Imagem mostra um smartphone sobre um teclado.

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre smartphone, e como esta tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas e como você pode encontrar o modelo mais adequado para você.

Um smartphone é um celular que te permite ter acesso à internet, além de ter um sistema operacional multitarefa e um armazenamento interno maior do que um celular comum.

Neste artigo vamos falar sobre os smartphones, e sobre quais características você deve buscar em um aparelho como este. Além disso, vamos fornecer uma lista completa com os melhores celulares disponíveis no mercado atualmente.

Primeiro, o mais importante

  • Você prefere Android ou IOS? Vamos explicar melhor a diferença entre estes dois sistemas no guia a seguir.
  • Um celular top de linha pode chegar a custar mais que R$ 3.000, enquanto os modelos mais baratos custam cerca de R$ 400.
  • O design é uma característica importante a se observar no aparelho antes de comprar, para perceber se ele fica firme na sua mão e se não fica com marcas de dedo na tela.

Você também pode gostar:

Os melhores smartphones: Nossas escolhas

Um smartphone torna a comunicação muito mais fácil com a família e amigos, pois ela é feita instantaneamente através de aplicativos. O WhatsApp está e não nos deixa mentir. Para que você não perca tempo, reunimos aqui os melhores modelos do mercado. Confira:

O favorito dos leitores

Este iPhone possui uma tela Super Retina, em que o aparelho é a própria tela, além de câmeras que possibilitam a identificação do usuário através da face, conhecido como Face ID.

A câmera TrueDepth permite tirar selfies mais bonitas em primeiro plano, e a navegação no aparelho está mais simples e intuitiva, pois basta deslizar o dedo para acessar a tela de início.

Review em Vídeo

Uma opção com design impressionante

O design deste smartphone impressiona, pois ele possui um incrível acabamento em metal escovado e é ultrafino, o que facilita para colocar no bolso.

Ele possibilita a captura de imagens claras, mesmo em condições de baixa luminosidade, além de a câmera possibilitar que as fotografias fiquem nítidas e com detalhes vívidos.

Review em Vídeo

Um smartphone super fino

A Xiaomi tem surpreendido nos últimos anos, e este smartphone possui um design muito bonito e é muito fino, o que facilita muito o seu manuseio. Além disso, ele também comporta dois chips, o que é ótimo para ter tarifas de diferentes operadoras.

A tela Full HD + dele possui uma excelente resolução, com cores nítidas, para que assim você possa enxergar fotos com mais detalhes. Ele também possui o processador Snapdragon 660 da Qualcomm, que roda muito bem no aparelho, sem provocar travamentos ou qualquer outro problema.

Review em Vídeo

Ótima opção para tirar fotos

O Zenphone possui um sistema duplo de câmeras, com um sensor principal de 12 megapixels da Sony, e um secundário da Univision de 8 megapixels. Assim, você pode simplesmente alternar entre as câmeras dependendo da foto que queira tirar.

Ele possui o processador Snapdragon 660 da Qualcomm, o que o torna muito rápido para ligar e desligar, além de não ter lentidão no momento de abrir aplicativos e rodar sem travamentos todos os games que você quiser.

Review em Vídeo

Melhor custo-benefício

Este smartphone possui um excelente custo benefício, além de um design muito bonito que facilita o manuseio. Ele também é muito leve, com apenas 138 gramas.

O display utiliza a tecnologia In-Cell Touch, que promete uma imagem com menos sombras e distorções. A bateria do aparelho possui uma boa durabilidade, e acompanha um cabo e um adaptador de tomada.

Review em Vídeo

Guia de Compra

Você se lembra do seu primeiro celular? A não ser que você ainda seja uma criança, bem provável que ele tenha sido bem diferente do modelo que você possui hoje.

Eles eram grandes, com design robusto e sem acesso à internet, permitindo apenas fazer ligações, trocar SMS e jogar alguns joguinhos já instalados no celular.

O smartphone veio transformar essa experiência. Quer conhecer mais sobre as vantagens e saber escolher o melhor modelo para você? Basta continuar com a gente!

Mão de mulher segurando um iphone ligado no menu principal.

O smartphone transformou drasticamente a experiência do usuário com os celulares. (Fonte: JESHOOTS-com / Pixabay)

O que é um smartphone?

Os smartphones são aparelhos celulares que estão por todos os cantos atualmente, é muito difícil encontrar alguém que não tenha um desses aparatos hoje em dia.

As pessoas utilizam tanto esses aparelhos que eles praticamente viraram uma extensão do próprio corpo delas. Até existe quem diga que se sente mal quando esquece o smartphone em casa. Para saber como é um smartphone por dentro, veja o vídeo a seguir:

Quais são as vantagens e desvantagens de ter um smartphone?

