Smart TV na sala.

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um aparelho para você que quer ter a máxima experiência de conectividade: a smart TV Samsung.

A smart TV Samsung está entre as melhores da categoria. Além de modelos diversos, para todos os gostos e bolsos, a marca se destaca pela alta tecnologia aplicada aos aparelhos.

Vamos mostrar neste artigo o que você deve considerar antes de comprar a smart TV Samsung mais adequada de acordo com suas expectativas.



Primeiro, o mais importante

  • A smart TV Samsung é uma das mais modernas e completas da categoria.
  • Hoje em dia é possível escolher o tamanho, o design e resolução da tela, além de optar pelo tipo de tecnologia que mais lhe agrada.
  • Vamos mostrar para você os fatores que diferenciam um modelo de outro e como escolher a smart TV Samsung ideal.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 3 melhores modelos de smart TV Samsung

A smart TV Samsung deve ter, além de alta tecnologia, as configurações que irão atender às suas necessidades. Com isso em mente, a Samsung continua investindo em opções variadas.

Por isso, a seguir, nós vamos apresentar para você os melhores modelos da smart TV Samsung disponíveis hoje em dia no mercado.

1º – Smart TV Samsung 58” NU7100

A smart TV Samsung NU7100 conta com resolução Ultra HD 4K e tela LED de 58 polegadas. Com rede sem fio integrada, essa TV tem bordas superfinas e mede 89cm de altura, 18,5cm de largura e 144,5cm de comprimento.

Além disso, essa smart TV conta com o aplicativo Steam Link, que permite o acesso a milhares de games, e ainda três conexões HDMI e duas USB.

2º – Smart TV Samsung 40” NU7100

A smart TV Samsung NU7100 conta com uma tela de 40 polegadas e resolução Ultra HD 4k. Esse modelo possui bordas superfinas, Wi-Fi integrado e conta com duas entradas USB e três HDMI.

Além disso, essa smart TV possui a tecnologia HDR para que você veja melhor em cenas claras e escuras, e a função Espelhamento de Tela para você acessar os conteúdos do seu smartphone direto na tela da TV.

3º – Smart TV Samsung QLED 55″

Essa smart TV da Samsung tem a tecnologia QLED, que controla a iluminação por zonas, ajustando o brilho cena a cena. Além disso, essa modelo conta com tecnologia HDR 10Plus, dando mais precisão de cor e contraste.

Com tela de 55 polegadas e resolução Ultra HD 4k, essa smart TV Samsung possui ainda recurso que permite ativar o exclusivo Modo Ambiente da tela, que simula um quadro em sua parede.

Guia de Compra

Com tanta tecnologia envolvida, não é fácil escolher a melhor smart TV Samsung. É preciso analisar fatores e configurações que irão influenciar na sua experiência em frente à televisão.

Para ajudar você, criamos este Guia de Compra com todas as informações que você precisará para comprar a melhor smart TV Samsung.

Homem deitado no sofá assistindo Smart TV.

A smart TV Samsung é garantia de qualidade, conectividade e sofisticação. (Fonte: Andriy Popov / 123rf)

O que é uma smart TV Samsung?

A smart TV é um aparelho que, além de exibir os canais já conhecidos, dependendo de cada operadora, ainda permite que você navegue na internet e acesse aplicativos e redes sociais.

Para isso, você precisa ter um serviço de internet já contratado à parte. Com isso, você irá integrar a smart TV à rede de internet e, então, poderá acessar alguns aplicativos, sites parceiros da marca da televisão e até navegar pela web.

Mas qual o diferencial da smart TV Samsung? Podemos começar citando que a Samsung é uma das principais fabricantes de Smart TVs do mundo, contando com grande diversidade de aparelhos nessa categoria.

Fundada em 1938 na Coreia do Sul, a Samsung entrou na indústria eletrônica em 1960, e em 1969 lançou o primeiro televisor preto e branco.

De lá para cá, a marca acompanhou a evolução da tecnologia e a demanda dos exigentes consumidores e, hoje, oferece modelos variados com alta tecnologia.

A smart TV Samsung conta, por exemplo com sistema operacional diferenciado com centenas de opções de apps. Além disso, a smart TV Samsung, em geral, oferece imagens de altíssima resolução.

Falaremos em detalhes sobre essas características ao longo desse artigo.

Qual a diferença entre a TV digital e a Smart TV?

