Na foto uma sala de estar com um sofá cinza claro, mesa de centro dourada e escada em madeira.

Seja para assistir um filme na sala de estar ou ter uma conversa descontraída com amigos, o sofá é uma das peças de mobiliário mais comuns em todas as casas. É sobre ele que falaremos hoje aqui no ReviewBox Brasil, seja muito bem-vindo!

Encontrado no modelo tradicional, retrátil, no formato de sofá cama, tendo dois, três e até seis lugares, o sofá faz parte da decoração da casa e é um dos lugares mais confortáveis para se aproveitá-la.

E se você está buscando por um desses, saiba que reunimos nesse texto tudo o que há de mais importante a respeito dele para que ao final da leitura você consiga escolher o sofá ideal. Para isso basta continuar lendo!

Primeiro, o mais importante

  • O sofá pode ser usado em salas de TV, salas de estar e até em consultórios e recepções.
  • Os mais comuns são os de dois e três lugares. No quesito modelo os retráteis são os mais vendidos graças ao seu conforto e possibilidade de expandir o assento.
  • Existem sofás confeccionados com revestimento em couro e em tecido nas mais diversas cores, sendo que as mais usadas são o bege e os tons terrosos e acinzentados.

Você também pode gostar:

Os melhores sofás do mercado: Nossas escolhas

Existem inúmeros modelos, tamanhos e estilos de sofá. Decidir qual é o melhor entre eles não é uma tarefa fácil. Por isso, separamos nesse ranking os modelos com as melhores avaliações dos consumidores para que você já comece a escolher qual comprar.

Uma opção de sofá-cama

Tendo uma dupla função, esse sofá conta com um encosto reclinável que faz com que ele se torne uma cama. É produzido em eucalipto, madeira pinus e chapas de OSB com sistemas flexíveis compostos por percintas elásticas.

Ao todo ele possui 190 centímetros de comprimento e é fabricado com espuma DS-26 no encosto e D23 no assento, além de possuir pés em alumínio e revestimento em suede na cor preta.

Opção de conjunto para a família inteira

Possuindo um formato mais arredondado, esse conjunto de sofás é composto por duas peças, sendo uma com três lugares e a outra com dois lugares, o que o torna uma ótima opção para famílias maiores.

Eles são produzidos na cor café com madeira maciça de eucalipto, possuem preenchimento em espuma D-18 no encosto e D-23 no assento e têm revestimento em suede amassado. Os sofás acompanham almofadas fixas, não são retráteis nem reclináveis e contam com apoio para braço.

Uma opção reclinável

Prezando pelo conforto, esse modelo de sofá é completamente reclinável e conta com um design mais moderno, possuindo formas mais quadradas. Ele possui dois lugares e tem 200 centímetros de largura, 96 centímetros de altura, 94 centímetros de profundidade quando fechado e 126 centímetros de profundidade quando aberto.

Ele é confeccionado em madeira e conta com preenchimento de fibra de poliéster e espuma D-33 no encosto e D-26 nos braços. Além disso, possui um revestimento em suede na cor cinza e suporta até 120kg.

Guia de Compra

O sofá é uma peça que além de agregar na decoração ainda consegue ser funcional e muito confortável, participando de diversos momentos de relaxamento. Nele, casais namoram, crianças assistem a desenhos, amigos conversam e muitas outras situações têm esse móvel como coadjuvante.

Porém, qual é o melhor modelo? Quantos lugares são ideais? Devo escolher um modelo em couro ou tecido? Essas são apenas algumas das dúvidas que passam pela cabeça de quem está em busca de um sofá novo e é para responder todas elas que preparamos esse guia de compra.

Na foto um homem de camisa xadrez tomando um café ao lado de um gato sentado em um sofá.

Muitas pessoas não abrem mão de ter um sofá em casa e usam esse produto para relaxar e descansar nos momentos de lazer. (Fonte: Pexels / Pixabay)

Por que o sofá é indispensável?

O sofá, ou também chamado de estofado, é uma peça do mobiliário que tem como função principal servir de assento para um número variável de pessoas.

Ele é composto por uma estrutura em madeira que ganha enchimentos feitos normalmente com espumas e molas e um revestimento que pode ser em tecido ou couro.

