Mulher se exercitando na academia em um simulador de caminhada.

Chegou a hora de andar por aí em busca de boa forma e saúde. E a ReviewBox Brasil vai te ajudar a encontrar o melhor caminho sem precisar sair de casa. Com um simulador de caminhada você poderá fazer suas atividades aeróbicas do conforto do seu lar.

Caminhadas são essenciais para manter a saúde física e mental, além de ajudar a manter a forma. Por isso é tão comum ver pessoas caminhando nos parques ou nas ruas com fones de ouvido enquanto se distraem e se exercitam ao mesmo tempo.

Cuidar do corpo é uma questão de qualidade de vida. Metas redefinidas? Então, ao longo desse artigo, você irá descobrir como pode fazer suas caminhadas com segurança, praticidade e de casa com um simulador de caminhada.

Primeiro, o mais importante

  • O simulador de caminhadas é um aparelho que te garante os mesmos benefícios físicos da caminhada tradicional, porém, os impactos nas articulações são menores e você faz os exercícios sem sair de casa.
  • Existem diferentes marcas e modelos para determinados pesos. Fique bem atento ao comprar um produto que atenda a sua realidade atual, mesmo que seu objetivo seja perder uns quilinhos.
  • Você vai precisar de algum espaço na sua casa. Geralmente os simuladores são desmontáveis, mas é preciso que você conheça a dimensão de tamanho do aparelho montado para planejar sua compra e o local onde pretende usá-lo.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 3 melhores simuladores de caminhada

Com um simulador de caminhada você pode se exercitar enquanto assiste a sua série favorita na TV. Ter um aparelho desses em casa é uma facilidade para o estímulo de uma vida mais saudável. Se você busca pelos melhores modelos, confira a seleção que fizemos para você logo abaixo:

1º – Simulador de Caminhada Soft Walking Polimet

O simulador de caminhada Soft Walking Polimet é prático, eficiente e possui capacidade até 120kg. Fabricado em aço, possui pedais antiderrapantes e hastes com acabamento em EVA para evitar que as mãos escorreguem.

Este equipamento é dobrável e você pode optar por recolher e guardar sempre que desejar. A estrutura pesa aproximadamente 17kg.

2º – Simulador de Caminhada Polimet Maxi Anilhas

Além do painel de controle com 5 funções, o simulador de caminhada Polimet Maxi Anilhas possui uma barra para que você possa acoplar anilhas, o que aumenta o grau de dificuldade da caminhada.

O equipamento fabricado em aço, com pedais antiderrapantes e suporte para as mãos acompanha também duas anilhas de 4kg cada. Sua capacidade é para pessoas até 120kg.

3º – Simulador de caminhada Stepper MOR

Elencamos para você uma opção mais compacta entre os simuladores de caminhada. O Stepper MOR é voltado apenas para os membros inferiores, ao contrário dos demais que fazem você movimentar os braços simultaneamente enquanto caminha.

Ainda assim é uma boa opção para quem tem pouco espaço e deseja iniciar as caminhadas sem sair de casa.

Guia de Compra

Já está mais do que na hora de deixar de lado aquelas velhas desculpas de sempre, como “eu chego muito tarde do trabalho” ou “chove demais na minha cidade”, ou ainda “não tenho com quem deixar meus filhos”.

Você pode usar o simulador de caminhada enquanto assiste ao jornal, cuida das crianças, e nem precisa se importar se está chovendo. Quer saber mais sobre esse aparelho? Siga com a gente, queremos te fornecer todas as informações essenciais através desse guia completo.

Imagem mostra pernas de uma mulher usando simulador de caminhada em casa.

Ter um simulador de caminhada é uma opção prática para manter uma vida saudável mesmo na correria do dia a dia. (Fonte: luckybusiness / 123RF)

O que é um simulador de caminhada?

Simuladores são importantes aliados dos praticantes de atividades físicas em academias ou em casa. Você pode simular uma pedalada, uma corrida, subida de escadas, remadas, entre outras inúmeras opções.

Bastante indicado por médicos e fisioterapeutas, principalmente para quem tem problemas nas articulações, os simuladores de caminhada proporcionam as mesmas vantagens para o corpo de uma caminhada tradicional.

Gasto calórico, tonificação muscular, condicionamento físico e inúmeros benefícios psicológicos que a prática de exercícios oferece.

Malhar em casa exige disciplina. Se por um lado você tem a vantagem de não depender das condições do clima, do trânsito ou do horário que seu programa favorito passa na TV, por outro, você encara o desafio de resistir ao sofá ou sua cama quentinha e confortável. Portanto, crie suas próprias regras e horários.

Lembre-se que toda atividade física exige aquecimento e alongamento antes e depois de praticar. Orientações profissionais de médicos, fisioterapeutas ou educador físico vão te proporcionar mais segurança e qualidade nos resultados.

Vantagens
  • Você pode planejar seu próprio horário de treino
  • Não depende das condições climáticas
  • Exercita várias partes do seu corpo ao mesmo tempo
  • Pode ser desmontado facilmente
Desvantagens
  • Funciona apenas para quem tem disciplina com treinos
  • Precisa ser montado no meio da sala de casa se não tiver um local apropriado
  • Nível de esforço leve para quem é atleta
  • Pode fazer mais barulho do que o esperado

Qual a diferença entre um simulador de caminhada e uma esteira?

