Imagem mostra o interior de um carro, sem pessoas, mas com um sistema de som instalado, e ligado, no painel.
Ultima atualização: 16 de janeiro de 2020

Como escolhemos

8Produtos analisados

19Horas investidas

6Estudos avaliados

67Comentários coletados

Olá, tudo bom? Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! O artigo de hoje é sobre o som automotivo Pioneer. É para você, motorista, que gosta de explorar as funcionalidades do seu aparelho e não abre mão de um áudio de qualidade.

Potentes, bonitos e cheios de opções para você executar a sua mídia favorita, os sons automotivos Pioneer variados os bastante para oferecerem as soluções de áudio certeiras para cada carro, e cada ouvido. No Guia que você lerá a seguir, vamos ajudá-lo a encontrar o seu modelo.




Primeiro, o mais importante

  • Os modelos recentes de som automotivo da Pioneer contam com opções de conexão de áudio, do bom e velho auxiliar ao Bluetooth 4.0.
  • A Pioneer produziu um som automotivo especial para smartphones, com botões inovadores e suporte removível.
  • Você encontra modelos de som da Pioneer a partir de R$200, e por até R$ 2000.

Você também pode gostar:

Melhores sons automotivos Pioneer: Os modelos ideais para cada viagem

Das telas às conexões, avaliamos criteriosamente o cátalogo da Pioneer, para trazer, aqui nessa lista, a seleção com os melhores modelos de som automotivo e ajudar na sua pesquisa ou mesmo resolver a sua busca pelo modelo ideal.

O som automotivo Pioneer com ótimo custo-benefício

Este modelo é para você que busca um som simples e discreto, mas altamente funcional. Com design clássico da Pioneer, com botão giratório de volume e sintonização e detalhes em laranja, o DEH-S1180UB tem entrada para controle de volante e é inteiramente compatível com Android, com interface dedicada, via conexão USB. Sua compatibilidade se estende para o aplicativo Pioneer ARC, para maiores interações com a equalização, que já é alta com a Mixtrax.

O modelo da Pioneer para grandes painéis

O MVH-S618BT é ideal para quem tem carros com painéis grandes, mas prioriza o som sobre a imagem. A tela não é grande, mas a área para botões e controles compensa, para uma navegação mais prática. O som também compensa, com Mixtrax e o Dynamic Bass Enhancer, para graves super potentes. Com porta USB, entrada auxiliar e conexão bluetooth, tem interface prórpria para Iphone ou smartphones com sistema Android.

O som da Pioneer para os conectados

Modelo mais inovador entre os sons automotivos da Pioneer, o SPH-C10BT é inteiramente voltado para a interação com celulares. Com conexão Bluetooth 4.0 e alta gama de arquivos reproduzidos, o modelo se destaca pelo seu suporte frontal destacável, no qual você pode deixar o seu celular na horizontal e pegá-lo quando for conveniente. O design do aparelho é novo, com quatro botões frontais de interação com o smartphone e um visor de tamanho mínimo.

Guia de Compras

Hoje em dia já não faz mais sentido um carro sem um som automotivo, ainda mais com a enorme oferta de conteúdo de áudio por aí, à um toque, à um clique. Optando por um modelo de som da Pioneer, você tem a garantia de conseguir reproduzir tudo, e com grande qualidade da navegação à saída dos alto-falantes.

No nosso Guia de Compras, vamos mostrar tudo o que há de mais relevante sobre o som automotivo Pioneer, entre tamanhos telas e funções. A ideia é munir você com as ferramentas necessárias para encontrar e escolher o modelo ideal para você, seu carro e sua viagem.

Imagem mostra um homem dirigindo um carro com um sistema de som instalado no painel. Um celular também se apoia no painel, por meio de um suporte.

Suas viagens tem maior conteúdo e qualidade com um som automotivo Pioneer. (Fonte: David Tran/ Unsplash.com)

O que acompanha um som completo da Pioneer?

No universo dos sistemas de som, sejam eles automotivos ou não, é muito comum o uso do termo "som completo". Isso quer dizer não apenas um sistema de som com todos os componentes em ordem, mas que todos eles sejam compatíveis entre si.

Essa configuração é buscada não só para um desempenho superior de áudio, mas para maior duração dos componentes, que podem se comunicar nas potências erradas, e, por exemplo, estourar os alto-falantes.

No caso do som automotivo Pioneer, o som completo e totalmente compatível será, obviamente, inteiramente formado por componentes da marca, que vendidos em larga escala no mercado brasileiro.

Para ter um som automotivo completo da Pioneer, você vai precisar, além do som, de um módulo amplificador e de alto-falantes, e todos compatíveis entre si no quesito de potência e canais.

Imagem mostra um carro sendo pilotado na estrada, com foco no sistema de som ligado, com a tela informando o nome da música sendo executada.

Para um som completo da Pioneer é necessário comprar um módulo amplificador e um alto-falante. (Fonte: Alexandru G. STAVRICĂ/ Unsplash.com)

Ainda vale pena ter um som Pioneer golfinho?

Uma linha de som automotivo da Pioneer que marcou época foi a DEH, chamada carinhosamente de "golfinho". O nome vem de uma pequena animação, que mostrava um surfista interagindo com um golfinho, que era executada enquanto um CD tocava.

Mas o que deixou a linha de fato na memória coletiva dos motoristas foi o mecanismo de inserção de CD, que ao invés do tradicional, em que se insere o disco numa pequena abertura no próprio aparelho, o painel do som literalmente deslizava para baixo, fazendo com que a caixa traseira ficasse à vista, assim como a abertura para o disco.

Depois, era só apertar um botão e pronto, o modelo voltava ao normal.

Mais do que as funcionalidades famosas, no entanto, a consolidação do golfinho no mercado se deu à sua grande possibilidade de equalização, com mais de cinco bandas, e funcionalidades como voltímetro e gráfico de volume e ganho.

Ter um modelos desses nos dias de hoje, portanto, é ter um aparelho com um ar nostálgico, mas com uma entrega de qualidade de áudio acima de muito equipamento por aí. Por outro lado, pode sofrer com algumas questões de compatibilidade, seja para instalar, seja com conexões, como bluetooth e USB.

Vantagens
  • Nostalgia
  • Funcionalidades
  • Desempenho
Desvantagens
  • Compatibilidade
  • Conexões

Como regular o som automotivo Pioneer?

A regulagem de um som automotivo pode ser algo complicado para muita gente. São muitos números, nomes e botões para se levar em conta. Para tonar o processo algo mais simples, vamos basear a equalização em três aspectos:

  • Interior do carro: controle o volume e o ganho do som a partir da acústica do seu carro. Quanto mais acústico, isto é, quanto mais fácil for a propagação de som por ele, menores precisam ser o volume e o ganho.
  • Alto falantes: você deve considerar não só o tipo (qualidade, potência) dos seus alto-falantes, mas a sua posição também. Aumente os graves somente se o seu alto-falante tiver a capacidade de reproduzi-los, e configure o som para stereo somente se você tiver alto-falantes nas portas.
  • Seu ouvido: de nada adianta configurar p seu som segundo as mais técnicas exigências se você não gostar do resultado. Controle o volume, ganhp, grave, agudo, etc, conforme o seu gosto pelo resultado. Nossa dica é fazer a equalização a partir de músicas que você ouve bastante, para poder notar as nuances da reprodução.
Imagem mostra a mão do piloto de um carro manuseando os controles do seu sistema de som.

Equalize o seu som automotivo pelo seu carro, seu alto-falante e pelo seu ouvido, é claro. (Fonte: Courtney Corlew/ Unsplash.com)

Som automotivo ou DVD automotivo Pioneer?

Se inteirando no catálogo da Pioneer, você pode topar com uma dúvida importante: escolher um som automotivo ou um DVD automotivo? Isso porque ambos têm qualidades de reprodução de áudio bastante similares, e algumas conexões também.

Há por exemplo, modelos de som automotivo com telas tão grandes e funcionais quanto à dos DVDs. Fora que na linha da Pioneer de Centrais Multimídia, os aparelhos ficaram meio híbridos, o que só aumenta a confusão.

A opção deve se basear no seu dia a dia.

A opção deve ser pautada no seu dia a dia, na sua direção. Porque se você não tem tempo para ficar parado assistindo algo no seu carro, ou não costuma a levar pessoas no banco de trás, a função DVD perde um pouco o sentido.

Ainda assim, os DVDs da Pioneer contam com altas opções de entradas de áudio e conexões de mídia, então se você preza mais pela praticidade e pelas alternativas de conexões, isto é, hora coloca música do seu MP3, hora coloca um podcast do seu celular, o provável é que a sua pesquisa por um DVD dê mais resultado.

Som DVD
Conexões e entradas Bluetooth, AUX, CD Bluetooth, AUX, DVD
Tamanho 1 DIN e 2 DIN 1 DIN e 2 DIN
Foco Equalização e reprodução Conexão e mídias

Onde comprar um som automotivo Pioneer Bluetooth?

São pouquíssimos os modelos de som automotivo da Pioneer que não contam com conexão bluetooth, pelo menos entre os lançados nos últimos anos. Você encontra modelos com a tecnologia em praticamente toda a loja de equipamentos sonoros e automotivos.

A melhor opção, ainda assim, é fazer a sua compra pela internet, não só pela possibilidade de encontrar o catálogo completo da Pioneer, mas pela oferta de preços, fora o conforto de fazer sua escolha do sofá da sua cada. Sites como a Amazon, Mercado Livre e a Premier Shiop são os melhores no segmento.

Critérios de Compra: Escolhendo o seu som automotivo Pioneer

Para ter certeza que você irá sair da loja tendo comprado o melhor som automotivo Pioneer, não deixe de dar uma olhada na lista a seguir. São critérios de compra, que vão auxiliar a sua busca e a sua escolha, enfim, do modelo de som ideal.

Mídia

Como estamos falando de um som automotivo, não há critério mais importante do que as mídias que o aprelho reproduz. O ideal é que o modelo de sua escolha tenha o máximo de mídias possíveis, de CD à Bluetooth, e o catálogo da Pioneer dificilmente te deixará na mão, mas há linhas com algumas limitações.

Dê prioridade para os modelos que contenham compatibilidade com a maneira que você costuma ouvir música, se pelo celular, por um pendrive, por CD, por um MP3, enfim, aqueles que proporcionem a reprodução das suas músicas e conteúdos, onde quer que eles estejam armazenados.

Imagem mostra uma pessoa dirigindo durante a noite, com o som do carro ligado, assim como o celular apoiado no suporte do painel.

O seu som automotivo Pioneer deve reproduzir as mídias da maneira em que você prefere. (Fonte: Vladimir Proskurovskiy/ Unsplash.com)

Controle

Fique de olho no controle do seu som automotivo Pioneer. O catálogo da marca conta com diversas maneiras de comandar o aparelho, de touchscreen à controles externos, e até por controle de volante.

Opte por aquele que você esteja mais familiarizado, seja o touchscreen mais fino ao clássico botão giratório de volume e sintonização. Note também os modelos com controle externo, que pode deixar a navegação mais prática.

foco

Se você continuar na dúvida, fique tranquilo. Há modelos da Pioneer com navegação dupla, isto é, com botões laterais e touchscreen

Tela

A tela de um som automotivo é algo um tanto pessoal. Tem gente que prefere telas pequenas, para não desviar a atenção; tem gente que gosta de telas grandes, para facilitar a navegação; tem gente que vê tudo no celular, e tanto faz a tela, então.

De qualquer maneira, a Pioneer é bem versátil nesse quesito, de telas de sete polegadas ao menor tamanho possível, somente para ler entre "USB", "BT" ou "AUX". Nessa escolha, tente pensar o que é melhor para você e a sua direção.

Imagem mostra o interior de carro, com os bancos vazios e a porta do motorista aberta, com o sistema de som ligado.

O tamanho da tela é uma opção relacionada ao tipo de direção de cada motorista. (Fonte: Alexandru G. STAVRICĂ/ Unsplash.com)

Medida DIN

Preste atenção neste ponto especialmente se você for fazer sua compra pela internet, e as vezes não consegue ter noção do tamanho do modelo que você está escolhendo. Existe uma medida básica que você deve saber, a "DIN".

Ela mede o tamanho dos painéis dos carros, e só tem duas unidades, 1 DIN, que seria o painel pequeno, e 2 DIN, o painel grande. Você deve escolher o som com a medida DIN certa, porque se as medidas entre aparelho e carro forem incompatíveis, você não será capaz de instalar o som.

(Fonte da imagem destacada: Alexandru G. STAVRICĂ/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em nós?

César Ferreira Formado em Engenharia Industrial
César é apaixonado por carros. Talvez tenha sido essa paixão que o levou a, desde pequeno, querer entender como as coisas funcionam. Essa curiosidade, por sua vez, lhe fez cursar Engenharia Industrial. Hoje, ele presta consultoria para pequenas e médias empresas e, nas horas vagas, deixa seu carro - e o de seus amigos - cada vez mais tecnológicos e especiais.
Lucas Ayres Jornalista
Fanático por esportes e apaixonado por música, vive antenado às novas tecnologias e tendências da moda masculina. Escreve sobre os produtos que orbitam nesses assuntos, e outros que deixam a casa e o dia a dia mais fácil, prático e, além de tudo, saudável.