Graças a isso, os sofás se tornam itens confortáveis e também bonitos, servindo para agregar na decoração do ambiente.

Quais as vantagens e desvantagens do sofá?

O sofá é um produto que agrega inúmeras vantagens. A primeira delas é conseguir proporcionar momentos de relaxamento e conforto para quem assiste um filme ou a televisão na sala de estar.

A outra é que ele é encontrado em diversas medidas, modelos e estilos, com isso, agrada a diferentes tipos de pessoas. Combina com praticamente todas as decorações e ainda pode ser usado em locais grandes ou pequenos e por um número variável de pessoas.

Há também a vantagem de que ele é facilmente encontrado para comprar e possui uma durabilidade alta, sendo que ao adquirir um sofá de qualidade é grande a certeza de que aquele produto se manterá íntegro por bons anos.

O ponto negativo é que o sofá possui um valor considerado alto, principalmente pensando nos que possuem tamanhos maiores, logo será necessário gastar uma quantia considerável para adquirir um para a sua casa.

Vantagens
  • É confortável
  • Agrega na decoração do ambiente
  • Consegue abrigar um número variável de pessoas
  • Pode ser usado em locais grandes e pequenos
  • Existe em diversos modelos e cores
  • Tem boa durabilidade
Desvantagens
  • A maioria possui um preço relativamente alto

Quais os tipos de sofá disponíveis?

Existem basicamente quatro tipos de sofás que estão disponíveis para a compra. O primeiro é o tradicional, sendo esse o mais comum e conhecido por todos. Ele é muito vendido em conjuntos que possuem duas peças, uma com três lugares e a outra menor com dois lugares.

Os sofás tradicionais são fixos, ou seja, não mudam de posição, podem contar com almofadas fixas ou móveis e tem uma profundidade que varia entre 0,90 centímetros e 1 metro, sendo encontrados em tamanhos variáveis.

Já o sofá retrátil ou reclinável é o mais usado hoje em dia e é ideal para quem gosta de se deitar no sofá. Ele conta com o encosto que pode ter a sua altura regulada e também possui uma extensão para os pés, se tornando mais alongados.

Outro tipo encontrado é o sofá feito com pallets. Esse é mais moderno e rústico, sendo fabricado na maioria das vezes de forma artesanal. Ele tem a sua estrutura feita com os pallets e em cima dela são colocadas almofadas para servirem de assento e encosto.

Há também o sofá inflável e esse é fabricado em plástico tendo o seu enchimento com ar. Ele é ideal para quem não tem muito espaço ou para ser usado em lugares diferentes como acampamentos, por exemplo.

O último tipo é o sofá-cama e falaremos mais sobre ele no tópico abaixo.

Na foto uma sala de estar com um sofá bege com almofadas rosas, uma bicicleta ao lado e uma mesa de centro em madeira na frente.

Os sofás retráteis são um dos mais vendidos atualmente e podem ser usados tanto expandidos quanto retraídos. (Fonte: Rani_Ramli / Pixabay)

Qual a diferença entre o sofá retrátil e o sofá cama?

Uma variação muito comum dos sofás é o sofá cama, que conta com uma dupla finalidade.

Diferente do modelo retrátil, esse é construído de maneira que seu encosto pode ser completamente reclinado, ficando na mesma posição do assento e com isso se transformando em uma espécie de cama.

Ele é muito usado por aqueles que não possuem quartos específicos para visitas, mas que costumam receber pessoas em casa, sendo muito úteis nesse sentido.

A principal diferença entre o sofá reclinável e o sofá cama é que normalmente ele é confeccionado apenas na versão de dois ou três lugares e que acaba sendo menos confortável e pouco indicado para o uso no dia a dia.

Sofá reclinável Sofá cama
Formas de utilização Pode ser usado completamente retraído ou com os assentos alongados Pode ser usado fechado no formato de sofá tradicional ou aberto como uma cama
Tamanho Existem versões com mais de seis lugares Os mais comuns possuem de dois a três lugares
Conforto Possuem uma estrutura macia e confortável Costumam ser um pouco mais rígidos
Vantagens Mesmo aberto não ocupa muito espaço É ideal para quem recebe hóspedes com frequência

Quais os principais formatos de sofás?