Existem muitas vantagens em ter um smartphone, pois ele facilita muito a vida dos usuários, como, por exemplo, a comunicação instantânea, que atualmente é feita através de aplicativos.

Você também tem a vantagem de navegar na Internet a hora que quiser, o que permite que responda e-mails, olhe o seu feed do Instagram e jogue games online nos momentos em que estiver, como na fila do ônibus ou esperando por uma consulta.

Existe uma variedade muito grande de aplicativos para smartphone.

A variedade de aplicativos disponíveis para smartphones é outra vantagem destes aparelhos. Você encontrará desde aplicativos com receitas para diversos pratos, até mesmo os que te ajudam a meditar.

Uma das desvantagens dos smartphones é que eles têm se tornado um vício para muitas pessoas, que não convivem mais com seus familiares e amigos da mesma forma que antes, pois se dedicam mais a prestar atenção no celular.

Além disso, se você quiser ter um smartphone com tecnologia de ponta terá que gastar muito dinheiro, principalmente se ele for da Apple ou Samsung, que são as principais fabricantes mundiais.

Outra coisa que causa muita preocupação em relação aos smartphones é que eles causam distração, pois é complicado se concentrar enquanto chegam mensagens e atualizações das redes sociais a todo o momento. Abaixo criamos uma tabela com as vantagens e desvantagens de ter um smartphone:

Vantagens
  • Comunicação instantânea
  • Navegação na Internet a qualquer momento
  • Variedade de aplicativos
Desvantagens
  • Vício
  • Preço
  • Distração

Smartphone com sistema Android ou IOS?

Uma das principais dúvidas das pessoas em relação aos smartphones é sobre os sistemas operacionais que devem utilizar, sendo que os mais comuns são IOS ou Android.

Um dos principais diferenciais com relação a celulares com estes dois sistemas operacionais é o preço, pois celulares da Apple, que utiliza o IOS, saem mais caros que os smartphones das fabricantes que utilizam o Android, como é o caso da Samsung, Asus, dentre outras.

O Android é uma plataforma mais aberta, e que proporciona muito mais flexibilidade, pois, por exemplo, muitos modelos de smartphone com Android permitem uma expansão de memória, o que não acontece no iPhone.

No sistema Android você consegue baixar aplicativos tanto da loja oficial, que é a Google Play, quanto de lojas não-oficiais. Isso ajuda a economizar dinheiro com aplicativos, já que você pode pesquisar preços. No IOS você só consegue comprar aplicativos da App Store, a loja oficial da Apple.

Smartphone Android Smartphone IOS
Preço Preço mais acessível Aparelho mais caro
Aplicativos Pode baixar aplicativos tanto da Google Play, quanto de lojas não oficiais Restrito a aplicativos da App Store
Plataforma Mais aberta Responsiva apenas para aparelhos e sistemas da Apple

Como preservar a bateria do meu Smartphone?

Não importa o quão avançado seja o seu smartphone, se ele não tiver uma boa durabilidade de bateria, você acabará ficando decepcionado e vai acabar trocando de celular mais cedo do que previa.

Com os processadores dos celulares cada vez avançados, e aplicativos e games que exigem mais do smartphone, a bateria é um dos recursos que tem que ser constantemente melhorados, pois as pessoas não querem que ela acabe e que tenham que ficar sem o aparelho.

As fabricantes têm se esforçado cada vez mais para fabricar smartphones com baterias que durem mais. Algumas delas têm atingido a durabilidade de até 15 horas com uma única carga.

Como a bateria vai se desgastando ao longo do tempo de acordo com o uso que cada um faz do celular, seguem algumas dicas para que a sua tenha maior vida útil:

  1. O ideal é sempre recarregar a bateria quando seu celular estiver com cerca de 40% de carga, até que ela atinja 80%. Somente uma vez por mês é recomendável esperar a bateria zerar para completá-la.
  2. Nunca deixe o seu smartphone exposto ao sol, pois o calor deteriora a bateria.
  3. Use sempre o carregador original do aparelho, pois eles funcionam na voltagem adequada para cada celular, e evitam acidentes e superaquecimento.

A memória de armazenamento importa na compra de um smartphone?

Não só importa como determina seu preço. Hoje em dia as pessoas possuem – quase – tudo dentro do seu smartphone. É aplicativo para banco, outro para aprender um idioma, para meditação, ouvir música, assistir algo, ler, e assim por diante. Os apps vieram facilitar a vida do usuário, por isso, a capacidade de memória é tão importante em um smartphone.

