Três monitores exibindo a mesma imagem.
Ultima atualização: 12 de novembro de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

19Horas investidas

7Estudos avaliados

71Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um acessório fundamental para quem deseja duplicar sinal de imagem e som: o splitter. O splitter Hdmi é um aparelho prático e funcional que permite replicar um conteúdo em uma ou mais telas.

Nesse artigo, vamos explicar como o splitter funciona, porque você deve ter um e quais são os principais fatores que você deve levar em contar para comprar o melhor aparelho entre tantos modelos à venda hoje em dia.




Primeiro, o mais importante

  • O splitter Hdmi replica o sinal recebido por um aparelho como, por exemplo, computador ou videogame, para dois ou mais dispositivos.
  • É importante não confundir splitter com switch, dois aparelhos parecidos, mas que entregam resultados diferentes.
  • Nesse artigo você vai entender como usar e como escolher o splitter Hdmi ideal de acordo com a sua necessidade.

Você também pode gostar

Melhores splitters: o ideal para cada objetivo

O splitter tem a função de otimizar o seu trabalho ou até mesmo o seu momento de lazer. Mas o fato é que existe um splitter Hdmi para cada necessidade. Com isso em mente, nós selecionamos os melhores modelos de splitter para você. Veja:

O melhor splitter Hdmi com duas saídas

O splitter Hdmi HDCP da Onix Security possui uma entrada e duas saídas. Além disso, esse modelo suporta imagens com resolução Full HD e é perfeito para videogames, projetores e notebooks. Esse splitter também tem alcance de até 15 metros de distância de cada lado, e suporta ainda aúdio DTS, Dolby Digital e 7.1 Channel.

O splitter ideal com quatro saídas

O splitter 1x4 da Golden Yata tem, como a própria numeração indica, uma entrada e quatro saídas. Ou seja, com esse splitter é possível reproduzi o sinal para até quatro telas diferentes, de qualquer equipamento com entrada HDMI. Além disso, esse splitter, que reproduz em Full HD e é bivolt, possui o recurso "Signal Enhancer", que melhora a qualidade de sinal em longa distância.

A melhor opção para uso profissional

Se você precisa de ainda mais eficiência na divisão do sinal de imagem e som, o Splitter HDMI V1.4 da IMPORTHK conta com uma entrada e oito saídas. Com esse modelo, você pode usar uma única fonte e conectar múltiplas saídas. Por isso, esse splitter é ideal para ambientes corporativos, conferências, apresentações e aplicações em salões de eventos que necessitem de diversas telas com a mesma imagem e som.

Guia de Compra

São muitas especificações técnicas que diferenciam um splitter Hdmi de outro. Por isso, é importante entender um pouco sobre o funcionamento desse aparelho antes de investir nele.

Para ajudar você nesse processo, nós criamos esse Guia de Compras. Aqui você vai entender a importância do splitter, quanto custa e onde comprar esse aparelho.

Mão conectando cabo Hdmi.

O splitter é um acessório prático e funcional que pode ser usado no ambiente profissional e caseiro. (Fonte: Pramote Soongkitboon/123rf.com)

O que é e para que serve um splitter?

Seja por demanda de trabalho, ou até por lazer, é possível que em algum momento você já se tenha deparado com a necessidade de utilizar duas telas, seja de computador ou de televisão, com a mesma imagem.

Por exemplo, suponhamos que você precise oferecer uma palestra para um número grande de pessoas. No auditório, a ideia é ter vários monitores que irão transmitir o mesmo conteúdo, ao mesmo tempo.

Esse conteúdo, por sua vez, está salvo em seu notebook. E, então, vem a pergunta: Como reproduzir, ao mesmo tempo, o mesmo conteúdo, em vários monitores que estão distantes uns dos outros?

Essa é uma situação que pode ocorre inclusive de outras formas. Por exemplo, você pode precisar conectar várias telas em uma única fonte de conteúdo para trabalhar ou até mesmo para jogar videogame. Pois, para qualquer uma dessas situações, é então que entra em cena o splitter Hdmi.

Também conhecidos como ‘divisor HDMI’, o splitter é um pequeno aparelho que serve para replicar a mesma imagem, de uma única fonte, ao mesmo tempo em vários displays.
Isso é possível porque o splitter distribuiu o sinal de áudio e vídeo que vem de uma fonte como, por exemplo, um computador, e envia para dois ou mais receptores, como telas de TV ou até mesmo outros monitores.

A instalação do splitter é fácil e rápida e o aparelho pode ser usado para mandar o sinal do notebook, computador, DVD, Playstation 3 ou câmera portátil.

O splitter realiza esse processo mantendo a qualidade do sinal de imagem e som recebidos. Para tanto, basta conectar um cabo Hdmi tanto na fonte como nos dispositivos que irão receber o conteúdo.

O número de dispositivos que irá receber e reproduzir o sinal vai depender de quantas saídas o splitter tiver.

Qual a diferença entre o splitter e o switch?

Se você alguma vez já precisou conectar vários aparelhos a uma mesma TV, possivelmente já se questionou: Qual é a diferença entre splitter e switch para HDMI?

Esses dois aparelhos são de fato bastante parecidos visualmente. Mas a verdade é que eles têm funções totalmente diferentes.
Como vimos, com o splitter nós podemos conectar apenas uma fonte de sinal. A partir daí, o splitter Hdmi irá replicar o sinal para vários destinos diferentes.

Já com o switch, ocorre justamente o inverso. Com a ajuda desse aparelho, é possível conectar várias fontes de entrada, mas apenas uma de saída.

A mesma imagem sendo reproduzida no notebook e em dois monitores.

O splitter Hdmi replica a imagem de uma fonte para vários displays. (Fonte: Tranmautritam/ Pexels.com)

Em outras palavras, o switch é necessário caso você possua vários aparelhos como, por exemplo, Blue Ray, Playstation e Xbox One, e queira ligá-los em uma TV que tem apenas uma entrada HDMI.

Ou seja, o switch é o aparelho que conecta vários equipamentos eletrônicos a um único dispositivo. Para você ter um panorama geral sobre a diferença entre o splitter e o switch, confira a tabela a seguir:

Splitter Switch
Características Uma entrada e várias saídas Várias entradas e uma saída
Função Replica sinal de áudio e vídeo em vários displays a partir de uma fonte Conecta vários dispositivos em um aparelho que tenha apenas uma entrada Hmdi

Quais as vantagens e desvantagens do splitter Hdmi?

Como vimos até aqui, são muitas as vantagens do splitter. Com esse pequeno e simples aparelho, você será capaz de reproduzir, por exemplo, um conteúdo que está em seu notebook, para duas ou mais TVs ou outros monitores.

Na prática, essa funcionalidade pode otimizar o seu trabalho. Além disso, dependendo do modelo, é possível que você replique o sinal a grandes distâncias.

Os modelos mais eficientes de splitter suportam ainda altas resoluções de imagem e som. E tudo isso sem perder a qualidade do sinal original.

Projetor com cabos conectados.

O splitter pode replicar vídeos para diversos dispositivos, inclusive projetores. (Fonte: Tomasz_Mikolajczyk/Pixabay.com)

Por outro lado, como desvantagem do splitter podemos citar o fato de que nem todos os fabricantes oferecem um aparelho de qualidade. Alguns modelos podem sim apresentar falhas no sinal. 

Para evitar esse problema, os especialistas recomendam que você invista em um splitter e em cabos HDMI de qualidade. A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens do splitter:

Vantagens
  • Replica sinal para dois ou mais displays
  • Suporta alta resolução de imagem e som
  • Pode alcançar longas distâncias sem comprometer a qualidade do sinal
Desvantagens
  • Existem modelos de baixa qualidade
  • É preciso cabos Hdmi de alta qualidade

Onde comprar o splitter?

Apesar de você encontrar o splitter Hdmi em lojas de aparelhos eletrônicos, assim como nas de departamento e em hipermercados como Ponto Frio e Extra, recomendamos que você compre o produto online.

Na Amazon Brasil, por exemplo, além de comprar do conforto de casa, você terá mais opções de modelos de splitter para escolher e ainda pode conseguir promoções vantajosas.

Critérios de compra: o que analisar antes de comprar o splitter ideal

Agora que você já entendeu a função e a importância do splitter Hdmi, é hora de ir para a parte prática: Escolher o melhor modelo entre tantas opções à venda.

Para ajudar você nessa etapa, nós listamos abaixo os principais critérios que você deve levar em contar quando estiver escolhendo o seu splitter. Veja:

Para que você não tenha nenhuma dúvida na hora de analisar cada um desses fatores, continue lendo pois vamos explicar em detalhes cada um deles.

Número de saídas

O primeiro critério que recomendamos que você observe na hora de comprar um splitter Hdmi é o número de saídas. Como vimos, o número de saídas vai determinar a quantidade de aparelhos nos quais o sinal de origem será replicado.

Nesse quesito, você poderá optar por um splitter que tenha entre duas e até 16 saídas.

foco

Você sabia que, além do splitter Hdmi, também existe o splitter VGA?

O conector VGA é encontrado em cabos, placas de vídeo, monitores de computador e TVs, geralmente nos modelos mais antigos. Mas ainda hoje o seu principal concorrente é o cabo e o splitter HDMI.

Para identificar o número de saídas do splitter, as marcadas fabricantes costumam expor na embalagem numerações como, por exemplo, 1x2, que significa que o modelo conta com uma entrada e duas saídas.

Outro exemplo seria 1x8, indicando que o splitter Hdmi possui uma entrada e oito saídas.

Vale ressaltar que os modelos de splitter acima de oito saídas são recomendados apenas para empresas ou pessoas que de fato precisam de tantas portas HDMI trabalhando de forma simultânea.

Suporte de formatos

Em seguida, analise quais são os formatos de vídeo e áudio que o splitter suporta. Os modelos mais modernos, por exemplo, suportam os formatos de áudio digital Dolby TrueHD e DTS-HD, além de todas as versões de HDMI e até vídeo 3D.

Para escolher o modelo certo, verifique quais são os recursos que de fato vão ser úteis no seu dia a dia.

Resolução de imagem

Outro fator que recomendamos que você considere é a resolução de imagem que o splitter escolhido é capaz de suportar na transmissão do sinal sem provocar alterações.

Em linhas gerais, o ideal é que você opte por um splitter com resolução 4K (3840x2160) ou Full HD (1920x1080).

foco

Você sabia que o splitter não é capaz de atrasar nem de adiantar o sinal de vídeo?

Ainda assim, é possível que algum modelo de TV cause atrasos na entrada de vídeo, o que pode alterar a sincronização na replicação do conteúdo.

Alcance

Observe também que existe uma distância de alcance da imagem a ser replicada, para que não haja interferência na qualidade.

O alcance vai depender do modelo de splitter, da qualidade do vídeo e do cabo Hdmi.

E o fato é que o alcance vai depender do modelo de splitter, da qualidade do vídeo e do cabo Hdmi, além da qualidade da TV ou monitor.

Alguns modelos, por exemplo, alcançam até 15 metros de distância sem comprometer a qualidade do sinal. Mas você também pode encontrar opções que prometem alcançar uma distância de até 30 metros.

(Fonte da imagem destacada: Matt Pike/Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.