Sofá-cama fechado na sala, sobre tapete, com janela atrás e estante.

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um móvel coringa para a sua casa: o sofá-cama. Versátil e multiuso, o sofá-cama é ideal para casas e apartamentos menores, mas também é cada vez mais usado em ambientes espaçosos.

A razão é simples: além de otimizar o espaço, o sofá-cama garante conforto, não apenas para hóspedes, mas para você e sua família.

Hoje em dia é possível encontrar modelos de design variado, quadrados, retos, dobráveis, de canto, com diversos tamanhos e materiais de fabricação. Entre tantas opções, vamos mostrar neste artigo os fatores que devem ser considerados para você escolher o sofá-cama ideal para o seu lar.

Primeiro, o mais importante

  • A ideia de que o sofá-cama é desconfortável e não combina com a decoração da casa já é ultrapassada.
  • Atualmente é possível encontrar modelos com design, tamanhos e funcionalidades dos mais simples ao luxuosos.
  • Vamos explicar para você o que diferencia um modelo de outro e o que deve ser considerado antes de comprar o sofá-cama ideal.

Você também pode gostar:

Melhores modelos de sofá-cama: Nossos favoritos

Precisando de um acessório multiuso e que ainda por cima enriqueça o design da sua casa? A seguir, vamos apresentar uma lista com alguns dos melhores sofás-camas que você encontrará no mercado.

O melhor sofá-cama de três lugares

O sofá-cama Mimo de três lugares é ideal para que duas ou mais pessoas possam dormir ou relaxar, confortavelmente.

O estofado é de espuma D28 e os pés estilo palito dão um ar retrô ao móvel. A sofisticação e o conforto ficam por conta do revestimento em veludo.

Uma opção de sofá-cama premium

O sofá-cama Premium de três lugares vem com estofado resistente e confortável, já que a espuma tem densidade D33.

Este modelo é revestido de couro sintético e, portanto, é mais fácil de limpar além de compor qualquer ambiente.

O melhor sofá-cama para espaços menores

O Ilha Bela Multi é ideal para espaços menores. Compacto, este modelo é de dois lugares e possui encosto reclinável com quatro estágios.

O estofado deste sofá-cama é feito com espuma D28 e o revestimento de linho 100% poliéster é super durável e fácil de limpar.

O sofá-cama de um lugar ideal

O sofá-cama Murilo é perfeito para apenas uma pessoa. De tamanho solteiro, este modelo tem encosto com almofada solta de fibra siliconada.

O assento é feito com espuma de densidade 28 e é revestido com veludo que dá um toque extra de conforto e sofisticação.

Guia de Compra

Nós sabemos como o processo de comprar um móvel novo pode ser difícil. Por isso, preparamos este Guia de Compra com todas as informações que você precisará para escolher o melhor sofá-cama para a sua casa.

Casal com filha deitados no sofá-cama.

O sofá-cama é um móvel coringa para relaxar com a família e otimizar seu espaço. (Fonte: Cathy Yeulet / 123RF)

Por que ter um sofá-cama e não um sofá convencional?

As qualidades de um sofá-cama já são conhecidas. Seja para acomodar hóspedes, receber amigos, relaxar com a família ou descansar no escritório, este um móvel versátil e prático.

Sua dupla função é o seu grande diferencial. Durante o dia, serve de sofá. À noite, se transforma em uma cama. Além disso, a fabricação do sofá-cama evoluiu. Primeiro para garantir mais conforto, com espumas adequadas para o descanso prolongado.

E, segundo, para garantir mais estilo, com design e tecidos que combinam com a decoração do seu espaço.

Imagem de sofá com capa azul.

22 de julho de 2019
Imagem de um futon.

26 de agosto de 2019

Já o sofá convencional, como sabemos, é fabricado originalmente para sentarmos. E, mesmo que vez ou outra ele seja usado para se deitar, isso não é recomendado.

Primeiro por conta de seu formato nada anatômico. Depois, porque a espuma do estofado raramente tem a densidade correta para suportar o peso do corpo por longas horas.

