Já é consenso que uma alimentação saudável e equilibrada é a chave para a boa saúde e um dos pilares para manter a boa forma. No entanto, nem sempre a alimentação é suficiente para suprir todas as necessidade nutricionais de uma pessoa.

É então que entram em ação os suplementos. Os suplementos costumam ser prescritos pelos médicos e nutricionistas em caso de deficiência de determinadas vitaminas e/ou nutrientes no nosso organismo.

Abrir artigo
3 de julho de 2020
Astaxantina
Lucas Ayres em Esportes e Boa Forma

Olá, seja bem vindo ao ReviewBox Brasil! Você já ouviu falar da astaxantina? Pois no texto de hoje vamos falar tudo sobre a suplementação baseada nessa substância orgânica e muito benéfica para o corpo humano. Uns a conhecem como a […]

Abrir artigo
2 de julho de 2020
Óleo de alho
Paula Diniz em Esportes e Boa Forma

Olá! Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. No artigo de hoje vamos te ajudar a escolher um suplemento que promete promover maravilhas: o óleo de alho. Rico em alcina, enxofre, vitamina C, vitamina E, vitamina B1 e vitamina B6, o […]

Abrir artigo
28 de junho de 2020
Niacina
Izabel Toscano em Esportes e Boa Forma

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se você está em busca de suplementação da vitamina B3, veio ao lugar certo. No artigo de hoje, você vai tirar todas as suas dúvidas sobre a niacina. Vitamina do complexo B que atua na […]

Abrir artigo
16 de maio de 2020
Óleo de linhaça
Joana Dias em Esportes e Boa Forma

Seja bem vindo ao Review Box Brasil! A sua presença por aqui é sempre uma boa notícia! Se você chegou até nosso site em busca de bons aliados para uma rotina mais saudável, saiba que o óleo de linhaça não […]

Abrir artigo
14 de abril de 2020
Maca peruana
Izabel Toscano em Esportes e Boa Forma

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um dos mais poderosos suplementos alimentares da atualidade: a maca peruana. Riquíssima fonte de vitaminas e minerais importantes para a nossa saúde, além de fibras, carboidratos e proteínas, a maca peruana […]

Abrir artigo
12 de abril de 2020
Glutamina
Izabel Toscano em Esportes e Boa Forma

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um suplemento que pode ajudar no desempenho de atividades físicas e melhorar a sua saúde: a glutamina. Fonte de energia para o sistema imune, a glutamina também participa do processo de […]

Abrir artigo
11 de abril de 2020
Óleo de Krill
Gustavo Conceição em Esportes e Boa Forma

Olá, seja muito bem vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar absolutamente tudo sobre o óleo de krill, o suplemento alimentar de origem animal que começa a conquistar as prateleiras do País, mas já está na boca dos brasileiros faz […]

Abrir artigo
8 de abril de 2020
Coenzima Q10
Letícia Pontes em Esportes e Boa Forma

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre a coenzima Q10, nutriente relacionado a uma série de benefícios ao organismo, que envolve desde o fortalecimento muscular até o aumento da vitalidade. Embora essa substância seja produzida naturalmente pelo organismo, a […]

Abrir artigo
7 de abril de 2020
Colágeno
Letícia Pontes em Esportes e Boa Forma

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre o colágeno, uma proteína que traz benefícios para a pele, unhas, cabelo, articulações, ossos, músculos e órgãos. Nosso organismo produz essa substância naturalmente, mas a partir dos 30 anos, a produção […]

Página 1

Além de reporem os nutrientes, os suplementos também são funcionais para melhorar o desempenho de atletas, aumentar a massa muscular e ajudar no processo de emagrecimento.

Mas como existe um suplemento ideal para cada objetivo, neste espaço vamos mostrar tudo sobre esse vasto universo dos suplementos alimentares.

Primeiro, o mais importante

  • Suplementos são produtos utilizados para repor e/ou aumentar a quantidade de vitaminas e nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.
  • Existem diversos tipos de suplementos, com diferentes objetivos: Para fins nutricionais, para melhorar o desempenho nos treinos e para a manter a boa saúde em geral.
  • Saber qual é o melhor suplemento de acordo com o seu objetivo, a composição e a dosagem corretas, é fundamental para evitar problemas de saúde.

O que são suplementos?

Os suplementos são produtos capazes de fornecer ao organismo certos nutrientes e vitaminas como, por exemplo, proteínas, fibras, aminoácidos, minerais, carboidratos e ácidos graxos, seja de forma combinada ou isoladamente.

Produzidos e vendidos em forma de cápsula, pó ou líquido, os suplementos atuam como complementos alimentares e não substituindo a alimentação.

Até porque as vitaminas e minerais que compõem os suplementos são naturalmente encontrados nos alimentos.

Ainda assim, os suplementos estão cada vez mais presentes na rotina do brasileiro por conta de seus benefícios para a saúde e a boa forma.

Mulher tomando um comprimido com maçãs ao fundo.

Os suplementos são ideais para complementar a alimentação do dia a dia. (Fonte: Antonio Guillem/ 123rf.com)

Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD), os suplementos estão presentes em 54% dos lares brasileiros.

E você pode estar se perguntando: Se os suplementos contêm substâncias presentes nos alimentos, porque eles são tão populares? A necessidade de complementar a dieta é uma das principais razões.

E isso pode ser necessário por diversas razões, desde à deficiência de um nutriente no corpo até o desejo de melhorar o desempenho nos treinos.

foco

Você sabia que no Brasil os suplementos devem conter apenas vitaminas e/ou minerais com no mínimo 25% e no máximo até 100% da Ingestão Diária Recomendada (IDR), na porção diária indicada pelo fabricante?

Ou seja, os suplementos não podem substituir os alimentos naturais, nem serem usados como dieta exclusiva.

O que você precisa saber sobre suplementos?

Antes de você iniciar a suplementação alimentar é fundamental considerar alguns aspectos como, por exemplo, a real necessidade de consumir suplementos, o seu objetivo e o tipo de suplemento mais adequado.

Afinal, existe um suplemento para cada objetivo e o uso inadequado pode gerar problemas de saúde. Para ajudar você nesse processo, nós criamos um guia para tirar todas as suas dúvidas  sobre os diversos tipos de suplementos.

Vários comprimidos de suplementos alimentares.

Os suplementos, se usados corretamente, podem ser muito benéficos para a saúde e a boa forma. (Fonte: Valentina Gabdrakipova/ 123rf.com)

Quais são os tipos de suplementos?

O mercado está cheio de suplementos e o fato é que cada um é destinado à uma necessidade e objetivo.

Para você ter uma ideia, as diferenças entre os tipos de suplementos começam pela sua denominação, que podem confundir bastante que está iniciando a suplementação.

Hoje em dia é possível encontrar uma infinidade de nomes como suplementos alimentares, vitamínicos, nutricionais, proteicos, entre outros.

Os suplementos se diferenciam pela sua ação no organismo.

Mas, de modo geral, os suplementos se diferenciam pela sua ação no organismo.

Por exemplo, enquanto alguns suplementos são específicos para quem pratica atividade física, outros são destinados à melhorar a absorção de alguma vitamina e/ou nutriente no organismo.

Mas, para você entender melhor a diferença entre os diversos tipos de suplementes existentes no mercado, confira a tabela abaixo que mostra as principais categorias e para que serve cada um:

Tipos de suplementos Recomendado para
Proteicos Ganhar massa muscular
Termogênico Ajudar a emagrecer
Hipercalórico Engordar
Antioxidante Combater o envelhecimento
Hormonal Regularizar os sistema hormonal

Quais os benefícios dos suplementos na saúde?

Os benefícios dos suplementos no nosso organismo variam de acordo com a necessidade de suplementação, da sua condição física e da fórmula de cada produto.

Mas, de maneira geral, é possível apontar os principais benefícios ao consumo a maioria dos suplementos. Confira:

Fortalece a imunidade

O sistema imunológico é o responsável por nos proteger de vírus, bactérias e fungos. E para isso, ele precisa de algumas vitaminas e minerais.

Quando a dieta não garante esses nutrientes em tipos e quantidades suficientes, ou ainda quando o organismo não os absorve adequadamente por algum motivo, os suplementos vitamínicos são essenciais para fortalecer o sistema imunológico.

Alguns suplementos que atuam no bom funcionamento do sistema imunológico são: Vitaminas A, C, E, ácido fólico, selênio e zinco.

Auxilia nos treinos

Quem realiza treinos de alta intensidade precisa de uma maior quantidade de vitaminas B1, B2 e B6, já que elas estão envolvidas nos processos de geração de energia para o corpo.

Por isso, suplementos com vitaminas do Complexo B podem atuar em conjunto com a alimentação do atleta para otimizar o desempenho dos treinos.

Combate e trata doenças

Algumas doenças provocam a má absorção de nutrientes vitamínicos pelo organismo. Com isso, os suplementos são vitais para repor as substâncias necessárias. Entre essas doenças estão:

  • Diverticulite;
  • Doença celíaca;
  • Retocolite ulcerativa;
  • Doença de Crohn.

Combate o envelhecimento

Quando tratamos de envelhecimento precoce, em geral, nos referimos à estética da pele, mas também é preciso considerar o envelhecimento dos tecidos musculares e das células do sistema imunológico.

Para retardar esse envelhecimento e, consequentemente, garantir uma melhorar qualidade de vida, é preciso consumir uma maior quantidade de antioxidantes.

Entre os principais suplementos que atuam nessa área estão as vitaminas A, C e E, além do mineral selênio.

Auxilia dietas restritivas

Dietas com determinadas restrições, seja por razões clínicas, como alergias e intolerâncias, ou por escolha, como no caso do veganismo, demandam atenção na deficiência de nutrientes.

Ainda que seja possível manter a saúde com uma alimentação natural e diversificada, em alguns casos a suplementação é necessária. Um exemplo é a vitamina B12, que é recomendada a quem adota uma alimentação vegetariana restrita.

Quando você deve consumir suplementos?

Como vimos, os suplementos alimentares são complementos da alimentação, mas nunca devem substituí-la. Para saber se você pode e deve consumir suplementos, o primeiro passo é consultar um médico ou nutricionista.

Apenas uma especialistas poderá garantir a necessidade de suplementação, além do melhor composto e dose de acordo com o seu objetivo.

Mas, além dos casos em que há má absorção ou doenças que demandam uma maior quantidade de nutrientes no corpo, no caso de alimentação não ser suficiente, o uso de suplementos costuma ser utilizado por quem pratica atividade física intensa.

Homem na academia fazendo musculação.

Uma das situações em que o suplemento pode ser muito útil é durante treinos pesados. (Fonte: lookassessoria/ Pixabay.com)

Seja para melhorar a performance, ganhar massa muscular ou mesmo para repor os nutrientes perdidos ao longo da realização dos exercícios, os suplementos são importantes para quem treina pesado.

Além disso, quem tem uma alimentação pobre em nutrientes, rica em industrializados, provavelmente precisará fazer a suplementação.

Mas existem outras situações em que o uso de suplemento pode ser necessário, como no caso da deficiência da vitamina D em pessoas que recebem pouca luz solar.

Confira a seguir outras situações nas quais os suplementos podem ser recomendados:

  • Alimentação pouco nutritiva;
  • Doenças que dificultam a absorção de nutrientes;
  • Alimentação vegana;
  • Quadros de anemia;
  • Gestantes e idosos;
  • Pessoas que realizaram cirurgia bariátrica;
  • Quem vive em ambientes fechados e não recebe luz solar suficiente;
  • Praticantes de atividades físicas e atletas.

Qual a importância dos suplementos para idosos, gestantes e bebês?

Algumas pessoas quase sempre vão se beneficiar do uso de suplementos. Idoso, gestantes e bebês são algumas delas.

Durante o primeiro trimestre da gravidez, as mulheres precisam tomar suplemento de ácido fólico para prevenir a malformações do tubo neural do feto.

Já os bebês que são amamentados apenas com leite materno podem precisar de suplementação de vitamina D.

E quando tratamos de adultos com mais 50 anos, existe um consenso entre os especialistas que os suplementos de vitamina B12 e D são essenciais, já que essas substâncias decaem no organismo com o passar dos anos.

Suplementos: Qual a fórmula ideal para o meu objetivo?

Como vimos, existe um suplemento ideal para cada objetivo. Mas não é simples identificar cada um deles na hora de comprar o produto. A seguir vamos mostrar como escolher a melhor fórmula de cada suplemento. Confira:

Multivitamínicos

Os suplementos multivitamínicos são compostos de substâncias isoladas ou combinadas de ferro, cobre, zinco, vitamina C, vitamina D e vitamina B12, entre outros. Confira a seguir alguns dos suplementos mais populares e para que serve cada um:

  • Colágeno: Proporciona mais firmeza e elasticidade à pele e previne a osteoporose;
  • Ômega-3: Melhora o sistema imunológico, prevenindo doenças cardiovasculares e garantindo o bom funcionamento do cérebro;
  • Vitamina D: O suplemento com vitamina D auxilia a absorção do cálcio pelos ossos, fortalece o sistema imunológico e previne o envelhecimento precoce;
  • Zinco quelado: Esse mineral atua no funcionamento do sistema imunológico e reprodutor.

Hiperproteicos

Os hiperproteicos são suplementos compostos de aminoácidos, que ajudam na formação de músculos, como no caso do Whey Protein e do BCAA, por exemplo.

Esses tipos de suplementos também pode aparecer na forma de aminoácidos isolados, como a Glutamina e da Creatina, que atuam na imunidade e no ganho de força.

Hipercalóricos

Os suplementos hipercalóricos são aqueles que possuem um valor energético bem mais alto. Compostos por carboidratos e aminoácidos essenciais, esse tipo de suplemento é muito utilizada por fisiculturistas e atletas profissionais. Alguns exemplos são: Maltodextrina e Dextrose.

Termogênicos

Os suplementos chamados de termogênicos atuam no aumento do metabolismo, o que acaba contribuindo para a perda de peso e de gordura corporal. Alguns dos suplementos termogênicos mais populares são compostos por cafeína e gengibre.

Antioxidantes

Ricos em nutrientes antioxidantes que ajudam na eliminação dos radicais livres, os suplementos antioxidantes combatem o temido envelhecimento precoce.

Em geral, esses suplementos possuem em sua fórmula substâncias como a Vitamina C, Vitamina E, betacaroteno, licopeno e flavonoides.

Quais os suplementos esportivos mais populares?

Os suplementos mais consumidos por quem pratica exercícios físicos são aqueles feitos à base de proteína, já que ela atua na reparação e crescimento dos músculos.

Mas, nessa categoria, você também vai encontrar suplementos para hipertrofia, para emagrecer, para aumentar a força, entre outros. Confira abaixo os principais suplementos esportivos:

  • Whey Protein: É voltado, principalmente, para ganho de massa muscular;
  • BCAA: Os chamados aminoácidos essenciais de cadeia ramificada (BCAA) são muito utilizados para reduzir a fadiga;
  • Albumina e Glutamina: Albumina fornece todos os aminoácidos que o organismo necessita para a formação muscular, e a Glutamina atua na redução da fadiga e me­lhora da imunidade;
  • Creatina: Ideal para exercícios de explosão e curta duração, a Creatina também aumenta a massa mus­cular;
  • L-Carnitina e Cafeína: Suplementos conhecidos por ajudarem na queima da gordura.

Suplementos alimentares: Como e quanto tomar?

A quantidade e a melhor hora para consumir suplementos, vai depender do seu objetivo, necessidade e do tipo de suplemento que você for usar.

Alguns deles, por exemplo, devem ser consumidos junto com as refeições. Outros são indicados para antes do treino, enquanto que alguns suplementos têm mais eficácia se consumidos após o treino.

Para acertar, conte com a orientação de um médico ou nutricionista que vai determinar a melhor forma de suar o suplemento.

O consumo de suplementos pode ser prejudicial?

Sim. O consumo de suplementos em altas doses pode trazer prejuízos graves para a sua saúde. Além disso, algumas substâncias acabam tendo efeito reverso se consumidas conjuntamente.

Por exemplo, em excesso, as vitaminas A e D podem causar intoxicação. Já os suplementos de cálcio e proteína podem aumentar os riscos de cálculo renal.

Com acompanhamento e prescrição médica, o uso de suplementos como complemento alimentar é seguro.

Tome cuidado também com a suplementação de várias vitaminas e minerais em uma única cápsula. Algumas substâncias podem acabar atrapalhando a absorção de outras.

Para você entender as consequências do mau uso dos suplementos, de modo geral, o excesso e a combinação de substâncias que interagem de forma negativa entre si, podem gerar sintomas como:

  • Intoxicação;
  • Cálculo renal;
  • Sobrecarga de fígado e rins;
  • Dor de cabeça, fadiga e insônia;
  • Reações cutâneas;
  • Reações gastrointestinais;
  • Má absorção dos nutrientes.

Resumo

Os suplementos são consumidos para repor nutrientes e vitaminas que não foram consumidos ou absorvidos corretamente pelo organismo. Além disso, eles são funcionais para praticantes de atividades físicas e atletas.

Como existem diversos tipos de suplementos, é preciso conhecer a composição, as características e funcionalidades de cada um.

Se usados com indicação e acompanhamento médico, nas doses adequadas, os suplementos podem ser altamente benéficos. Mas em altas doses e combinados de maneira errada podem gerar problemas de saúde graves.