Com relação ao formato dos sofás também existe uma boa variação e com isso se torna muito fácil encontrar o que mais agrade.

O mais comum é o retangular tradicional. Nele as pessoas se sentam uma ao lado da outra e há um número variável de lugares, sendo que dois e três lugares costumam ser os mais encontrados.

Ideais para aproveitar os espaços está o sofá de canto que possui um formato em L. Esse é composto basicamente por dois sofás que se unem em um ponto de encontro e eles são muito usados também para dividir áreas da casa.

Além disso, com o sofá de canto é possível ter um número maior de assentos usando apenas uma peça mesmo que a parede seja pequena.

Outro formato é o sofá com chaise, que possui alguns assentos no formato tradicional e um mais alongado, que serve para quem gosta de se deitar. Eles são elegantes e aconchegantes.

Menos encontrados em residências e mais comuns em casas noturnas e espaços de festa estão os sofás redondos. Eles conseguem abrigar um número bom de pessoas e não contam com encostos, possuindo apenas assentos.

Na foto um homem de moletom sentado em um sofá cinza de canto usando um notebook.

Os sofás em L são ótimos para aproveitar melhor os espaços, ser colocados em cantos e também dividir os ambientes. (Fontes: LinkedIn Sales Navigator / Pexels)

Qual o melhor lugar para colocar um sofá?

Não existe uma regra que determine qual é o local mais indicado para colocar um sofá, mas os mais utilizados são as salas de TV, salas de estar e muitos consultórios médicos e odontológicos costumam usar essa peça nas suas recepções também.

Porém, não é todo modelo de sofá que combina com qualquer um desses espaços. Caso a ideia seja utilizá-lo em uma sala de TV, pode-se investir em uma peça que seja mais macia e profunda, já que são mais confortáveis para quem passará boas horas sentado ou deitado nela.

Pensando nos sofás que serão utilizados para diversas funções como assistir a filmes e receber visitas há duas opções que se mostram excelentes e são elas o sofá retrátil e o com chaise. Com eles é possível deitar-se com mais conforto e manter uma posição mais ajustada para as pessoas se sentarem.

Por outro lado, quem irá usar o sofá para um local de recepção, por exemplo, deve investir em um produto mais rígido e com assento curto, que facilita o ato de sentar e levantar.

Que tipos de acessórios pode-se usar no sofá?

Por incrível que pareça existem alguns acessórios que podem ser usados nos sofás e que podem tanto ajudar a mantê-los mais bonitos, como também a deixá-los mais funcionais.

O primeiro é a almofada. Alguns sofás já vêm acompanhados de almofadas fixas e móveis, porém é possível também adquiri-las para ajudar na decoração e servirem como suporte de cabeça quando se está deitado.

As mantas de sofá também são uma excelente opção. Elas servem para evitar que o sofá suje e para dar um toque a mais de beleza no produto, são também ideais para se cobrir em dias mais frios.

Imagem de sofá com capa azul.

22 de julho de 2019

Imagem de almofadas sobre a cama.

7 de julho de 2019

Outro acessório comum para os sofás são as esteiras para braço de sofá. Esse produto é mais rígido e se encaixa perfeitamente nessa região possuindo espaços para copos e até para controles remotos em alguns modelos.

Com eles evita-se que bebidas sejam derrubadas no móvel enquanto se assiste a televisão ou conversa com amigos.

Na foto um sofá cinza com almofadas e uma manta ao lado de uma poltrona na cor preta e uma mesa de centro em vidro.

As almofadas e as mantas são acessórios para sofá que servem tanto para a decoração quanto como itens funcionais. (Fonte: ErikaWittlieb / Pixabay)

Quanto custa um sofá?

O valor a ser pago em um sofá varia de acordo com diversos fatores e os principais são o tamanho do produto, o modelo em que ele é confeccionado, tipo de revestimento e densidade da espuma.

Cada uma dessas características faz com que o sofá seja mais barato ou mais caro e é muito comum que um sofá de couro com 5 lugares custe mais caro do que um de tecido com apenas dois, por exemplo.

Com isso, é possível encontrar esse produto com um preço médio inicial de R$ 400, enquanto que os mais caros podem chegar a custar mais de R$ 14 mil.

Onde comprar um sofá?

Há uma série de lojas em que os sofás podem ser adquiridos e existem inclusive algumas que são especializadas na fabricação de estofados. Porém, as que vendem peças de mobiliário como Casas Bahia, Ponto Frio, Tok Stok e Magazine Luiza também contam com uma boa variedade desse produto.

As lojas online são outra excelente opção para comprar um sofá e nelas é ainda mais fácil de encontrar esse produto em diferentes versões. Algumas das que tem bons preços e variedade são: Amazon, Etna ou Mobly.

Outra opção é adquirir um dos sofás que colocamos em nosso ranking e para isso basta clicar no seu preferido que você será direcionado ao local onde ele está à venda.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de sofá

Agora que você já está por dentro do universo dos sofás chegou o momento de te mostrarmos o que se deve levar em consideração na hora de escolher um deles. Os principais pontos a serem analisados são:

  • Número de lugares e tamanho
  • Tipo de revestimento
  • Opções de tecido
  • Densidade da espuma
  • Cor

Abaixo te explicamos com detalhes cada um deles para que você faça uma excelente compra.

Número de lugares e tamanho

Na hora de escolher o tamanho do sofá e o seu número de lugares deve-se analisar o local onde o produto será colocado e nesse momento tirar as medidas do espaço é essencial.

Um ponto importante é que o recomendado é que exista no mínimo 70 centímetros de circulação livre ao redor do móvel e esse é outro ponto a ser levado em consideração.

Para salas e cômodos pequenos os sofás ideais são os de dois lugares e que tenham uma profundidade menor que 100 centímetros. Caso sejam necessários mais lugares pode-se investir em poltronas e puffs, sem falar que um bom modelo é o retrátil, que consegue ser expandido para momentos de lazer e retraído quando não está sendo utilizado.

Nas salas maiores todos os modelos e tamanhos de sofás são bem-vindos e os em L ou com chaise caem muito bem nesses espaços, se tornando uma peça de grande destaque.

foco

Uma dica importante é que se deve tirar também as medidas da porta e do elevador por onde o sofá passará, no caso de quem mora em prédios. Isso é válido já que o produto precisará entrar na sua casa de alguma maneira e caso ele seja maior que esses dois espaços pode precisar ser içado, o que não é permitido por muitos lugares.

Tipo de revestimento

Os sofás podem ser revestidos com tecido e couro e cada um desses materiais possuem as suas vantagens e desvantagens que devem ser analisadas na hora da escolha.

O couro tem uma manutenção mais fácil, já que é simples de limpar e muitos sofás de cor branca são feitos com esse material por poderem ser higienizados com mais tranquilidade.

Porém, o couro dá um aspecto um pouco mais pesado ao espaço e também é preciso tomar cuidado com o sol, já que se ele incidir diretamente no sofá de couro por muito tempo pode causar rachaduras.

O tecido é o mais comum hoje em dia, porém tem como ponto negativo a necessidade de ser lavado para tirar sujeiras. No entanto ele conta com um toque macio e textura suave, sendo que os tecidos de algodão, camurça, veludos e sedas são os que garantem um maior conforto.

No caso de escolher um sofá de tecido vale saber que existem diversas empresas que fazem a impermeabilização da peça e com isso é mais garantido que se ocorrerem acidentes ele não irá estragar.

Na foto um sofá de couro marrom com um bulldog branco deitado em cima e algumas almofadas coloridas.

Os sofás de couro têm um aspecto mais sóbrio e são mais fáceis de limpar do que os de tecido. (Fonte: Paolo Nicolello / Unsplash)

Opções de tecido

Se a decisão é por um sofá de tecido é importante saber que os mais comuns usados para a fabricação desse produto são a sarja peletizada, o linho, a chenille e o suede.

Os tecidos mais usados nos sofás são a sarja peletizada, o linho, a chenille e o suede.

Os que lideram o ranking de vendas são chenille e suede. O chenille possui um preço mais em conta e alta durabilidade, porém peca um pouco na estética.

