Imagem de sifão em baixo de pia.
Ultima atualização: 23 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

Products

12Produtos analisados
Hours

20Horas investidas
Studies

6Estudos avaliados
Comments

71Comentários coletados

Boas-vindas a você que busca no ReviewBox Brasil informações sobre como escolher um sifão. Vamos ensinar tudo aquilo necessário com objetivo de compradores não errarem ao comprar o produto na internet ou no mercado tradicional.

Existem muitos tipos de sifão e se você comprar uma versão errada que não se encaixa no cano pode ter dores de cabeça no final das contas. Não precisa se preocupar, porque vamos ensinar tudo para quem quer adquirir as produções certas.

Veja quais são as variações de sifões. Aprenda a escolher modelos com menos custos e mais benefícios. Compreenda como devem ser os detalhes da sua procura por ofertas que valem a pena de verdade.



Primeiro, o mais importante

  • Sifão é um tipo de produto que está disponível em diferentes formatos e materiais. Cada versão se adapta a um projeto específico.
  • Na instalação de sifão mais simples a curvatura deve permitir a existência de uma sifonagem ideal para impedir o surgimento dos odores ruins do encanamento.
  • Os sifões que possuem copo dispensam curvaturas específicas para fazer o processo de sifonagem com perfeição.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 5 melhores sifões

Na presente seção vamos apresentar algumas ofertas de sifão que fazem sucesso no Brasil. Aproveite para conhecer detalhes técnicos úteis em ajudar você a realizar as melhores escolhas do produto.

1° – Sifão Deca

É a famosa estrutura metálica que faz sucesso entre os brasileiros. Na composição existe uma mistura de elastômeros, plástico e liga de cobre composta por latão e bronze.

Interessante notar que a produção possui inclusive um ajuste de regulagem que ajuda no processo de instalação. O sifão não acumula sujeira com facilidade e nem apresenta emendas – instale de modo simples. A versão cromada pesa apenas 40 gramas.

2° – Sifão Meber

Sem dúvidas o principal destaque do produto está na garantia de 10 anos! Se trata de uma marca que confia no sifão fabricado, testado e aprovado de acordo com diversos padrões de qualidade superior.

A estrutura cromada serve para instalar em cozinhas, embora ela também possa ser usada em outros locais sem apresentar problemas de uso ou na instalação.

3° – Sifão duplo Tramontina

O sifão duplo de 300 gramas da Tramontina pode ser usado em lavatórios gerais ou nas pias de cozinhas e áreas de serviço. Destaque para o poderoso fecho hídrico do produto que impede o surgimento de odores ruins no ambiente.

Disponível na cor branca, esta versão dura dezenas de anos sem apresentar problemas que exigem reparos técnicos.

4° – Sifão sanfonado Sollux

Esta estrutura é conhecida por causa do formato sanfonado composto por materiais cromados e copo em PVC. Este produto pode funcionar com água fria ou quente sem problemas.

A forma sanfonada do sifão é ideal para ser instalada em cozinhas americanas. Tal versão também serve nos tanques ou lavatórios de banheiros facilmente.

5° – Sifão Krona extensível

É um modelo extensível, ou seja, que pode se estender conforme as necessidades do ambiente. Esta oferta está disponível em kits com 10 peças. A estrutura trabalha sem problemas usando água com temperatura máxima de 90 graus celsius.

Na composição do produto existe polipropileno, uma espécie de material que não adere gordura. A versão atende muito bem cozinhas, banheiros ou outros locais da propriedade. Para instalar a produção não é preciso usar equipamentos e conexões.

Guia de Compra

Você não aguenta mais os maus cheiros que existem na cozinha ou no banheiro? Por este motivo a sua busca é pelo sifão eficiente? Então veja agora como fazer a melhor compra ao acompanhar o conteúdo do nosso Guia.

Aqui você aprenderá a escolher o sifão ideal para sua necessidade e que caiba no seu bolso.

Um homem instalando um sifão de metal no banheiro.

O sifão de metal deixa o ambiente com aspecto melhor. (Fonte: Andriy Popov / 132RF)

O que é um sifão?

O sifão é uma peça que conecta a tubulação com o ralo de lavatórios, tanques ou pias. Ele é composto por materiais metálicos ou de PVC. Existem diferentes formatos de sifões que funcionam para projetos específicos.

Todos os sifões possuem uma missão em comum: não permitir que gases ou odores ruins do encanamento acessem o ambiente. Existem muitas ofertas do produto fabricado por marcas nacionais ou internacionais.

Como o sifão funciona para evitar o mal cheiro?

Para funcionar do modo perfeito e evitar os odores ruins do encanamento o sifão precisa ser instalado da forma correta. Para instalar a peça existe a necessidade de permitir a sifonagem.

Nos casos específicos dos sifões a sifonagem é uma espécie de curvatura responsável por gerar certa quantidade de água na região inferior do cano, o que na prática evita os odores ruins. O sifão pode estar ou não presente a amostra no ambiente.