Possivelmente você já teve a experiência de ficar com pouco espaço interno, e muitas vezes, mesmo expandindo essa capacidade com cartão de memória, pode não ser suficiente. Alguns aplicativos utilizam apenas a memória do celular para guardar os dados.

E não apenas os aplicativos são os vilões nesse quesito. Fotos, áudios e vídeos que compartilhamos diariamente também ocupam espaço.

Portanto, se você é uma pessoa que está sempre baixando novos apps, tirando fotos e gravando vídeos, considere comprar um smartphone de pelo menos 32 GB. Aparelhos com 64 ou 128GB já são excelentes smartphones. Hoje em dia até existem celulares com 256 GB, embora sejam muito caros e raros.

Vale lembrar que ter mais memória no celular pode ser um fator de a sua bateria acabar mais rapidamente.

A memória de armazenamento é diferente da memória RAM. Aprenda mais sobre isso com Matheus Kise.

Smartphone 3G ou 4G: Qual o melhor?

Vale lembrar que ainda existem aparelhos que funcionam apenas com internet 3G. E saber dessas diferenças é fundamental para que você decida pelo melhor smartphone para você.

  • 3G: Surgiu em 2001 e utiliza tecnologia High-Speed Packet Access (HSPA). Na época, foi essa tecnologia que deu início a troca de dados em tempo real sem precisar do Wi-Fi. Se você estiver em um lugar onde a operadora que você utiliza tiver sinal – e tiver crédito ou um pacote mensal, é claro – será possível acessar a internet, assistir a vídeos por streaming e usar todos os aplicativos que você deseja. Para funcionamento, o 3G utiliza sinais de rádio.
  • 4G: Essa surgiu em 2013 e utiliza Tecnologia Long Term Evolution (LTE). O 4G veio atender uma demanda maior, devido a necessidade de trocar mais dados de forma mais rápida.  Por isso utiliza a fibra óptica para trocar essas informações. Um smartphone com internet 4G também funciona em 3G, mas o contrário não acontece.

Já se fala em tecnologia 5G. Se espera que ela seja 50 vezes mais rápida que a atual 4G. A previsão e chegada dessa tecnologia no Brasil fica para 2023.

Quanto custa um smartphone?

O custo depende muito do aparelho que você queira comprar, pois um smartphone top de linha pode sair por R$ 3.000 ou mais, enquanto um modelo básico de uma marca menos conhecida pode acabar custando cerca de R$ 400.

O que acontece com os smartphones é que, muitas vezes, as pessoas acabam pagando mais caro no aparelho por ele ser de determinada marca, sendo que, na maioria das vezes, você pode encontrar um celular com tecnologia semelhante de outra marca, por um preço muito melhor.

Afinal, existem boas marcas no mercado além das duas mais conhecidas que são Apple e Samsung. As fabricantes chinesas, como a Xiaomi, têm conquistado cada vez mais usuários, diante do custo benefício que oferecem.

No momento de decidir pelo seu smartphone, não esqueça que existem também outros preços associados, como o plano de celular que você vai escolher, pois não adianta nada ter um celular com esta tecnologia se a internet dele não funcionar.

foco

Você sabia que nomofobia é o nome da dependência do uso do celular? As pessoas têm utilizado o smartphone cada vez mais, e muitas vezes de forma doentia, sendo que alguns usuários ficam deprimidos quando não tem o aparelho por perto.

Por isso, se sentir que está com sintomas como abstinência quando fica longe do aparelho, e se tem sentindo que ele está atrapalhando a sua vida e os seus relacionamentos, o melhor a fazer é procurar a ajuda de um psicólogo.

Onde comprar um smartphone?

Existem muitos locais em que é possível comprar um smartphone, e a Internet costuma ser um dos principais lugares em que as pessoas buscam por celulares novos, tanto pela praticidade quanto pelos excelentes preços dos produtos.

Dentre os diversos sites que comercializam smartphones estão a Amazon, Ponto Frio, Americanas, ShopTime, Submarino, dentre muitos outros.

Além de comprar pela Internet, você pode comprar também em lojas físicas, que são uma ótima opção caso você se sinta mais seguro ao testar o aparelho. Algumas das lojas que podemos citar são Ponto Frio, Ricardo Eletro e Magazine Luiza.

Se quiser comprar um aparelho mais sofisticado por um preço melhor é possível buscar em locais que vendem smartphones usados, como o Mercado Livre, por exemplo. Somente tome cuidado para saber se ele está em perfeitas condições antes de adquirir o produto.

Critérios de Compra: Principais características para avaliar um smartphone

Existem certas características que são fundamentais em um smartphone, como as listadas a seguir:

  • Design
  • Tela
  • Tamanho da tela
  • Câmera
  • Processador

A seguir vamos detalhar as características mais importantes para que você consiga escolher o equipamento mais adequado para você.