Por outro lado, o suede é altamente resistente e também mais macio que o chenille, sendo que há opções que tem aspecto molhado que agradam muitas pessoas.

A sarja é feita 100% em algodão, portanto passa na frente no quesito maciez, e possui uma grande variedade de cores. Já o linho pode ser fabricado com matérias-primas naturais ou sintéticas.

Ele é um pouco mais rígido, porém tem uma aparência sofisticada e elegante, além de possuir alta durabilidade. O ponto negativo é que ele desfia e quem tem gatos deve evitar esse material.

Densidade da espuma

Todos os sofás são preenchidos com espumas e cada um deles conta com elas em densidades diferentes que devem ser levadas em consideração ao pensar em resistência e maciez.

Graças a densidade os fabricantes conseguem definir quantos quilos aquele sofá consegue suportar. Como os encostos costumam receber pouca carga é comum que sejam feitos com espumas D23 e D28.

A D28 também é aplicada nos assentos, pois é confortável e macia, porém a D23 deve ser evitada nesses casos já que pode deformar caso seja feito o uso contínuo por pessoas com mais de 70 kg.

Quem é mais pesado deve optar sempre por assentos com densidade maior, sendo que a D33 costuma ser a mais indicada já que suporta pesos que variam entre 71 kg e 100 kg.

View this post on Instagram

1.50m 💲12x 139.00; . 1.70m 💲12x 149.00; . 1.90m 💲12x 169.00; . 2.10m 💲12x 179.00; . 2.30m 💲12x 199,00; . 2.50m 💲12x 219.00; . 2.70m 💲12x 239.00; . 2.90m 💲12x 259.00; . ✔️Sob medida; ✔️Assentos retráteis; ✔️Assento em molas; ✔️Percinta Italiana, ✔️Espuma D30; ✔Estrutura em eucalipto tratado; ✔️Encostos reclináveis em catracas de alumínio blindadas em + de 5 posições; ✔️Sob medida com menor prazo de entrega de SP!!! . 👉🏼Rua Monte Serrat, 1007. Tatuapé. . Atendimento de DOM A DOM, na semana até as 20h. . 📞2091-5155. . Bem vindos!!!. . Facebook: Santo Sofá. . www.santosofa.com.br . *Consulte tecidos e cores válidos na promoção. ____________________________________________________ #sofa#sofas#sofaretratil#sofareclinavel#sofadafabrica#fabricadesofa#prontaentrega#moveis#moveisplanejados#sala#saladetv#saladeestar#saladejantar#home#homedecor#design#designdeinterior#designdeinteriores#decoracao#decor#poltrona#mesas#mesadejantar#casa#minhasala#minhacasa#meuape#apartamento#moveissobmedidas

A post shared by Santo Sofá (@sofasanto) on

Cor

Por último deve-se definir a cor que o sofá terá e isso depende de uma série de fatores que vão além do gosto pessoal.

Nesse sentido a melhor forma de não errar é escolher um sofá liso e de tons claros, sendo que os beges são os mais usados e atualmente os que estão em alta são os cinzas e os azuis.

Para ambientes pequenos eles também são os mais indicados, já que não diminuem o espaço visualmente, diferente do que acontece com as cores escuras.

Outra forma de escolher a cor do sofá é analisando o tom dos móveis. Peças em tons fechados pedem sofás um pouco mais claros, para contrastar e não manter tudo muito escuro.

Por outro lado, quem possui crianças e animais de estimação deve optar por cores um pouco mais intensas, já que elas escondem mais a sujeira do que um sofá branco, por exemplo.

Existe também a opção de comprar um sofá colorido, porém é importante pensar que essa não é uma peça que se troca com frequência. Com isso, pode ser muito fácil de enjoar e, nesse sentido, os tons terrosos, preto, bege e até o cinza acabam sendo mais indicados.

Mas se a escolha for por um sofá mais marcante é importante deixar que somente ele se destaque, para que o ambiente não fique exagerado. Assim todos os itens decorativos do local devem ter tons que combinem com o do móvel.

(Fonte da imagem destacada: Vecislavas Popa / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Danielle Assis
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.