Criança com smartwatch infantil.
Ultima atualização: 28 de junho de 2020

Como escolhemos

8Produtos analisados

13Horas investidas

5Estudos avaliados

35Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se você deseja estar sempre conectado com o seu filho e ainda ter a certeza de que ele está seguro, talvez você deva considerar comprar o smartwatch infantil.

Existem diversos modelos de smartwatch para criança. A seguir, vamos guiar você para escolher o melhor e mais seguro e tirar todas as suas dúvidas sobre esse tipo de relógio.




Primeiro, o mais importante

  • O smartwatch infantil é um relógio inteligente que permite que você saiba onde o seu filho está em todos os momentos do dia.
  • Mas é preciso atenção para garantir que o dispositivo é seguro tanto para a criança quanto para os seus dados.
  • Na hora de escolher o melhor smartwatch infantil leve em conta a marca, as funções e o tamanho da tela.

Você também pode gostar:

Melhores smartwatches infantis: Nossas recomendações

O melhor smartwatch para crianças

O relógio smartwatch Q90 da Kidsmart vem com dois modos de localização: GPS e LBS. Além disso, esse smartwatch infantil conta com agenda telefônica com capacidade para salvar 10 números, além de alarme e botão de emergência. A tela tem 1.22 polegadas e a bateria 400mA .

O smartwatch infantil com maior tela

Nas cores vermelho e azul, o smartwatch infantil da Hamy possui rastreador inteligente e tela de 1.44 ", além de lanterna, botão SOS, despertador, câmera embutida, jogos de aprendizagem e comunicação bilateral. A bateria é de 400 mAh e a memória de 32Mb

Guia de Compra

Comprar um dispositivo tecnológico para uma criança requer cuidados. Afinal, é preciso garantir a segurança dos pequenos. O mesmo vale se você está em busca de um smartwatch infantil.

Por isso, nesse Guia de Compra nós reunimos as principais informações que você deve ter para que possa escolher o melhor e mais seguro smartwatch para crianças.

Menina olhando para o smartwatch infantil enquanto estuda.

O smartwatch infantil pode ser uma forma de os pais se comunicarem com a criança. (Fonte: Dmytro/ 123rf.com)

O que é um smartwatch infantil?

O smartwatch é um relógio inteligente, que alia os recursos de um relógio comum com as algumas funções de um smartphone.

Com um smartwatch você pode, por exemplo, receber notificações das suas redes sociais, acessar o GPS, acompanhar os seus batimentos cardíacos, entre outras funções.

Já o smartwatch infantil conta com alguns desses recursos e incluiu outros que são benéficos tanto para criança quanto para os pais e responsáveis pelos pequenos.

Smartwatch.

O smartwatch infantil permite que os pais tenham mais controle sobre a localização dos filhos. (Fonte: josemiguels/ Pixabay.com)

De modo geral, um smartwatch de criança possui recursos básicos que permitem escutar áudios, trocar mensagens e até realizar chamadas.

Mas, o que mais atrai os pais na hora de comprar um smartwatch infantil é a possibilidade de, com esse dispositivo, poder saber a localização da criança em tempo real.

Quando a criança vai para um lugar não autorizado, por exemplo, o telefone dos pais que está sincronizado ao smartwatch infantil recebe um alerta sobre a localização do filho.

Em quais situações as crianças precisam de um smartwatch?

O smartwatch infantil é importante para os pais poderem monitorar os filhos e assegurar sua segurança.

Mas o relógio inteligente também é útil para as crianças. Isso porque, a maioria dos smartwatches infantis permitem definir uma lista com números autorizados para a criança se comunicar, seja com o pai, a mãe, tios, tias e avós.

Além disso, a criança pode usar o smartwatch em suas atividades e responsabilidades, já que alguns modelos possuem alarmes e despertadores.

Sem contar que, com o botão SOS, a criança pode pedir ajuda se estiver em uma situação de perigo.

Como funciona um smartwatch infantil?

O smartwatch infantil funciona da mesma forma que um smartwatch para adultos. É preciso comprar um cartão SIM para ativar a função de realizar chamadas e baixar um app para utilizar a função de localização.

A configuração do smartwatch infantil costuma ser simples e fácil de ser realizada através de um smartphone que, em geral, pertence aos pais.