Quem já não teve a experiência de dormir em um sofá convencional e acordar com dores pelo corpo? Outra diferença entre o sofá-cama e o convencional é o preço. O sofá-cama costuma ser mais caro.

Por outro lado, com um sofá convencional você irá ter um gasto a mais com cama ou colchão extra. Por isso, o sofá-cama ganha também no quesito custo-benefício.

Confira abaixo as diferenças entre o sofá-cama e o sofá convencional:

Sofá-cama Sofá convencional
Conforto Confortável para sentar e dormir Confortável para sentar
Espaço Otimiza o espaço, mas ocupa bastante quando aberto Ocupa menos espaço, mas não é recomendável para dormir
Preço Mais caro, mas com melhor custo-benefício Pode ser mais barato

Quais as vantagens e desvantagens do sofá-cama?

Como vimos, a principal vantagem de um sofá-cama é sua dupla função, garantindo a otimização do espaço. Este é, portanto, o tipo de mobiliário ideal para quem mora em espaços pequenos, como quitinetes e estúdios.

Mas o sofá-cama também é cada vez mais utilizado em áreas maiores. Seja na sala de estar ou no quarto de TV, ele é perfeito para reunir a família em uma sessão de filmes e seriados.

As desvantagens, apesar de reduzidas, também existem.

Apesar de o sofá-cama ser compacto, você precisa garantir que haverá espaço suficiente para transformá-lo em cama.

Outra desvantagem é que é preciso abrir e fechar o sofá-cama sempre que você for usá-lo para deitar. E a espuma deve ser de qualidade para acomodar o seu corpo durante longas horas, o que também encarece o móvel. Abaixo reunimos todos os prós e os contras em se ter um sofá-cama em casa:

Vantagens
  • Melhor aproveitamento do espaço
  • Dupla função: serve de sofá e cama
  • Conforto para dormir
Desvantagens
  • É preciso espaço para transformar em cama
  • Espuma de qualidade encarece o móvel
  • É preciso montar e desmontar

Quanto custa?

O preço do sofá-cama varia bastante, dependendo do tamanho, modelo e tipo de material de fabricação, e pode variar de R$250 a R$6.000.

Você não precisa investir no mais caro. No entanto, o mais barato provavelmente não será feito com materiais resistentes e duráveis.

Onde comprar?

Você vai encontrar sofá-cama à venda nas principais lojas de departamento e em lojas especializadas em móveis como Etna, Casas Bahia e TokStok.

Mas, se você quiser ter uma maior variedade de opções com preços mais competitivos, a melhor opção é realizar sua compra em lojas online como a Amazon e o Mercado Livre. Sem contar que você poupa tempo e adquire seu móvel sem sair de casa.

Critérios de compra: Fatores a observar antes de comprar o seu sofá-cama

Agora que você já sabe porque o sofá-cama é um móvel essencial para a sua casa ou escritório, vamos lhe mostrar quais os itens que diferenciam um modelo de outro.

Com a variedade de modelos disponíveis, é importante que você escolha o sofá-cama adequado para o espaço que você tem.

Além disso, como se trata de um móvel mais caro, é fundamental que ele atenda aos seus objetivos e tenha alta durabilidade. Abaixo você confere os fatores que devem ser levados em conta antes escolher o sofá-cama certo para o seu lar:

  • Tamanho
  • Modelo
  • Densidade da espuma
  • Tipo de tecido
  • Cor

A seguir, nós vamos explicar em detalhes cada um desses fatores para que você possa comprar com segurança o sofá-cama que irá atender suas necessidades e expectativas.

Tamanho

Este é o fator mais importante que você deve observar. Isso porque o tamanho do seu sofá-cama vai depender do espaço que você tem à disposição.

O primeiro passo, portanto, é tirar as medidas do local onde o sofá-cama será colocado. Lembre-se de que é preciso levar em conta o tamanho do sofá-cama fechado e aberto.

Com as medidas do cômodo em mão, você poderá decidir se irá comprar um sofá-cama tamanho solteiro, de dois ou três lugares ou até maior do que isso.

