Se você decidiu que esse é o momento de comprar um smartwatch, mas não sabe como escolher o melhor modelo, seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Através do nosso guia de compras completo, ao final desse artigo você poderá fazer sua compra com segurança.

Um smartwatch é uma extensão dos smartphones nos nossos pulsos. Uma maneira ágil de ver mensagens, atender ligações, receber as notificações das redes socias, sem mesmo tirar o celular do bolso, ou da bolsa.

Podemos ainda monitorar nossos batimentos cardíacos, controlar as calorias ingeridas no dia e até mesmo saber quantos passos demos, um aliado para quem busca um estilo de vida mais saudável.

Está pronto para escolher o modelo de smartwatch que atenda suas necessidades e caiba no seu bolso? Continue conosco até o fim para garantir a satisfação total da sua compra.

Primeiro, o mais importante

  • Um smartwatch é uma maneira de estar conectado sem nem mesmo precisar usar o celular.
  • Podem ser grandes aliados para uma vida mais saudável, já que contam com monitoramentos de funções corporais relacionados ao bem-estar.
  • Antes de comprar, veja se o modelo atende todos os requisitos essenciais para você, como alguns citados no critério de compras ao fim desse artigo.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 6 melhores modelos de smartwatch do mercado

Além de super elegante, o smartwatch é um acessório prático que veio revolucionar a forma como temos acesso às informações: no pulso! Confira agora os 6 melhores modelos do mercado:

1º – Smartwatch com Bluetooth/GPS – Xiaomi

Esse smartwatch da marca Chinesa Xiaomi é extremamente leve, pesando apenas 32 gramas. A sua tela transflectiva permite que você enxergue muito bem durante todo o dia. Ainda é resistente a água e a poeira. A tela é touchscreen e altamente resistente.

Além dos 4 modos desportivos, o smartwatch Amazfit Bip possui notificações de redes sociais, chamadas e e-mail, previsão do tempo, despertador, monitoramento do sono e cronômetro. O seu grande diferencial é a longa duração da bateria, você pode usar seu smartwatch por até 30 dias.

2º – Apple Watch Series 3 – Apple

Embora esse não seja o último smartwatch lançado pela Apple, esse modelo merece a segunda colocação do ranking pelas funções e claro, preço mais acessível justamente porque a marca já possui uma nova versão. A bateria pode durar até 18h.

Ele registra todas as atividades ao ar livre e ainda pode monitorar frequência cardíaca, controlar melhor o estresse do dia, entre outras funções. Você pode sincronizar sua playlist do Apple Music e ter acesso a mais de 40 milhões de músicas.

3º – Smartwatch Ios e Andoid – Ticwatch

Encontre esse produto em Amazon.com.br

É um relógio que pesa apenas 40 gramas e foi desenhado para que se ajuste facilmente ao pulso do usuário. Com ele você pode acessar o Google Play Store e integrar ele com os apps do seu celular. Ainda é possível monitorar a frequência cardíaca, ouvir música, entre outras funções.

É compatível com sistema Android ou iOS, a bateria pode durar até 48 horas e o toque é multi-touch, com uma tela em acrílico resistente a arranhões. É resistente ao suor e poeira, mas não é adequado para submersão completa.

4º – Smartwatch Amazfit Huami – Xiaomi

Outro modelo da Xiaomi, marca que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, esse smartwatch Huami, com versão em inglês, possui tela touchscreen, conecta com bluetooth e wifi até 10 metros de distância.

É resistente à chuva e suor, possui GPS integrado para monitoramento em tempo real e também monitora de frequência cardíaca. Além disso, é possível ver a previsão do tempo na tela. É compatível com Android e iOS e você pode ver suas notificações na tela.

5º – Smartwatch Gear Sport – Samsung

Se você quer um smartwatch que não precisa tirar do pulso para um mergulho, esse modelo da Samsung Gear Sport pode ser o que você procura. Ele é resistente à água, podendo ser submerso até 50 metros. É compatível com Android e iOS.

É perfeito para monitorar suas atividades físicas, contar as calorias do dia ajudando na dieta ou simplesmente usar no lazer. É muito fácil de usar e muitas funções exigem um toque. Ainda possui uma tela altamente resistente.

O sistema altamente inteligente reconhece quando você está no volante, se tornando inativo e não sugerindo nenhuma atividade, proporcionando assim mais segurança.

6º – Relógio Inteligente – Xiaomi

A bateria desse smart band dura cerca de 20 dias e é compatível com iOS ou Android. Além disso, possui conexão bluetooth. A tela é touchscreen e mostra hora, clima, data, entre outros. Você pode mergulhar até 50 metros de profundidade com esse modelo.

Tem monitoramento de passos e mede a frequência cardíaca. Além disso, ele mostra o número que está ligando para seu smartphone na tela e assim você pode até mesmo atender ou rejeitar suas chamadas. Oferece um excelente custo benefício.

Guia de Compra

Acessar suas notificações fica cada vez mais fácil. Hoje em dia, graças ao smartwatch, não é preciso nem mesmo tirar o celular do bolso. Basta um toque na tela e você consegue realizar até mesmo chamadas direto do dispositivo no seu pulso.

Quer saber mais sobre o smartwatch? Nesse Guia trazemos suas vantagens e te ajudamos a classificar o melhor modelo para você. Vem com a gente!

Imagem mostra smartwatch sobre mesa ligado.

Com um smartwatch você consegue acessar suas notificações rapidamente. (Fonte: josemiguels / Pixabay)

O que é um smartwatch?

Para entender o que é um smartwatch – ou “relógio inteligente” se traduzirmos para o português – precisamos esquecer aquele conceito ultrapassado de que relógio serve para mostrar as horas.

Um smartwatch é na verdade, uma extensão do seu celular smartphone, no seu pulso. Com ele você fica conectado o tempo todo, sem nem mesmo precisar pegar seu celular na mão.

Você pode ver as notificações das suas redes sociais, utilizá-lo como GPS, é ainda seu melhor amigo controlando seus batimentos cardíacos, alertando seu sedentarismo e sendo um grande aliado na prática de atividades físicas.

Tudo isso através da integração via bluetooth. Muitas funções que você encontra no seu celular, você pode acessar agora com poucos toques no seu relógio. Mas será que vale a pena comprar um?

Quais as vantagens e desvantagens de ter um smartwatch?

A verdade é que com as várias funções que ele oferece você vai perceber que o seu celular não precisa estar sempre em suas mãos.

Você não vai mais perder uma chamada importante porque ele estava no bolso ou na bolsa. Não vai demorar para responder aquela mensagem urgente e poderá agendar um compromisso na sua agenda digital sem precisar de nada além do seu relógio.

As vantagens são inúmeras e com certeza essa praticidade é a principal delas. Além disso, um smartwatch é um gadget muito moderno que traz sofisticação a qualquer estilo. São aparelhos muito leves e não incomodam em nada no dia a dia. Depois que você acostuma com um desses, não vai mais querer tirar.

Alguns modelos permitem troca de pulseira e customização de tela através de aplicativos. O display pode variar entre mostrador digital ou analógico, pode ter “uma cara” diferente sempre que você quiser.

Ainda é excelente para você cuidar da sua saúde. Alguns smartwatches emitem alerta de sedentarismos e contam até mesmo quantos passos você deu em um único dia, te estimulando a caminhar mais.

É possível programar uma dieta, contar calorias, monitorar o batimento cardíaco, verificar a pressão sanguínea, controlar a distância em uma corrida ou pedalada, entre outras funções incríveis que só estimulam uma vida cada vez mais saudável.

E você ainda pode fazer tudo isso ouvindo suas músicas preferidas sem depender do seu celular. Em relação às desvantagens, podemos ressaltar que um relógio convencional acaba exigindo menos de você. Basta colocar no pulso e deu – é claro que também não oferece nada além de mostrar as horas.

A durabilidade da bateria pode ser considerada um ponto negativo. Muitas pessoas que utilizam ele durante o dia todo, podem ter que recarregar alguns modelos todas as noites.

Algumas pessoas se queixam ainda que os aparelhos não funcionam de forma autônoma, ou seja, precisam do celular por perto para conectividade via bluetooth.

Vantagens
  • Oferece mais praticidade sendo uma extensão do celular no pulso do usuário
  • Pode atender e fazer ligações e tem conectividade com diversos aplicativos
  • Painel visualizador de notificações do celular
  • Aparelhos leves e modernos que trazem estilo eu conforto ao dia a dia
  • Funções estimulam a uma vida mais saudável
Desvantagens
  • Bateria dura pouco devido as funções e painel digital
  • Pode não ser muito autônomo, pois exige que o celular esteja por perto para conexão via bluetooth

Qual a diferença entre um smartwatch e smartband?

