Panela slow cooker com cabeças de alho ao lado.
Ultima atualização: 7 de maio de 2021

Como escolhemos

13Produtos analisados

18Horas investidas

4Estudos avaliados

60Comentários coletados

Já imaginou uma panela que cozinha em baixa temperatura e por longas horas? E o melhor, sem que você precise checar o cozimento a cada instante? Pois seja bem-vindo ao artigo de hoje! A seguir, nós vamos explicar o que é, para que serve e como funciona uma slow cooker, a panela de cozimento lento.

Mais popular em outros países do que no Brasil, a slow cooker é uma panela elétrica multifuncional e facilita demais a sua vida na cozinha. Mas o seu grande diferencial é mesmo deixar as receitas mais saborosas por conta do processo longo e lento de cozimento.




O mais importante

  • A slow cooker ainda é recente no Brasil, mas aos poucos ganha destaque por conta de sua eficiência e praticidade.
  • Ideal para quem precisa trabalhar fora, a panela elétrica passa o dia inteiro cozinhando alimentos sem a sua supervisão.
  • Hoje já existem outros tipos de panelas elétricas que possuem a função da slow cooker.

Slow cooker: nossa recomendação dos melhores produtos

Como nem sempre é fácil encontrar uma slow cooker no Brasil, nós selecionamos as melhores panelas elétricas que também oferecem essa função. Veja:

Guia de compra: Tudo o que você precisa saber sobre a slow cooker

Como se trata de uma panela elétrica, nem sempre os usuários sabem como tirar o máximo proveito desse utensílio. Por isso, convidamos você a seguir conosco nesse Guia de Compra, que tem as principais perguntas e respostas sobre a slow cooker.

Casal preparando alimentos para cozinhar.

Com a slow cooker basta você colocar todos os ingredientes na panela e esperar. (Fonte: 089photoshootings/ Pixabay)

O que é uma slow cooker?

A slow cooker é uma panela elétrica capaz de cozinhar os alimentos em baixa temperatura e por longas horas. Com isso, as receitas ficam mais saborosas e as carnes mais suculentas e macias.

Composta por um compartimento de cerâmica, onde o alimento é colocado, uma tampa, e uma base de aquecimento, a slow cooker cozinha a temperaturas que variam entre 79 e 82 graus.

Além disso, as receitas pode ser preparadas em um período de quatro a 12 horas seguidas, sem a necessidade de nenhuma supervisão. Em alguns casos, a própria slow cooker desliga automaticamente.

A slow cooker surgiu em 1971 para ajudar as mulheres que ingressam no mercado de trabalho e não podiam mais ficar em casa preparando as refeições da família.

Com a nova panela, era possível iniciar o cozimento das receitas antes de sair de casa e, ao chegar do trabalho, encontrar os alimentos prontos.

Qual a diferença entre a slow cooker e outras panelas elétricas?

Em comum a todas as panelas elétricas está o fato de que elas funcionam conectadas à tomada e possuem comandos eletrônicos para funcionar sozinhas.

No entanto, cada modelo tem funções variadas e é capaz de fazer um tipo de receita diferente, como é o caso da panela de arroz.

Outra diferença está no mode de funcionamento. Por exemplo, enquanto a slow cooker cozinha lentamente, a panela de pressão elétrica prepara tudo muito rápido. A seguir, você confere mais sobre esses e outros modelos.

Tipo de panela elétrica Característica
Panela de arroz Faz exclusivamente arroz
Panela de pressão Cozinha rápido
Panela multifuncional Assa, tosta, frita, cozinha, doura, aquece e grelha
Panela de vapor Faz qualquer receita no vapor
Panela grill Grelha sem gordura
Panela slow cooker Cozinha lentamente

Para que serve uma slow cooker?

Por ser uma panela elétrica, a slow cooker é ideal para quem quer praticidade na cozinha. No entanto, diferentemente das outras panelas elétricas, a slow cooker serve para cozinhar uma grande variedade de receitas.

Com a slow cooker você pode preparar desde as refeições principais, como feijão, legumes, estrogonofe e massas com molho até sobremesas.

Mas o destaque vai mesmo para receitas como o frango assado com batatas, a carne de panela, os essopados e o cordeiro ao molho.

Quais cuidados você deve ter ao cozinhar com a slow cooker?

Alguns cuidados são necessários no manejo com a slow cooker. Para começar, recomendamos atenção com a voltagem antes de ligar a panela elétrica na tomada.

Também é preciso desligar a slow cooker e esperar a panela esfriar totalmente antes de limpar e lavar. Além disso, tome os seguintes cuidados:

  • Não coloque carnes e frutos do mar congelados na slow cooker;
  • Não exceda a quantidade de alimentos permitidos, lembrando que cada panela tem uma capacidade diferente;
  • Não abra a tampa antes do tempo de cozimento ter sido finalizado, a não ser que a receita permita que você faça isso.

Quais as vantagens e desvantagens de uma slow cooker?

A principal vantagem da panela de cozimento lento é que, além de ser elétrica, ela dispensa sua presença enquanto prepara os alimentos.

Com a slow cooker, basta que você pique os alimentos e coloque tudo dentro da panela junto com os temperos. Em seguida, selecione a temperatura e o tempo de cozimento desejados e é só aguardar. Mais simples e fácil, impossível!

Outra grande vantagem, é que a slow cooker cozinha tudo lentamente e por longas horas, o que é ideal para carnes mais duras e para realçar o sabor dos alimentos de qualquer receita.

Panela slow cooker.

Além de cozinhar sem precisar de assistência, a slow cooker dispensa a adição de gorduras. (Fonte: Alexlmx: 104491090/ 123rf.com)

Vale destacar ainda que, com a slow cooker, não é necessário adicionar nem óleo nem nenhuma outra gordura, já que a comida não gruda nem queima no fundo de cerâmica, por maior que seja o tempo de cozimento.

No entanto, também existem alguns pontos negativos quando tratamos da slow cooker. A principal desvantagem é que não é tão fácil encontrar uma panela como essa no Brasil.

Além disso, de modo geral, uma slow cooker não é um utensílio barato em comparação com as panelas tradicionais. Para ter uma visão geral dos prós e contras da slow cooker, veja a tabela a seguir:

Vantagens
  • Cozimento lento e por longas horas
  • Faz todo tipo de receita
  • Não precisa de óleo nem de gordura
  • Fácil de limpar
  • Funciona sozinha
Desvantagens
  • Poucas opções no mercado brasileiro
  • Preço ainda é alto

Critérios de compra:

Quando você estiver escolhendo a sua slow cooker, você vai perceber que existem características e funcionalidades diferentes entre um modelo e outro. Para saber qual é o ideal para você, recomendamos que leve em conta os seguintes critérios:

Capacidade

A panela slow cooker pode ser encontrada com diferentes tamanhos e capacidades de cozimento. Por isso, avalie bem o modelo que melhor irá lhe atender. Você vai encontrar opções com capacidades que variam entre 2,5 litros até 7 litros.

Isso é importante porque a menor panela é recomendada para servir até duas pessoas, enquanto que a maior slow cooker pode preparar refeições para até oito pessoas.

Mas leve em conta também que quanto maior for a capacidade de cozimento da slow cooker, maior também será o seu tamanho físico. E isso significa que você prepcisará de mais espaço para acomodar e/ou guardar a sua panela na cozinha.

Temperaturas

Outro fator que você deve considerar na hora de escolher a melhor slow cooker é que alguns modelos possuem apenas as opções de regular entre a temperatura alta e a temperatura baixa.

Já as panelas mais completas permitem até que você mantenha a comida aquecida por mais tempo, com a função “warm”, o que pode ser importante para quem quer chegar em casa e encontrar a receita pronta e quentinha.

Desligamento

Observe também que a slow cooker pode ter outra função interessante: A de desligamento automático.

O fato é que nem todas as panelas elétrica do tipo slow cooker contam com essa opção e ela pode ser especialmente funcional se você pretende deixar receitas cozinhando enquanto você sai de casa, sem se preocupar.

Com ou sem termômetro

Antes de decidir qual é a melhor slow cooker para você, não deixe de considerar que alguns modelos também permitem que você regule a temperatura interna dos alimentos que cozinham dentro do recipiente de cerâmica.

Esse tipo de slow cooker vem com um termômetro incorporado em forma de espeto, que realiza essa medição e ajuda você a preparar, por exemplo, uma carne mal passada ou ao ponto.

Com isso, a panela de cozimento lento pode ser programada para interromper o funcionamento no momento ideal em que a carne atingir a temperatura desejada.

Resumo

A slow cooker é uma panela elétrica que cozinha lentamente e por longas horas. Isso é ideal para realçar o sabor dos alimentos e preparar carnes macias e suculentas. Além disso, a slow cooker pode cozinhar desde os pratos das refeições principais até sobremesas.

Ainda que hoje existem poucas opções disponíveis no mercado brasileiro, é possível encontrar o modelo ideal para você. Para isso, basta comparar o tamanho e a capacidade, as opções de cocção, as funcionalidades extras e se há ou não um termômetro interno.

(Fonte da imagem destacada: Muschik: 65783641 / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas