Na foto um mulher borrifando spray fixador de cabelo em outra.
Ultima atualização: 21 de outubro de 2019

Como escolhemos

13Produtos analisados

17Horas investidas

6Estudos avaliados

72Comentários coletados

Olá, seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Queridinho das mulheres dos anos 60, o spray fixador de cabelo possui múltiplas funções e promete deixar todos os fios no lugar certo. Antigamente ele era chamado de laquê e com o passar dos anos foi ganhando novas versões.

E há quem diga que ter um desses em casa é fundamental e se você quer saber o porquê basta continuar com a gente. Nesse texto falaremos tudo sobre o spray fixador de cabelo, desde suas vantagens, formas de uso até a melhor maneira de escolher um desses, vamos lá?




Primeiro, o mais importante

  • O spray fixador de cabelo é encontrado com diferentes níveis de fixação e há os leves, médios, fortes e extrafortes.
  • Esse produto pode ser utilizado em todos os tipos de cabelo e é ideal para a finalização e criação de penteados.
  • Existem opções de spray fixador de cabelo que promovem benefícios adicionais aos fios como eliminação de frizz, hidratação e muito mais.

Você também pode gostar:

Os melhores sprays fixadores de cabelo: O ideal para cada situação

Atualmente os sprays fixadores de cabelo ganharam outras funções além de fixar os fios. Hoje em dia existem opções diferenciadas que dão brilho, hidratam e muito mais. Separamos então alguns deles para você se familiarizar com o produto.

A melhor opção para fixar e dar brilho aos fios

Esse spray fixador garante uma fixação forte e mantém o penteado intacto por muitas horas. Ele é formulado com ingrediente à base de óleo de Argan e preserva o aspecto natural dos cabelos, conferindo a eles brilho, hidratação e maciez. Além disso, o spray diminui o frizz e a umidade sem deixar resíduos.

O spray fixador mais indicado para quem quer volume

Se você busca por um spray fixador que irá deixar seus fios no lugar e ainda conferir a eles mais volume essa é a melhor opção. Essa opção tem fixação média, garante 24 horas de resistência à umidade e 8 horas de flexibilidade. Ela ainda controla o frizz, não pesa e confere brilho aos fios.

A melhor opção não testada em animais

Indicado para todos os tipos de cabelo, esse spray fixador garante sustentação, flexibilidade e resistência a umidade. Ele conta com uma fórmula não testada em animais e que dá maciez, sem pesar. Outro ponto positivo é que esse spray confere uma sensação de frescor na raiz dos cabelos.

Guia de Compra

Quando se faz um penteado o maior desejo é que ele dure a noite toda. Para isso existe o spray fixador de cabelo, um produto que mantém os fios no lugar desejado.

Porém, muitas pessoas ainda têm uma imagem negativa desse produto, isso porque antigamente ele era sinônimo de deixar os cabelos duros. Hoje em dia isso mudou bastante e nesse Guia de Compra você conhecerá a fundo o spray fixador de cabelo.

Na foto uma mulher aplicando spray no cabelo de outra.

O spray fixador pode ser utilizado para penteados e também para manter os fios no lugar desejado. (Fonte: Viacheslav Iakobchuk / 123rf)

Em quais situações o spray fixador de cabelo pode ser utilizado?

Com certeza você já ouviu falar do laquê, um produto que era febre na década de 60 e deixava o cabelo das mulheres perfeitamente alinhados. Com o passar dos anos o nome a fórmula desse produto mudou e ele passou a se chamar spray fixador de cabelo.

Mas não é somente para deixar os penteados no lugar que o spray fixador de cabelo pode ser utilizado. No dia a dia ele pode ser um aliado e consegue dar volume a raiz dos cabelos mais finos, selar os fios alisados com chapinha, controlar o frizz e ainda manter os cachos feitos com o modelador no formato desejado.

Outra finalidade do spray fixador está em manter o tom dos cabelos coloridos por mais tempo. Algumas versões desse produto possuem protetor solar e assim aumentam a durabilidade da coloração.

foco

Você sabia que o spray fixador de cabelo pode ser utilizado para arrumar as sobrancelhas? Para isso basta borrifá-lo em uma escova de dentes nova ou um pincel de maquiagem e passá-la sobre os fios. Com isso a sobrancelha ficará alinhada e com os fios arrumados.

Quais as diferenças entre gel, mousse e spray fixador de cabelo?

Quando se pensa em produtos para deixar os fios no lugar, além do spray fixador de cabelo, vem a cabeça também o gel e o mousse. E por mais que esses três itens possuam finalidades parecidas, eles têm efeitos bem diferentes.

O spray fixador de cabelo é o mais versátil entre os três. Ele é encontrado com diferentes níveis de fixação e pode ser utilizado para penteados ou para a finalização dos cabelos no dia a dia.

O gel possui uma alta fixação e consegue até deixar os cabelos literalmente duros. Porém, ele sempre deixa um aspecto molhado aos fios e essa é a sua maior característica.

Já o mousse é uma excelente opção para quem tem cachos. Ele ajuda a modelar os fios e consegue dar mais volume à raiz, podendo ser utilizado com os cabelos secos ou úmidos.

Spray fixador Gel Mousse
Nível de fixação Pode ser leve, médio ou forte Forte Médio
Efeito Mantém os fios no lugar, mas maleáveis Deixa os fios com efeito molhado e endurecidos Deixa os fios mais encorpados e dá a eles mais volume
Principais indicações Serve para penteados e finalizações no dia a dia Rabos de cabelo e penteados com efeito molhado Finalizações no dia a dia e alguns penteados

Como usar corretamente o spray fixador de cabelo?

O spray fixador de cabelo tem como ponto positivo a sua facilidade de aplicação e consegue ser utilizado sem a ajuda de um profissional. Mesmo assim é fundamental se atentar a alguns detalhes na hora de aplicá-lo nos fios.

O primeiro deles está relacionado a distância em que o jato deve ficar do cabelo. Depois de agitar bem o spray, deve-se colocá-lo a cerca de 20 centímetros da raiz e então começar a borrifar o produto.

Outro cuidado é o de nunca deixar o jato fixo em apenas um local. Enquanto aplica o spray faça movimentos de vai e vem em uma área grande cabeça, pois assim o cabelo não ficará duro demais nem esbranquiçado.

Rafaelli AguilheiroHair stylist

"Você não pode utilizar nem muito e nem pouco produto. O ideal é sentir o cabelo com uma textura mais firme, porém flexível."

Qual a melhor forma de remover o spray fixador de cabelo?

Depois de aplicar o spray fixador de cabelo é fundamental removê-lo da maneira correta para que ele não prejudique os fios. Os que possuem fixação leve ou média são facilmente retirados dos fios com um pente ou escova de cabelo.

Por outro lado, os de fixação forte ou extraforte só saem do cabelo se ele for lavado e para isso é fundamental utilizar shampoo e condicionador. Quem faz o uso regular desse produto deve também apostar no uso das máscaras capilares, pois assim há menos chance de os fios quebrarem ou ficarem ressecados.

Uma dica é a aplicação de um pouco de condicionador no cabelo molhado antes de passar o shampoo. Isso irá facilitar na hora de pentear e desembaraçar o cabelo limpo.

Quanto custa e onde comprar um spray fixador de cabelo?

O spray fixador de cabelo é um produto muito fácil de ser encontrado para comprar e pode ser adquirido em lojas de cosméticos, farmácias e hipermercados. Online isso também é possível e sites como Amazon e Época cosméticos comercializam esse item.

O valor do spray fixador se altera de acordo com a categoria, sendo que as versões importadas e profissionais são mais caras. Dessa forma, o seu preço varia entre R$ 20 e R$ 230, em média.

Critérios de Compra: Fatores para comparar as opções de spray fixador de cabelo

Por mais que a maioria dos sprays fixadores de cabelo possam ser utilizados por todo mundo é fundamental escolher uma opção que se adeque a sua necessidade. Para isso existem alguns critérios que devem ser levados em consideração, tal como:

  • Nível de fixação
  • Tipo de jato
  • Quantidade de produto
  • Funções adicionais

Abaixo te explicaremos cada um deles.

Nível de fixação

O spray fixador de cabelo é encontrado em quatro níveis de fixação: leve, médio, forte e extraforte. Qual deles escolher depende muito do tipo de utilização que você fará com esse produto.

Se o que você deseja é somente diminuir o frizz aposte no spray de fixação leve. Para penteados simples como coques e tranças ou para fixar os efeitos do babyliss e da chapinha, os de fixação leve e média são ideais.

Caso o penteado seja mais elaborado ou o seu cabelo seja daqueles que soltam os cachos com facilidade aposte nas opções fortes e extrafortes.

View this post on Instagram

Have you tried these award-winning finishers?

A post shared by Moroccanoil (@moroccanoil) on

Tipo de jato

Outro fator que deve ser analisado é tipo de jato desse produto. É possível encontrar opções com jato seco ou úmido e isso faz diferença na hora de arrumar o cabelo.

Os que possuem jatos difusos e secos dão um acabamento mais natural aos fios se não tiverem fixação extra forte.

Já os que possuem um jato mais direcionado e úmido conferem um aspecto mais elaborado aos cabelos, portanto escolha o que te agrada mais.

Quantidade de produto

O spray fixador de cabelo pode ser adquirido em embalagens que possuem as mais variadas quantidades. Existem opções que contém 90 ml e outras que chegam até os 500 ml.

Com isso, quanto mais fixador vier, maior vai ser o tamanho desse produto e isso faz diferença de acordo com o tipo de uso. Quem precisa levar o spray para diversos lugares deve apostar em uma quantidade que seja fácil de transportar e não atrapalhe no dia a dia.

Já quem faz um uso mais caseiro e em pequena quantidade pode adquirir uma opção menor, pois assim não corre o risco de o produto vencer e estragar.

Na foto uma mulher passando fixador no cabelo de outra fazendo penteado.

Deve-se escolher um spray fixador com embalagem que tenha o tamanho adequado ao seu tipo de uso. (Fonte: Rene Asmussen / Pexels)

Funções adicionais

Além de fixar os fios, o spray fixador de cabelo pode conter funções adicionais. Há opções que eliminam o frizz, outras que hidratam o cabelo, alguns possuem protetor solar na fórmula e assim por diante.

Com isso, analise o que mais faz a diferença para você e invista na opção que se adeque.

(Fonte da imagem destacada: Elena Buzmakova (borisova) / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.