Design

Contrariamente ao que muita gente pensa, o design não está apenas ligado à aparência do smartphone, mas sim a usabilidade que o aparelho proporciona ao usuário, e, por isso, esse quesito é tão importante.

Uma das coisas mais importantes a se observar antes de comprar um smartphone é se ele fica firme na sua mão ao usá-lo, pois, caso isso não aconteça, ele pode sofrer uma queda e quebrar antes do que você imagina.

Muitas pessoas também de incomodam quando o celular fica com marcas de dedo na tela, e, embora isso possa parecer besteira para algumas pessoas, essas marcas podem atrapalhar a visualização da tela.

Imagem mostra uma mão feminina mexendo em um celular.

O design do smartphone é importante para definir a usabilidade do aparelho. (Fonte: Stevepb / Pixabay)

Tela

Existem diversos tipos de telas dos smartphones, e elas costumam ser nomeadas por siglas, o que acaba confundindo a cabeça dos consumidores. A principal e mais conhecida dentre elas é o LCD, que, em português significa Display de Cristal Líquido.

As telas LCD são muito utilizadas em smartphones, mas não são consideradas as melhores, pois são pouco econômicas, o que acaba fazendo com que a duração de bateria seja menor nos celulares que a utilizam.

Também é comum que muitos smartphones utilizem a tela IPS, que é uma variação do LCD. Uma das principais diferenças entre as duas é que a IPS tem melhor qualidade de imagem.

Outra sigla muita conhecida pelos apreciadores de smartphone é a OLED, que é a evolução da tela LED. Elas dispensam a camada backlight, que é o que drena a bateria dos smartphones que utilizam o LCD, e, por isso, a estrutura desses celulares é mais fina e eles possuem menor consumo de bateria.

Outras telas disponíveis no mercado são as AMOLED e Super AMOLED, que possuem maior fluidez nas imagens e oferecem menor consumo de energia.

Tamanho da tela

O tamanho da tela é outra característica ligada ao display que é importante, e enquanto um visor maior vai proporcionar maior facilidade para que assista filmes e vídeos, você terá mais dificuldade para colocar o aparelho no bolso.

As telas consideradas grandes normalmente possuem 5.5 polegadas ou mais, e são consideradas quase como um tablet, tanto é que nos Estados Unidos eles utilizam a expressão “phablet” para estes modelos, que quer dizer a mistura entre smartphone e tablet.

Já os visores que possuem entre 5 e 5.4 polegadas são considerados médios, e os com tela entre 4,5 e 4,9 polegadas são considerados pequenos. Estes últimos perderam muito mercado nos últimos anos, pois as pessoas têm preferidos telas um pouco maiores.

Câmera

Até algum tempo atrás sequer ousaríamos comparar a câmera de um smartphone com uma câmera profissional, mas atualmente os celulares têm superados todas as expectativas e as fotos tiradas por eles são cada vez mais valorizadas.

As pessoas começaram a gostar mais de fotografia depois que os smartphones começaram a se popularizar, e atualmente é difícil estar em algum lugar e não ver alguém tirando uma foto, seja ela de um prato de comida ou uma selfie com amigos.

O lado negativo disso, é que os celulares com as melhores câmeras ainda são muito caros para a maioria da população. No entanto, com os modelos com preço médio já é possível encontrar funções interessantes para tirar fotos.

Imagem mostra uma pessoa tirando uma foto com seu smartphone.

A qualidade das fotos dos smartphones tem se aproximado cada vez da encontrada nas câmeras profissionais. (Fonte: Pexels / Pixabay)

Processador

O processador é uma das partes mais importantes de um celular, mas ele não vai trabalhar sozinho, pois precisa também que o aparelho tenha uma boa quantidade de memória RAM e uma boa Unidade de Processamento Gráfico.

Um processador deve, fundamentalmente, possuir uma boa velocidade, e ela é representa pela unidade giga-hertz (GHz), quanto maior for esse número, mais veloz ele será.

Assim, você não terá que ficar esperando durante muito tempo para que o celular abra um aplicativo, ou que tenha que ficar lidando com travamentos, que exigem que você reinicie o celular.

As principais marcas de processador são Exynos da Samsung, AX da Apple e Snapdragon da Qualcomm.

(Fonte da imagem destacada: geralt / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Camila Freitas Redatora
Camila Freitas
Nômade digital, já morou em 4 países diferentes e está sempre de olho no próximo destino. Como redatora, tem experiência escrevendo sobre diversas áreas, especialmente utensílios domésticos, tecnologia, esportes e boa forma.