mulher na academia com smartwatch feminino no pulso
Ultima atualização: 11 de maio de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

32Horas investidas

6Estudos avaliados

75Comentários coletados

A possibilidade de controlar tudo em um único dispositivo é um dos fatores que mais nos atraem nos gadgets modernos. Com o smartwatch feminino não é diferente. Ele permite manter todos os seus compromissos e alertas ao alcance dos olhos.

E não é só isso! Neste artigo, vamos mostrar como este pequeno dispositivo pode transformar a sua rotina e facilitar a organização da agenda. E claro, provar que o smartwatch feminino foi desenvolvido realmente pensando nas mulheres. Confira com a gente!




O mais importante

  • Além de marcar as horas, o smartwatch feminino permite monitorar os sinais vitais e acompanhar os ciclos da saúde feminina.
  • Com um smartwatch feminino é possível controlar a qualidade do sono e configurá-lo para despertar no momento em que ele detecte que seu corpo já descansou o suficiente.
  • O melhor smartwatch feminino garante que você sincronize seus dispositivos para receber notificações e lembretes. Assim, não perde nenhuma atualização importante ou compromisso de trabalho.

Smartwatch feminino: nossa recomendação dos melhores produtos

Pode parecer que todos os smartwatches femininos são iguais. Mas não é bem assim. Nesta seção, você vai conhecer os modelos mais vendidos de [sc_year} e descobrir os diferenciais de cada um.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o melhor smartwatch feminino

Se você está pensando em mergulhar de vez no mundo da tecnologia e começar a usar um smartwatch feminino, precisa saber mais sobre este aparelho para fazer a melhor escolha. E nós estamos aqui para ajudar a esclarecer suas principais dúvidas.

mulher dormindo com um smartwatch feminino

Com um smartwatch feminino é possível controlar a qualidade do sono e configurá-lo para despertar ao detectar que seu corpo já descansou o suficiente. (Fonte: Andriy Popov/ 123rf.com)

O que é um smartwatch feminino?

Antes de falarmos sobre o smartwatch feminino, propriamente dito, é importante explicar o conceito do relógio inteligente. Ele tem esse nome justamente porque reúne funções que vão além de contar o tempo.

Trata-se de um dispositivo móvel que, preso ao pulso, interage com outros equipamentos como o smartphone, o computador e até assistentes de voz, como a Alexa e o Google Assistant.

Os smartwatches mais comuns utilizam o sistema operacional Android e podem ser conectados a qualquer dispositivo compatível. Já o Apple Watch permite sincronização apenas com gadgets da mesma marca.

O que diferencia o smartwatch feminino de um relógio comum?

O relógio comum, ainda que seja um modelo com muitos recursos, se limita às funções relacionadas à marcação do tempo. No caso do smartwatch feminino é diferente.

Além do design diferenciado, com linhas e cores mais suaves, marcar a hora é apenas mais uma das funções do aparelho, que pode ser usado tanto para enviar e receber mensagens quanto para controlar a atividade física ao longo do dia.

Quais as funções mais comuns em um smartwatch feminino?

Ao sincronizar com outros dispositivos móveis, o smartwatch feminino se torna uma extensão do seu smartphone. Assim, ele permite o acesso a praticamente tudo o que você poderia fazer apenas pelo celular. As funções mais populares nestes aparelhos são:

  • Receber e enviar mensagens (WhatsApp e outros aplicativos similares, SMS e-mail);
  • Configurar notificações de interação em redes sociais;
  • Ativar e desativar alarmes e lembretes;
  • Monitorar sinais vitais, como a frequência cardíaca, temperatura e até índice glicêmico;
  • Supervisionar e criar relatórios sobre a qualidade do sono;
  • Acompanhar o desempenho em atividades físicas;
  • Utilizar o GPS e consultar mapas.

É possível usar apps de saúde feminina no smartwatch?

Sim, e isso é uma grande vantagem do smartwatch feminino. A possibilidade de sincronização quase integral com o seu smartphone permite que você tenha acesso a todos os aplicativos instalados nele.

Desta forma, se você costuma usar algum app para controle do ciclo menstrual ou do uso de métodos anticoncepcionais, por exemplo, conseguirá acessar todos os dados por meio do seu smartwatch também.

mulher manipulando um smartwatch feminino enquanto monitora a frequência cardíaca

Além de marcar as horas, o smartwatch feminino permite monitorar os sinais vitais e acompanhar os ciclos da saúde feminina. (Fonte: dolgachov/ 123rf.com)

Quais as vantagens e desvantagens de um smartwatch feminino?

Como sempre gostamos de destacar, nem tudo é benefício no mundo dos eletrônicos. Assim, contar com um smartwatch feminino pode trazer uma série de vantagens e alguns inconvenientes.