A grande diferença é que com os simuladores de caminhada modernos a pessoa não tem impacto com o chão durante o exercício, o que suaviza o movimento evitando lesões.

Outro diferencial do simulador de caminhada é que os valores geralmente são bem abaixo do que o custo das esteiras.

O espaço necessário para acomodar o aparelho é menor e a maioria deles pode ser desmontado facilmente e guardado, como mostra esse vídeo produzido por uma fabricante de equipamentos de ginástica.

Um dos principais fatores que devem ser avaliados na hora de escolher um simulador de caminhada é a capacidade de peso que ele é compatível. Isso vai influenciar diretamente na sua segurança na hora de praticar a atividade. Geralmente os aparelhos variam entre 100kg e 120kg de resistência.

Movimentar os membros superiores e inferiores também é uma característica bem importante em relação a esta decisão de compra.

Apesar de não parecer, a caminhada é uma atividade bastante completa que reflete nas pernas, nos glúteos, no abdome, nos braços, na postura e por fim no estado de espírito de quem pratica.

Portanto, os aparelhos que possuem hastes com movimentos para você segurar com as mãos merecem um olhar diferenciado. Mais importante ainda se pedais e hastes forem revestidos com material antiderrapante.

O sistema de controle do simulador é um bônus para quem está em dúvida entre um e outro, e vai depender muito do estilo de atleta que você é. Se a sua ideia é apenas não ficar parado enquanto assiste TV, isso não vai fazer muita diferença.

Para você que ainda não está completamente convencido das diferenças entre uma esteira e um simulador de caminhada, analise a tabela abaixo:

Simulador de caminhada Esteira
Preço Valores mais acessíveis Valores mais altos
Peso Leve e compacto Mais pesadas e maiores
Impacto Absorve o impacto nas articulações Contato direto (impacto) com o chão
Outras características Alguns modelos possuem hastes para movimento de membros superiores Possuem suporte fixo para as mãos

Por que devo ter um simulador de caminhada?

A caminhada é uma atividade física básica, indicada pela maioria dos profissionais de saúde.

Entre os benefícios desse exercício está o controle de diabetes, pressão arterial, ansiedade, estresse, evita doenças do coração, combate a obesidade e estes já seriam motivos suficiente para que todos nós praticássemos caminhadas regularmente.

Além disso, a caminhada é também o primeiro passo para uma vida mais ativa, perda de peso, músculos torneados, melhora do condicionamento físico, entre outros benefícios.

Atividades ao ar livre são sempre uma boa opção, o que ocorre é que quando começamos a praticar uma atividade externa regularmente nos deparamos com fatores que não podemos controlar.

Chuva, sol intenso, frio, calor, trânsito, falta de tempo são apenas alguns deles. Ter a opção de manter seu plano de se exercitar sem precisar sair de casa é uma excelente alternativa nos dias atuais.

Imagem de caminhada com foco nos pés calçados com tênis e a luz do sol passando entre as panturrilhas.

A caminhada é uma importante atividade que faz bem para o corpo e para a mente. (Fonte: Fotorech / Pixabay)

O indicado por especialista é que você faça, pelo menos, 1 hora de exercícios, 3 dias por semana para se obter bons resultados.

O simulador de caminhada pode auxiliar você nesse exercício e ainda prevenir lesões. Com o simulador, os pedais ficam suspensos e os movimentos são para frente e para trás, portanto, você não precisa movimentar os joelhos bruscamente.

Uma dica importante é manter os pés por inteiro em contato com a plataforma na maior parte do tempo. Apenas para exercitar a panturrilha, você pode fazer o mesmo movimento na ponta dos pés durante alguns minutos.

Com o apoio para os braços, que acompanham o movimento do seu corpo, fica mais fácil manter a postura e conquistar excelente resultados também para os músculos abdominais e dos glúteos.

Você ainda pode intercalar a caminhada com outras atividades simples e fáceis de praticar em casa, como alongamentos, flexões e abdominais.

Qual a função do painel de controle do simulador?

Aquele aparelhinho acoplado em alguns modelos de simuladores de caminhada não é apenas um cronômetro, como algumas pessoas imaginam. Ele tem uma função bem importante na sua atividade diária.

Monitorar a frequência cardíaca durante o exercício é uma dessas funções e pode ajudar você a conquistar resultados mais expressivos, com saúde e segurança.

Se o seu simulador possui um painel, você pode contar calorias, quilômetros percorridos e o tempo de exercício. Isso tudo vai te dar ânimo durante a prática, sem contar que você poderá traçar metas de evolução, já que tem como monitorar esses dados.

Quanto custa?

Com valores que variam entre R$ 300 e R$ 600, os simuladores de caminhada seguem linhas bem semelhantes.

Alguns oferecem as opções de anilhas para aumentar o esforço, acentos para atividades diferenciadas e os displays com todas as informações que você precisa para controlar seu treino. Isso pode encarecer o produto, então depende de quanto você está disposto a investir.

