Um Super Nintendo que tem um controle conectado em frente a TV com jogos ao redor.
Ultima atualização: 19 de setembro de 2020

Como escolhemos

4Produtos analisados

18Horas investidas

7Estudos avaliados

67Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil para conhecer um completo Guia de compras de Super Nintendo. Se você tem desejo de comprar este produto no modelo com jogos na memória ou portátil é indicado realizar a leitura do texto.

Ao final desse Guia você estará mais preparado para comprar o produto com os preços mais convidativos, aproveitando todos benefícios que apenas este videogame pode oferecer.

Quer conhecer as principais variáveis dos modelos de Super Nintendo nos dias atuais? Deseja saber a média de preços? Há acessórios adicionais que valorizam as versões? Onde comprar? A seguir veja estas respostas nos mínimos detalhes.




Primeiro, o mais importante

  • O Super Nintendo clássico apenas está disponível para a venda em mercado de usados. Hoje as edições mais novas têm games na memória ou são portáteis.
  • Existem consoles jogáveis na tela da TV que têm o design do modelo antigo e 21 jogos na memória, só que são menores no tamanho.
  • As versões portáteis do Super Nintendo permitem armazenar mais games com downloads disponíveis na internet.

Você também pode gostar:

Melhores modelos de Super Nintendo e similares

Super Nintendo fez tanto sucesso quando estava no seu auge durante a década de 90, que até os dias de hoje existem pessoas apaixonadas pelos games deste console. O legal é que você não precisa mais ficar sem fôlego de tanto assoprar o cartucho até ele funcionar no game, já que os jogos estão na memória. Conheça um pouco mais das novas versões do Super Nintendo no ranking abaixo:

Super Nintendo com 21 jogos na memória

Esta versão possui um formato muito semelhante à edição do Super Nintendo mais clássico, com a diferença de que possui 21 jogos na memória. É possível jogar o console com 2 jogadores.

Uma diferença na comparação com os modelos clássicos é que esta versão possui um botão que permite salvar e voltar o jogo ao ponto no qual foi salvo, como se fosse uma funcionalidade típica dos emuladores de Super Nintendo.

Nintendo 2DS

Embora seja um modelo menos potente entre as versões portáteis, este console se destaca por causa da estética elegante. O produto tem até algumas partes acolchoadas para fornecer mais conforto aos players.

A tela do videogame possui uma defesa especial contra pequenos arranhões, ao passo de que esta versão também é resistente o suficiente para resistir aos pequenos impactos.

O potente processador do Super Nintendo garante um tempo curto no carregamento dos games. Este console tem peso leve para você conseguir jogar diversas horas seguidas sem sentir dores nas mãos ou nos braços.

Nintendo 3DS XL

A versão 3DS XL do Super Nintendo se destaca pelo tamanho grande da tela, embora seja um videogame portátil. Interessante notar que até os botões do modelo são coloridos em homenagem aos joysticks das versões clássicas deste console.

Este produto oferece a vantagem de salvar games disponíveis na internet. Inclusive a CPU da versão tem um funcionamento mais rápido para você navegar pelo menu de modo ágil. A versão também apresenta o leitor NFC para ser compatível aos bonecos Amiibo. O produto possui 4.2 polegadas na tela!

Guia de Compra

Muitas pessoas compram Super Nintendo para relembrar da época na qual passavam horas jogando os históricos jogos do console. Talvez esta também seja a motivação da sua busca pelo produto.

Mas antes de você tomar sua decisão, temos algumas informações importantes para compartilhar com você. Veja a seguir o completo Guia de Compra deste super console.

Imagem de pessoa segurando controle de super nintendo.

O Super Nintendo é um ícone quando falamos de video games. (Fonte: Jens Mahnke / Pexels)

O que é um Super Nintendo?

Também conhecido como SNES, o Super Nintendo é um videogame que fez muito sucesso nos anos 90 por trazer como diferencial a evolução nos gráficos, em principal ao comparar com a versão anterior, o NES (Nintendinho ou Nintendo Japonês).

Antes da chegada do Super Nintendo em 1990 os jogadores de consoles ou fliperamas nunca tinham visto games com tamanha qualidade nos gráficos tridimensionais e no áudio.

Sem dúvida o diferencial dos gráficos nos jogos foi o principal atrativo que fez a fama do Super Nintendo ao ponto de este game ter liderado a venda mundial de consoles por diversos anos seguidos.

O Super Nintendo lançou a tendência de desenvolver games com gráficos 3D, que é algo típico da quinta geração na história dos videogames, relacionada aos anos que vão de 1990 a até 2001.

A popularidade do Super Nintendo esteve no auge até o surgimento dos consoles de 32 bits. Ainda hoje existem aficionados pelo SNES dispostos a pagar verdadeiras fortunas para comprar os famosos games originais do videogame.

Para se ter uma ideia, o cartucho Zelda original de Super Nintendo, na caixa, com capinha e manual pode custar o preço de R$ 2.000, valores equivalentes ao PS4!

A Nintendo tem a estimativa de que vendeu ao redor do mundo mais de 50 milhões de unidades de SNES.

A produção da versão clássica encerrou nos Estados Unidos por volta do ano de 1999. Após 4 anos a Nintendo também terminou o ciclo de produção nas fábricas japonesas.

Porém, quando todos pensavam que o SNES tinha morrido a Nintendo ressurge com a nova produção do console, só que desta vez nas versões portáteis. Em 2004 surgiu o Nintendo DS, a primeira edição portátil do Super Nintendo. Por volta de 2008 foi lançada a versão DSI, com mais qualidade na tela em um processador rápido.

Por volta de 2014 acontece o nascimento de Nintendo 3DS, que também tem portabilidade e roda os games do Super Nintendo, além de possuir títulos de jogos exclusivos para as versões portáteis.

Em homenagem aos jogadores fieis da versão clássica, na segunda década do século XXI a Nintendo lançou um novo modelo não portátil. Ele tem características estéticas semelhantes ao clássico, com a diferença de que os games estão na memória.

Como é o controle do SNES?

Seja nas versões jogáveis na tela da TV ou nos formatos portáteis as funcionalidades dos botões são parecidas.

No lado esquerdo deste joystick existe o botão de direcional presente na forma de cruz para você ir aos lados, para cima ou para baixo. Na parte superior há dois botões, L e R. No lado direto, 4 botões: XYBA.

Um controle de Super Nintendo.

Aprenda um pouco mais sobre o controle de Super Nintendo (Fonte: robertschoenholz / Pixabay)

Se considerar as versões portáteis o botões Start e Selec estão na parte direita, abaixo dos botões XYBA. No caso dos joysticks clássicos é possível encontrar estes botões na região central.

No Super Nintendo portátil também existem botões adicionais, tais como: direcional analógico extra, giroscópio e acelerômetro.

Quais são as vantagens do Super Nintendo?

Uma pergunta que quase todos os amantes de Nintendo fazem é: Por que comprar um Super Nintendo hoje em dia se com o preço dá para adquirir consoles mais atuais?

Esta é uma ótima pergunta! Vamos tentar respondê-la ao informar as vantagens e desvantagens das atuais versões do Super Nintendo.

Pelo lado bom da coisa existem tanto as versões para jogo portátil como também para jogar na tela da TV. Desta forma é possível aproveitar o máximo do videogame quando você está na fila de bancos ou jogado no sofá da sala.

Também é muito legal saber que os games ficam na memória do aparelho ou dos cartões SD. Quem já passou muitas horas assoprando e tentando conectar o cartucho no Super NES sabe como é bom apenas ligar e começar a jogar sem problemas.

Imagem de várias fitas de super nintendo.

Era muito comum ficar assoprando as fitas de Super Nintendo.(Fonte: Robert Klein / 123RF)

Não podemos esquecer que no caso das diversas versões de Super Nintendo portátil os games são compatíveis, ao contrário do que acontece com outros consoles portáteis de outras linhas da Nintendo.

Mas, como todo produto, o Super Nintendo apresenta alguns aspectos negativos. De início já podemos dizer que os preços são muito caros para você ter a oportunidade de jogar os games de SNES, que, embora fossem novidades gráficas nos anos 90, hoje podem ser considerados atrasados no visual.

Outro ponto é que existe a necessidade de comprar cartões de memórias para expandir o número de games ou saves. O console aceita cartões com no máximo 32G.

No caso da versão clássica de 21 jogos na memória não há como expandir a quantidade de games legalmente. Não é difícil entender quais são as principais vantagens e desvantagens do Super Nintendo. Basta você analisar o quadro abaixo:

Vantagens
  • Existem versões portáteis ou para jogar na TV
  • Há jogos na memória e dá para baixar mais games online
  • Dá para jogar os games favoritos sem precisar trocar os cartuchos
  • Há diferentes versões disponíveis com jogos compatíveis entre elas
Desvantagens
  • Os preços são muitos caros
  • Os gráficos não possuem tanto desempenho pelo preço que se paga
  • É preciso ter um cartão de memória para armazenar saves e jogos
  • Não existem muitas variações de design no Nintendo 21 jogos

Quais os tipos de Super Nintendo disponíveis hoje em dia?

Agora que você já conhece o lado técnico das versões mais atuais chega o momento de saber qual modelo escolher: Super Nintendo 21 jogos na memória ou o SNES portátil?

Diante desta dúvida dá até para considerar uma outra questão: Por que comprar Super Nintendo se na internet é possível baixar milhares de room de graça e jogar via emuladores nas telas do computador?

O fato é que existem três possibilidades mais atuais para jogar SNES: Super Nintendo 21 jogos, SNES portátil e emuladores e room de Super Nintendo. Vamos conhecer melhor as características e diferenças de cada uma das 3 possibilidades:

Super Nintendo 21 jogos

Quando surgiu no mercado o Super Nintendo com 21 jogos custava preços semelhantes às versões portáteis de SNES. Porém, em pouco tempo o valor do produto caiu pela metade, o que pode ser uma boa opção a quem busca economizar na compra.

É possível jogar este Super Nintendo com a conexão direta na TV. Isto significa algo positivo para quem busca certo charme para rememorar épocas do passado nas quais a jogatina acontecia a madrugada inteira na sala.

O lado ruim da história é que o videogame só vem com 21 jogos na memória. Desta forma não há como aumentar a capacidade de games do produto, a não ser que você realize processos ilegais para expandir com cópias de arquivos digitais.

Os níveis de jogabilidade são altos tendo em vista que o poderoso processador do console quase nunca trava os jogos. Veja os 21 títulos presentes na memória desta versão de Super Nintendo:

Super Nintendo Portátil

Nos casos das versões portáteis de Super Nintendo, de cara a gente já pode considerar os altos preços do produto para jogar games antigos que não possuem tantos recursos gráficos como jogos mais atuais.

As telas também são pequenas. Elas possuem poucas polegadas e podem ser ruins para quem não tem uma visão muito boa. Não é recomendado jogar debaixo de luzes solares intensas por causa das limitações em enxergar a tela sem reflexos exagerados.

Um dos principais pontos positivos é que ao usar um cartão de memória existe a possibilidade de expandir a capacidade de armazenamento dos games.

É possível salvar jogos na internet e ter mais games disponíveis. Interessante notar que as versões dos jogos salvos online são compatíveis para todos os padrões do Super Nintendo portátil.

No formato portátil o Super Nintendo tem mais flexibilidade, já que você pode usar o produto em qualquer lugar do mundo. Só que o nível de jogabilidade é médio ao considerar que quando a bateria está acabando os games podem gerar pequenas travadas.

Emuladores e room de Super Nintendo

Você não precisa pagar nada para baixar o emulador e qualquer room de SNES para jogar no computador da sua casa. Esta é uma notícia bacana até certo ponto, já que o arquivo do jogo deve estar disponível na máquina por no máximo 24 horas.

Depois deste prazo é proibido continuar jogando o jogo com emulador. Quem continua a jogar o game fica sujeito a processos legais por parte da Nintendo ou das empresas desenvolvedoras dos títulos.

De fato, a experiência de jogar no console é mais superior do que nos emuladores. Um videogame tem um processador que se dedica apenas aos games.

Já os computadores possuem processador que precisa fazer tarefas nos emuladores e em outras aplicações da máquina, tornando o jogo mais travado. Fique de olho na tabela abaixo que demonstra as diferenças das 3 soluções para jogar Super Nintendo:

Super Nintendo 21 jogos na memória Super Nintendo portátil Emuladores e room de Super Nintendo
Preço Médio Alto Não há custos
Tela Do tamanho da tela na TV Pode ir de 2 polegadas a até 4.2 polegadas Do tamanho da tela no computador
Validade Indefinido Indefinido 24 horas
Capacidade de aceitar mais games Não Sim Sim
Flexibilidade Baixa Alta Baixa
Variedades de cores Poucas Muitas Não há
Jogabilidade Alta Média Baixa
Tela 3D Não Sim Não
Botões adicionais no joystick Não Sim Sim

Quanto custa?

O preço do Super Nintendo varia de forma principal conforme a versão. Os modelos mais baratos possuem 21 jogos na memória e podem custar um preço que vai de R$ 500 a até R$ 700.

Ao considerar as versões mais caras, que são versáteis, é possível encontrar uma média de preço que pode ir de R$ 800 a até R$ 2.300. Naturalmente as produções recentes possuem preços superiores, embora todos os modelos aceitem os mesmos jogos de SNES.

Imagem de console de super nintendo e controle.

O Super Nintendo existe em várias versões, os mais baratos custam a partir de R$ 500. (Fonte: RobinLe / Pixabay)

Onde comprar?

Você pode comprar as versões mais atuais de Super Nintendo em pontos de comércios populares do varejo brasileiro. Por exemplo, Lojas Americanas, Magazine Luiza e Walmart.

Por outro lado, existem muito mais variedade de Super Nintendo portátil na internet. Em sites como a Amazon é possível encontrar versões importadas que chegam na porta da casa dos compradores brasileiros dentro de poucos dias!

A Amazon é melhor escolha para comprar Super Nintendo. No mercado online você encontra algumas poucas versões também em sites como Mercado Livre.

foco

De acordo com o manual da Nintendo, crianças com 6 anos ou menos não podem jogar games em imagens 3D no Super Nintendo portátil. Estes jogos prejudicam o desenvolvimento da visão do público infantil!

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos do Super Nintendo

Até os consumidores especialistas em games podem cair no papo do pessoal de vendas e acabar comprando uma versão de Super Nintendo que não possui tantas vantagens.

Há uma forma de evitar problemas com a aquisição de produtos que não valem a pena. Quer saber qual é esta maneira? Então siga os critérios de comparação de compras de SNES:

  • Cor
  • Games
  • Processador
  • Peso
  • Tela
  • Garantia
  • Pilhas

Veja mais para baixo as definições de cada critério:

Cor

Se você comprar a versão com 21 jogos na memória não há como escapar das cores relacionadas ao produto clássico dos anos 90 do século XX.

Já no caso das versões portáteis é possível encontrar uma ampla diversidade de cores e estilos. O Nintendo DSI traz a miniatura da versão original. Já os modelos DS são conhecidos por serem mais versáteis nas escolhas de tonalidades.

Games

Para quem não está com disposição para jogar apenas 21 jogos vale a pena optar pelas versões portáteis. Elas possuem entrada para cartões de 32GB, o que se equivale a dezenas de games.

No caso de você escolher a edição de 21 jogos é bom ficar ligado nos títulos dos games. Já imaginou comprar o videogame e não existir na memória o jogo favorito? Que vacilo!

No Super Nintendo 21 jogos existem games como: Yoshi’s Island, Super Metroid, Super Punch-Out!, Super Mário Kart, Super Mário RPG, Super Mário World, Contra III: The Alien Wars, Street Fighter II Turbo: Hyper Fighting, Mega Man X, Super Ghouls ’n Ghosts, Super Castlevania IV, Star Fox, Star Fox 2, EarthBound, Final Fantasy III, Secret of Mana, F-Zero, The Legend of Zelda: A Link to the Past, Kirby Super Star and Kirby’s Dream Course.

Processador

Embora o Super Nintendo 21 jogos seja menos caro ele possui um processador mais potente e funciona com a conexão na tomada de 110 volts.

Por outro lado, o processador dos modelos portáteis perde o desempenho a partir do momento que a bateria está quase descarregada. Isto quer dizer que o Super Nintendo 21 jogos têm menos chance de travar do que os modelos portáteis.

Peso

Esta dica se direciona para quem quer comprar o Super Nintendo portátil. Tenha uma coisa em mente: Os modelos mais recentes possuem um peso superior, seja por causa das melhorias para o processador ou pelo aumento de tela.

Neste sentido, se você busca algo mais leve só para jogar SNES pode ser melhor comprar o Nintendo 2DS do que o Nintendo 3DS XL que é mais atual. Leia o peso de cada modelo na descrição do produto no site de vendas.

Tela

Se você quer jogar em uma tela grande não tem jeito, compre o Super Nintendo 21 jogos e instale na TV da sala.

Agora, se levar em conta os modelos portáteis podemos dizer que as versões mais recentes têm telas maiores. Por exemplo, um Nintendo 3DS XL apresenta uma tela que vai até 4.2 polegadas. Já o Nintendo 2DS tem monitor de 3.5 polegadas.

Garantia

A garantia básica do videogame é de 3 meses. Porém, a competição entre os vendedores está acirrada ao ponto de muitas ofertas terem 6 meses ou até 1 ano de garantia, sem muita diferenciação nos preços das ofertas.

Se você ficar de olho pode comprar um modelo de qualidade com bastante prazo de garantia contra problemas de fábrica, praticamente sem pagar a mais por esta vantagem.

Foto de console de super nintendo com jogo e controle ao lado.

A garantia básica do Super Nintendo é de 3 meses mas pode chegar até 1 ano. (Fonte: kevinrodenphotography / Pixabay(

Pilhas

Normalmente quando você compra o Super Nintendo portátil a embalagem já vem com as pilhas. Elas devem ser usadas quando a bateria acabar e você não quer parar de jogar para recarregar.

Só que em algumas ofertas as pilhas não estão inclusas. Isto é ruim porque você não pode testar o funcionamento com pilha quando o produto chegar na sua casa.

Se não há diferença de preços entre duas ofertas de vendedores com ótima reputação a presença da pilha no pacote pode contar como um critério de desempate para você comprar o Super Nintendo.

(Fonte da imagem destacada: Lukas Juszczak / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Nicolas Pinto Gamer Profissional
Nicolas não é um gamer de um jogo só. Seja no CsGo ou no LoL, ele é capaz de dar trabalho até aos jogadores mais avançados. Sabendo que para alcançar seu sonho de disputar campeonato mundiais é preciso ter os melhores equipamentos, Nicolas se dedica a pesquisar e compartilhar conhecimento sobre o que há de mais inovador em Games, Jogos e Eletrônicos.