Para os solteiros, o recomendável é o sofá-cama com medidas de até 190cm de comprimento por 90cm de largura. Mas se você quer um sofá-cama para acomodar um casal, por exemplo, o ideal é um móvel com 190cm de comprimento e largura mínima de 130cm.

Imagem mostra um sofa cinza grande em sala.

Um sofá grande pode abrigar a família inteira. (Fonte: Annie Spratt / Unsplash)

Modelo

Outro ponto importante, que também vai depender do tamanho do cômodo, é o modelo do seu sofá-cama.

Considere o espaço disponível para não prejudicar a circulação de pessoas.

No mercado você vai encontrar modelos tradicionais, daqueles que abrem com um puxão; o estilo bicama; os sofá-camas que dobram; os que reclinam o encosto para trás e uma infinidade de outras opções.

Antes de se decidir por um determinado modelo, considere o espaço disponível para não prejudicar a circulação de pessoas. Para que a disposição fique adequada, recomenda-se um espaçamento de no mínimo 60cm entre o sofá-cama aberto e o restante do mobiliário.

Confira, abaixo, o resultado de um estudo exclusivo ReviewBox, que comparou qual o tamanho médio da largura dos modelos de sofá-cama mais vendidos:

estudo-sofa-cama

Estudo de mercado (11/19): Foram utilizados métodos científicos para analisar mais profundamente 74 produtos da categoria “Sofá-cama”. O objetivo dessa análise é responder como a questão “Largura” se distribui pelo mercado.
Essas informações vão lhe permitir avaliar melhor qual é o produto ideal para você. Você pode ver os resultados do nosso estudo no gráfico acima. (Fonte: Elaboração própria)

Densidade da espuma

A espuma do estofado do seu sofá-cama é outro item fundamental a ser considerado. Pois é a qualidade da espuma que vai garantir não apenas o conforto para longas horas deitado no móvel, mas também a durabilidade do seu sofá-cama.

foco

Hoje em dia a espuma do sofá-cama pode ser comparada, em termos de qualidade, à espuma de um colchão.

Para você ter certeza de que a espuma do sofá-cama é a ideal você deve considerar a densidade, assim como faz ao escolher um colchão. A densidade é o que torna o estofado mais ou menos duro, e mais ou menos durável. E ela varia de acordo com o peso da pessoa.

Para que você entenda como é calculada a densidade da espuma, confira a tabela abaixo:

Densidade Peso da Pessoa
D18 crianças de até 3 anos
D23 até 50kg
D26 até 60kg
D28 até 70kg
D33 até 90kg
D45 até 150kg

Os especialistas recomendam que, para o sofá-cama, você deve escolher densidades acima da D28, para garantir maior vida útil ao estofado. Na dúvida, porém, escolha a D33 já que ela garante conforto e durabilidade para pessoas com peso de até 90kg.

Tecido

Escolher bem o tecido do seu sofá-cama fará a diferença no seu dia-a-dia. O tecido certo, além de garantir conforto e combinar com sua decoração, pode ser seu aliado na hora da limpeza.

Existem sofás-camas revestidos de sarja, suede, poliéster, corino, para citar alguns. Se você tem crianças em casa, por exemplo, as melhores opções são o corino e sarja, já que estes tecidos são mais fáceis de limpar.

Para quem preza por durabilidade deve optar pelo poliéster. Já para quem busca aconchego e conforto, o mais indicado é o suede. O suede, porém, é mais difícil de limpar. Já o veludo, que é macio e elegante, traz mais sofisticação ao seu sofá-cama.

Cor

Nós sabemos que esta é a mais pessoal das escolhas. Mas é importante que você saiba que a cor do sofá-cama pode influenciar também na hora da limpeza.

Se você não quer ter trabalho opte por um sofá-cama de cor escura, como azul marinho e marrom. Dessa forma, a sujeira e as manchas ficam menos evidentes.

(Fonte da imagem destacada: AnikaSalsera / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano
Izabel Toscano
Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.