Smartband sobre um teclado.
Ultima atualização: 7 de maio de 2021

Como escolhemos

10Produtos analisados

35Horas investidas

6Estudos avaliados

83Comentários coletados

Se você pratica exercícios físicos, sabe a importância de monitorar sua evolução nos treinos e na saúde. E é justamente para isso que serve uma smartband. Mas você sabe como escolher a melhor smartband?

Para lhe ajudar nessa missão, no artigo de hoje nós vamos mostrar como funciona, quais os principais modelos e as funcionalidades da melhor smartband, de acordo com o que você precisa.




O mais importante

  • Smartbands são pulseiras inteligentes que podem monitorar a frequência cardíaca, o sono, a contagem de passos, entre outros.
  • Diferentemente do smartwatch, a smartband tem menos recursos, mas também conta com um preço mais acessível.
  • Antes de comprar a melhor smartband, é preciso considerar qual o uso você fará com ela. Se a ideia é utilizar na natação, a pulseira precisa ter um certificado de resistência especial.

Smartbands: nossa recomendação dos melhores produtos

Cada fabricante de smartband oferece inúmeros modelos que possuem configurações bem diferentes. Nós selecionamos alguns deles para você. Veja:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre a melhor smartband

Se você ainda tem dúvidas sobre a smartband esse Guia de Compra é para você. A partir daqui, você vai descobrir alguns detalhes de funcionamento, as principais funções e porque você deve investir na melhor smartband.

Homem correndo no asfalto.

A smartband é funcional para monitorar os exercícios físicos. (Fonte: Maarten van den Heuvel/ Unsplash)

Por que você precisa de uma smartband?

Smartband é uma pulseira inteligente que, quando sincronizada a um aplicativo do smartphone, é capaz de calcular, monitorar e gerar avaliações sobre o seu organismo durante a prática de atividade física.

A pulseira também oferece algumas funções tradicionais de um relógio, como hora, despertador e cronômetro. E alguns modelos recebem notificações do celular, ainda que não seja possível respondê-las.

Outro ponto positivo da smartband é que ela tem bateria de longa duração, podendo durar dias. E o preço costuma caber bem na maioria dos orçamentos.

Nós preparamos um quadro que exemplifica as principais vantagens e desvantagens da smartband:

Vantagens
  • Calcula, monitora e armazena informações sobre a prática de atividades físicas e a sua saúde
  • Bateria tem alta duração
  • Envia notificações de mensagens, ligações, lembretes e atualizações de redes sociais
  • Preço acessível
Desvantagens
  • As notificações recebidas não podem ser respondidas

O que a melhor smartband pode fazer?

Como vimos, a smartband tem como função principal monitorar sua saúde e evolução na prática de exercícios físicos. Mas, dependendo do modelo, as configurações podem se ampliar bastante.

Se considerarmos as versões mais populares de smartband é possível dizer que todos são capazes de monitorar a qualidade do seu sono, as mais variadas atividades físicas e esportes, além da quantidade de passos que você dá na caminhada e corrida.

No entanto, as melhores smartbands contam com mais funções, incluindo bússula e GPS integrados, além de sensores cardíacos. Confira a seguir tudo o que a melhor smartband pode monitorar:

  • Frequência cardíaca;
  • Qualidade do sono;
  • Pressão arterial;
  • Concentração de oxigênio no sangue;
  • Passos dados;
  • Gasto de calorias;
  • Nível de estresse.

Em quais situações você pode usar a smartband?

Você pode usar os benefícios da smartband em quase todas as situações, inclusive dormindo e, às vezes, até tomando banho. De todo modo, essa pulseira inteligente é mais eficaz para exercícios como:

  • Musculação;
  • Corrida e caminhada.;
  • Ciclismo;
  • Natação;
  • Remo;
  • Pular corda;
  • Yoga.

Posso usar a smartband em atividades aquáticas?

Além de utilizar a smartband nos treinos, como vimos na lista acima, dependendo do modelo você também poderá usar a pulseira inteligente em esportes aquáticos. Para tanto, o smartband precisa ser resistente à água.

A melhor smartband para natação, por exemplo, precisa ter o certificado de resistência à água de 5 ATM. É essa certificação que permite mergulhar até 50 metros de profundidade com a pulseira.

Mulher nadando na piscina.

Para que a smartband resista na água ela precisa ter o certificado 5 ATM. (Fonte: Survivor/ Pixabay)

Agora, se a ideia é apenas usar a smartband ao ar livre também é importante que ela seja, pelo menos, um pouco resistente à água. isso vai evitar que o dispositivo seja danificado pelo suor e também pela chuva.

Para isso, a pulseira inteligente deve ter a certificação IP67. Esse certificado é o que garante segurança para imersão de até 1 metro de profundidade por 30 minutos.

Além desse certificado, existe também o modelos com o IP68, no qual é possível imergir até 1,5 m de profundidade, por 30 minutos.

Qual a diferença entre a smartband e o smartwatch?

À primeira vista, a smartband é, de fato, muito parecida com o smartwatch. Mas a verdade é que existem inúmeras diferenças entre esses dois dispositivos. A principal delas é com relação às funções de cada um.

O smartwatch engloba mais possibilidades quando o assunto é monitoramento, por exemplo. E, ao contrário da smartband, o smartwatch permite a interação com as notificações recebidas.

Ou seja, com o smartwatch é possível, por exemplo,  responder mensagens, controlar aplicativos de música e atender chamadas telefônicas.

Detalhe de smartband no pulso de um homem.

A smartband é mais barata do que o smartwatch, mas tem recursos limitados. (Fonte: Luismi Sánchez/ Unsplash)

Outra diferença entre os dois dispositivos, é que a smartband tem uma bateria de maior duração e o seu tamanho é mais leve e compacto, o que é perfeito para quem quer um aparelho funcional como esse para praticar atividades físicas.

Já o smartwatch tem um design mais parecido com um relógio do que com uma pulseira, ou seja, é maior e pode ser mais pesado.

Além disso, ele não depende tanto do celular. Enquanto que a smartband depende exclusivamente da conexão com o smartphone para realizar as suas funções.

Você sabia que algumas smartbands, ainda que não tenham câmera integrada, podem tirar fotos?

Com isso, a pulseira inteligente funciona como se fosse um disparador remoto de fotografias.

Critérios de compra: Como analisar as melhores smartbands

É claro que um dos fatores mais importantes a se considerar na escolha da melhor smartband é o tipo e a quantidade de funções que a pulseira é capaz de executar. Feito isso, recomendamos que você vá além. Para comprar realmente a melhor smartband que existe o ideal é comparar os seguintes itens:

Polegadas

Para escolher a melhor smartband, comece analisando o tamanho da tela. De modo geral, a tela de uma smartband pode variar entre 0,74 polegadas e 1,4 polegadas.

Uma tela reduzida torna a pulseira ainda mais discreta.

É claro que, quanto maior for a tela, melhor será a visualização dos dados. Por outro lado, uma tela reduzida torna a pulseira ainda mais discreta e prática.

Vale ressaltar, no entanto, que alguns modelos de smartband nem tela possuem. Nesse caso, o dispositivo apenas envia os dados para um app no celular e você os acessa pelo smartphone.

Compatibilidade e conectividade

Outro critério decisivo na hora de comprar a melhor smartband é a compatibilidade e a conectividade dela com o smartphone. A maioria dos smartbands são compatíveis com os sistemas operacionais iOS e Android.

Mas é sempre bom checar essa informação antes de comprar a sua pulseira para não ter surpresas desagradáveis, principalmente porque nem toda smartband será compatível com todas as versões desses sistemas.

Com relação à conectividade, as melhores smartbands funcionam através do Bluetooth 4, 4.2 ou 5. O Bluetooth 5 é o melhor já que conta com uma maior velocidade e permite uma maior distância entre os aparelhos pareados.

Duração da bateria

Se você chegou até aqui, deve se lembrar que mencionamos que, entre as vantagens da smartband, está a longa duração da bateria. De fato, esse é um dos destaques dessa pulseira inteligente.

Os modelos mais simples da smartband oferecem baterias que duram de dois a três dias. Já a bateria das melhores smartbands pode durar, sem recarga, mais de 20 dias.

Com ou sem oxímetro

Nós já tratamos de todas as funções que um smartband pode ter. Mas existe uma que merece destaque e está presente apenas na melhor smartband. Falamos aqui do oxímetro.

Também chamado de sensor de SpO2, o oxímetro é capaz de medir a concentração de oxigênio que circula na corrente sanguínea. Mas, ao contrário da versão tradicional, na qual a medição é realizada na ponta do dedo, na smartband essa verificação se dá no local onde a pulseira é colocada, ou seja, no pulso.

Por conta disso, os especialistas recomendam que você não use oxímetro da smartband para detectar problemas graves de saúde, já que ele pode ser impreciso. Essa função deve servir apenas para aferição durante a prática de atividade física.

Resumo

A melhor smartband é aquela que vai oferecer os recursos que você precisa para monitorar sua prática esportiva e sua saúde. Hoje existem diversos modelos com funcionalidade das mais diversas que vão desde monitorar a frequência cardíaca até os gastos calóricos.

Mas vale ficar de olho em características presentes apenas nos melhores modelos dessa pulseira inteligente, como a resistência à água, o oxímetro e o GPS.

(Fonte da imagem destacada: JorgemsFerreira / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas