Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje, vamos lhe mostrar quais são os melhores modelos de Soundbar da atualidade. Se você está querendo melhorar a qualidade do som de sua TV, mas não pretende gastar muito dinheiro na compra de um Home Theater, as Soundbars são uma ótima alternativa.

Essas barras de som, que contam com alto-falantes e subwoofers, trarão muito mais emoção e sensação de realidade aos seus dias ou noites em frente à TV, sozinho, com amigos ou em família. Isso, é claro, economizando dinheiro e espaço em sua casa!

E aí, pronto para descobrir tudo o que você precisa saber antes de comprar uma Soundbar? Continue lendo para não errar na hora de tomar a decisão!

Primeiro, o mais importante

  • Uma Soundbar será a opção certa caso você esteja buscando um sistema que não só melhore o som de sua televisão, mas que também economize espaço.
  • As Soundbars são fáceis de instalar e têm designs elegantes, que darão um toque especial à sala ou ao quarto.
  • Você encontrará modelos excelentes por menos de R$ 1.000. Mas também há outros, muito mais sofisticados, que chegam a mais de R$ 3.500.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 6 melhores modelos de soundbar

Vamos então à lista com as melhores Soundbars do mercado neste ano. Note que, quando falarmos abaixo em som surround, estaremos falando de um efeito capaz de fazer com que o som “envolva” a sala, onde você sinta que as ondas estão vindo de todos os lados.

Esse efeito, no entanto, é quase impossível de ser alcançado com uma Soundbar, ainda que alguns modelos – como veremos – aproximam-se muito dele. Se sua intensão é ter uma experiência perfeita de som surround, o melhor a fazer seria investir e um Home Theater.

1º – Soundbar JBL BAR 3.1

[amazon box=”B07BKQ8J9P” description_items=”0″]

Qualidade som indiscutível, design moderno e controle facilitado. Essas são as principais características da JBL BAR 3.1. Com 450W de potência e um sistema 3.1 (três alto-falantes e um subwoofer), esse modelo fará com que sua sala estremeça, seja durante um filme de ação ou ouvindo música eletrônica.

Conta com display de LED que mostra as configurações do aparelho e botões para aumentar ou diminuir a potência. No total, são 3 entradas HDMI, uma auxiliar, uma óptica e uma USB. De quebra, é possível ajustar os graves do subwoofer.

A clareza do som emitido pela JBL BAR 3.1 é algo que vai lhe impressionar. Essa soundbar vai chegar o mais perto possível do efeito surround, e seu investimento valerá cada centavo.

2º – Soundbar Samsung HW-K450

[amazon box=”B077P5WWQ6″ description_items=”0″]

A Soundbar Samsung HW-K450 é uma ótima opção para salas pequenas, de até 20 ou 25m2 . Seu sistema de som 2.1 tem potência total de 300 W (RMS) e emite um som de muita nitidez para ambientes pequenos.

O subwoofer externo pesa menos de 5 quilos e conecta-se com a televisão sem fios, caso o aparelho seja da mesma marca. Caso contrário, você pode conectá-lo através das entradas USB, óptica ou de áudio.

A HW-K450 conta com Bluetooth e com um pequeno visor, no qual você pode tocar para aumentar ou diminuir o som, ligar ou desligar e alternar entres os modos de som. Além disso, esse modelo também acompanha um controle remoto de 15 botões.

3º – Soundbar JBL SB350

[amazon box=”B079G655PW” description_items=”0″]

Opção mais simples, a JBL SB350 vai melhorar e muito o som de sua televisão em relação aos alto-falantes originais, mas pode deixar um pouco a desejar na nitidez na hora de escutar músicas.

A qualidade do som da JBL SB350 permite que você escute nitidamente, nos filmes, detalhes que passariam despercebidos pelos alto-falantes do televisor. Sussurros e passos não passarão mais em branco. Esse modelo suporta trilhas em Dolby Digital.

Seu design elegante conta com pés ajustáveis, para que você possa posicioná-la da melhor maneira abaixo da TV. Neste modelo, você contará com portas HDMI e USB, uma entrada óptica e um botão que servirá para sincronizar a barra com o subwoofer.

4º – Soundbar Polk Magnifi Mini

[amazon box=”B07B3T3WK1″ description_items=”0″]

A Polk MagniFi Mini não é a mais conhecidas das Soundbars, mas com certeza está entre as melhores do mercado. Ela une qualidade de som a tamanho e designs compactos e não deixa seus compradores a desejar.

O som da Polk MagniFi Mini é bastante potente, mesmo com seus apenas 30 centímetros de largura. O subwoofer, como nos outros modelos, traz mais qualidade aos tons mais graves.

Fique atento: esse modelo não pode ser colocado na parede, e por isso precisará ficar à frente da TV. Essa Soundbar conta com Bluetooth, para conectar seu celular ou tablet, e traz entradas USB, HDMI e óptica de 3,5mm.

5º – Soundbar Yamaha YAS-306

[amazon box=”B01KHHPZKU” description_items=”0″]

A Soundbar Yamaha YAS-306 tem o sistema de som mais avançado entre os modelos apresentados nesta lista. Isso porque sua configuração é 7.1, ou seja, conta com sete alto-falantes. Isso faz com que o som emitido por ela seja o mais nítido entre as opções desta lista.

Outra diferença deste modelo para os demais são os subwoofers, que nesse modelo são embutidos. Isso, como veremos a seguir, exige menos espaço em sua sala, mas pode tirar um pouco da qualidade de som dos tons mais graves.

Esse modelo tem compatibilidade com o sistema AirPlay, que permite a transferência de músicas e outros dados entre este modelo e produtos Apple. Seus 120 W de potência fazem com que essa Soundbar seja ideal para salas pequenas, de até 15 ou 20 metros quadrados.

6º – Soundbar JBL SB150

[amazon box=”B075BR8DNY” description_items=”0″]

A JBL SB150 é uma das opções mais em conta do mercado, sendo assim um modelo muito interessante para quem busca custo-benefício na hora de comprar sua Soundbar. Com 150 W de potência e um sistema 2.1, esse modelo é interessante para ambientes pequenos. Os graves, como sempre, são ressaltados pelo subwoofer externo.

Se você está buscando melhorar o som de seu televisor, mas não quer gastar uma pequena fortuna, a JBL SB150 pode ser uma boa solução. Ela conta com entrada óptica e sistema Bluetooth, para conectar seu celular ou tablet e ouvir suas músicas preferidas.

A barra tem 80 centímetros de largura e pesa 1,5kg, enquanto o subwoofer pesa pouco mais do que quatro quilos.

Guia de compra

Se você curte um bom filme, gosta de aproveitar todos os detalhes da história e não quer perder nem aquele mínimo ruído em cada cena, mas não quer investir – pelo menos agora – em um home theater robusto, uma soundbar pode ser a solução.

Continue lendo nosso Guia de Compra e saiba tudo o que é preciso para escolher a sua soundbar ideal.

Imagem mostra menina assistindo TV enquanto come pipoca.

Uma Soundbar vai melhorar e muito a qualidade de som daquela sua sessão de cinema em casa. (Fonte: JESHOOTS-COM / Unsplash)

O que é uma Soundbar?

As Soundbars são sistemas de som estéreo que contam com alto-falantes – podendo ser de dois até sete – e podem ter ou não subwoofers, responsáveis por melhorar os sons graves. A principal função deste acessório é melhorar o som dos televisores, principalmente em espaços pequenos, de até 30m2.

Essas “barras de som” acabam sendo uma opção que fica na metade do caminho entre os alto-falantes originais das TVs, que não emitem um som de muita qualidade, e os Home Theaters, que são mais robustos e potentes, mas também muito mais caros e ocupam muito mais espaço.

Além de não ocuparem muito espaço, as Soundbars atuais contam com designs diferenciados. Estes vão desde os mais simples aos mais arrojados, e podem se encaixar estilo decorativo de seu cômodo.

As soundbars são adequadas para quem?

A cada ano, os televisores se tornam mais planos e compactos. Infelizmente, isso acaba prejudicando o som, principalmente nos volumes mais altos. É por isso que, cada vez mais, os consumidores estão optando por instalarem sistemas de Home Theater ou Soundbars.

A desvantagem dos Home Theaters, no entanto, é que eles são grandes demais e difíceis de instalar, isso sem falar no preço alto. Neste sentido, uma boa alternativa é a Soundbar, que se adequa em ambientes de até de 30 metros quadrados. Ao contrário de um Home Theater, sua instalação é fácil e com poucos cabos.

É claro que, quanto mais alto-falantes tiver sua Soundbar, mais cabos serão necessários, já que cada um deles deve ser conectado individualmente.

Comprar uma Soundbar será útil para quem gosta de assistir a filmes e outros programas com muita qualidade de som, sem perder nenhum detalhe sonoro. Muitas vezes, mesmo sem perceber, os detalhes do som fazem toda a diferença em sua percepção sobre o filme.

Hoje em dia, a maioria dos modelos também permitem conectar seu celular ou tablet à Soundbar, o que faz com que você também possa usá-la para ouvir música com a família ou os amigos.

Portanto, se você procura ampliar a qualidade do som de sua TV, mas não tem espaço e/ou dinheiro disponível para investir em um Home Theater, as Soundbars são sua melhor opção.

Soundbar ou Home Theater?

Apesar de terem em comum um objetivo principal – aumentar a qualidade do som de um televisor ou projetor – existem muitas diferenças entre uma Soundbar e um sistema Home Theater.

Como já citamos, o Home Theater é maior, mais robusto e, portanto, mais caro. As Soundbars são uma opção mais econômica, que não ocupam tanto espaço, mas que não alcançam a potência e qualidade desse “concorrente”.

No caso do Home Theater, uma de suas principais qualidades é a capacidade de ter um som que preenche o ambiente. Ou seja, você sente que o som está vindo de todos os lados, num efeito chamado som surround, envolvendo-o ainda mais na atração exibida. Por serem compactas e não terem tantos autofalantes, as Soundbars não conseguem alcançar esse nível de envolvimento.

View this post on Instagram

• b i j n a f e b r u a r i • • Jeetje wat duurde deze maand lang zeg. Alsof er geen einde aan kwam.🤐 Hadden jullie dat gevoel ook? Nu begint het gevoel naar het voorjaar ook wel weer wat te kriebelen.🐣⚘ Ik heb weer wat leuke bloemen in huis gehaald. En kijk dat vaasje eens! Die heb ik besteld bij @casalien.nl !! Neem daar zeker eens een kijkje! Fijne avond voor jullie! De week is al weer doormidden.🖤 • #nospon #tvmeubel #tv #bose #soundbar #panasonic #kokospalm #roses #voorjaar #lente #kamerden #wood #betonlook #betoncire #philipshue #philipshuelights #googlehomemini #gietvloer #modern #scandic #scandinavianstyle #scandinaviandesign #interieurgek #interieurstyling #binnenkijken #binnenkijker #doorkijkje #kijkjebijmijthuis

A post shared by woneninhetnoorden (@woneninhetnoorden) on

Outra diferença clara entre esses dois sistemas é a instalação e regulagem. Por ter mais recursos, o Home Theater requer mais conhecimento para ser instalado e regulado.

Uma Soundbar, por sua vez, é muito mais simples de ser colocada em uso. Portanto, se você não tem muito conhecimento com este tipo de tecnologia, certamente uma Soundbar seria a melhor escolha.

Em resumo, cabe a você definir, conforme suas necessidades e capacidade de investimento, qual opção será melhor para sua casa. Um Home Theater com certeza terá mais recursos – e um som de mais qualidade – do que uma Soundbar, mas você precisará de mais espaço, conhecimento e, principalmente, dinheiro.

Vamos resumir essas diferenças para que você possa tomar a melhor decisão:

Soundbar Home Theater
Tamanho Compacto, ocupa pouco espaço Mais robusto, mais espaço
Som Surround Dificilmente tem som surround Excelente efeito som surround
Instalação Mais fácil Mais difícil
Recursos Mais simples Mais comandos
Preço Mais barato Mais caro

Quanta energia consome uma Soundbar?

Os modelos comuns de soundbar podem consumir entre 50 e 200 watts, dependendo da potência de cada modelo. Para uma sala de até 15m2, uma soundbar de 50 ou 100 watts é suficiente. Acima disso, até 25m2, será melhor investir em uma Soundbar de 200 a 300 watts.

Mesmo no modo espera, as soundbars consomem energia. O consumo é baixo, e fica entre 0,3 e 6 watts, dependendo do modelo. Uma boa opção para minimizar este fator é investir em um filtro de linha com interruptor.

Qual o melhor lugar para colocar uma Soundbar?

O ideal é posicionar sua Soundbar pendurada na parede ou na estante, mas sempre abaixo da TV. Suportes para instalar sua Soundbar parede estão disponíveis na internet a partir de R$ 50.

Se houver espaço, colocar seu novo acessório abaixo da TV geralmente é a opção que mais combina com o design do cômodo. Lembre-se, porém, que as barras geralmente têm pelo menos um metro de comprimento.

Caso sua Soundbar conte com um subwoofer externo, é claro que você vai precisar de espaço para ele também. Para aproveitar a maior qualidade do som, a regulagem do mesmo é tão importante quanto seu posicionamento.

As Soundbars funcionam melhor em quartos mais quadrados, e não tão compridos. Isso porque, nos cômodos mais alongados, as ondas sonoras não refletem como deveriam. Também é interessante deixar um espaço atrás do sofá, para que o som não se perca.

O local ideal da Soundbar é no meio da sala, em frente (ou embaixo) à TV. Assim, seu som estéreo terá uma simetria perfeita. O subwoofer, por sua vez, não pode estar no chão ou atrás do sofá. Sua melhor localização será um pouco mais alto, perto da Soundbar. Os subwoofers podem reproduzir frequências acima de 100 hertz.

Ainda sobre o subwoofer, ele deve estar a pelo menos 10cm da parede. Eles também não devem ser colocados em prateleiras, porque os sons ficam presos e não são distribuídos pela sala.

Como conectar a soundbar à TV?

Isso vai depender do sistema de conexão de sua TV e da Soundbar escolhida. A ligação poderá ser via RCA analógico ou HDMI.

Como já dissemos, antes de comprar sua Soundbar, analise as entradas e saídas de sua televisão ou projetor. Para conectar, você só precisa ligar o cabo correspondente nas duas pontas – na televisão e na Soundbar.

Quais devem ser os recursos de uma Soundbar?

Novamente, isso depende de sua necessidade. Como dissemos, a maioria das Soundbars são equipadas com Bluetooth, que permitem que você conecte seu smartphone, tablet ou notebook.

Se você comprar uma Soundbar com subwoofer externo, você vai precisar do espaço necessário para esse acessório. Algumas Soundbars exibem o volume e a fonte de som (Bluetooth, Aux., etc.) em seu visor. Você deve prestar atenção neste recurso também na hora da compra.

 

Tipos de soundbar: subwoofer externo ou integrado?

Basicamente, a grande diferença entre os tipos de soundbar está no subwoofer, o alto-falante responsável por reproduzir os tons mais graves. Algumas soundbars contam com subwoofers integrados, enquanto outras têm entradas para subwoofers externos.

Soundbar com subwoofer externo

As Soundbars com subwoofer externo geralmente são colocadas em frente à TV ou abaixo dela. Já o subwoofer geralmente será colocado no chão.

Esse subwoofer será conectado à Soundbar por um cabo ou uma conexão sem fio, e quase sempre precisará de uma alimentação de energia externa. Diferentemente do modelo integrado, ele pode ser colocado no lugar da sala em que você preferir.

As vantagens e desvantagens de uma Soundbar com subwoofer externo são as seguintes:

Vantagens
  • Melhor experiência de som
  • Graves mais definidos
Desvantagens
  • Subwoofer ocupa mais espaço
  • Mais cabos para conectar

Soundbar com subwoofer integrado

Nesta opção de Soundbar, você encontrará modelos maiores, já que haverá mais um autofalante, o subwoofer, dedicado somente à baixa frequência. A grande vantagem desta opção está exatamente no design, que economiza espaço. Além disso, você precisará ocupar apenas uma saída de som da televisão.

Por outro lado, o som emitido não terá tanta qualidade, pois o design compacto influencia na emissão dos tons graves pelo subwoofer. Assim como a opção acima, este tipos de Soundbars também não oferece uma experiência de som surround.

Portanto, nossa lista de vantagens e desvantagens de um Soundbar com subwoofer integrado ficaria assim:

Vantagens
  • Design que economiza espaço
Desvantagens
  • Mais caro
  • Qualidade de som menor
  • Menor sensação de som surround

Onde comprar?

Você pode procurar sua soundbar em lojas físicas de eletrônicos, como Magazine Luiza e Americanas, ou, no caso de cidades maiores, em lojas das próprias marcas, como a Samsung.

Porém, a maior variedade de modelos com certeza está na internet. Além dos sites das lojas citadas acima e também das marcas, marketplaces como a Amazon e o Submarino são uma fonte rica de modelos de soundbar.

Você poderá encontrar, online, opções para todos os bolsos. E o melhor, com dezenas de avaliações de usuários que já compraram e experimentaram o produto.

Quanto custa?

O preço de uma soundbar, devido à variedade de modelos, pode variar muito. Há modelos simples, porém de boa qualidade, que custam a partir de R$ 1.000.

Por outro lado, os mais sofisticados, com mais recursos e muito mais potência, podem chegar a custar R$ 3.500. Cabe a você ter certeza do orçamento disponível para comprar esse acessório e procurar modelos nessa faixa de preço.

Critérios de compra: Fatores para avaliar os diferentes modelos de soundbar

A seguir, vamos lhe mostrar quais fatores você deve levar em conta para avaliar uma Soundbar. Assim, será mais fácil para você decidir se determinado modelo é o ideal ou não para você. Em resumo, esses fatores são:

  • Uso
  • Custos
  • Potência
  • Sistema de Som
  • Conectividade

Vamos falar de cada um deles, para que você possa fazer a classificação perfeita de sua nova Soundbar.

Uso

A primeira pergunta que você deve fazer a si mesmo é: qual será a utilidade de sua Soundbar? Você pretende ver filmes e programas de TV ou também quer escutar música com ela?

Se sua intenção é conectar seu smartphone ou tablet à Soundbar, você precisa de um modelo que conte com a tecnologia Bluetooth. Hoje em dia, no entanto, a maioria dos modelos já oferecem essa opção. Geralmente, o alcance do Bluetooth das caixas gira em torno de dez metros.

Custos

Há uma enorme variedade de preços entre os modelos de Soundbars. Você pode encontrar as mais simples por menos de R$ 1.000, ou chegar a pagar até mais de R$ 3.500 nas mais sofisticadas.

No entanto, neste ponto, vale uma regra antiga, que serve para qualquer compra: o barato, às vezes, sai caro. É melhor investir um pouco mais em um produto de qualidade, do que comprar algo que não vá servir e precisar comprar duas vezes.

Potência

Cada Soundbar, dependendo de seu tamanho e potência, é ideal para um tipo de cômodo. Como citamos, em salas de até 15m2, Soundbars com 50 a 100 watts de potência são suficientes. A partir daí, quanto maior o cômodo, de mais potência você vai precisar.

Sistema de som

Todas as Soundbars terão uma especificação em número, que geralmente vão de 2.1 a 7.1. O primeiro número sempre representará a quantidade de alto-falantes, enquanto o segundo vai se referir ao subwoofer.

Uma Soundbar 7.1, portanto, contará com sete alto-falantes, além do subwoofer, responsável por emitir os tons mais graves.

Conectividade

A maneira mais simples de conectar uma Soundbar ao televisor é através de um cabo HDMI. Este, no entanto, às vezes não está incluído na compra, e deve ser adquirido separadamente. Mas não se preocupe com isso. Além dos cabos HDMI serem encontrados por valores muito baixos hoje em dia, há outras opções de conectividade, dependendo do que sua TV oferecer.

As entradas de áudio podem ser digitais ou analógicas, como é o caso das entradas RCA. Neste ponto, a dica é simples: o melhor a fazer é verificar quais são as entradas disponíveis em seu televisor e, a partir daí, procurar um modelo de Soundbar que se encaixe a elas.

Geralmente, a melhor opção de conexão entre a Soundbar e o televisor acaba sendo, de fato, o cabo HDMI. A transmissão de dados através deste é muito mais rápida e faz com que você não perca nada da qualidade do som emitido pela barra.

(Fonte da imagem destacada: ronstik / 123RF)

Avalie este artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
31 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...

Publicado por REVIEWBOX