Uma pia de banheiro com quatro espelhos e quatro torneiras fechadas com sifões escondidos.

É possível esconder o sifão no ambiente se você usar uma pia grande. (Fonte: jarmoluk / Pixabay)

Como instalar sifão?

Antes de tudo você precisa escolher um sifão que se adapte da forma mais perfeita possível ao ambiente da instalação. Por exemplo, para instalar no banheiro vale a pena usar os sifões sanfonados que em geral ocupam menos espaço.

Agora vamos ao passo a passo sobre como instalar um sifão mais popular de plástico:

  • De início você precisa desligar o registro de água.
  • Retire o sifão antigo das duas entradas (pia e cano de esgoto).
  • Com uso de uma serra, corte o cano no tamanho de 2 centímetros superior do que a distância entre a pia e a entrada de esgoto.
  • Encaixe o sifão na pia e depois coloque um adaptador de válvula por cima da conexão. Rosqueie tudo até a peça ficar firme no lugar. Faça a mesma coisa ao conectar no cano do esgoto.
  • É importante garantir que o sifão tenha uma forma em S que permite existir o acúmulo de água que impede o cheiro de odores ruins do esgoto no ambiente.

Para instalar sifão você não precisa de ferramentas, colas e conexão. Veja como é fácil ao conferir o vídeo a seguir:

Quais as vantagens de um sifão?

Você precisa saber melhor as vantagens e desvantagens do sifão antes de ir às compras. Vamos ao lado positivo. Existem muitos materiais disponíveis para este tipo de peça, algumas opções custam preços baixos e possuem plástico na composição.

As versões de metal têm um pouco mais de resistência e não custam preços muito superiores na comparação com produções de plástico. Vale destacar também que para instalar não há muitas dificuldades, podendo ser realizada por conta própria.

Também há diferentes versões de formatos que se adaptam de uma forma perfeita em diversos tipos de espaços disponíveis.

Só que não podemos deixar de mencionar a confusão gerada na mente dos usuários por causa do excesso de versões de sifão. Até alguns profissionais especialistas podem se confundir na escolha de uma versão para determinado projeto específico.

É importante comprar um sifão de qualidade, do contrário pode acontecer o temível e inesperado rompimento da produção, gerando um cheiro desagradável que contamina todo o ambiente.

Algumas versões não possuem adaptadores, algo prejudicial para certas instalações. Dê uma olhada na tabela abaixo com objetivo de compreender melhor as vantagens e desvantagens dos sifões:

Vantagens
  • Diferentes opções de materiais
  • Facilidade na instalação
  • Variações nos formatos
Desvantagens
  • As múltiplas escolhas confundem consumidores
  • Há versões sem adaptadores
  • Opções sem qualidade se rompem facilmente

Quais os diferentes tipos de sifão?

Cubas, lavatórios, tanques, pias, enfim, o sifão serve para ser instalado em diferentes ambientes e atender as mais variadas necessidades. Só que existem diversos tipos e você precisa comprar uma versão que se adequa ao seu projeto.

Os principais tipos de sifão são sifão flexível, articulado, rígido com copo, sanfonado e sanfonado com copo. As definições das variadas versões de sifão você acompanha a seguir:

  • Sifão flexível: Conhecido como um dos modelos mais populares pelo preço acessível, este modelo é útil por se maleável. Ele oferece mais flexibilidade também para corrigir qualquer problema com desalinhamento.
  • Sifão articulado: O sifão articulado também pode ter preços populares, conforme a marca e a qualidade dos materiais na composição. Esta estrutura funciona para realizar pequenas correções ou desalinhamentos não muito grandes entre a saída de água e a tubulação.
  • Sifão rígido com copo: Esta versão é muito utilizada em banheiros ou locais de pouco espaço. Ela não precisa da curvatura e tem formato reto com uma engenharia no próprio corpo para realizar a sifonagem. Há produções do gênero que têm até regulação de altura de encaixe.
  • Sifão sanfonado: Ele está entre as versões de sifão mais flexíveis e corrige desalinhamentos. Há bastante variações nos preços já que existem opções com uma, duas ou até três entradas de válvulas. A produção tem o copo que dispensa preocupação com curvatura para sifonagem.
  • Sifão sanfonado com copo: Uma vez que possui um copo resistente o sifão sanfonado não requer o efeito de sifonagem no tubo, o que por consequência ajuda bastante para facilitar a limpeza. É a versão que têm bastante flexibilidade de uso contra os problemas de desalinhamento.

Veja a tabela abaixo que compara os variados tipos de sifão:

Sifão flexível Sifão articulado Sifão rígido com copo Sifão sanfonado Sifão sanfonado com copo
Preço Baixo Baixo Médio Alto Alto
Flexibilidade Baixa Baixa Média Alta Alta
Resistência Média Média Alta Alta Alta
Número de entradas 2 2 2 De 2 a 4 2
Necessidade de fazer o U da sifonagem na instalação Sim Sim Sim Não Não
Regulagem de altura Não Não Sim Sim Sim

Quanto custa?

