Imagem de snorkel sobre pedra em praia.
Ultima atualização: 8 de julho de 2019

Como escolhemos

13Produtos analisados

22Horas investidas

5Estudos avaliados

67Comentários coletados

O ato de mergulhar tem como maior vantagem poder visualizar a vida subaquática e conhecer a beleza que existe debaixo das águas de rios e mares. Para essa prática alguns equipamentos são essenciais e dentre eles está o snorkel, produto que será o tema de hoje aqui no ReviewBox Brasil, seja bem-vindo!

O snorkel é uma excelente ferramenta para realizar nados sem a necessidade de prender a respiração. Tendo uma composição bem simples e uso muito fácil, esse é um dos melhores produtos seja para iniciantes ou para quem já pratica esse esporte.

Esse equipamento tem inúmeras vantagens e pode ser utilizado nos mais diferentes ambientes e se você está interessado em saber mais sobre ele basta continuar conosco. Nesse review falaremos sobre tudo o que há de mais importante a respeito do snorkel, vamos lá?




Primeiro, o mais importante

  • O snorkel é composto por um bocal e um cano que serve como passagem de ar para o mergulhador, porém ele não fornece oxigênio e deve sempre ficar com a ponta fora da água para funcionar.
  • Aliado a uma máscara de mergulho, basta conhecer alguns passos básicos para conseguir começar a utilizar um snorkel sem qualquer dificuldade.
  • O preço desse produto varia bastante, mas é possível encontrar opções por cerca de R$ 20 e para quem está começando ele é também vendido em kits com todos os outros equipamentos para mergulho e nado.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 5 melhores snorkels

Comprar um snorkel de qualidade é de extrema importância para garantir um mergulho proveitoso e é para te mostrar quais são as cinco melhores opções disponíveis no mercado que criamos esse ranking, confira quais são elas:

1º - Snorkel Frontal Glide Finis

Essa opção de snorkel da marca Finis foi desenvolvida para permitir que os nadadores não precisem virar a cabeça para respirar durante o nado.

Ele é do tipo frontal com uma forma curvada que permite que a cabeça fique livre. A peça de boca é produzida em silicone de grau médico suave, confortável e flexível, ele conta com um design que elimina a tensão nas costas, pescoço e ombros e graças a tecnologia VO2 Max aumenta a capacidade aeróbia.

2º - Snorkel Frontal Azul Mormaii

Produzido pela Mormaii, esse modelo de snorkel é confeccionado numa junção de silicone, polivinílico, plástico ABS e termoplástico com um comprimento total de 40,5 centímetros.

Ele possui bocal anatômico desmontável de silicone com válvula de desalamento inferior, tem um ajuste rápido e firme das tiras na região da cabeça e é leve e resistente. Está disponível na cor azul com detalhes transparentes.

3º - Snorkel Freestyle Frontal para Natação sem Válvula Finis

Voltado para o uso em nados de estilo livre e sem interrupção, esse snorkel conta com um design em formato de curva que promove uma posição da cabeça adequada com os olhos baixos.

Ele conta com uma cabeça ajustável que pode ser usada em conjunto com touca de natação ou óculos de proteção, tem bocal confortável e de fácil ajuste na mandíbula e elimina a tensão nas costas, pescoço e ombro. Pode ser adquirido na cor amarelo com detalhes transparentes e pretos.

4º - Kit de Mergulho com Máscara e Snorkel Cetus New Parma Fun

Esse conjunto de mergulho é ideal para quem precisa adquirir mais ferramentas para nado livre. Ele traz um snorkel em PVC que conta com quebra onda no topo, reduzindo assim a entrada da água. Possui válvula de purga na parte inferior para facilitar toda exaustão da água e bocal macio curvado que ajuda a reduzir a fadiga da mandíbula.

A outra peça é uma máscara de mergulho também confeccionada em PVC polido com duas lentes de vidros temperados, dando um excelente campo de visão periférica para cima e para baixo. Tem ainda volume interno baixo para o máximo de visibilidade e presilhas laterais com botões de fácil regulagem.

5º - Kit Mergulho com Máscara, Nadadeira e Snorkel Cetus Cobia

Essa outra opção de kit é composta por máscara, nadadeira e snorkel. O snorkel de modelo Beta da Cetus tem 40 centímetros de comprimento, é flexível e possui quebra ondas, válvula de exaustão inferior, bocal em PVC e presilha para prender a tira da máscara.

A máscara é produzida também em PVC com visor em vidro temperado e acompanha presilhas laterais de fácil ajuste e tira de fixação. Já a nadadeira é do tipo sapata fechada e está disponível em uma grade de tamanhos que vai do 34/35 até o 44/45.

Guia de Compra

Tendo como principal função permitir ao mergulhador um nado confortável e sem a necessidade de prender a respiração, o snorkel é uma das principais ferramentas para quem aprecia observar os animais subaquáticos.

Porém, quem está começando nesse esporte pode ter dúvidas a respeito desse equipamento e é para unir todas as informações sobre ele que preparamos esse Guia de Compra. É só ler até o final para ficar craque no assunto.

Na foto um homem e uma mulher em uma praia com um navio ao fundo.

O snorkel é de fácil utilização e serve para mergulhos em mares, rios e piscinas. (Fonte: tigertravel / Pixabay)

O que é um snorkel e para que ele serve?

O snorkel é um equipamento de aparência simples, mas que tem a importante função de auxiliar na respiração do nadador enquanto ele pratica o nado. É importante saber que ele não faz com que ninguém respire embaixo d’água e sim deve ficar acima da altura da água, funcionando como uma passagem de ar.

Ele possui um mordedor ou bocal, que deve ser macio e colocado no interior da boca, e um cano com comprimento que costuma variar entre 36 e 40 centímetros em média.

Existem modelos de snorkel que contém uma válvula de descarga, que serve para eliminar a água que possa estar localizada no cano, esgotando, dessa forma, o produto.

Há também opções equipadas com quebra-onda, que atuam literalmente quebrando ondas que possam vir por cima, não permitindo que entre água no produto e prejudique a respiração de quem está nadando.

Os snorkels mais modernos ganharam uma facilidade a mais. Na extremidade do cano é colocada uma válvula que atua como trava e não deixa que a água entre no equipamento no momento da imersão.

Na foto um snorkel e uma máscara de mergulho na areia.

O snorkel é um equipamento simples, mas muito eficiente. (Fonte: Public Domain Pictures / Pixabay)

Quais as vantagens e desvantagens do snorkel?

O snorkel é um equipamento que permite uma prática de mergulho mais segura, sem a necessidade de prender a respiração para isso.

Essa é uma ferramenta muito simples de ser utilizada e que atua facilitando a hidrodinâmica, já que o trabalho respiratório se torna mais simples, e com isso o nadador pode focar mais nos movimentos submersos, como alinhamento do corpo, diminuição das oscilações da cabeça e afins.

Justamente por esse motivo que ele ajuda na melhora da performance do usuário é utilizado em treinos técnicos. Porém, como já explicamos, ele não funciona como uma reserva de oxigênio para o mergulhador e no caso de nados mais profundos, como o mergulho livre, passa a ser necessário voltar a superfície caso o nadador não tenha um cilindro de oxigênio.

Além disso, na prática mais simples não é possível conhecer a vida marinha com mais profundidade.

Vantagens
  • Permite mergulhos sem precisar prender a respiração
  • Facilita a hidrodinâmica deixando o nado mais fácil
  • Melhora a performance do nadador
  • É fácil de usar
Desvantagens
  • Não auxilia na respiração durante mergulhos profundos

Quais as diferenças do snorkel para mergulho livre, nado autônomo e de pescada?

Basicamente quando se fala em snorkel para nado e mergulho vê-se que ambos os equipamentos não possuem diferença em seu design e sim na forma de uso.

