Imagem de comprimidos.
Ultima atualização: 26 de março de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

21Horas investidas

8Estudos avaliados

83Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre o silício orgânico, um dos minerais mais importantes no organismo, pois promove firmeza, elasticidade, força e juventude para a pele, cabelo e unhas.

Com a chegada da fase adulta, a concentração de silício orgânico no organismo começa a diminuir. Para auxiliar na reposição dessa substância, você deve iniciar a suplementação de silício orgânico. Continue conosco e saiba mais sobre as cápsulas da juventude.




Primeiro, o mais importante

  • No início da vida, a concentração de silício orgânico no organismo é alta, mas vai decrescendo com o passar dos anos. Essa redução chega a 80%. Nesse caso, a melhor alternativa é suplementar silício orgânico através de cápsulas.
  • O silício orgânico é responsável pela síntese de colágeno, queratina e elastina, substâncias fundamentais para a formação e renovação dos tecidos da pele, cabelo e unhas. Os benefícios estéticos são observados em homens e mulheres adultos.
  • Você encontra o silício orgânico em lojas de produtos naturais ou suplementos, drogarias e farmácias de manipulação e pela internet. Os preços variam de acordo com a quantidade de cápsulas, componentes e marca e vão de R$40 a R$350.

Você também pode gostar:

Os melhores suplementos de silício orgânico: Os favoritos da redação

Está interessada nos benefícios estéticos do silício orgânico, mas não sabe qual suplemento comprar? Então conheça alguns dos melhores nutricosméticos do mercado segundo especialistas.

O melhor suplemento de silício orgânico

Completo, o suplemento de silício orgânico da Divinitè Nutricosméticos fornece 100mg de silício orgânico biodisponível, aminoácidos, vitaminas A, C, D, E, Complexo B, zinco e selênio. O suplemento é livre de glúten, lactose, açúcares, conservantes e corantes. Recomenda-se consumir duas cápsulas ao dia.

Uma opção para cuidar da pele, cabelo e unhas

New Skin Caps da Divinitè Nutricosméticos ajuda a melhorar a estrutura da pele, estimular o crescimento do cabelo e fortalecer as unhas, pois a fórmula é rica em silício orgânico (50mg), vitaminas A, C, D, E, Biotina, Zinco e Selênio – 100% da recomendação diária desses nutrientes. Consuma duas cápsulas ao dia.

Um suplemento próprio para o cabelo

Biocolin Hair da Central Nutrition é um suplemento de silício orgânico enriquecido com vitaminas e minerais que auxiliarão no fortalecimento, crescimento e embelezamento do cabelo. O nutricosmético também auxilia na hidratação da pele e fortalecimento das unhas. Recomenda-se o consumo de duas cápsulas ao dia.

Uma opção de suplemento de silício orgânico manipulado

Decidimos acrescentar à lista uma opção de suplemento de silício orgânico manipulado como este da marca Beleza e Saúde. Cada dose fornece 150mg de silício orgânico (exsynutriment) e 150mg de biomassa marinha (Bio Arct), substâncias que aumentam a síntese de colágeno e elastina e atuam no combate aos radicais livres, retardando o envelhecimento precoce.

Guia de Compra

Você conhece a lenda da fonte da juventude? Segundo a mitologia, quem bebesse a água dessa fonte mágica conquistaria a juventude eterna. Brincadeiras a parte, você sabia que existe um poderoso oligoelemento que pode prolongar a juventude?

Essa é a promessa do silício orgânico, uma substância capaz de estimular o rejuvenescimento da pele, cabelo, unhas e demais tecidos compostos de colágeno. Quer saber mais sobre o silício orgânico? Leia este guia de compra.

Imagem de uma mulher.

O silício orgânico mantém a pele jovem. (Fonte: Shiny Diamond/ Pexels.com)

O que é silício orgânico?

O silício orgânico é um oligoelemento com ação regeneradora, reestruturante e remineralizadora. Atua como um agente antienvelhecimento natural para os ossos, articulações, pele, cabelo e unhas.

As pessoas nascem com silício orgânico, mas ao longo da vida, a concentração dessa substância diminui – entre a maturidade sexual e o fim da fase adulta, a concentração de silício orgânico diminui em até 80%.

As consequências da perda de silício orgânico são percebidas em todos os tecidos que estão ligados à produção e síntese de colágeno, queratina e elastina.

Por esse motivo, a suplementação de silício orgânico é uma unanimidade entre os médicos dermatologistas.

O silício orgânico é uma substância indispensável na luta contra o envelhecimento em nível articular (osteoartrite), ósseo (osteoporose), artérias (aterosclerose) e da pele (linhas finas e rugas).

O suplemento em cápsulas fornece silício orgânico biodisponível. A substância passa por um processo de estabilização em colágeno hidrolisado que facilita a absorção do mineral pelo organismo.

Conheça todas as vantagens e desvantagens do silício orgânico na tabela abaixo:

Vantagens
  • Proporciona inúmeros benefícios para a saúde
  • Pode ser considerado um nutricosmético
  • Enriquecido com aminoácidos, vitaminas e minerais
  • Não possui contraindicações
  • Não causa efeitos colaterais
Desvantagens
  • O silício orgânico manipulado é mais caro
  • Você deve ingerir até três cápsulas para atingir a dose diária recomendada

Quais são os benefícios do silício orgânico para a pele?

Conforme mencionamos anteriormente, o silício orgânico ajuda a repor colágeno, queratina e elastina no organismo, desse modo, o suplemento traz inúmeros benefícios estéticos para mulheres e homens.

Quando a produção de colágeno diminui, as fibras dessa proteína vão ficando cada vez mais separadas umas das outras, originando as linhas finas e rugas. O processo de envelhecimento acelera-se ainda mais quando há danos às fibras de elastina e queratina.

Como o silício orgânico auxilia na reposição dessas substâncias, o suplemento ajuda a manter a hidratação, elasticidade e tônus da pele, pois proporciona a reestruturação das fibras de colágeno e intensifica a síntese dessa proteína, fundamental para a manter a água nas camadas mais profundas da pele.

Estudos científicos apontam que a substância repõe até 40% da firmeza da pele. Outro benefício proporcionado por essa substância é a redução de linhas de expressão e profundidade das rugas.

A presença do silício orgânico também aumenta a capacidade de cicatrização de feridas e serve como complemento ao tratamento de psoríase.

É verdade que o silício orgânico fortalece as unhas?

As unhas são estruturas formadas por proteínas, portanto quando há a deficiência desse nutriente, as unhas ficam fracas, quebradiças e não crescem. A desmineralização das unhas pode ser consequência de uma dieta pobre em nutrientes ou do processo de envelhecimento.

O silício orgânico promove inúmeros benefícios para as unhas. O consumo regular da substância diminui a quebra, fortalece a estrutura, estimula o crescimento e deixa as unhas mais bonitas.

Imagem de uma pessoa escrevendo.

O silício orgânico fortalece as unhas. (Fonte: energepic.com/ Pexels.com)

Quais são os benefícios do silício orgânico para o cabelo?

O silício orgânico aumenta o aporte de nutrientes no folículo capilar, promovendo a restruturação das fibras de queratina, ou seja, da estrutura dos fios.

O consumo regular dessa substância aumenta a resistência do cabelo, diminui a queda, aumenta a elasticidade, estimula o crescimento saudável e promove o aumento de volume.

Imagem de uma mulher mexendo no cabelo.

Um dos efeitos do silício orgânico é o crescimento do cabelo. (Fonte: Arnel Hasanovic/ Unsplash.com)

Quais são os benefícios do silício orgânico para o organismo?

Embora o silício orgânico seja popular pelos benefícios estéticos que proporciona à pele, unhas e cabelos, a substância promove efeitos positivos sobre diferentes doenças que afetam o organismo.

As doenças nas articulações são causadas pela degeneração da cartilagem. O silício orgânico é fundamental para a catalisação e síntese de glicosaminoglicanos e colágeno, substâncias presentes na estrutura da cartilagem. Portanto trata atrite, artrose e tendinite.

Pessoas com doenças cardiovasculares apresentar artérias fortemente danificadas e com baixa concentração de silício orgânico. Essa substância intervém na síntese e arranjo das fibras de elastina e colágeno, responsáveis pela estrutura e flexibilidade das paredes arteriais. Dessa forma, o silício orgânico reduz a hipertensão e afasta a aterosclerose.

Outros benefícios associados ao suplemento de silício orgânico estão listados abaixo:

  • Atua na remineralização óssea.
  • Auxilia na formação da cartilagem.
  • Neutraliza a ação dos radicais livres.
  • Desintoxica o organismo.
  • Elimina a nicotina, substância presente no organismo de pessoas fumantes.
  • Facilita a cicatrização de feridas.

Quem deve consumir silício orgânico?

É recomendado iniciar a suplementação de silício orgânico após os 30 anos de idade, fase em que começam a surgir os primeiros sinais de envelhecimento como aumento da flacidez e surgimento de linhas de expressão.