Na média geral de mercado os preços de sifão vão de R$ 100 a até R$ 300 ou um pouco mais. As marcas famosas custam preços superiores, assim como as versões metálicas na comparação com estruturas de plástico.

O número de saídas presentes no sifão também é um fator impactante na precificação, quanto mais aberturas maior é o preço. Sifão com copo consiste na escolha de custos superiores.

Onde comprar?

Se você deseja comprar um sifão indo à loja de modo pessoal é indicado visitar comércios de construção como Leroy Merlin, Telha Norte e Leroy Castilho. Só que algumas vezes pode ser difícil encontrar muitas opções de escolhas.

Para facilitar o seu poder de escolha é válido comprar sifão na internet e aproveitar as variedades de modelos disponíveis nas melhores lojas, algumas delas são: Amazon Brasil, Submarino e Mercado Livre.

foco

Você sabia que para fazer o sifão ter mais durabilidade é necessário realizar a manutenção de vez em quando?

Para isto desencaixe o sifão da tubulação e pia. Com uso de produtos de limpeza retire os resíduos e depois reinstale. Limpe o sifão pelo menos 1 vez ao ano.

Critérios de compra: Fatores para comparar os diferentes modelos de sifão

Quando a gente não conhece bem o produto que pretende comprar é quase sempre a mesma coisa. Os vendedores empurram diversas ofertas e compramos por impulso após cair no papo do pessoal de vendas.

Não caia em ciladas. Antes de comprar compare as ofertas de sifão de acordo com os seguintes critérios:

  • Entradas
  • Material
  • Adaptadores
  • Kits
  • Tamanho

Veja na sequência mais informações a respeito dos conceitos listados:

Entradas

Antes de comprar sifão você precisa prestar atenção na quantidade de saídas para a tubulação e no número de válvulas de escoamento.

Uma vez que existem diversas válvulas de escoamento e apenas uma saída ao esgoto se faz preciso usar um sifão com entradas duplas ou triplas.

Por outro lado, se o número de saídas e válvulas é semelhante dá para usar sifões individuais, ou seja, que possuem apenas duas entradas.

Material

As versões mais econômicas de sifão possuem a cor branca e uma composição de plástico resistente.

Para quem busca uma estrutura mais resistente e reforçada recomendamos as versões de tons prateados que são estruturas cromadas ou metalizadas.

Uma pia redonda em um sifão metálico no banheiro.

Aprenda a comparar as ofertas para comprar um sifão que fica lindo na decoração de banheiro estilo clássico. (Fonte: GregoryButler / Pixabay)

O sifão vai ficar muito exposto no ambiente? Então escolha as produções articuladas que possuem um design diferente do padrão convencional e mais resistente.

Adaptadores

Uma das vantagens de comprar sifão com preços superiores no mercado está na presença de adaptadores. Eles são indispensáveis para facilitar os procedimentos de instalação nos mais diferentes locais apenas à base do aperto manual.

Os sifões de adaptadores também são conhecidos por se adaptarem com facilidade no acoplamento a outros sifões do tipo plástico ou metálico.

Kits

Consumidores conscientes sabem usar os números ao favor. No mercado existem kits que podem ter de 5 a até 10 unidades dentro de apenas um pacote. Desta forma dá para pagar mais barato em cada unidade.

Se você precisa de diversas unidades da mesma versão de sifão para instalar em casa, locais comerciais ou industriais o recomendável é comprar os kits com sifão.

Tamanho

É importante medir a distância entre o ponto de saída de água da pia e o cano ligado ao sistema de esgoto. Se você comprar uma versão muito maior existe a necessidade de cortar e fazer adaptações, o que pode dificultar a instalação.

Um sifão branco de plástico em um fundo pequeno.

Meça o tamanho do sifão que você precisa. (Fonte: cuchina / 132RF)

Porém, ao comprar um sifão muito menor do que a distância entre as entradas de água você precisa usar conectores para conectar com outro sifão e garantir a eficiência na instalação.

Para evitar dores de cabeça, meça o espaço para comprar o sifão perfeito. Estas foram as lições de como comprar sifão com máxima perfeição. Agora é a sua vez! Considere todos os ensinamentos que você aprendeu no Guia e siga às compras.

(Fonte da imagem destacada: Marcel Derweduwen / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Raíssa Alvarez Personal Organizer
Entre as amigas, Raíssa sempre teve fama de organizada. Mesmo na fase adolescente, mais rebelde, seu quarto sempre foi um primor de organização. E não seria para menos. Ao descobrir o surgimento de uma demanda, denominada "personal organizer", ela mergulhou nesse universo. Hoje, ganha a vida ajudando as pessoas a organizarem suas casas e a escolherem os produtos para seus lares.