Você não precisa de um ambiente muito preparado e nem específico para prática do exercício e por isso não vai ter que investir em mudanças na sua casa. Basta ter o cuidado de usar o seu simulador em um piso regular e seco para evitar que escorregue ou se movimente provocando acidentes.

Mulher se exercitando com um simulador de caminhada.

Com R$300 você pode comprar um simulador de caminhada simples para iniciar sua vida saudável. (Fonte: Andor Bujdoso / 123RF)

Onde comprar?

Procure uma loja física de equipamentos de ginástica. Nessa visita você também vai poder saber mais sobre o barulho e o uso do display com informações. Caso esteja ciente de todas essas características, a melhor opção é sempre o mercado online, com valores mais atraentes.

Na Amazon, principal loja no mercado norte-americano, você pode encontrar as principais marcas e modelos do Brasil. A vantagem é que se trata de um equipamento super simples de montar. Ao receber sua encomenda, é só tirar da caixa, ajustar os parafusos e usar.

Lojas de departamento, como Americanas, ou de artigos de casa em geral como Ponto Frio, Casas Bahia e Magazine Luíza também podem ser uma alternativa.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de simulador de caminhada

Você vai encontrar simuladores de caminhada muito simples como, por exemplo, aqueles de ferro das academias ao ar livre. A ideia é até bastante interessante para que você possa conhecer e saber como funciona a atividade.

Mas se a proposta é fugir das intempéries como frio, chuva, trânsito e falta de tempo, o ideal é ter esse equipamento em casa. O mais importante é que ele seja seguro e eficiente, compatível com as suas expectativas.

Selecionamos os principais fatores que devem ser avaliados antes de você comprar o seu simulador de caminhada. Alguns fatores são indispensáveis para definir a sua compra:

  • Peso
  • Material de fabricação
  • Estabilidade
  • Ruído
  • Acessórios

Abaixo, detalhamos cada um deles para te ajudar a encontrar a melhor opção entre os simuladores de caminhada disponíveis no mercado.

Peso

Desta vez estamos falando do seu peso e não do equipamento. Já que os simuladores de caminhada possuem entre 15 e 20kg, são fáceis de montar e transportar esta não deve ser uma grande preocupação.

Mas o que você precisa levar em conta mesmo é a capacidade de peso que ele suporta. Os simuladores são ideais para quem está acima do peso e precisa começar exercícios de baixo impacto.

Você vai encontrar facilmente opções disponíveis no mercado para atender pessoas entre 100 e 120kg. Se você está acima desse peso, certifique-se de que o simulador escolhido é compatível com o seu peso atual.

Material de Produção

A maioria dos fabricantes investe em tubos aço para a fabricação, com parafusos de aço zincado e cabos de aço que garantem a estabilidade do equipamento. As cores geralmente são neutras variando entre preto, cinza e branco.

Vale ressaltar que este é um equipamento que pode ser montado e desmontado quando você desejar, porém é preciso ficar atento ao desgaste e aperto dos parafusos.

Essa manutenção deve ser bem realizada, visto que isso, geralmente, influencia na estabilidade e nos sons produzidos pelo aparelho.

Verifique também se o acabamento dos pedais e dos apoios para as mãos são feitos em materiais antiderrapantes e resistentes. Este fator é indispensável para sua segurança.

Estabilidade

Diretamente relacionado aos materiais usados, você deve observar sobre a estabilidade do aparelho.

Uma das principais dúvidas das pessoas que buscam por um simulador de caminhada é em relação a estabilidade. Lembre-se que este é um aparelho específico para caminhadas e não para corrida.

Você pode acelerar e reduzir a velocidade, mas sempre caminhando dentro dos limites do equipamento. Se você quer correr, talvez não seja a melhor opção para você.

Ruído

Eles também podem ser bem barulhentos. Por mais silenciosos que possam parecer nas academias, dentro de casa não acontece o mesmo.

Algumas pessoas consideram os ruídos toleráveis, outros só conseguem praticar a atividade usando fones de ouvido.

O fato é que realmente os equipamentos fazem um certo barulho, então se você puder testar para saber o quanto isso te incomoda seria uma boa alternativa.

Acessórios

O painel de controle de funções é um aliado bem importante para você que está aprendendo a monitorar suas atividades físicas.

Se você quer começar a treinar sério e controlar seus movimentos, vale ter um painel de controle completo com avaliação de calorias, quilômetros percorridos, entre outras funções.

O tempo de exercício e as calorias eliminadas durante a caminhada vão te dar ânimo e a noção exata do alcance das suas metas.

Algumas opções de simuladores de caminhada possuem outros acessórios acoplados, como plataformas vibratórias e giratórias, e assentos que permitem que você faça exercícios complementares.

(Fonte da imagem destacada: ARTYOM BONDAROVICH / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Fernando Arruda Redator
Fernando Arruda
Os redatores do portal REVIEWBOX pesquisam e escrevem artigos informativos de alta qualidade sobre os mais variados produtos e assuntos.