Mulheres no período da menopausa.

A suplementação se mostra ainda mais importante em mulheres no período da menopausa ou após os 50 anos de idade, quando ocorre uma diminuição significativa na concentração de silício orgânico.

Como devo consumir silício orgânico e qual a dose diária recomendada?

O suplemento de silício orgânico é encontrado em cápsulas. A dose diária recomendada varia de 50 a 150mg, depende das necessidades do organismo. Antes de iniciar a suplementação, procure um nutricionista para que o profissional possa recomendar a dose adequada.

Juliana FonteDermatologista

"Com a reposição, podemos recuperar cerca de 40% do silício orgânico perdido, melhorando a firmeza e a luminosidade da pele, suavizando linhas de expressão, deixando os cabelos e unhas fortes e brilhantes."

Critérios de compra: Encontre o melhor suplemento de silício orgânico

Depois de conhecer todos os benefícios associados ao silício orgânico, chegou a hora de comprar o suplemento.

Não cometa o erro de pegar o primeiro frasco de silício orgânico que você achar na prateleira da farmácia. É importante avaliar algumas características que mudam de um produto para o outro, como as listadas abaixo:

Vamos detalhar todos esses critérios de compra ao longo desta seção. Em caso de dúvidas, deixe um comentário e iremos respondê-lo o mais breve possível.

Suplemento de farmácia ou manipulado

Você sabia que é possível manipular o suplemento de silício orgânico? Essa apresentação é ideal para quem busca o auxílio de um nutricionista para prescrever a dose diária recomendada de acordo com as necessidades nutricionais.

Mas não é preciso estar com a receita médica em mãos. Algumas farmácias de manipulação comercializam o produto para o público geral. Avalie se a composição e concentração dos nutrientes e compare com a fórmula dos produtos de farmácia.

Escolha um suplemento com maior concentração de silício orgânico e adição de outros componentes como vitaminas, minerais e aminoácidos.

Imagem de uma mulher tomando um comprimido.

Respeite a dose diária recomendada na embalagem do suplemento. (Fonte: JESHOOTS.com/ Pexels.com)

Adição de colágeno

O suplemento de silício orgânico enriquecido com colágeno é indicado para combater os primeiros sinais de envelhecimento da pele como linhas de expressão e as temidas rugas.

Também é indicado para quem sofre de doenças nas articulações, como artrite e artrose, pois fortalece a estrutura das articulações. Ainda serve como complemento no tratamento de osteoporose – junto ao cálcio e vitamina D.

Outros componentes

O suplemento de silício orgânico pode ser enriquecido com outros componentes, que complementam a ação da substância:

  • Vitamina C atua no processo de biossíntese de colágeno e elastina, pois está envolvida na hidroxilação de prolina e lisina. Por contribuir para a formação de colágeno, a vitamina C aumenta a firmeza, elasticidade e tônus da pele. Em níveis adequados, pode auxiliar na formação do ácido hialurônico.
  • Ácido Pantatênico é encontrado no couro cabeludo e importante para manter as madeixas fortes, longas e livres de queda.
  • Vitamina B5 também é uma importante aliada na síntese de colágeno, promovendo a saúde da pele e a redução dos sinais de envelhecimento cutâneo.
  • Biotina/ vitamina B7 auxilia na produção da queratina, que reconstrói e fortalece o cabelo e as unhas.
  • Cálcio aumenta a biodisponibilidade do silício orgânico, ou seja, estimula a absorção dessa substância. Também atua no fortalecimento dos ossos.

Quantidade de cápsulas

Você encontra o suplemento de silício orgânico em frascos com 30, 60, 90, 120 ou 180 cápsulas. Observe que a dose diária recomendada muda de acordo com o produto e pode ser de duas ou três cápsulas.

Você também encontra combos com dois ou três frascos com o preço mais acessível. Deixamos esse critério de compra por último, pois ele não é tão relevante diante da composição e concentração de silício orgânico.

(Fonte da imagem destacada: Ulleo/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em nós?

Gustavo Conceição Nutricionista
Na escola, Gustavo participava de todas as modalidades. Ele acabou não se tornando atleta profissional, mas manteve-se próximo do universo esportivo cursando nutrição e, depois de graduado, prestando consultoria a atletas de várias modalidades e clubes de futsal e vôlei pelo país. Pós-graduado em suplementação, compartilha online seu conhecimento sobre o que há de melhor em complementos alimentares.
Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.