O snorkel de mergulho autônomo é colocado em uma posição chamada de pavilhão, no qual ele fica localizado na região da cabeça, fixo a tira lateral da máscara, pegando uma parte das têmporas e bochechas.

Já no caso do mergulho livre, o snorkel fica na posição de nuca, ou seja, preso na parte traseira da máscara de mergulho, atrás da cabeça.

Falando agora especificamente sobre o snorkel de pescada ou seasub ele traz algumas sutis diferenças. A principal delas está relacionada ao cano, que é muito mais flexível. Isso foi criado para o caso do mergulhador que pratica caça e pesca ficar com o equipamento preso em alguma pedra, galhos e afins. Além disso, esse tipo de snorkel tem nenhuma válvula ou ferramenta extra.

Outra variação desse equipamento é o frontal, que já vem com tiras para ser fixado na parte de trás da cabeça, e serve para todas as modalidades de mergulho.

Os snorkels para mergulho livre podem ser utilizados em qualquer lado da cabeça, enquanto que os de mergulho autônomo sempre são usados do lado direito.

Como utilizar corretamente um snorkel?

Quem está começando na arte do mergulho pode ter algumas dúvidas sobre a utilização correta do snorkel e por isso preparamos um pequeno passo a passo que poderá ajudar os iniciantes.

  1. O primeiro passo é escolher uma máscara de mergulho que possua tamanho correto para o rosto e um snorkel que se adeque a ela, lembrando que ele ficará preso na tira da máscara.
  2. Em seguida deve-se colocar os equipamentos e ir para um local com água rasa. Nesse momento você irá colocar o snorkel na boca e iniciar o processo de respiração. A dica é que se respire de forma lenta e mais profunda.
  3. Após pegar o jeito da respiração deve-se ir até o local onde efetivamente o snorkel será utilizado e adentrar na água.
  4. No momento em que a água entre no equipamento é necessário soprar com força o tubo para que ela saia e seja possível respirar com ele.

Quais são os melhores lugares nadar com o snorkel?

A prática de snorkeling, que é o mergulho livre realizado com um snorkel, pode ser feita em rios, lagos, piscinas ou no mar.

Porém, ela é mais comum em regiões praianas e em rios para observação da vida subaquática. É muito comum encontrar empresas em praias famosas que promovem esse tipo de atividade.

foco

Você sabia que existe uma lenda que diz que por volta dos 3.000 a.C. homens utilizavam juncos furados para respirar debaixo da água?

Há ainda histórias que contam que na época de combates os italianos usavam essa ferramenta para se esconder das tropas romanas embaixo da água. Acredita-se que foi daí que surgiu o snorkel e a prática de snorkeling.

Quanto custa?

Existem duas formas de adquirir um snorkel, podendo ser comprado individual ou em kits que contém máscara e nadadeira.

Independente do formato escolhido existe uma variação de preço relativamente grande e há opções mais baratas por cerca de R$ 20 e mais caras chegando a custar R$ 250 em média.

Na foto equipamentos de mergulho, câmera digital, celular e conchas e estrela do mar em uma esteira de bambu.

Quem não possui nenhum equipamento de mergulho pode investir num kit que tem preço mais em conta. (Fonte: stux / Pixabay)

Onde comprar?

Lojas que vendem produtos esportivos são boas opções de lugares para comprar um snorkel, além das especializadas em equipamentos para esportes aquáticos.

Na internet esse produto é vendido nos mais diversos sites e alguns que contam com uma boa gama de produtos são Amazon, Americanas, Centauro, Decathlon, Mercado Livre e Netshoes.

Existe também a opção de adquirir os modelos que elencamos no nosso Ranking e se você estiver interessado em algum deles basta clicar no produto que você será direcionado para o site onde ele está à venda.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de snorkel

Existindo em variados modelos, quem não é um usuário recorrente do snorkel pode ser ver confuso com tantas possibilidades e não conseguir definir qual é o ideal para si.

