios ativos selecionados e resultado profissional, você encontra opções entre R$ 50 e R$ 80.

Os shampoos importados, de marcas renomadas como Kérastase, Joico e L’Óreal, custam acima de R$ 100 e podem chegar a R$ 300, considerando um frasco de tamanho médio.

Onde comprar?

O shampoo é um item encontrado com facilidade em supermercados, farmácias e perfumarias como Sephora, Época Cosméticos, O Boticário, The Beauty Box e Ikesaki.

Se você preferir comprar pela internet, pode encontrar produtos de diversos tipos, marcas e faixas de preço em lojas virtuais, desde as especializadas como Beleza na Web e Ilha da Beleza, como em lojas de departamento: Amazon e Mercado Livre.

Comprando online você não precisa bater perna procurando aquele shampoo que tanto queria, encontra ofertas mais atrativas e ainda recebe na porta de casa.

Critérios de compra: Fatores para comparar os diferentes modelos de shampoo

No Brasil, muitas pessoas têm o hábito de lavar os cabelos todos os dias. Mas a maioria usa o shampoo que encontra no box, e muitas vezes aquele produto não é adequado para a textura, cor e tipo de cabelo.

O cabelo ficará limpo, mas pode carecer de vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais para a saúde e vitalidade dos fios.

Além de escolher um shampoo adequado às suas madeixas, você precisa considerar algumas características do produto para compará-lo aos shampoos com propostas parecidas, mas de marcas diferentes:

  • pH do shampoo
  • Outros efeitos
  • Quantidade
  • Oferta

Vamos explicar cada um dos itens ao longo desta seção.

pH do shampoo

O potencial hidrogeniônico (pH) do shampoo determina o nível de limpeza e hidratação que o produto irá promover nos fios, por isso esse é um dos fatores mais importantes na escolha de um shampoo.

Shampoos com pH alcalino, entre 7,5 e 8,5 abrem as cutículas dos fios, proporcionando limpeza profunda e remoção do excesso de produtos como outros shampoos, condicionadores, cremes de tratamento e químicas. O shampoo antirresíduos é alcalino.

Os produtos com pH ácido, em torno de 4,5, limpam suavemente, pois sua ação é voltada para a hidratação dos fios. O pH ácido sela as cutículas, retendo as vitaminas e os nutrientes dentro dos fios.

Outros efeitos

Shampoo a seco: em forma de spray com jato seco, esse tipo de shampoo é ideal para aqueles dias em que você não teve tempo para lavar o cabelo e ele está com aspecto sujo, malcheiroso e oleoso. Veja como aplicar o shampoo a seco:

Shampoo dois em um: é shampoo e condicionador ao mesmo tempo. O uso deste produto deve ser esporádico, pois ele não cumpre com nenhuma das duas funções como deveria. Isso se deve ao pH que não consegue atender ambas as necessidades.

Shampoo com protetor solar: esse produto, além de ter agentes que protegem contra os raios UV, ainda tem componentes antienvelhecimento. Apesar da proteção, esse produto deixa as madeixas pesadas e oleosas, por isso restrinja o uso ao verão.

Shampoo tonalizante: esse produto serve para reavivar a cor e o brilho do cabelo colorido ou mudar levemente a cor de cabelos naturais devido ao pigmento presente na fórmula. Por causa da baixa concentração de amônia, o efeito tonalizante dura pouco, entre seis e sete lavagens.

Pré-shampoo: tem a função de proteger os fios e pontas do efeito nocivo dos agentes de limpeza do shampoo. Esse produto deve ser aplicado no comprimento e pontas antes de lavar o cabelo.

Shampoo esfoliante: contém microesferas que esfoliam o couro cabeludo, removendo as células mortas, descamações e excesso de oleosidade. Apesar do efeito desintoxicante, esse produto deve ser usado apenas uma vez ao mês ou a cada dois meses.

O shampoo que alisa é compatível com todos os tipos de cabelos, com ou sem química, pois não tem formol na fórmula do produto. Para alisar há outros componentes como ácido salicílico, glicólico, lático e hialurônico.

Esse shampoo também vem com componentes hidratantes, nutritivos e reconstrutores como queratina, aminoácidos, glicerina, óleo de coco, entre outros.

Apesar de ser um shampoo, esse produto deve ser aplicado nos cabelos úmidos, mecha por mecha e deve agir de 20 a 30 minutos antes de ser enxaguado. Depois você deve secar o cabelo com secador e finalizar com prancha, passando de sete a dez vezes em cada mecha.

Quantidade

A quantidade de produto que vem no frasco de shampoo pode influenciar na escolha, então saiba que você encontra opções com 120, 160, 200, 250, 300, 350, 400, 450 e 500 ml nas versões de uso caseiro.

Algumas marcas disponibilizam ao público comum shampoos em vidros maiores, com capacidade para até 1 litro, se optar por essa quantidade, você pode dividir com uma amiga.

Imagem de vários frascos de shampoos.

Você encontra frascos de shampoo com diversas capacidades. (Fonte:huyenxu94 / Pixabay)

Oferta

Algumas vezes é possível economizar com ofertas atrativas, como kits, por exemplo. Na compra de um shampoo você pode ganhar outro produto da marca para potencializar os efeitos, como condicionadores, hidratantes ou até mesmo um segundo shampoo.

Esses kits são encontrados com mais facilidade na internet. Já que para a compra de um bom shampoo requer um investimento um pouco maior do que aqueles que se encontram no supermercado, vale a pena prestar atenção nessas ofertas.

(Fonte da imagem destacada: Element5 Digital / Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.