Um smartband, ou pulseira inteligente, é um gadget parecido com um smartwatch em algumas funções, mas também possui algumas diferenças que vamos destacar aqui. É uma opção para quem procura um relógio mais ligado a saúde e bem-estar.

Acaba sendo muito limitado e é indicado para quem busca um aparelho para monitorar suas funções corporais, como batimento cardíaco e o sono, contagem de calorias ou outras coisas mais relacionadas à saúde.

Ele também é mais barato porque oferece menos funções. Já um smartwatch acaba sendo uma verdadeira extensão do seu celular no seu pulso. Podendo acessar outros aplicativos, galerias, jogos, entre outros. Confira as principais diferenças através dessa tabela comparativa:

Smartwatch Smartband
Custo Valor mais elevado Valor mais baixo
Funcionalidade Gadget com alta funcionalidade, sendo uma extensão no celular no pulso Funções relacionadas a saúde e bem-estar
Conectividade Pode ter capacidade de conexão com a internet e rodar alguns aplicativos como WhatsApp, Facebook e Twitter Geralmente conecta-se apenas com outros aparelhos como computadores ou smartphones
Outras características Pode bater fotos e acessar alguns jogos Limitação de funções

Quanto custa?

Os modelos das grandes marcas podem facilmente variar entre R$ 1.000 e R$ 4.000. Alguns modelos recentemente lançados pela famosa marca americana podem ser vendidos por até R$ 9.000 no Brasil.

Mas não é necessário esse investimento para ter um bom smartwatch. A marca chinesa Xiaomi oferece excelentes opções por cerca de R$ 600. Também é possível encontrar modelos ainda mais baratos, que custa R$ 269,90.

É importante ter em mente que além da marca, o preço está associado às funções que esses gadgets oferecem. Logo não pode se esperar que um modelo muito mais barato cumpra as mesmas funções e apresente as mesmas compatibilidades que os mais caros.

Onde comprar?

Devido a popularidade desses relógios não é difícil encontrar um modelo. Você pode comprar em lojas de informática, especializadas em produtos eletrônicos ou lojas de departamentos como Havan e Lojas Americanas.

Embora você encontre em lojas físicas, é na internet que você vai encontrar mais variedade e também os melhores preços e ofertas.

Todos os modelos mencionados no ranking estão disponíveis no site da Amazon. Pode ser que você também encontre alguns deles no site no Submarino ou Magazine Luiza.

foco

Você sabia o primeiro smartwatch do mundo foi lançado em 1977?

A empresa responsável pela primeira grande mudança de padrão dos relógios convencionais foi a HP, que lançou um relógio inteligente no qual servia também de calculadora. É claro que se olharmos para ele hoje, não chega nem perto das funções de um smartwatch da atualidade.

Mas pense bem, em 1977 um relógio que ainda possuía uma tela de LED com 7 dígitos, um teclado, despertador e timer.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de smartwatch

Comprar um dispositivo eletrônico é sempre o momento de muita pesquisa. Afinal, o usuário não quer correr o risco de investir seu dinheiro em um equipamento ruim.

Para que sua compra seja um sucesso e você não se arrepende, vamos trazer alguns critérios de compra que podem ser decisivos na avaliação dos produtos mesmo depois de ler esse guia completo.

Refletir sobre alguns pontos é muito importante para que você fique totalmente satisfeito quando o produto chegar à sua casa:

  • Funções existentes
  • Duração da bateria
  • Qualidade do visor
  • Touchscreen
  • Avaliação o produto
  • Wi-fi
  • Pulseira

Funções existentes

A funcionalidade sem sombra de dúvida é o critério mais importante. Afinal, entender o que o smartwatch oferece é essencial para que você saiba exatamente o que esperar do produto que está comprando.

Então, para começar, reflita: Para que você quer um smartwatch? Quais funções entre as que comentamos ao longo desse guia são essenciais para você? Vai usar para esportes ou quer apenas um relógio que se conecte de forma inteligente com vários aplicativos?

Todas essas respostas eliminam alguns modelos do ranking e dão um direcionamento mais assertivo para sua compra.

Afinal, se você é um esportista nato, pode adorar o modelo da Samsung. Ou se não está pensando em usá-lo para essa finalidade, quem sabe o primeiro não é o que você está procurando. Pense a respeito dos motivos que te levam a comprar um smartwatch e boa compra.

Duração da bateria

Alguns modelos duram apenas um dia, sendo necessário carregar a bateria toda noite para usar no dia seguinte. Outros podem durar até mais que 30 dias, como o primeiro do ranking. Isso é importante para você ou não importa muito?

Porque de nada adianta investir em um relógio inteligente e andar com ele descarregado por aí. Você não vai conseguir nem mesmo ver as horas. Então analise a capacidade da bateria dos modelos e reflita sobre qual é melhor para sua realidade.

Qualidade do visor

Um visor digital é mesmo uma maravilha. Mas é preciso tomar alguns cuidados antes de finalizar sua escolha e efetuar sua compra.

Primeiro em relação a visibilidade. Alguns modelos podem apresentar um pouco de problemas em ambientes externos, com muita claridade por exemplo. Outros podem ser ruins para ver durante a noite.

Então tente prestar atenção na descrição. Quando o visor for de OLED é uma indicação de que é muito bom, como o modelo da Apple.

Perceba também a qualidade de resistência dessas telas. Ninguém quer ter a tela quebrada ou arranhada com uma queda, ou se bater o braço na parede, por exemplo. Se forem gorilas glass, geralmente são mais resistentes a arranhões e rachaduras.

Mulher usando smartwatch da Apple branco.

Visor de OLED é uma indicação de que o modelo é muito bom. (Fonte: Free-Photos / Pixabay)

Touchscreen

Cuidado, pois nem todo smartwatch é touchscreen. Não que isso seja um problema, mas alguns usuários ficam decepcionados quando recebem o produto e a tela não seja assim. Por isso é importante ler a descrição atentamente.

Alguns modelos possuem o comando através de botões externos ao aparelho e isso pode ou não ser o que você está procurando. O sexto modelo da seleção é mais barato e não possui esse recurso, então tome cuidado se a tela touchscreen for fundamental para você.

Avaliação do produto

Buscamos pelos produtos mais bem avaliados para você. Tentando lhe apresentar aqueles que se mantém entre 3 e 5 estrelas.

Essa avaliação é feita pelos próprios usuários, ninguém melhor para dizer que o produto é realmente bom do que aquele que utiliza. Talvez essa recomendação possa te ajudar na sua escolha.

Wi-fi

Integração bluetooth é um must have de um smartwatch. Mas fique atento, pois nem todos os modelos possuem conexão com wi-fi.

Não que seja essencial, mas vale ressaltar esse detalhe caso seja relevante para você. A conexão Wi-Fi permite que você tenha acesso a mais funções.

Para conectar a internet em um smartwatch, funciona igual num smartphone, através das configurações do aparelho. Os primeiros quatro modelos possuem essa conexão, por exemplo.

Pulseira

Em relação as pulseiras, três coisas podem ser importantes: o comprimento da pulseira, se tem como trocá-las e se são de material bom, confortável e resistente.

Confira as medidas da pulseira e compare com algum outro relógio que você tenha em casa. Veja se os centímetros são os ideais para você. Com uma régua você pode desenhar as medidas até mesmo num pedaço de papel e enrolar ao redor do pulso.

Veja também a possibilidade de troca da pulseira. Um modelo versátil, que você possa fazer a compra de outras pulseiras avulsas e trocar de vez em quando, pode ser interessante se você quer dar uma cara diferente para seu relógio.

Três smartwatches com pulseiras coloridas.

A troca de pulseira do smartwatch possibilita que pareça que você tenha mais relógios. (Fonte: Peter Sobolev / 123RF)

E até mesmo comprar pulseiras de material diferente. Que podem deixar seu smartwatch mais esportivo ou casual. Você pode achar opções em couro, e outras bem interessantes na internet para alguns desses modelos.

Sobre a qualidade, perceba também na descrição. Os modelos mencionados são de silicone, são resistentes, flexíveis e oferecem conforto.

(Fonte da imagem destacada: Free-photos / Pixabay)

Avalie este artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
42 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...
Avatar

Publicado por REVIEWBOX