Para auxiliar quem está passando por esse momento mostramos abaixo quais são os pontos principais que devem ser levados em consideração na hora de escolher um snorkel e dessa maneira ficará mais fácil de fazer uma boa compra.

  • Tipo de snorkel
  • Faixa etária
  • Presença de válvulas adicionais
  • Comprimento do cano
  • Tamanho e maciez do bocal

Agora veja todos os critérios em detalhes, dessa forma você saberá fazer a melhor escolha.

Tipo de snorkel

Uma questão que deve ser levada em conta na hora de comprar o snorkel é o tipo de atividade e local em que se pretende utilizá-lo.

Quem pratica pesca ou caça com esse equipamento deve optar por um modelo específico para isso. Já os gostam de mergulhar no mar podem pensar em uma opção que possua quebra onda, visto que ela facilita o mergulho. Em rios e piscinas os modelos mais simples podem ser suficientes.

Quanto a isso também vale pensar que quem costuma usar a ferramenta em diferentes locais pode investir em um snorkel de mergulho livre, porque ele tem a possibilidade de ser utilizado em ambos os lados da cabeça.

Na foto uma mulher no meio do mar com um máscara de mergulho e um snorkel.

Para mergulhos no mar um snorkel com quebra-onda é uma ótima opção. (Fonte: StockSnap / Pixabay)

Faixa etária

Alguns modelos de snorkel possuem uma faixa etária pré-definida e outros que servem para mergulhadores de todas as idades.

Com isso, tem opções que são voltadas para crianças, para pessoas mais jovens e também os de adultos. Isso é importante porque nem sempre o bocal que é confortável para uma pessoa de 30 anos pode ser também para uma criança de 8.

Além disso, quando eles vêm em kits a máscara também é adequada para a pessoa com a idade pré-definida e utilizar equipamentos de mergulho grandes pode acabar por permitir que a água se infiltre onde não deve ou pequenos pode machucar.

Presença de válvulas adicionais

Existem snorkels que possuem ferramentas adicionais que trazem mais conforto e qualidade de nado ao mergulhador.

Uma delas é a válvula de descarga, presente principalmente em modelos de canos mais grossos. Elas atuam eliminando a água que pode estar contida dentro do snorkel e auxilia não somente durante o nado como também no momento de esgotá-lo para a subida, deixando esse processo mais simples.

Há também atualmente válvulas que bloqueiam a entrada de água para dentro do cano, principalmente no momento do primeiro mergulho. Isso facilita o uso para nadadores com pouca experiência.

No caso de optar por um modelo sem válvula deve preferir os de canos com diâmetros menores que acabam sendo mais confortáveis durante o uso.

Na foto um mergulhador debaixo da água.

As válvulas ajudam a eliminar a água que entra no snorkel no início ou durante o mergulho. (Fonte: Fezboot2000 / Unsplash)

Comprimento do cano

Em média um snorkel tem cano com comprimento que varia entre 36 e 40 centímetros, mas isso não é uma regra ou padrão e há diferentes medidas.

Para quem pratica mergulho em locais mais rasos isso realmente pode não fazer diferença, porém os que gostam de ir um pouco mais a fundo podem optar por um equipamento com cano mais longo que irá dar uma maior autonomia.

Tamanho e maciez do bocal

Ter um snorkel com bocal confortável é uma das melhores maneiras de garantir um mergulho mais proveitoso. Não é difícil ver usuários de alguns modelos reclamarem que o bocal é muito grande ou muito pequeno e que isso prejudica a prática.

Por isso, na dúvida, vale a pena experimentar o produto e tocá-lo para checar o quanto ele é maleável e se não possui nenhuma aresta que pode machucar a boca. No caso de quem fizer a compra online, não há com o que se preocupar, e se o produto que adquiriu não for o ideal basta pedir a troca ou a sua devolução.

(Fonte da imagem destacada: MBatty / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.