Imagem de um homem de costas assistindo TV.
Ultima atualização: 20 de abril de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

20Horas investidas

5Estudos avaliados

70Comentários coletados

Olá, sinta-se muito bem em estar aqui, na ReviewBox Brasil, onde as melhores informações são transmitidas da tela para você. E por falar em telas, este é o assunto de hoje, a Smart TV 40 polegadas.

Se você está pesquisando sobre televisores, com certeza já leu o termo “smart TV”. E, caso ainda não tenha entendido muito bem, se trata de uma TV inteligente, que é conectada com a internet.

E por isso, ela vem com algumas funções muito parecidas às a do seu smartphone ou computador. Mas ver filmes, séries e acessar certos aplicativos numa tela pequena não é tão legal, e por isso falaremos em 40 polegadas. Fique conosco para entender a tecnologia e o motivo pelo qual você precisa ter uma!




Primeiro, o mais importante

  • Uma “smart TV” ou “TV Inteligente” oferece vários serviços que um televisor “normal” não é capaz. O principal motivo disso é a capacidade de elas serem conectadas internet.
  • Existem vários tipos de televisores inteligentes. Alguns são bem mais interativos que outros, motivo pelo qual você precisa entender mais sobre os modelos, através desse artigo.
  • Smart TV 40 polegadas tem, por vezes, o tamanho ideal para qualquer um dos cômodos de uma casa. Além disso, a resolução delas é tão poderosa quanto qualquer outra maior, com a vantagem de serem muito mais e conta.

Você também pode gostar:

Melhores Smart TV 40″: Nossas favoritas

Pesquisar para comprar uma TV pode gerar grande dor de cabeça. A quantidade de opções é tanta, e os códigos depois dos nomes acabarão deixando você confuso. Mas não esquenta, estamos aqui para ajudar com as melhores opções.

Smart TV 43″ Samsung

Um televisor extremamente completo, recheado das melhores tecnologias para que sua experiência seja elevada ao limite. Com resolução UHD (ou 4K), você terá uma imersão completa na imagem.

Seu sistema HDR Premium vai trabalhar claridade e escuridão ao máximo, trazendo muito mais brilho e contraste para as cenas. Um design com acabamento fino torna o televisor bastante elegante e atual. Com o App Steamlink você conecta vários jogos na tela, sem precisar de cabos. Vem com 2 saídas HDMI e 2 USB.

Smart TV 40″ Panasonic

Um modelo pensado para o seu lar. Conta com resolução Full HD, permitindo o máximo em qualidade de imagem, além da função Ultra Vivid, que traz imagens ainda mais nítidas e vivas.

Além disso, conta com recurso bluetooth para conexão a outros aparelhos, como mini system da marca. Isso proporcionará outro nível de experiência enquanto joga ou assiste esportes.

Com ela, você é capaz de criar um portal personalizado, com todos os seus apps e conteúdos favoritos. Cada usuário pode criar seu próprio, permitindo a personalização da TV.

Smart TV 43″ TCL

Uma TV completa, em alta definição, entregando as melhores imagens para você com tecnologia Full HD. Acesso a diversos app e programas de vídeo sob demanda (como Netflix e Youtube), além do serviço nacional GloboPlay. Seu sistema wi-fi integrado deixa tudo mais prático, sem cabos ou acessórios. Vem pronta para receber o sinal digital, bastando conectar uma antena. Acompanha duas entradas USB e 3 HDMI.

Guia de Compra

Agora que você já viu alguns modelos, e do que são capazes, vamos ser diretos. Televisores Smart não são todos iguais. Mesmo os de 40 polegadas. E vamos explicar os motivos para você.

Continue com a gente para aprender tudo sobre uma smart TV 40 polegadas, e assim, poder fazer a melhor escolha. Seja para jogar ou assistir seus filmes e séries preferidos.

família assistindo tv

Uma Smart TV 40 polegadas pode reunir a família inteira para um programa descontraído. (Fonte; Katarzyna BiaÅ‚asiewicz / 123RF.com)

O que é uma Smart TV 40 polegadas?

Caso você esteja pensando em trocar seu televisor, são várias as dúvidas que podem surgir no caminho. Uma das principais é, sem dúvida, o tamanho ideal. As telas foram ficando cada vez maiores e com menos borda. A profundidade cada vez menor, podendo até mesmo serem penduradas como quadros.

Estaticamente chamativas, acabam se tornando parte da própria decoração no local onde são instaladas. Verdadeiras obras de arte tecnológicas, principalmente quando entregam tudo que a tecnologia oferece.

Graças ao avanço da tecnologia, o televisor também ficou mais leve, permitindo que telas maiores fossem desenvolvidas. E você não precisa de um caminhão e várias pessoas para carregar.

Quando falamos em qualidade de imagem e recursos, esteja ciente que o principal modelo de entrada, são os televisores 40 polegadas. Modernos e versáteis, vão servir tanto para seu quarto, quanto para a sala de estar e churrasqueira.

Televisores possuem uma distância ideal para que exista um bom conforto visual, quando você assistir. E esta distância varia conforme cada tamanho de tela.

A versatilidade deste televisor permite uma boa visualização numa distância entre 1,5 e 3 metros do observador. E dificilmente um sofá vai ficar mais de 3 metros longe da TV. Afinal, você precisa também ouvir o som emitido pelo programa.

E, para aproveitar os benefícios do 4K (falaremos dele mais para frente), o televisor de 40” também é ideal. O primeiro tamanho, dos vários, a contar com esta tecnologia de imagem.

Existem televisores com tamanho muito maior. Basta uma rápida ida a qualquer loja de eletrônicos ou de departamentos para se surpreender. Imagens nítidas e gigantescas, com cores incríveis e som perfeito.

controle em foco com smart tv ao fundo

Uma Smart TV de 40 polegadas terá um tamanho suficiente para a sua família. (Fonte: stocksnap / Pixabay)

Você encontrará tudo isso em uma boa Smart TV 40 polegadas. As imagens mais nítidas, as cores mais vibrantes, a melhor definição de som. Esses televisores já integram tudo de melhor que a tecnologia tem a oferecer hoje.

E você paga por ela um preço bastante diferenciado, em comparação às maiores. Basta uma pesquisa simples, para você notar a diferença de preço entre uma Smart TV 40 e outra de 50 polegadas, por exemplo.

Se você tem uma sala enorme, e um orçamento maior, com certeza televisores maiores são uma ótima opção. Mas, ainda sim, é provável que no seu quarto, a melhor escolha ainda seja uma Smart TV 40”.

Samuel RosaMúsico

“Assumo que vejo muita televisão. Fiquei tranquilo quando descobri que John Lennon também assistia.”

Por que ter uma Smart TV 40 polegadas em casa?

Uma Smart TV tem algo equivalente a um computador interno, o que lhe oferece várias possibilidades. Elas permitem o acesso a conteúdo online, transmitido diretamente pelo televisor. Em alguns casos, até mesmo a interação entre você e o conteúdo.

Sua maior vantagem é realizar estas tarefas sem precisar ficar alternando entre cabos e componentes conectados. Com o controle remoto da TV, você acessa e visualiza qualquer conteúdo disponível.

Já se imaginou capaz de baixar aplicativos no seu televisor? Ou então conversar com as pessoas que lhe são mais queridas por meio desta gigantesca tela? Estas são apenas algumas das possibilidades de uma Smart TV 40 polegadas.

Além disso, as tecnologias integradas a estes televisores o tornam ainda mais agradáveis, como o IPTV. Um tipo de padrão dos vídeos da internet.

Ou seja, a tecnologia permite que vídeos da internet sejam transmitidos diretamente para o seu televisor. As opções são as mais diversas, desde clipes curtos até transmissões ao vivo.

Aqui fazemos um alerta. O acesso que você terá geralmente será proporcional ao preço do televisor que deseja comprar. Se você pretende assistir plataformas como o Youtube e o Netflix, modelos mais em conta vão suprir todo seu interesse.

Da mesma forma, quanto mais caro o aparelho, mais funcionalidades ele pode apresentar. Existem controles remoto que aceitam comando de voz para acesso ao conteúdo, e também televisores com inteligência para aprender os gostos de cada usuário.

Quando falamos de recursos, as Smart TV 40 polegadas vão se distanciando de qualquer concorrência em televisores que não são Smart.

Outro salto gigante de separação é chamado de tecnologia DLNA. Uma Smart TV 40” com esta função, vai simplesmente te permitir transmitir a mídia de computadores e smartphones para o televisor. Sem a necessidade de um intermediário.

Claro, para ter estas funções, não basta apenas comprar o televisor. Você precisa de uma boa conexão com a internet. Do tipo que fuja de pacotes de dados, e rápida. Afinal, você desejará usufruir a melhor qualidade possível de imagem e som, isso vai exigir muitos dados.

A TV pode ser conectada com cabo de internet (o famoso azulzinho), ou mesmo wireless. Cada modelo vai fornecer suas opções. Mas vai uma dica: A não ser que o roteador fique muito perto do televisor, e seja bom, opte por conexões com fio. Elas acabam por fornecer uma transmissão bem mais estável.

Além disso, é comum que estes televisores inteligentes possuam uma “página inicial” que lhe permite acesso ao conteúdo disponível. E nem toda Smart TV tem esse menu igual.

É nesta tela que você terá acesso a praticamente todas as funcionalidades da parte inteligente do televisor e conseguirá ver o quão bem ele é capaz de suprir as suas necessidades.

Em geral, os televisores inteligentes são feitos para ser bastante intuitivos. Atualmente, as opções de aplicativo são tantas que você pode até mesmo ter um karaokê gigante na sala de casa, ou então transmitir vídeos em chamadas pela própria internet.

Imagem mostra mulher deitada no sofá mexendo em controle remoto para programar uma smart tv.

Ter uma Smart TV está se tornando um “must” em tempos de muito conteúdo online (Fonte: Andriy Popov / 123RF)

Qual a melhor tecnologia de imagem para uma Smart TV 40”?

Comprar uma TV apenas pela beleza estética, ou só pelo tamanho, não são boas aplicações do seu dinheiro. Elas servem para entreter, e, para isso, devem entregar uma boa condição de som e imagem. Vamos dividir em tecnologia da tela e resolução para entender esses conceitos.

Tecnologia de tela

Um dos primeiros passos para garantir a melhor escolha é o tipo de tela na TV que você pretende comprar. Por trás da imagem, existe todo um processo de elaboração da mesma pelo televisor, e diferentes tecnologias.

Hoje você encontrará no mercado televisores de tipo LCD, LED e OLED.

  • LCD: Já um nome mais conhecido no mercado, veio substituir o “tubo”. É uma tela macia ao toque, feita de cristal líquido. Seu funcionamento se dá por uma lâmpada que ilumina as células de cores presentes no cristal, formando as imagens.
    Pela forma de iluminação, é uma tela que proporciona um enorme brilho. Em compensação, é difícil enxergar as imagens conforme você aumenta o ângulo (distância de lado). Outro problema é que imagens mais complexas de luz e sombra podem ser afetadas, pois a iluminação não consegue interpretar direito.
  • LED: Tem funcionamento muito parecido ao LCD. Há uma tela de cristal com células iluminadas, mas a fonte de luz é totalmente diferente. Ao invés de uma única lâmpada iluminar toda a tela, existem pequenas delas – chamadas diodos – em vários locais.
    Desta forma, a emissão de luz é dividida pela extensão da tela, melhorando em muito as cores e o contraste entre elas. É praticamente o carro chefe dos televisores atuais. Uma das tecnologias que entrega a melhor possibilidade ao utilizador.
  • OLED: Um aperfeiçoamento das telas de LED, como o próprio nome acaba mostrando. E sua diferença acaba sendo significativa em termos de materiais mais avançados.
    Neste tipo de televisor, a iluminação é feita diretamente na tela por uma corrente elétrica. Esta técnica dispensa a necessidade de uma tela de cristal líquido na frente – o que a deixa mais frágil -, permitindo ser ainda mais fina.

O resultado é uma imagem de cor mais viva, e com maior resposta às mudanças de luz, claro e escuro. Isso acaba ampliando a paleta de cores do televisor, mostrando algo muito diferente que uma tela LCD mostraria, por exemplo.

Fica claro que, em termos de opção, você deve escolher entre LED ou OLED. E, para facilitar, vamos montar uma tabela com as principais características de cada modelo.

LED OLED
Destaque Maior vida útil (em média, duas vezes mais que a OLED) Melhor contraste entre cores. Exibição mais profunda da cor preta
Consumo Maior consumo energético Menor consumo energético
Custo Mais acessíveis Mais caras
Espessura Finas Menor espessura e maior ângulo de visão

De fato, as telas OLED têm larga vantagem sobre as concorrentes no mercado há mais tempo. Contudo, ainda são relativamente novas, e com preços bastante salgados. Já a tecnologia LED evoluiu bastante, criando televisores capazes de se parecem bastante com o que o OLED pode fornecer.

Resolução

Você está diariamente à frente de muitas telas, e dos mais variados tamanhos. Smartphones, tablets, monitores, televisores, telas de cinema, das menores às maiores, o importante é que se consiga enxergar o que acontece na maior resolução possível.

Mas, o que seria resolução? É uma unidade de medida que indica quantos pixels uma tela é capaz de reproduzir. Ou seja, todas as telas têm dentro delas, pequenos pontos eletrônicos que produzem cor. Quanto estimulados, transmitem isso em cores.

É como uma matriz de matemática. Colunas e linhas. Sendo assim, quando você ouve que um televisor é 1280×720 (HD), quer dizer que ele tem 1.280 “pontinhos” fornecedores de cor, na largura, e 720 “pontinhos” na altura.

Uma coisa interessante, é que os tais pixels não têm um tamanho específico. Isso pode fazer com que uma mesma tela de 40 polegadas possa suportar resoluções diferentes. E quanto maior a quantidade de pixels, maior a capacidade de mostrar cores ao mesmo tempo, enriquecendo a imagem.

Então, qual é a melhor resolução a escolher? É sempre a maior. Compare:

HD Full HD UHD ou 4K
Tipo de definição Alta definição Alta definição Ultra Alta Definição
Pixels 1280 x720 1920 x 1080 2840 x 2160

Tome cuidado, portanto, quando falarem apenas em alta definição. Tanto o HD quanto o Full HD são chamados assim, mas tem uma diferença significativa no número de pixels. E isso afetará a qualidade de imagem capaz de ser transmitida.

Quanto custa?

Televisores existem nos mais variados preços. Mesmo quanto você tem um tamanho de tela específico, como 40 polegadas, ainda sim enfrentará uma boa diversidade. Não há como fugir da máxima que você leva o que paga. Para você ter uma boa Smart TV 40 polegadas, procure modelos em que o valor seja a partir dos R$ 1.500.

Poderão existir outras com valor menor? Claro, mas verifique se são promoções, ou preços normais. E se forem normais, siga muito bem as nossas dicas, para evitar arrependimentos.

Onde comprar?

Você consegue comprar um televisor em qualquer loja de eletro e de departamentos, em qualquer lugar do Brasil e do mundo. Magazine Luiza, Casas Bahia e Ponto Frio são alguns exemplos.

Há uma variedade tão grande delas, que entrar numa loja para olhar é quase esquecer o motivo de você estar pesquisando.

Opte pela compra online. Sem a influência direta dos televisores à sua frente, e grandes papeis com preços chamativos, você poderá escolher realmente aquela mais adequada à sua necessidade.

Lojas como a Amazon e Americanas possuem uma excelente quantidade de televisores, de várias marcas e modelos.

Critérios de compra: Fatores para comparar os melhores modelos de Smart TV 40 polegadas

Comprar uma televisão é estar preparado para um bombardeio de informações, códigos e siglas. Isso pode confundir você e orientar de maneira errada uma compra.

Nós vamos dizer agora aquilo que você realmente precisa prestar atenção, quando for escolher seu televisor Smart TV 40 polegadas. O que vier a mais, é lucro. São eles:

  • Entradas
  • Resolução
  • Sinal digital
  • Sistema operacional
  • Conectividade

Entradas

Mesmo que o objetivo seja comprar uma TV para ser conectar a internet, é muito provável que outros equipamentos serão também conectados por meio de cabos.