Smartwatch e smartphone.

O smartwatch infantil precisa de um cartão SIM e de um app sincronizado ao celular dos pais. (Fonte: DariuszSankowski/ Pixabay.com)

Com isso, você irá conectar o relógio inteligente ao seu smartphone e configurar o smartwatch usando o aplicativo.

Feito isso, o smartwatch para crianças pode ter inúmeras funcionalidades, que vai depender do modelo do aparelho e do app escolhido.

Quais cuidados você precisa ter com o smartwatch infantil?

Como o smartwatch de crianças tem como principal atrativo a função de localização é preciso que você tome alguns cuidados na hora de escolher o melhor modelo.

Isso porque alguns testes realizados mundo afora revelaram falhas de segurança em alguns tipos e marcas de smartwatches infantis. Essa falhas permitiam que qualquer pessoas conseguisse espionar e até se comunicar com o smartwatch.

Por isso, a recomendação dos especialistas é que, sempre que possível, você opte por comprar um smartwatch infantil de marcas conhecidas.

Isso porque, as marcas conhecidas costumam dar mais atenção à segurança dos aparelhos e corrigir falhas com mais rapidez.

Nesse sentido, recomendamos que evite comprar smartwatches muito baratos e de origem duvidosa.

Outra recomendação para aumentar a segurança do smartwatch infantil é trocar a senha padrão que vem no dispositivo e deve ser atualizada logo no primeiro acesso.

Além disso, é importante considerar a idade da criança e o tipo de smartwatch infantil. Como existem modelos que podem ser utilizados por crianças a partir dos três anos de idade, é fundamental observar se as partes do relógio são seguras.

Qual o melhor recurso de geolocalização de um smartwatch infantil?

Você encontrar o smartwatch de criança com duas opções de sistema de localização: O GPS e o LBS. Ainda que o GPS seja o mais comum, em alguns modelos os dois sistemas são disponibilizados.

Confira a seguir, as principais características de cada sistema de localização de um smartwatch infantil:

  • GPS: Esse é um sistema de rastreamento feito por meio de satélite e, por isso, é mais exato. Assim, o smartwatch infantil equipado com GPS mostra onde está a criança através do Google Maps ou Apple Maps.
  • LBS: Esse sistema de localização é feito por meio de rede de celulares e, por isso, pode ser menos preciso.

Quais as vantagens e desvantagens de um smartwatch infantil?

A principal vantagem do smartwatch infantil é que, com ele, os pais conseguem monitorar a localização dos pequenos a qualquer momento.

Além disso, dependendo do modelo, é possível utilizar o smartwatch para realizar e receber chamadas, ativar despertador, botão SOS e até usar a lanterna. Alguns modelos contam também com jogos de aprendizagem.

Outra vantagem do smartwatch infantil é a variedade de modelos, cores e tamanhos.

Outra vantagem do smartwatch infantil é a variedade de modelos, cores e tamanhos de telas, que podem ser funcionais às mais variadas faixas etárias.

Mas também existem desvantagens quando tratamos de um relógio inteligente infantil. Infelizmente, nem todos os cartões SIM servem nos smartwatches infantis.

A maioria dos modelos usa conexão de Internet 2G e, por isso, é preciso comprar um cartão SIM de um provedor que forneça 2G.

Além disso, como vimos, é preciso cuidado com marcas de smartwatches que não garantem segurança da criança e podem acabar colocando os pequenos em risco, por conta da fragilidade do sigilo na localização.

A seguir, você confere uma tabela que mostra os prós e os contras de um smartwatch infantil:

Vantagens
  • Pais podem monitorar a localização da criança
  • Serve de dispositivo de segurança, de comunicação e aprendizagem
  • Vários modelos e cores
Desvantagens
  • Maioria só aceita chip 2G
  • Nem todos são seguros

Quanto custa e onde comprar o smartwatch infantil?

Um smartwatch infantil vai custar entre R$ 70 e R$ 200. Essa variação de preço ocorre dependendo das funções, da marca fabricante e do tamanho.

Para comprar, você poderá optar por lojas físicas como as de departamento e até mesmo grandes redes de supermercado., como Ponto Frio e Carrefour. Ou você pode escolher comprar o smartwatch infantil do conforto de casa, em lojas online como a Amazon Brasil.

Critérios de Compra: Como avaliar o smartwatch infantil

A partir de agora é o momento de partir para a ação e comparar os modelos de smartwatch infantil para escolher o ideal.

Além de avaliar a marca mais segura e o tipo de sistema de localização da sua preferência,  sugerimos que você leve em consideração os seguintes critérios:

A seguir, você vai entender mais a fundo como levar em conta cada um desses pontos.

Tamanho da tela

Um dos primeiros aspectos que você deve observar na hora de comprar o melhor smartwatch infantil é o tamanho da tela do relógio, que é medida em polegadas.

De modo geral, o ecrã de smartwatches infantis costuma variar entre 0,4" e 1,78". E, nesse critério, quanto maior for a tela, também maior será a resolução da imagem a ser visualizada.

Por isso, nesse quesito, vale considerar também a idade da criança. Ou seja, quanto menor for o usuário do smartwatch infantil, maior deve ser a tela para facilitar a visualização por parte dos pequenos.

Chamadas

Como vimos, uma das possíveis funções de um smartwatch infantil é a de realizar e receber chamadas telefônicas. Mas o fato é que essa função nem sempre está presente.

Essa função faz com que o relógio inteligente se torne ainda mais funcional, ao permitir a comunicação da criança com os pais, por exemplo.

Poder fazer e receber chamadas com pessoas da família pode ser um atrativo a mais para a criança.

Como o smartwatch de crianças tem como principal atrativo a função de localização é preciso que você tome alguns cuidados na hora de escolher o melhor modelo. (Fonte: Pixabay/ Pexels.com)

Por isso, recomendamos que você verifique se essa funcionalidade está presente no smartwatch infantil.

Além disso, analise a capacidade da agenda telefônica do smartwatch que pode ter um número limitado de contatos a serem salvos para que os pequenos façam e/ou recebam chamadas.

Funções adicionais

Em seguida, verifique quais são as outras funcionalidade que podem estar disponíveis ou não no smartwatch infantil.

Para lhe ajudar, nós vamos descrever as funções mais interessantes que podem ser encontradas em alguns modelos de relógio inteligente para crianças. Veja:

  • Sistema de recompensa: Essa função permite que você, por exemplo, envie para a criança o símbolo de um coração como recompensa toda vez que ela realizar suas tarefas;
  • Controle remoto: Com essa função, os pais podem administrar as configurações do smartwatch infantil de qualquer lugar e a qualquer momento;
  • Alarmes: Alguns modelos de smartwatches infantis permitem que você configure vários alarmes para diferentes atividades, o que pode ajudar na rotina da criança;
  • SOS: O botão de SOS é importante caso as crianças estejam em dificuldade ou precisarem de ajuda. Basta apertar o botão e o smartwatch infantil disca os números cadastrados e de emergência salvos na agenda.

Além dessas funções, alguns modelos de smartwatch infantil também contam com câmera fotográfica, lanterna e até jogos de aprendizagem.

Autonomia

Outro aspecto que merece sua atenção na hora de escolher o melhor smartwatch infantil é a duração da bateria do relógio inteligente.

É claro que a duração da bateria do smartwatch vai depender, entre outros pontos, da intensidade do uso do dispositivo.

foco

Você sabia que também é preciso verificar o tamanho das memórias do smartwatch?

Os mais modernos podem ter entre 500 MB e 1 GB de memória RAM e até 8 GB de capacidade de armazenamento.

No entanto, analisar a capacidade da bateria, que é medida em mAh pode ajudar você a comprar um smartwatch que proporcione uma maior autonomia.

Assim, quanto maior for a capacidade da bateria, maior será a duração entre as cargas. Nesse quesito, os especialistas acreditam que um smartwatch infantil deva ter bateria entre 400 e 500 mAH.

Durabilidade

Em seguida, leve em conta também a durabilidade do smartwatch infantil. Como se trata de um relógio para crianças, é preciso lembrar que o dispositivo estará mais sujeito a batidas e quedas.

Por isso, opte pelo modelo que tenha material mais resistente e se, possível que tenha certificação IP contra água e/ou poeira.

(Fonte da imagem destacada: lightfieldstudios/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.