Os diferentes tipos de TVs disponibilizam inúmeras funções, mas entre os modelos mais modernos, estão as Smart TVs e as TVs digitais.

A TV Digital, também chamada de TV de alta definição (HDTV) recebe o sinal digitalmente, o que garante mais qualidade do sinal, e ainda oferece serviços interativos.

A qualidade da imagem da TV Digital também é alta, ou seja, não há chuvisco nem interferências.

Além disso, com a transmissão digital, é possível que os telespectadores interajam com o programa que estão assistindo através de votos em enquetes ou até mesmo realizar compras.

Mãos segurando controle remoto e smart TV ao fundo.

A smart TV permite que você acesse a internet e baixe apps enquanto assiste à televisão. (Fonte: StockSnap / Pixabay)

Além disso, a TV Digital permite acessar informações extras sobre os programas, o trânsito, cotações econômicas, previsão do tempo, entre outras.

Já a Smart TV possui a qualidade da TV Digital, mas se destaca por conta da conexão com a internet.

Através da conexão Wi-Fi ou via cabo, a smart TV Samsung permite acessar a web, conteúdos pessoais e instalar aplicativos.

Assim como ocorre com os smartphones, os apps da smart TV Samsung se dividem em várias categorias como jogos, informativos, educativos, redes sociais e vídeos.

Confira abaixo as principais diferenças entre a TV Digital e a smart TV Samsung:

TV Digital Smart TV
Sinal Digital Wi-Fi ou cabo
Interação Com programas de TV, notícias, enquetes e compras Com internet, redes sociais e aplicativos
Experiência do usuário Limitada Ilimitada
Qualidade da imagem Alta Superior

Qual o sistema operacional da smart TV Samsung?

Cada Smart TV roda um sistema operacional específico. O Tizen OS é o atual sistema da smart TV Samsung e de outros produtos da marca, como geladeiras e relógios.

O Tizen tem recursos para distribuição do sinal da smart TV via redes sem fio, como, por exemplo, Bluetooth e Wi-Fi.

Na prática, você pode assistir TV no celular enquanto o televisor está desligado ou sendo usado para jogar videogame.

Além disso, o Tizen da smart TV Samsung oferece mais de 400 aplicativos, entre eles Globo Play, YouTube, Netflix e Spotify.

O sistema operacional da smart TV Samsung oferece mais de 400 apps para você baixar e interagir.

Com a smart TV Samsung você pode ainda assistir um conteúdo e parar no meio. Isso porque o Tizen memoriza onde você pausou e retorna quando o programa for aberto novamente.

Além disso, o Tizen dos modelos de smart TV Samsung mais modernos, aceita comandos de voz e gestos, e permite gravar o que está passando na televisão.

Como baixar apps em uma smart TV Samsung?

Também é importante que você saiba como baixar aplicativos em uma smart TV Samsung, já que esse é o grande diferencial desse tipo de televisão.

Como vimos, a Samsung disponibiliza mais de 400 apps para você interagir. No entanto, é preciso que você saiba que a memória interna de uma televisão não é tão grande quanto a de celulares e tablets.

Ainda assim é possível que você tenha uma ótima experiência com os apps da smart TV Samsung.

Até porque, no caso da smart TV Samsung, o processo de baixar apps é bastante simples e intuitivo, já que tudo é feito apenas com o controle remoto.

Veja a seguir o passo a passo para fazer download de apps na smart TV Samsung:

  • Ligue a televisão e pressione o botão “Smart Hub” no controle remoto
  • No canto esquerdo inferior da tela, selecione “Samsung Apps”
  • Será aberta então uma página com as opções de apps. É possível ver os que você já tem em sua TV, os recomendados pela Samsung, além dos mais populares e novos.
  • Para ver todos os apps, clique em “Categorias”
  • Escolha a categoria que você deseja abrir e clique no app que você pretende baixar
  • Clique em “Transferir” e espere que o download seja concluído
  • Pronto. O aplicativo baixado já estará disponível na página “Samsung Apps”.

Como configurar e atualizar a smart TV Samsung?

Atualizar o software de smart TVs é uma tarefa simples, mas fundamental para que você possa acessar todos os recursos de forma eficaz e ficar em dia com as últimas correções de bugs e novos recursos.

A atualização pode ser feita pela própria TV. Confira a seguir o passo a passo para atualizar a sua smart TV Samsung:

  1. Conecte a smart TV Samsung à internet
  2. Acesse o menu da smart TV
  3. Selecione “Suporte” e acesse as opções
  4. Selecione “Atualização de Software” e pressione enter
  5. Selecione “Atualizar agora”

Aguarde a smart TV Samsung verificar se existe atualização disponível. Em caso positivo, o download será iniciado e, ao final, você terá a opção de instalar as configurações.

Qual deve ser a distância entre o espectador e a smart TV Samsung?

Segundo especialistas, a distância entre a smart TV e o sofá, quando adequada, permite que você aproveite melhor a qualidade da imagem, além de proteger seus olhos da tela.

O fato é que, quanto maior for a tela da smart TV Samsung, maior deve ser a distância entre o aparelho e o espectador.

Isso porque, quanto mais próximo você ficar da televisão, maior será a chance de a imagem ficar desfocada e menos nítida.

Os especialistas explicam que para chegar à distância ideal entre o sofá e a smart TV Samsung, você deve considerar aproximadamente meio metro de distância para cada 10 polegadas da tela do aparelho.

Sala de estar com TV.

A distância entre o sofá e a smart TV deve levar em conta o tamanho da tela e o tipo de resolução de imagem. (Fonte: andremergulhaum / Pixabay)

Ou seja, se você tiver uma smart TV de 40 polegadas, você deve ficar a uma distância mínima de 2 metros da tela.

Porém, você também deve considerar a resolução da imagem da sua smart TV Samsung.

Isso porque, em comparação às TVs full HD, os televisores com resolução Ultra HD 4K garantem a qualidade da imagem mesmo em curtas distâncias.

Para você ter uma ideia, confira a seguir qual deve ser a distância entre uma smart TV Samsung 4K e o seu sofá:

Tamanho da tela 4K Distância para o sofá
Até 50 polegadas Até 2 metros
De 50 a 55 polegadas Entre 2 e 2,5 metros
65 polegadas Entre 2,5 e 3 metros
De 75 e 82 polegadas Acima de 3 metros

Quais as vantagens da smart TV Samsung?

Como vimos até aqui, são várias as vantagens da smart TV Samsung. A começar pela tradição de qualidade e alta tecnologia da marca fabricante.

Além disso, a smart TV Samsung permite que você tenha acesso há inúmeros aplicativos, navegar na internet e interagir nas redes socias e jogos.

Nos modelos mais modernos é possível usar o comando de voz e gestos para fazer postagens, sem precisar ter um computador conectado a elas.

Outra vantagem é que existem diversos modelos e configurações dos mais diversos, para atender a todos os objetivos.

Por outro lado, a smart TV Samsung tem a desvantagem de ser um produto caro. Além disso, como em qualquer smart TV, é preciso que você contrate um serviço de internet.

A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens da smart TV Samsung:

Vantagens
  • Tradição da marca
  • Navegar na internet
  • Usar serviços de streaming e jogos
  • Transmitir conteúdo de outros dispositivos
  • Variedade de modelos e configurações
Desvantagens
  • Necessário um serviço de internet banda larga
  • Preço alto

Quanto custa uma smart TV Samsung?

O preço da smart TV Samsung varia em função do modelo, tamanho da tela, tecnologia e recursos incluídos.

Em geral, você vai encontrar a smart TV Samsung custando entre R$969 e R$12 mil.

Você não precisa comprar a mais cara de todas. Nem sempre você precisará ou usará todos os recursos disponíveis que encarecem o produto.

Onde comprar uma smart TV Samsung?

Você vai encontrar a smart TV Samsung à venda em lojas de departamento e hipermercados como Lojas Americanas e Extra.

Nós recomendamos que você realize a sua compra em lojas online como a Amazon Brasil.

Com isso, você terá mais opções de modelos para escolher e ainda compra a smart TV Samsung do conforto da sua casa.

Critérios de compra: O que considerar antes de comprar uma smart TV Samsung

Depois de conhecer as vantagens e o funcionamento da smart TV Samsung é preciso que você entenda o que diferencia um modelo de outro. Com isso, você poderá investir na smart TV Samsung ideal.

Por isso, selecionamos para você os principais fatores que devem ser levados em conta antes de comprar a smart TV Samsung:

  • Tela
  • Imagem
  • Acesso
  • Tecnologia 3D
  • Qualidade sonora
  • Conexões

A seguir, vamos explicar cada esses fatores para que você tome a melhor decisão e adquira a smart TV Samsung ideal.

Tela

O primeiro fator que você deve levar em conta antes de comprar a smart TV Samsung é o tamanho da tela. Quanto maior, melhor será a sua experiência de visualização.

Porém, como vimos, é preciso que você considere a distância ideal entre a tela e o telespectador.

Mas, de maneira geral, você poderá escolher uma smart TV Samsung com telas que variam entre 32 e 88 polegadas.

Para ajudar ainda mais na sua escolha, cheque as medidas do aparelho e garanta que há espaço suficiente para a instalação.

Smart TV.

Quanto maior a tela da smart TV Samsung, melhor será sua experiência. (Fonte: ADMC / Pixabay)

Além disso, verifique o tipo de tela da smart TV Samsung. Em geral, os modelos mais populares possuem telas de LED. Mas, também é possível encontrar telas em LCD e OLED.

A tela LCD costuma ter baixa taxa de contraste e de brilho e por isso é mais raro de ser encontrada em smart TVs. Por outro lado, a smart TV Samsung de LED, é a mais popular e econômica.

Isso porque, esse tipo de tela apresenta um desempenho superior em termos de contraste e brilho, se comparado com a LCD.

Já a tela da TV OLED é a mais recente no mercado e, por isso, a mais cara. Ela consome menos energia e garante mais contraste, brilho e melhor reprodução de preto e cores escuras.

Imagem

Avalie também a resolução de imagem da smart TV Samsung. A resolução é o que define a nitidez e a precisão de cores de uma imagem.

Atualmente, podem ser encontradas smart TVs com resolução nos formatos HD, Full HD e 4K.

A smart TV em HD é a mais defasada e hoje são poucas as opções com esta resolução.

Por isso, em geral você vai encontrar a smart TV Samsung em Full HD ou Ultra HD, também conhecida como 4K.

O modelo Full HD é de alta definição, mas está perdendo espaço para a Ultra HD 4k. Isso porque, a smart TV 4K possui resolução quatro vezes maior que a Full HD.

Por isso, os aparelhos em 4K reproduzem detalhes impressionantes e uma imagem de altíssima definição. Mas também são mais caros.

Acesso

Também é preciso que você leve em conta como o acesso à internet pode ser feito, dependendo do modelo de smart TV Samsung.

Confira a seguir quais são as possibilidades de acesso:

  • Wi-Fi Integrado: nesse caso, a smart TV Samsung já vem com um adaptador que capta o sinal Wi-Fi da sua casa.
  • Wi-Fi Ready: com esse tipo de acesso é preciso usar um adaptador para receber o sinal da internet, que se conecta pela entrada USB.
  • Acesso por cabo: mais defasado, esse tipo acessa a rede usando um cabo conectado diretamente ao modem.

Tecnologia 3D

Leve em consideração também a presença ou não de tecnologia 3D na Smart TV Samsung.

Alguns modelos oferecem até um conversor interno e vem com óculos especiais para assistir à programação.

Mas como o catálogo de filmes e programação em 3D não é tão amplo avalie se esse investimento, que pode encarecer a smart TV Samsung, vale a pena.

Qualidade sonora

Para avaliar a qualidade do áudio da smart TV Samsung, observe tanto a potência dos alto falantes quanto as tecnologias que dão suporte à transmissão.

Quanto maior a potência, melhor será a qualidade do som. Os modelos de smart TV Samsung mais modernos tem alto falantes com potências que variam entre 16W e 20W.

Além disso, alguns modelos vêm com tecnologias que aumentam a qualidade do som como, por exemplo, a Dolby Digital Plus.

Imagem de sala com TV.

Observe sempre a potência do som e tecnologias ao comprar a sua Smart TV Samsung. (Fonte: jessmine / 123RF)

Conexões

A smart TV Samsung possui entradas para diferentes tipos de conexões. Por isso, a sua escolha é pessoal e dependerá das suas necessidades.

Para conectar, por exemplo, um aparelho de home theater e um videogame à sua smart TV Samsung, é preciso que a televisão tenha pelo menos duas entradas HDMI.

A boa notícia é que a smart TV Samsung costuma ter entre duas e quatro entradas HDMI. Já as entradas USB, que servem para conectar pen-drives, por exemplo, variam entre duas e três.

(Fonte da imagem destacada: georgejmclittle / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.