Um leitor de DVD ou Blue-Ray, um vídeo game, um pendrive, uma TV por assinatura ou uma antena para TV digital, as opções são várias, e todas elas precisam ser conectadas por meio de cabos no seu televisor.

Se a sua Smart TV 40” tiver poucas entradas, é provável que você precisará ficar alternando a conexão dos cabos entre equipamentos. E, geralmente estas conexões ficam na parte de trás da TV, o que complica um fácil acesso se ela estiver fixada na parede. Opte por televisores que possuam, ao menos, 3 entradas HDMI e 2 entradas USB.

Imagem mostra close de um cabo com entrada HDMI.

A entrada “padrão” das TVs atualmente é o HDMI. (Fonte: Michi-Nordlicht / Pixabay)

Resolução

Você já teve a oportunidade de ler sobre o assunto alguns parágrafos atrás. Resolução é a imagem da tela, como ela é mostrada e em que qualidade ela é capaz de ser exibida.

Atualmente, a maioria dos vídeos, filmes e séries disponíveis utilizam o padrão Full HD. Já existe material em 4K, mas ainda num universo pequeno se comparado à alta definição.

Portanto, opte por uma Smart TV 40 polegadas que possua, pelo menos, a resolução Full HD. Isso vai lhe permitir um grande incremento de qualidade de imagem para tudo aquilo a ser exibido.

Sinal digital

Não é surpresa que o sinal analógico de televisão está sendo (ou já foi, depende de quanto você ler este post) desativado. Para um televisor ser capaz de ler o novo sinal, ele precisa ter algo chamado de conversor digital.

Muitos televisores já possuem ele de fábrica, mas existem ainda aqueles que não os possuem. E, se você quiser continuar assistindo à programação local, nos intervalos entre séries e filmes, vai precisar deste equipamento.

Ao comprar sua Smart TV 40 polegadas, verifique que ela tem o selo DTV (que indica sua compatibilidade com o sinal digital), ou então um conversor digital integrado. Fuja daquelas que não tiverem, pois você precisará comprar um à parte.

Sistema operacional

O motivo que tornou as televisões “espertas” foi existir dentro delas um pequeno computador. Isso permite que realizem coisas antes impossíveis para um televisor.

Mas, para que funcione, é necessário um sistema operacional. É ele quem fará todas as tarefas designadas por você, pelo controle remoto. Acesso a websites e programas, instalação de aplicativos, tudo que for possível.

Leve em consideração o sistema operacional que sua nova Smart TV 40 polegadas utiliza, antes de comprar. Existem sistemas com grande investimento e quantidade de conteúdo, e outros com pouquíssimos recursos.

Marcas mais antigas no mercado costumam possuir um sistema operacional melhor, frente àquelas sem muita experiência de fabricação. Veja as principais funções de uma smart TV através desse vídeo no canal da Veja:

Conectividade

Para uma Smart TV conseguir realizar a função Smart, ela precisa de uma conexão com a internet. E existem duas formas hoje, para que ela seja realizada por um televisor: por cabo ethernet (aquele azulzinho), ou por wi-fi.

Identifique em sua casa, qual a melhor opção de conexão, antes de fazer a compra. Procure na TV que for comprar a entrada para cabo, ou pesquise se ela tem acesso wi-fi.

Um conselho: se pretende conectar ao wi-fi, não utilize plano de dados, procure uma internet ilimitada. Um filme exibido em alta definição vai consumir alguns gigabytes do seu plano.

(Fonte da imagem destacada: mohamed_hassan / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Nicolas Pinto Gamer Profissional
Nicolas não é um gamer de um jogo só. Seja no CsGo ou no LoL, ele é capaz de dar trabalho até aos jogadores mais avançados. Sabendo que para alcançar seu sonho de disputar campeonato mundiais é preciso ter os melhores equipamentos, Nicolas se dedica a pesquisar e compartilhar conhecimento sobre o que há de mais inovador em Games, Jogos e Eletrônicos.