Olá, seja muito bem-vindo a ReviewBox Brasil, feito para ajudar você em suas mais variadas escolhas. Neste tópico, vamos falar de entretenimento, ou, de maneira mais específica, dos modelos de Smart TV 4K!

Sabemos que a indústria do entretenimento é um mercado altamente competitivo, que traz a todo momento novas opções e produtos. E ter em sua casa um aparelho de última geração, como uma Smart TV 4K, pode fazer muita diferença no seu divertimento.

Então, se você aguardava uma oportunidade para saber mais sobre este tipo de televisão, que pode acessar a internet e fornecer uma qualidade de imagem tão boa quanto enxerga a olho nu, fique ligado com a gente, pois vamos falar sobre tudo o que precisa saber sobre este produto!

Primeiro, o mais importante

  • Smart TVs são televisores que se conectam à internet (por cabo de internet igual ao do computador ou mesmo com Wi-Fi), e permitem a interação do usuário com o aparelho.
  • TVs 4K e TVs UHD (Ultra HD) são a mesma coisa. A intenção do 4K é para enfatizar que o produto possui quatro vezes mais resolução que sua melhor antecessora (a TV Full HD).
  • Sozinha, uma Smart TV 4K não fará milagres. Sem uma boa conexão de internet, e sem uma programação de alta resolução de imagem, será apenas uma TV maior que você passará raiva ao operar.

Ranking: As 5 melhores opções de Smart TV 4K

Os televisores há tempos deixaram de ser apenas “o tubo que traz as imagens dos canais”, e passaram a ser verdadeiras centrais de entretenimento. Na lista abaixo, você vai encontrar algumas das melhores opções de Smart TV 4k do mercado.

1º – Smart TV OLED 55” LG 4K/Ultra HD

[amazon box=”B0753RVT6S” description_items=”0″]

Uma TV completa em todos os sentidos. Possui um desenho fino de bordas quase imperceptíveis, contando com tecnologia OLED, onde os pixels são capazes de reproduzir cores perfeitas, gerando imagens mais nítidas e sem vazamento de luz.

Possui suporte para Dolby Vision, padrão HDR 10, Dolby Atmos e certificação Ultra HD Premium (resolução com certificação internacional). Com 4 saídas HDMI e 3 USB não vão faltar opções para conectar vídeo games, HDs externos e outros. Sua conexão com a internet é feita por cabo ou wi-fi. Possui muitas opções de conteúdo online, e acessos facilitados aos recursos da própria televisão.

2º – Smart TV LED 49” Sony 4K, USB, HDMI, Wi-Fi

[amazon box=”B00BL1UCKA” description_items=”0″]

Altamente tecnológica, possui um desenho fino e sóbrio com as seguintes tecnologias:

  • Upscalling. Transforma conteúdo Full HD em próximo a 4K;
  • XRealityPRO. Melhora na nitidez de imagem;
  • MotionFlow XR 240. Eleva a taxa de atualização de imagens, evitando os borrões em cenas mais rápidas.

Conta com sistema de som Dolby Digital de 20 W RMS, possuindo 3 saídas HDMI e 3 USB para suas conexões externas com a vantagem de um espaço para gerenciar estes cabos na base da própria televisão.

Sua conexão com a internet é feita por cabo ou wi-fi, e acontece por meio de um sistema Linux (plataforma de computadores otimizada para TV), desenhado para facilitar a conectividade entre você e a internet. Confira outros modelos de Smart TVs de 49 polegadas aqui.

3º – Smart TV LED 55” UHD 4K Samsung

[amazon box=”B07JH4FGK5″ description_items=”0″]

Esse modelo conta com o recurso HDR Premium, certificado por importantes instituições internacionais quanto a qualidade de imagem, com cores incrivelmente naturais, muito mais brilho e contraste.

Possui desenho elegante e bordas finas, além de soluções para minimizar a exposição dos fios dando um visual livre de cabos. Possui uma taxa de atualização de imagens (frequência) de 120 Hz, ideal para rodar cenas mais rápidas sem borrões ou atrasos, e um sistema de som 20 W RMS.

Sua conexão com a internet é feita por cabo ou wi-fi, e acontece por meio de sistema próprio (plataforma Tizen), com controle remoto otimizado para a experiência. Com a tecnologia Steam Link, seus jogos rodados no Steam podem ser transmitidos para a TV sem cabos!

4º – Smart TV LED 43” Panasonic 4K Ultra HD

[amazon box=”B076243R77″ description_items=”0″]

Esse modelo tem recursos avançados para qualidade de reprodução, como o HDR e o Upscalling, contando também com tecnologia Panasonic Hexa Chrome, que adiciona três cores complementares aos pixels da TV.

Seu painel em IPS permite visualização das imagens mesmo em ângulos maiores, com recursos de áudio disponíveis em potência de 20 W RMS. A TV possui também outras tecnologias próprias para conexão com outros aparelhos, além das tradicionais portas HDMI (3) e USB (3).

Sua conexão com a internet é feita por cabo ou wi-fi, e acontece por meio do sistema Android (o mesmo do celular) adaptador para a televisão. Desta forma, estão disponíveis muitas opções de conteúdo online.

5º – Smart TV LED 65” Ultra HD 4K HDR com Wifi HDMI 2 USB

[amazon box=”B07F3JJ259″ description_items=”0″]

Televisão de maior porte com tecnologia HDR para conteúdos mais vívidos e intensos e painel sem pixels brancos. Sua tecnologia permite que as imagens sejam processadas com frequência de até 120hz, ideal para rodar cenas mais rápidas sem borrões ou atrasos.

O design com bordas finas e acabamento metálico dá ainda mais ênfase às tecnologias da TV, com 3 saídas HDMI e 2 USB, além de um sistema de som de 16 W RMS. Sua conexão com a internet é feita por cabo ou wi-fi, e a interatividade também é absorvida pelo controle remoto, com acesso rápido a plataformas como Youtube e Netflix.

Guia de compra

Assistir a seus programas, filmes, séries e canais favoritos é muito melhor – e mais fácil – com uma Smart TV 4K. E os dois principais motivos estão no próprio nome do aparelho: Smart e 4K. No Guia de Compra abaixo, você vai entender o que são essas duas tecnologias e o que você deve levar em conta quando decidir comprar a sua TV nova.

criança de costas vendo televisão

Uma Smart TV 4K é diversão garantida para toda a família. (Fonte: mojzagrebinfo / Pixabay)

O que significa ter uma Smart TV 4K?

Uma Smart TV 4K é uma televisão com funções e características diferenciadas, seguindo a tendência global da conectividade e a necessidade humana comum em buscar pelas melhores opções de entretenimento.

Seu objetivo principal continua o mesmo: transmitir informações visuais e de áudio ao telespectador (você) com o máximo de qualidade em imagem e som. E as novas tecnologias vêm justamente para melhorar cada vez mais esta experiência.

O que é o “4K”?

Uma TV 4K tem quatro vezes mais pixels (quadradinhos minúsculos de cor que se combinam para formar as imagens), que uma TV Full HD, e isso torna a imagem mais nítida, próxima a realidade do olho humano.

Na tecnologia 4K, independente da distância, você enxerga a imagem com qualidade total.

Contudo, é necessário tomar um certo cuidado com essa nitidez e brilho, de modo que estudiosos definiram uma distância entre tela e observador, para o melhor aproveitamento destas TVs, mostrado na tabela abaixo:

Tamanho da tela Distância recomendada
40 polegadas 1,22 metros
42 polegadas 1,68 metros
46 polegadas 1,83 metros
47 polegadas 1,83 metros
50 polegadas 1,96 metros
55 polegadas 2,17 metros
65 polegadas 2,67 metros

Logo, comprar uma TV 4K pode exigir de você alguns ajustes no local onde pretende instalar o aparelho, para ter um melhor aproveitamento do produto e proteger seus olhos. Ótima desculpa para você dar uma repaginada na sala sem que os outros reclamem, não acha?

Aqui um exemplo, dos vários, que encontramos na internet para dar a você uma ideia mais visual do que significa esta qualidade:

O que é a função Smart?

Sobre a função Smart, o nome indica uma conectividade entre televisão e internet, mas calma aí, ela não se torna um tablet nem nada parecido! A conexão se restringe às capacidades da TV, de sua plataforma para acesso e recursos disponíveis.

Hoje, muitos televisores contam com sistema operacionais próprios (como pequenos computadores dentro das televisões), se transformando em híbridos, com a possibilidade de você baixar aplicativos para funcionar na própria televisão.

Algumas marcas investem inclusive em outros recursos, como controles remotos diferenciados para facilitar ao usuário o acesso a internet e demais funcionalidades da TV, tendo recursos como:

  • Air mouse. Seta flutuante que segue o movimento feito pelo controle, facilitando toda seleção de conteúdo;
  • Comando de voz. Microfone embutido no controle, para conversar, buscar conteúdo, até mesmo cantar;
  • Desenhos mais ergonômicos. Para mantê-los próximos ao usuário e torná-los confortáveis às mãos;
  • Botões de rápido acesso. Com um clique você acessa a plataforma de internet, ou visualizar todos os equipamentos conectados na TV.

Logo, uma Smart TV 4K tem tudo para se tornar o novo “xodó” da casa, com tecnologia de ponta e funcionalidades novinhas esperando para serem utilizadas. Quer ver um vídeo em 4K no YouTube? (De preferência, assista numa tela 4K)

No que prestar atenção: sistema operacional e recursos de resolução

Se chegou até aqui, você já sabe que uma Smart TV 4K é uma televisão com capacidade de se conectar à internet, capaz de fornecer resolução muito superior à Full HD considerada, até pouco tempo atrás, a melhor existente.

Quando colocamos numa mesma frase as palavras internet e alta resolução, precisamos imediatamente pensar em velocidade de conexão.

Uma Smart TV 4K vai lhe proporcionar os melhores resultados? Com certeza. Contanto que você proporcione a ela as melhores condições para isso (conexão de internet em alta velocidade, sintonia digital de canais).

Escolher com cuidado sua Smart TV 4K significa pesquisar também sobre os sistemas operacionais (o que já vem instalado nela para lhe garantir o acesso à internet), e recursos disponíveis a navegação (controles otimizados, tecnologias de pareamento, uso do smartphone como opção ao controle remoto).

Vários sistemas operacionais, como o WebOS, o Tizen e o Android TV possuem lojas de aplicativos acessíveis direto pela televisão. É interatividade e diversão na certa!”

Vale lembrar que nem todo conteúdo disponível para televisão está em formato 4K. Então, ter uma TV 4K e assistir conteúdo produzido em qualidade superior pode ser como andar de carro esportivo por uma estrada de barro esburacada. Você terá a melhor máquina, mas sem usar todo seu potencial.

Sendo assim, opte por modelos com recursos que potencializam a imagem recebida. Não é difícil de encontrar uma assim. As fabricantes saber desses problemas, e colocam nas Smart TVs 4K tecnologias justamente para isso.

Imagem mostra carro de corrida derrapando em terreno arenoso, levantando poeira.

Você pode ter uma excelente máquina, mas depende de outros fatores para usar seu potencial. (Fonte: Free-Photos / Pixabay)

Quanto custa?

A quantidade diferenciada de recursos, como resolução de imagem e soluções de conectividade, cria um diferencial tecnológico refletido diretamente em seus preços.

Você encontrará Smart TVs 4K em valores que começam na faixa dos R$ 2.500,00 e, variando principalmente pelo tamanho da tela, encontrará televisores com preço superior a R$ 7.000,00. É bom já ir preparando o bolso!

Onde comprar?

Televisores são eletrônicos de uso comum nas residências e comércios, sendo facilmente encontrados principalmente em lojas especializadas na venda de eletrodomésticos. Sejam grandes redes ou naquelas do seu bairro.

Um conselho que damos, e vale para qualquer produto, é tomar cuidado com o impulso de adquirir o produto pela fala do vendedor. Nós estamos lhe disponibilizando informação justamente para auxiliar nesta escolha.

Portanto, analise cada um dos modelos e marcas apresentados, e observe quais são aqueles de maior destaque para você, antes de fazer a escolha. Não se preocupe, nós vamos lhe mostrar em que critérios prestar atenção quando for escolher sua Smart TV 4K.

Outra opção muito viável nos dias de hoje, tanto para pesquisa quanto para aquisição, é a internet. Nela, você pode observar os preços em diversos sites, como a Amazon, e fazer a melhor opção, recebendo na comodidade de casa. Pesquise bem e faça a melhor escolha, pois você já sabe que esse pode ser um ótimo presente de Natal (ou em qualquer outra data comemorativa):

Critérios de compra: Saiba o que comparar em modelos de Smart TV 4K

Smart TVs 4K são produtos com alto nível de tecnologia, e possuem uma enorme listagem de informações, que podem lhe confundir, quando você lê sobre as especificações do aparelho.

E todas elas são importantes. É claro, existem algumas que aconselhamos a você prestar mais atenção quando o assunto é resolução e conectividade (as coisas mais importantes numa TV como essa):

  • Tamanho da TV
  • Qualidade da imagem
  • Recursos de conectividade
  • Sistema operacional (ou plataforma)

A seguir, vamos detalhar cada um deles para ajudar você na busca pela melhor opção, quando for adquirir a sua própria Smart TV 4K.

Tamanho da TV

Já comentamos que o olho humano possui um limite para capturar a resolução das imagens. Mas a grande surpresa é que as mais recentes tecnologias já conseguem ir além deste potencial.

Vejamos uma fala de Steve Jobs, quando apresentou a tecnologia Retina na tela do iPhone, em 2010, decretando a seguinte verdade:

Steve JobsFundador da Apple

“A partir daqui o olho não conseguiria mais distinguir entre pixels individuais quando visto de uma distância normal.”

Veja bem, a física não proíbe que possam existir mais pixels por polegada numa tela, mas, levando em conta a distância dos nossos olhos para as telas, essa resolução a mais está ali para nada. Então, qual o segredo?

Quando chegaram as primeiras televisões de plasma, já no passado, era comum notarmos nas telas maiores imagens com baixa nitidez (dificuldade em se ver os contornos exatos), e a presença de borrões quando ocorriam movimentos rápidos.

Com a tecnologia de alta definição, este problema foi minimizado, e praticamente eliminado na resolução 4K. Então, para você aproveitar bem a tecnologia, é importante levar em conta o tamanho da tela.

Você está comprando uma tecnologia capaz de garantir resoluções perfeitas até tamanhos de tela com 60, 65 polegadas ou mais, e está buscando uma TV de 32”? É possível encontrar, sim, mas você estará subutilizando a capacidade do 4K.

Imagem mostra dois controles de videogame em foco com uma TV ao fundo.

Comprar uma TV 4k de poucas polegadas significará uma subutilização do produto. (Fonte: JESHOOTS-com / Pixabay)

Qualidade da imagem

Quando falamos de tecnologia, você precisa ter muito claro as grandes diferenças entre os avanços realizados ano a ano, e a necessidade de saber quais deles são essenciais para sua Smart TV 4K.

Nem todo o conteúdo para assistir está disponível numa qualidade de ultra alta definição, e você pretende adquirir uma TV que seja capaz de transmitir nesta qualidade, então, qual a mágica?

Muitas 4K possuem recursos nativos (vem com a TV) que interpretam a qualidade da imagem e a melhoram antes de transmitir para você, transformando o conteúdo de “menor resolução” em algo “próximo do 4K”.

Mas, você pode optar por apenas assistir conteúdos 4K? Sim. Plataformas como YouTube e Netflix possuem títulos com esta resolução, videogames de última geração e leitores blue-ray também o fazem. Entenda, isso vai te restringir um pouco quanto aos conteúdos disponíveis.

Portanto, analise muito bem os recursos que a Smart TV 4K possui pra compensar as imagens de menor resolução. Lembre-se também que nem sempre o novo supera o atual (a atual tecnologia de pixels em RGB se mostrou melhor em testes que a nova RGBw).

Recursos de conectividade

Chamar uma TV de Smart é pouco para que o usuário consiga entender as capacidades que o equipamento possui quando conectado à internet. E é essencial sabermos o que a palavra “Smart” significa em cada uma das televisões.

Existem aquelas que se conectam a internet apenas pelo uso de cabo (o mesmo utilizado por computadores), e outras mais atuais já compartilham a possibilidade do acesso sem fio.

Da mesma forma, tecnologias nativas do televisor e aplicativos criados pelas fabricantes podem fazer a conexão sem fio entre diversos aparelhos da mesma marca (TV, leitor de blu-ray, sistema de som), com um controle único pelo smartphone, por exemplo.

Outras inovam ainda mais com controles remotos discretos e parecidos com mouses, com poucos botões e um sistema de interação que mais lembra estarmos utilizando um computador que uma TV. Infelizmente, nenhum fabricante inventou ainda uma Smart TV com esse recurso:

“Uma TV “Smart” de verdade aumentaria o volume quando você começa a comer Doritos”

Sistema operacional

Não basta conectar, a Smart TV 4K precisa ter uma plataforma capaz de ajudar você a tirar o máximo de proveito desta conexão com a internet, e para isso ela conta com um sistema operacional.

Neste mercado, muitos fabricantes investem em seus próprios sistemas para fornecer exclusividade ao usuário final, além de um produto diferenciado frente a concorrência.

Por exemplo, hoje é possível baixar conteúdo em “lojas” de aplicativos pela própria televisão, como Karaokê, jogos, notícias e até mesmo comunicação por voz e vídeo. Sendo assim, leve em consideração se sua opção conta com um sistema operacional, e o que ele é capaz de fornecer em termos de aplicativos e funcionalidades, antes de finalizar a compra.

(Fonte da imagem destacada: StockSnap / Pixabay)

Avalie este artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
48 Voto(s), Média: 4,04 de 5
Loading...

Publicado por REVIEWBOX