Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre slackline. Atualmente, existem diversas opções no mercado, então é importante escolher o modelo que melhor se adeque às suas necessidades e às de sua família.

O slackline é o esporte ao ar livre do momento e uma ótima atividade física que promove a coordenação entre mãos e olhos, equilíbrio e criatividade. É diversão perfeita para a família no quintal, em parques, praias ou aulas fitness. Basta achar duas árvores fortes, amarrar sua faixa e começar.

O produto pode ser encontrado em várias opções de tamanhos e resistências, em kits com itens de dificuldade ou não. Nossa missão hoje é lhe apresentar um guia que ajude na sua decisão sobre qual slackline comprar.

Primeiro, o mais importante

  • Antes de adquirir um slackline, é importante saber qual nível de dificuldade você pretende ter no exercício. Crianças e iniciantes devem optar por fitas menores e menos elásticas. Se você pretende fazer manobras, opte pelos materiais mais compridos e elásticos.
  • Por ser um esporte, o slackline exige alguns cuidados, como a montagem do equipamento, por exemplo.
  • O custo dos equipamentos vai variar de acordo com a quantidade de peças do kit, o material e a capacidade de cada um deles. Aqui, listamos slacklines que vão de R$ 110 até R$ 450.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 7 melhores modelos de slackline

Um dia bonito, vontade de estar ao ar livre e de praticar um exercício, clima perfeito para estar em contato com a natureza.. Tudo pronto e.. opa, você ainda não tem seu kit de slackline? Com a lista abaixo, você vai conhecer os melhores e pode resolver esse problema com alguns cliques!

1º – Slackline Flat 15m Muvin Slk-300

Este kit vem com slackline flat de cor amarela brilhante, fita-catraca e protetores de árvore. O fabricante garante que o kit possui um modo de ancoragem diferenciado, que permite que a fita do slackline mantenha-se sempre plana.

O equipamento tem 15 metros, suporta até 3 toneladas e tem garantia de três meses contra qualquer defeito de fabricação.

2º – Slackline Pro Tricks 25m Muvin Slk-400

O Slackline Pro Tricks da Muvin acompanha fita-catraca e protetores de árvore. A fita mede 25 metros e o produto, de cor brilhante, suporta até 5 toneladas.

O Pro Tricks é o modelo ideal para saltos e acrobacias, já que a catraca e a fita são super resistentes e têm a tenacidade ideal.

A garantia contra defeito de fabricação dada pela fabricante é de 3 meses mediante apresentação de Nota Fiscal.

3º – Slackline Adventure 15m Muvin Slk-600

Esse kit da Muvin acompanha o slackfline e fita-catraca, e pode suportar até 3 toneladas. A fita tem 15 metros de comprimento.

O Slackline Adventure Print tem a fita 100% em poliéster e a catraca de aço. Esse produto nacional tem três meses de garantia contra defeitos de fabricação.

4º – Slackline Kit Flybold

Os componentes do kit são da mais alta qualidade, com catracas de aço de alto grau e linha principal de 15 metros x 50 mm em 100% poliéster.

Além disso, vem com protetor de catraca de tecido oxford e protetores de árvore de fibra. Conta com uma linha de caminhada mais longa, duas catracas de engrenagem para força e equilíbrio de tração, acessório de linha de treinamento e treinamento de braço.

Todo o kit vem acompanhado de um manual de instruções com várias imagens e uma bolsa de transporte bem moderna para o equipamento. O produto pode ser enviado para o Brasil.

5º – Macaco Slackline Complete Set

Esta é a versão mais recente da linha Macaco, com muitas novidades, como os protetores de árvores mais projetados e testados quanto à segurança no Reino Unido, garantindo um produto seguro e de qualidade superior.

Todo o kit é fácil de configurar e vem com um manual de instruções claro, com imagens detalhadas para evitar qualquer confusão. Linha líder na Europa, o kit Macaco é bom para todos os níveis de experiência e tem uma carga de ruptura de 3 toneladas métricas, garantindo um desempenho perfeito para qualquer truque que você possa fazer.

Além de ser forte, o Macaco slackline está entre as linhas mais leves disponíveis, tornando-o perfeito para acampar, visitar a praia e até mesmo o parque local, pois ele se desdobra facilmente no saco de algodão incluso. O produto pode ser enviado para o Brasil.

6º – Slackline PACKGOUT

Um pouco menor que os demais produtos desta lista (a faixa tem pouco menos de 14 metros), este kit de slackline é apresentado pelo fabricante como um “curso de obstáculo para crianças guerreiras e em treinamento”.

Ele possui várias catracas e apoios, para os iniciantes começarem a treinar sem medo de cair. Os obstáculos melhoram o treinamento de força do núcleo, a agilidade e o foco.

Com capacidade de até 115 quilos, ele tem design de correia extraforte, anel de ginástica com revestimento de borracha e catraca ergonômica de força industrial 2.0, para máxima segurança. O produto pode ser enviado para o Brasil.

Guia de Compra

Natureza, equilíbrio, esporte, diversão… Que tudo isso faz muito bem à saúde – do corpo e da mente – todos sabemos. Mas você já parou para pensar que o slackline é uma modalidade que pode colocar você em contato com tudo isso ao mesmo tempo?

Continue lendo nosso Guia de Compra e descubra qual é o modelo de slackline ideal para você.

Imagem mostra um homem de bermuda se equilibrando numa fita de slackline em um parque.

A prática do slackline ajuda na concentração, equilíbrio e coordenação motora. (Fonte: 422737/Pixabay)

O que é o slackline?

O Slackline nada mais é do que um esporte no qual o praticante deve se equilibrar e andar sobre uma fita, a conhecida “corda bamba”. É defendido pelos profissionais de educação física como um exercício completo, que trabalha boa parte dos músculos, melhora o equilíbrio, postura e concentração.

Além de tudo, ele aumenta a força e diminui o estresse, além de ser divertido, servindo para brincadeiras ao ar livre com a criançada. É uma boa atividade para confraternizar com toda a família, no parque, na praia ou mesmo no quintal de casa.

O objetivo é se manter sobre a fita, que tem uma pequena base oscilatória, o que promove o desenvolvimento do equilíbrio e músculos do abdome e pernas, assim como obriga quem o pratica mantenha uma postura correta.

Slackline: Como tudo começou?

Este esporte teve início em meados da década de 1980 nos campos de escalada do Vale de Yosemite, nos Estados Unidos.

Os escaladores, que passavam semanas acampando em busca de novas vias de escalada, esticavam as fitas de escalada nos tempos vagos.Assim, tentavam se equilibrar e caminhar em cima delas.

“Slackline” significa, na verdade, “linha folgada”.

A prática pode ser comparada ao cabo de aço usado por artistas no circo, mas sua flexibilidade permite criar manobras bem diferentes. A prática no Brasil só foi popularizada em 2010, nas praias do Rio de Janeiro, e acabou se espalhando depois por todo o país. Hoje, já não é tão difícil ir a um parque e encontrar alguém praticando a corda bamba.

O slackline ajuda em outros esportes?

Esse esporte é indicado para todas as idades: de crianças a partir de 5 anos até idosos de 80 anos.

Atletas de modalidades como o surf, o skate e até a escalada praticam o Slackline como uma forma alternativa – e divertida – de treinar seu esporte. Isso porque os movimentos e músculos usados nesses esportes se assemelham aos realizados na corda bamba.

O Slackline praticado em espaço fechado, possibilita uma evolução segura dos atletas. Os centros de treinamento oferecem treino sobre colchões para a modalidade trickline (para fazer manobras).

Com apenas uma catraca de tensão e fita de 15 metros de comprimento e 5 cm de largura facilita a montagem sem precisar de equipamentos adicionais.

foco

Você sabia? O primeiro Centro de Treinamento de Slackline da América Latina foi inaugurado em dezembro de 2012, em Aparecida de Goiânia-GO.

Confira, no vídeo abaixo, quais são os primeiros passos para aprender a se equilibrar em um slackline:

Quais as diferentes modalidades de slackline?

A prática do slackline não se resume a andar de um lado para o outro, se equilibrando na fita de nylon. Como você viu na lista de produtos deste artigo, existem vários níveis de dificuldade – de iniciantes a atletas experientes – assim como várias modalidades do esporte.

Talvez a mais popular delas, o Trickline consiste na realização de manobras com saltos e equilíbrio extremo, exigindo muito preparo físico. Ele é praticado a partir de 60cm de altura. Já no Jumpline, as acrobacias são acompanhadas de saltos.

O longline e o highlines são mais arriscados e exigem mais treino e coordenação motora.

No primeiro, é usada uma fita acima de 40 metros de comprimento. Já no outro, é preciso que a fita esteja a uma altura acima dos 5 metros e é preciso conhecimento de alpinismo, para os equipamentos de segurança.

Há ainda o Waterline, praticado sobre as águas de piscinas, lagos ou rios. É possível fazer várias manobras do trickline sem grandes riscos nas quedas.

Imagem mostra uma fita de slackline muito comprida amarrada na extremidade de uma montanha, com a outra ponta se perdendo em meio às montanhas do fundo.

No longline, a fita mede mais de 40 metros e exige muito mais preparo do praticante. (Fonte: Constantigoldann / Pixabay)

Quais os benefícios do slackline?

Como toda atividade física, o slackline traz uma série de benefícios para o corpo e a mente. O principal benefício, claro, é que a modalidade muito o equilíbrio do praticante e sua coordenação motora.

Como a maior parte da força para o slackline está nos músculos centrais do corpo, para conseguir se equilibrar, você fortalece também os músculos das costas e a coluna vertebral, melhorando a postura e evitando dores e lesões nas articulações, tendões e ligamentos.

Equilibrar-se em uma fita requer que você use, ao mesmo tempo, vários grupos musculares, sendo um treino completo para o corpo. E não só para ele. Para manter o equilíbrio, é necessário um foco intenso no exercício executado, exercitando também sua mente.

Você viu que também é possível praticar ioga no slackline. É necessária uma grande concentração para que você não caia. Sobre a fita, a meditação sai de dentro do corpo criando um desafio físico e mental para mantê-lo em pé.

Além de tudo, o slackline ajuda na interação social, com a família e amigos. Você só precisa de 2 árvores fortes ou postes resistentes para jogá-lo em seu quintal, playground, ginásio, piscina, aula de fitness, acampamento e em qualquer lugar

Vantagens
  • Melhora o equilíbrio, a postura e é um trabalho muscular completo
  • Melhora a atenção e a memória
  • Pode ser praticado em qualquer lugar ao ar livre com dois apoios para a fita
Desvantagens
  • Há riscos de se machucar com as quedas no começo
  • Exige certo preparo físico
  • Por ter várias peças, não é um equipamento muito barato

Quais cuidados devo ter ao praticar slackline?

Como qualquer produto destinado à prática de esportes, é bom ter alguns cuidados quando for começar a praticar slackline. Assim, a diversão não termina de um jeito errado.

Ao colocar as fitas, procure locais resistentes para montar o seu slackline. Tenha preferência por árvores com raízes profundas ou colunas arredondadas. O caule precisa ter, no mínimo, 30 cm de diâmetro.

Esse cuidado garante a segurança do equipamento e da própria planta, uma vez que ela pode não suportar o peso e ceder. Árvores que não tenham superfície lisa também podem danificar a fita do slackline com o tempo.

Para a prática, serão necessárias uma fita de nylon com cerca de 5 centímetros de largura, uma catraca (que irá tencionar a fita) e duas alças onde a estrutura será presa. Ao começar, procure praticar o esporte em parques ou na praia. A grama e a areia amenizam as quedas.

Imagem mostra praticante de slackline se equilibrando na fita de uma margem do rio até outra. Várias pessoas o observam dentro da água ou em cima das rochas.

Praticar slackline em meio à natureza deixa o esporte ainda mais interessante. (Fonte: Memyselfaneye / Pixabay)

As fitas mais curtas, com maior espessura e feitas de material estático, são mais fáceis para começar, pois exigem menos equilíbrio. Mas se você pretende fazer manobras, é interessante comprar uma fita feita de material com bastante balanço. Elas são mais radicais e exigirão mais de você.

É bom ficar atento à altura em que a corda/fita será colocada. Profissionais alertam que se deve começar com cerca de 30 ou 40 centímetros. É bom também ter alguém te dando a mão nas primeiras vezes que tentar.

Coloque o pé inteiro em cima da fita, não o deixe de lado. Os joelhos semi flexionados e braços abertos. O esporte pode ser praticado descalço ou com um tênis de solado mais rígido, para o melhor equilíbrio.

Não esqueça também de se alongar antes de qualquer atividade física. Confira algumas dicas para praticar slackline caso você seja iniciante na modalidade:

Quanto custa?

O preço dos kits de slackline no mercado vai variar de acordo com o material utilizado, bem como a quantidade de itens. Kits mais completos, com obstáculos e vários apoios, podem ser encontrados por até R$ 500 em sites de compras.

Conjuntos mais simples, apenas com a fita e as catracas de segurança, podem custar pouco mais de R$ 100. Mas não é bom arriscar a segurança do seu corpo com um produto de menor qualidade. Atente e dê preferência para os que listamos neste artigo.

Onde comprar?

Por ser muito popular atualmente, o slackline pode ser encontrado nas mais diversas lojas. De grandes magazines e atacados de brinquedos a, claro, lojas especializadas em materiais esportivos, como a Centauro.

Na internet, há diversos sites onde você pode encontrar os kits, como a Amazon, Americanas, Walmart e Submarino. Há a opção de procurar também produtos usados no Mercado Livre.

Critérios de compra: Como comparar e escolher o melhor modelo de Slackline

Os kits slackline disponíveis no mercado podem ser utilizados em diversos níveis de prática. Por isso, é bom prestar atenção em alguns quesitos antes de comprar a peça. Queremos lhe mostrar quais são os principais fatores que você deve levar em conta para fazer uma boa escolha de compra e para que você não seja enganado:

  • Material da fita
  • Comprimento da fita
  • Espessura da fita
  • Capacidade
  • Peças e montagem

Vamos explicar um por um para que você não fique com nenhuma dúvida sobre o que deve levar em conta.

Material da fita

As fitas de materiais pouco elásticos evitam que o slackline tenha muito movimento. São as fitas mais estáveis e por isso são recomendadas para quem pretende iniciar no esporte da maneira mais simples possível. Permite treinar alguns pulos básicos com pouco movimento.

Enquanto isso, as fitas produzidas através de materiais mais elásticos são ideais para quem pretende andar e treinar poses estáticas, como posições de yoga.

Já as fitas com material de Trampolim são produzidas com os mesmos materiais das camas elásticas. São fitas mais finas e com maior balanço, ideais para quem quer realizar manobras. Exigem mais equilíbrio e experiência.

Comprimento da fita

Apesar de existirem vários tamanhos de fitas, elas são ajustáveis em comprimento. Se você quer começar no slackline, saiba que quanto menor a fita, mais fácil para iniciar, pois mais firme ela estará.

No mercado, as fitas normalmente variam entre 12 e 30 metros. As fitas mais longas são ideais para praticar o longline. Esta é a modalidade em que o praticante usa cordas longas e tem como objetivo andar a maior distância possível.

Para crianças e idosos, o recomendável é começar com uma fita entre 9 e 10 metros de comprimento, para dar maior estabilidade. Todas elas têm, geralmente, 5 cm de largura.

Espessura da fita

A espessura padrão do slackline é de uma polegada. Ela é mais flexível e transmite sensação de ser solta. Por isso, oferece maior dificuldade para iniciantes. A flexibilidade torna essa espessura mais adequada para quem pretende fazer poses estáticas ou caminhar sobre a linha.

Existe ainda a fita de duas polegadas. Essa fita permite maior margem para erro no posicionamento dos pés. É mais recomendada para iniciantes e para quem quer praticar manobras.

Capacidade

É bom estar atento também à quantidade de peso que cada fita aguenta. As destinadas às crianças suportam, geralmente, até 130 quilos.

Os slacklines mais profissionais resistem a uma pressão de até 3 toneladas. Elas precisam ser mais flexíveis e resistentes às manobras radicais dos praticantes.

Peças e montagem

Um kit básico de slackline deve ter, além da fita, uma catraca de segurança forte, os protetores de árvore e o manual de instruções para ensinar a montagem do equipamento.

Kits mais completos, destinados para o lazer das crianças, podem vir com mais peças, como apoios e treinadores para braços.

(Fonte da imagem destacada: mariamichelle / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
42 Voto(s), Média: 4,52 de 5
Loading...