mulher mexendo em som automotivo
Ultima atualização: 11 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

10Produtos analisados

21Horas investidas

7Estudos avaliados

71Comentários coletados

Bem-vindo ao Review Box Brasil, veja um completo Guia de Compras que ajuda a quem deseja comprar som automotivo. Você vai ter surpresas positivas ao ler as informações deste texto antes de sair por aí comprando o som do seu carro.

Sons automotivos estão disponíveis em uma ampla variedade de tamanhos, marcas e preços. É importante você ficar ligado nas principais características técnicas para não ser enganado por vendedores espertinhos.

Quais são os melhores tipos de som para carros? E as marcas confiáveis? Existe uma média de preços dos produtos que valem a pena? Há muitos diferenciais entre as versões populares? Estas e outras respostas você encontra aqui!




Primeiro, o mais importante

  • No Brasil as melhores ofertas disponíveis com facilidade no mercado são de marcas como: Pioneer, Multilaser, Sony e NAVEG.
  • As versões mais caras de sons automotivos rodam arquivos em MP4 e MP5. Edições com preços populares trabalham mais com MP3.
  • Para armazenar arquivos de áudio no aparelho compre sons automotivos que possuem entradas para cartão de memória. As edições que valem a pena também funcionam com Bluetooth.

Melhores modelos de som automotivo: Nossos favoritos

Pode até parecer que os sons automotivos são todos iguais, mas existem pequenos detalhes variáveis nos modelos que podem fazer uma grande diferença para você ou para as suas necessidades de uso.

Conhecer os produtos populares é uma das melhores formas de descobrir as diferenças entre diferentes tipos de som automotivo. Veja agora quais são as características dos aparelhos de boa reputação no mercado.

Som automotivo Multilaser com Bluetooth

É um som automotivo que tem Bluetooth e aceita até arquivos de vídeo. O produto possui uma poderosa captação de estações de rádio AM ou FM. Esta versão consegue reproduzir até formatos em MP5.

O modelo funciona com a função bluetooth, é possível transmitir arquivos ao aparelho sem conectar fios. Acompanha o som um cartão de memória com 32 GB. Dá para armazenar 18 estações de rádio no sistema desta versão.

Som automotivo que reproduz conteúdo da TV digital

O som automotivo é capaz de reproduzir conteúdo da TV digital. Este aparelho de cor preta pode captar sinais de rádio FM. No modelo há entrada de auxiliares e USB para conectar celulares, pendrive e outros dispositivos.

Existe inclusive a entrada de cartão de memória, assim dá para armazenar arquivos de música ou vídeo. A tela reproduz imagens em alta definição!

Som automotivo First Option com 4 caixas de som

A principal vantagem desta oferta é que vem com 4 caixas de som. O aparelho aceita MP3 e tem funções como bluetooth, relógio, rádio AM / FM e entradas USB.

O produto possui uma composição de plástico resistente. Esta versão também tem um controle remoto que funciona na distância máxima de 20 metros. Há cor vermelha como opção de tom no monitor e nos botões do som automotivo.

Guia de Compra

Vamos falar a verdade. A gente pode enlouquecer se estiver com o carro parado no trânsito sem nenhuma música para relaxar. Ninguém merece ouvir apenas os sons das buzinas e dos motoristas desesperados porque o semáforo não abre!

O legal da história é que você não precisa gastar fortunas para ter um som automotivo bacana no automóvel. Mas, o mercado está cheio de ciladas, então antes de comprar é preciso ler o conteúdo que preparamos no Guia de Compra a seguir.

Um homem visto de costas segurando o volante do carro

Com este Guia de Compras você aprende a comprar um som automotivo perfeito para sentar no carro e relaxar ouvindo as suas músicas favoritas (Fonte: Jace / Pixabay)

O que é o som automotivo?

Sons automotivos são equipamentos para instalar no carro e escutar música. Algumas versões também podem ler arquivos de vídeo, embora esta seja uma coisa mais específica de DVD automotivo e Central Multimídia.

Um som automotivo deve ser instalado no automóvel de forma correta para funcionar com perfeição. Esta instalação envolve a conexão do aparelho em alto-falantes ou amplificadores.

A grande parte dos diferentes tipos de som automotivo possui saídas amplificadas de 4x52 watts.

As saídas amplificadas que saem do áudio de um som direto para o alto falante são medidas por watts PMPO, sigla para Peak Music Power Output, que em português significam, Potência de Saída de Pico Musical.

Antigamente os sons automotivos eram produtos que apenas funcionavam com rádio AM. Depois surgiram as edições de rádio FM e entrada para fitas K7 (toca-fitas). Na sequência surgiram os aparelhos tocadores de CD.

Nos dias de hoje até os sons automotivos mais baratos trabalham com entradas USB. Estas entradas sevem para conectar dispositivos como pendrive, celular, Ipod, entre outros que possuem arquivos de música.

Som automotivo com bluetooth instalado no painel do carro

O som automotivo possibilita ouvir suas músicas favoritas dentro do veículo. (Fonte: Amazon)

Quais as vantagens do som automotivo?

Você pode até não usar as funções de CD - afinal, quase ninguém usa este tipo de mídia hoje para escutar os sons da banda preferida -, mas com certeza vale a pena aproveitar os recursos de áudio e MP3, conectando seu celular ou pendrive direto nas entradas USB.

Nos modelos avançados, não precisa nem de fio para a conexão com dispositivos por causa do Bluetooth.
Você é um motorista que aprecia ouvir notícias na rádio AM de manhã e voltar para casa de noite escutando uma musiquinha? Então, invista em um som automotivo básico.

As coisas também não são todas perfeitas. A própria instalação do produto precisa ser realizada por profissionais técnicos especialistas e exige uma conexão com alto-falantes.

Observe no quadro abaixo quais são os benefícios e prejuízos de instalar um som automotivo no seu veículo:

Vantagens
  • Modelos intermediários tocam também MP3 e têm entradas USB
  • Existe som automotivo com conexão Bluetooth
  • Há versões com bons recursos que custam preços populares
  • Frente removível
Desvantagens
  • Modelos básicos apenas reproduzem rádio e CD
  • Não reproduz vídeos
  • Há somente áudio como entretenimento
  • A instalação precisa ser feita por profissionais

Quais cuidados devo ter antes de escolher um som automotivo?

No mundo do som automotivo não existe aquela regra de quanto mais caro melhor é o produto. Na prática você precisa comprar um aparelho que possui o seu perfil de uso. Por este motivo jamais compre a primeira opção que encontrar pela frente.

Você acaba de encontrar um som automotivo potente e está

Som automotivo com fundo branco

Compre aparelhos que possuem a potência 4x45 watts na saída de áudio. (Fonte: Amazon)

Primeiro, porque a potência do som também é medida por outros fatores, como por exemplo, a qualidade e os tipos de alto-falantes.

Segundo, porque um som automotivo muito potente pode ser o verdadeiro drenador de energia da bateria. Sendo assim, se você não tiver uma bateria-extra para aguentar o áudio os outros componentes do carro apresentam problemas no funcionamento.

Quer comprar um som automotivo que tem uma potência não muito exagerada e nem exige muita energia da bateria? Compre aparelhos que possuem a potência 4x45 watts na saída de áudio.

A grande parte das versões populares trabalha com 4x45 watts de potência, não é difícil encontrar estes aparelhos no mercado.

Como identificar os melhores modelos de som automotivo barato?

Se você quer apenas um som para ouvir CD e rádio não há problemas, porque estes produtos custam preços baixos, independente da marca.

Por outro lado, quem deseja o mínimo de potencial tecnológico no aparelho, pode achar boas promoções sem gastar muito dinheiro. Para isto é importante avaliar as características técnicas do som, que precisa pelo menos ter:

  • Mostrador digital dos nomes das músicas ou da estação de rádio (RDS - Radio Data System);
  • Conexão USB;
  • Controle remoto que funciona a até 20 metros de distância;
  • Bluetooth;
  • 4x45 watts de potência;
  • Capacidade de ler arquivos em MP3 ou WMA;
  • Botão para ajustar o volume em alturas diferentes.

Qual escolher: Som automotivo com CD, DVD ou central multimídia?

Os sons automotivos com CD-player capaz de reproduzir MP3 são as escolhas com menos custos e mais benefícios. Use estes aparelhos se você não fica muito tempo no carro ou nunca faz questão de assistir vídeos.

Uma desvantagem do CD-player é que não existem recursos GPS para demonstrar os caminhos certos aos condutores. Porém, há motoristas que usam aplicativos de GPS no celular, conectando o smartphone sem precisar usar outros recursos dos carros.

 Som automotivo simples instalado em painel de carro

Para quem curte apenas ouvir música, um som automotivo simples é suficiente. (Fonte: markusspiske/ Pixabay)

Para pessoas que possuem uma idade avançada e não conhecem muito bem a tecnologia audiovisual do momento as versões que apenas reproduzem rádio e CD parecem perfeitas.

Se você é um pouco antenado com tecnologia ao comprar o som automotivo CD-player nunca dispense alguns recursos, como entrada USB, auxiliares para encaixar amplificadores, capacidade de reproduzir MP3 e Bluetooth.
Já o DVD-player no carro representa um verdadeiro canal de diversão a bordo. Este aparelho tem bastante capacidade de áudio, aceitando diferentes tipos de formatos de arquivos de música.

O tocador de DVD para carro também pode servir como GPS para facilitar a condução no dia a dia. O tamanho de uma tela de um DVD-player pode ir de 3 polegadas a até 10 polegadas ou mais.

Quando as crianças estão dentro do automotivo como passageiros elas podem ficar mais calmas. Isto porque a concentração da criançada permanece nos filmes reproduzidos pelo aparelho DVD no automóvel.
Em algumas versões há até entradas auxiliares para instalar videogames. Também existem produções qu

permitem a reprodução do conteúdo no celular direto na tela do DVD-player.

DVD automotivo no banco de trás do carro

Invista em um DVD automotivo se você busca mais recursos. (fonte: MikesPhotos/ Pixabay)

Um formato principal de tela dos monitores do DVD para carro é Wide Screen - a mesma configuração de cinemas. Há produções que possuem até touchscreen, de modo que você seleciona as opções com um toque na tela.

Em algumas versões do produto é possível conectar outros monitores, inclusive na traseira dos bancos da frente para os passageiros assistirem ao conteúdo.

Diferente dos dois já mencionados, a central multimídia serve como tocador de MP3, DVD player, GPS, TV digital e muito mais. Este modelo tem até entradas para diferentes tipos de caixas de sons ou amplificadores potentes.

Se você fica muitas horas em longas viagens com passageiros, a melhor escolha é central multimídia. Este aparelho permite que uma pessoa escute som controlando o áudio em um monitor, enquanto outros passageiros assistem filmes nas outras telas instaladas no carro.

Existem muitas diferenças entre os 3 aparelhos mais usados como sons automotivos. Por isto é importante conhecer muito bem as suas necessidades de uso e o seu orçamento antes de comprar uma versão.

Para você fixar melhor na mente a diferença entre os tipos de som automotivo veja a tabela:

CD-player DVD automotivo Central Multimídia
Precificação Preços baixos ou intermediários Preços intermediários ou altos Preços altos
Reprodução de vídeo Não Sim Sim
Poder de entretenimento Baixo Médio Alto
Capacidade na equalização de áudio Do nível baixo ao médio (depende do preço) Médio Médio
Capacidade de armazenamento Baixa Média Alta
Qualidade na reprodução de áudio De baixa a média Média Média
Armazenamento de arquivos Cartão de memória Cartão de memória ou HD interno Cartão de memória, HD interno ou em nuvem (online)
Rádio AM e FM As versões mais baratas possuem apenas AM AM, FM e possibilidade de sintonizar rádios de países internacionais
GPS Não Sim Sim
Touchscreen Não Sim Sim
Conexão para monitores extras Não Sim Sim
Bluetooth Não há em versões com preços baratos Não há em versões com preços baratos Sim
TV Digital Não Sim em algumas versões Sim

Como funciona a equalização de áudio do som automotivo?

Outra particularidade do aparelho está no controle da equalização de áudio. Em alguns modelos existem até pequenos monitores que demonstram o menu em detalhes para você regular a potência sonora.

A equalização de áudio dos sons automotivos pode ser controlada de forma manual. Porém, quem não conhece muito sobre os recursos para equalizar pode selecionar as configurações pré configuradas do aparelho.

Vem mais sobre a equalização de áudio para sons automotivos no vídeo abaixo:

Algumas opções pré configuradas de equalização para áudio de som automotivo são definidas conforme o gênero musical.

Não se pode ignorar que os aparelhos de preços intermediários ou superiores possuem um trabalho diferenciado no display de cristal líquido. Este display surge nos monitores do som com animações que valorizam a decoração interior nos veículos.

Algumas versões de sons automotivos conseguem inclusive armazenar arquivos de áudio. Isto é possível graças ao cartão de memória que se encaixa no produto. Você pode trocar o cartão quando quiser se deseja evoluir a capacidade de armazenamento.

foco

Jamais ligue um som automotivo sem o carro estar ligado. Se você fizer isto por algumas horas acaba drenando a energia da bateria. Como resultado o automóvel não consegue ao menos ligar o motor após o acionamento da chave na ignição.

Quanto custa um som automotivo?

Um bom kit básico capaz de atender as necessidades básicas pode custar entre R$ 300 e R$ 600. A vantagem destes kits é que já vêm com alto-falantes: basta comprar, instalar e usar.

Existem alguns modelos que possuem médias menores de preços. Contudo, a escolha barata do som automotivo pode resultar em dores de cabeça no final das contas. Há versões que chegam a custar menos de R$ 100.
Os preços de sons automotivos potentes, repletos de recursos tecnológicos para melhorar a qualidade do áudio, vão de R$ 500 a até R$ 1.000, ou mais.

Estas produções apenas valem a pena se você também estiver disposto a investir em acessórios adicionais como baterias-extras, amplificadores, fusíveis potentes adicionais e alto-falantes potentes.

Existem diferentes formas de projetos de som automotivo, desde as mais avançadas que podem custar milhares de reais até as edições populares menos custosas.

Há também as opções de preços intermediários que funcionam com Bluetooth. Esta tecnologia é útil para tocar ou transmitir arquivos de áudio sem a necessidade de fios ou cabos.

 Um som automotivo grande que funciona com Bluetooth

Um som automotivo de qualidade superior pode custar mais do que R$ 1000 (Fonte: haraldheuser / Pixbay)

Onde comprar um som automotivo?

Você prefere visitar a loja de modo pessoal e comprar o seu aparelho? Sem problema, porque diversas opções do varejo vendem som automotivo de diferentes qualidades. Opte por comprar em locais como Americanas, Magazine Luiza, Walmart ou Casas Bahia.

Também dá para comprar pela internet e economizar pelo menos 15% no final das contas. Compre em lojas virtuais confiáveis como Amazon, Connect Parts ou Tuning Parts.

O segredo de uma boa compra está nas diversidades de escolhas em som automotivo. Se você quer analisar muitas ofertas de vendedores virtuais confiáveis, o jeito é comprar na Amazon Brasil.

foco

Fique atento! Hoje em dia a multa por som alto no carro é aplicável sem a necessidade de medidor de decibéis. Se o agente de trânsito parar o seu carro e achar que o som está alto ele pode multar você. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Artigo 228), o limite de som aceitável é de no máximo 80 decibéis na distância de 700 centímetros.

Critérios de Compra: Como comparar os modelos de som automotivo

Há muitas ofertas de som automotivo no mercado. Mas, com as tarefas do dia a dia é difícil sobrar um tempo para pesquisar com tranquilidade, comparando nos mínimos detalhes técnicos cada promoção.

Existe uma forma de conseguir comparar os sons automotivos sem perda de tempo. É possível garantir a compra dos melhores produtos pelos menores preços possíveis. Quer saber como? Simples, siga os 8 pontos explicados a seguir:

Vamos desvendar os detalhes destes 8 critérios de comparação de som automotivo nas palavras abaixo:

Instalação

Na internet existem diversos tutoriais que explicam em detalhes como realizar a instalação de diferentes sons automotivos. Nestes casos, você se arrisca a fazer por conta própria, já que é preciso saber o mínimo de engenharia elétrica para instalar.

Grande parte dos especialistas recomenda instalar som automotivo apenas com serviços profissionais. Isto é importante por causa da experiência destes profissionais, que podem resolver rápido qualquer problema na instalação.

Veja um vídeo-tutorial que explica como instalar som automotivo:

LED

Alguns sons automotivos das melhores marcas apresentam um tom de neon nos diferentes botões, números e símbolos. Isto além de valorizar o aparelho também favorece na decoração do carro.

Existem diferentes tons para as cores do neon: Azul, amarelo, vermelho, branco, entre outros. Esta diversidade de tons no sistema não exige quase nada de energia da bateria.

Esta é uma dica para quem também deseja economizar. Afinal, normalmente os produtos sem a iluminação especial de LED custam mais barato.

Fusíveis e disjuntores

Fusíveis e disjuntores precisam ser potentes uma vez que você deseja instalar um som automotivo superpotente. Eles trabalham para proteger as peças do aparelho sonoro contra os problemas por curto-circuito.

Para conhecer qual fusível ou disjuntor usar no som automotivo potente você precisa analisar a potência dos amplificadores e a voltagem do aparelho sonoro.

Não se esqueça de ter fusíveis e disjuntores extras para usar em casos de emergência. Desta forma a festa no seu carro nunca vai parar porque o som parou de tocar.

Controle remoto

Em DVD-player e Central Multimídia o controle remoto é indispensável. Este aparelho troca os canais da TV digital, escolhe outras opções de filmes e faz outras diversas tarefas diferentes.

Nos mais simples sons automotivos CD-Player / MP3 também é importante ter um controle remoto. Com este recurso as pessoas que estão no banco do passageiro podem trocar uma música ou estação de rádio, e o motorista não precisa tirar os olhos da pista.

Se você gosta de abrir o carro e ligar o som no posto de gasolina também pode usar o controle para trocar as músicas a distância. Estes controles remotos de som automotivo funcionam com pilhas ou baterias pequenas e baratas, não precisam da bateria do carro para funcionar.

Manual

O manual de instruções não é válido para usar apenas no momento de instalar o som automotivo. Ele ensina como executar todos os recursos básicos especiais dos aparelhos!

Às vezes na internet dá para você achar informações de como selecionar as opções do seu som automotivo. Contudo, isto não é garantido. Garantia existe apenas quando você acessa a informação que deseja no manual em português.

Equalização

Não se engane sobre este assunto. A capacidade de equalização de áudio em som automotivo é de baixa para média. Para ter equalização profissional compre um equalizador e conecte no aparelho.

Isto não quer dizer que você jamais pode ter um controle de qualidade nos sons automotivos simples. Até nas versões baratas existe o sistema de equalização funcionando dentro dos aparelhos, algo que se configura no menu de opções.

Em geral, este sistema de equalização possui opções para deixar o som mais: agudo, grave, estéreo, mono, entre outras escolhas. Em alguns aparelhos você consegue até aumentar o som de um instrumento em uma música. Por exemplo, você pode aumentar a sonorização do contrabaixo para ouvir melhor este instrumento em uma música de jazz.

Mulher sentada dentro de um carro vermelho mexendo no som automotivo

O sistema de equalização possui opções para deixar o som mais: agudo, grave, estéreo, mono, entre outras escolhas. (Fonte: Dan Grytsku / 123RF)

Rádio AM / FM

Muitas pessoas se surpreendem quando percebem que o som automotivo não funciona em rádio FM. Acredite, isto ocorre com mais frequência do que você pode imaginar.

Acontece que algumas versões baratas apenas oferecem opções de rádio AM, barateando a produção dos aparelhos.

Antes de confirmar a compra do seu som automotivo verifique se ele funciona com rádio AM e FM.

Bluetooth

Hoje em dia o Bluetooth chega a ser um dos recursos mais básicos de qualquer som automotivo, até de algumas versões baratas. Utilize Bluetooth como um indicador que revela quando o produto possui ou não uma qualidade tecnológica confiável.

Ofertas que não oferecem Bluetooth merecem um pouco de desconfiança por parte dos consumidores modernos. Com este recurso o aparelho fica mais flexível para tocar até as músicas que estão no celular.

Agora é só ir às compras! Após a leitura deste guia você pode encontrar mais fácil a melhor oferta de som automotivo dentro do seu orçamento.

(Fonte da imagem destacada: Vereshchagin Dmitry/ 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

César Ferreira Formado em Engenharia Industrial
César é apaixonado por carros. Talvez tenha sido essa paixão que o levou a, desde pequeno, querer entender como as coisas funcionam. Essa curiosidade, por sua vez, lhe fez cursar Engenharia Industrial. Hoje, ele presta consultoria para pequenas e médias empresas e, nas horas vagas, deixa seu carro - e o de seus amigos - cada vez mais tecnológicos e especiais.