Para ilustrar nosso ponto de vista, preparamos um quadro com os prós e contras deste dispositivo. Confira:

Vantagens
  • Permite integração quase total com o smartphone
  • É compatível com a maioria dos aplicativos e mapas
  • Tem design moderno e delicado
  • Permite acompanhar o desempenho físico e outras condições de saúde
  • Pode gerenciar notificações e mensagens enquanto mantém o smartphone na bolsa
Desvantagens
  • O tamanho reduzido da tela dificulta a visualização das informações
  • Costuma ter bateria com menor autonomia
  • Pode ser frágil e delicado na hora de praticar exercícios físicos

Existem mais modelos de smartwatch feminino do que masculino?

Sim e não! A verdade é que os modelos ditos “masculinos” são unissex. Isso significa que se uma mulher preferir um dispositivo com essas características, não há problema algum. Com isso, as opções aumentam!

Mas, em geral, o que muda basicamente é a grande variedade de cores e materiais nas pulseiras dos smartwatches femininos. Desde as confeccionadas em couro e metal até aquelas com detalhes em pedrarias e brilhos.

O smartwatch feminino e a pulseira inteligente são a mesma coisa?

Não. Apesar de muito semelhantes, estamos falando de dois dispositivos distintos. Além das características visuais, há também funções e recursos que permitem diferenciar uma smartband (como é chamada a pulseira) de um smartwatch.

O relógio inteligente garante muito mais autonomia e permite acessar os recursos mesmo que você esteja distante do celular. Já a smartband, apesar de contar com a possibilidade de integração, necessita da presença do aparelho para funcionar.

Outro ponto importante é com relação à troca de mensagens. No caso da pulseira, você pode visualizar, mas não consegue responder. Já no smartwatch, há a possibilidade de interagir por meio do próprio dispositivo.

Critérios de compra:

A tecnologia sempre encanta. Por essa razão, você já deve estar convencida de que é hora de ter o seu smartwatch feminino no pulso! Mas antes de fechar a compra, é importante considerar alguns aspectos que podem ajudar a decidir o melhor modelo.

Uso

Em que situações você pretende utilizar um smartwatch? Se é para o dia a dia, em assuntos de trabalho, precisa ter a certeza de que ele tenha a melhor sincronização com e-mail e notificações de aplicativos de compartilhamento de mensagens.

Para quem quer monitorar sua saúde, controlar o sono e as atividades físicas, vale a pena verificar antes quais são as funções nativas do aparelho e com quais aplicativos ele é compatível.

Sistema operacional

Apesar de algumas marcas contarem com o próprio sistema operacional, o mais comum é o Android. Então, se o seu smartphone é um modelo com Android, é indispensável que o smartwatch feminino também tenha como base esse sistema. Ao contrário, você não conseguirá sincronizar os dispositivos.

O mesmo vale para os produtos da Apple. Quem tem iPhone e deseja usar um wearable (como são chamados os aparelhos “vestíveis”) precisa investir em um Apple Watch que conta com o sistema iOS.

Mulher executiva recebendo mensagem em seu smartwatch feminino

O melhor smartwatch feminino garante que você sincronize seus dispositivos para receber notificações e lembretes. Assim, não perde nenhuma atualização importante ou compromisso de trabalho. (Fonte: Kaspars Grinvalds/ 123rf.com)

Recursos

Os recursos estão relacionados com as questões que levantamos no primeiro tópico desta seção. De acordo com a finalidade do seu smartwatch feminino, você poderá definir quais recursos são imprescindíveis.

Procure verificar a versão do dispositivo. Isso vai garantir que você tenha acesso aos recursos mais atuais. E, por falar nisso, cada atualização costuma trazer uma otimização das funções e recursos, mesmo os mais básicos. Por isso, vale ficar atenta a este ponto.

Design

Como você já viu, o design de um smartwatch feminino costuma ter linhas mais delicadas, formas arredondadas e cores mais neutras. Há desde aqueles clássicos até modelos modernos e românticos.

Antes de comprar, avalie bem o seu estilo, as situações em que pretende utilizar o seu relógio e as cores que mais se veste no dia a dia. Assim, você amplia as possibilidades de combinar o seu smartwatch com o resto do look.

Resumo

A tecnologia agora é de vestir e chegou a um item tradicional no vestuário. O smartwatch feminino substitui o relógio, complementando essa peça com mais recursos e versatilidade.

Ao longo deste artigo, falamos sobre as características deste dispositivo, os recursos que ele oferece e mostramos uma seleção com os mais vendidos e bem avaliados da atualidade.

Esperamos que nossas dicas ajudem na sua escolha! Se gostou, aproveite para compartilhar com outras amigas ou com aquela pessoa que vai comprar um smartwatch de presente para você! Muito obrigado, até a próxima!

(Fonte da imagem destacada: Olga Yastremska/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas