Cápsulas de suplementos alimentares e uma erva.
Ultima atualização: 14 de julho de 2020

Como escolhemos

19Produtos analisados

32Horas investidas

6Estudos avaliados

80Comentários coletados

Emagrecer não é uma tarefa impossível, mas requer dedicação e esforço da sua parte. Com uma rotina disciplinada de exercícios e uma alimentação saudável, é possível perder peso. E, nesse caso, os suplementos para emagrecer podem ser um aliado.

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! No artigo de hoje, vamos guiar você pelo vasto mundo dos suplementos de emagrecimento. A seguir, você vai entender como funcionam, quem pode e quem não poder fazer uso desses suplementos e quais são os melhores.




Primeiro, o mais importante

  • Os suplementos alimentares para emagrecer podem ser grandes aliados no processo de perda de peso e no ganho de massa magra.
  • Mas sozinhos os suplementos não fazem milagres. Por isso, o acompanhamento de um especialista é sempre importante para garantir bons resultados e preservar sua saúde.
  • Para comprar os melhores suplementos para emagrecer é fundamental levar em conta o seu objetivo, a formulação do produto, entre outros critérios.

Você também pode gostar:

Melhores suplementos para emagrecer: Nossas recomendações

O melhor suplemento para emagrecer com Glutamina

A Glutamina L-G da Max Titanium é um suplemento indicado para quem treina pesado, já que acelera a recuperação muscular pós-treino, melhora a composição corporal, a hipertrofia muscular e ajuda na queima de gordura. A fórmula contém 100g de L-Glutamina em cada porção e o frasco contém 300g do suplemento em pó.

O melhor suplemento para emagrecer com L-Carnitina

O suplemento para emagrecer L-Carnitina da Vitafor vem em um frasco com 60 cápsulas. Em cada dois comprimidos, que é a dose recomendada de uso diário, existem 1g de L-Carnitina. Esse suplemento atua no ganho de massa magra, reduz o apetite e aumenta a energia e disposição.

O melhor suplemento termogênico para emagrecer

O Lipo 6 Black Intense é um suplemento para emagrecer termogênico da Nutrex com 120 cápsulas. A cada dois comprimidos há a concentração de 1,8g de L-Carnitina e cafeína. Recomendado para praticantes de atividade física, esse suplemento melhora o foco e ajuda a no desempenho.

Guia de Compra

A grande oferta de suplementos alimentares acaba dificultando o processo de escolha. Afinal, são tantas opções, com as mais variadas fórmulas e indicações, que fica difícil saber qual é, de fato, o melhor suplemento para emagrecer.

Pensando nisso, nós criamos esse Guia de Compra. Aqui, você vai encontrar respostas para as principais dúvidas que podem surgir na hora de comprar suplementos alimentares para perder peso, definir o corpo e ainda ganhar massa muscular.

Mulher segurando uma cápsula de suplemento.

Os suplementos alimentares podem ser aliados do processo de emagrecimento. (Fonte: puhhha/ 123rf.com)

O que são suplementos para emagrecer?

Os suplementos para emagrecer são fórmulas que atuam no metabolismo estimulando a queima da gordura, aumentando a saciedade e a energia física. Com isso, o consumo de suplementos acaba sendo um coadjuvante no processo de perda de peso.

Isso porque nenhum suplemento para emagrecer irá ser eficaz de forma isolada. Afinal, perder peso e eliminar gorduras é um processo que exige esforço e persistência para aliar a prática constante de exercícios físicos com uma alimentação balanceada.

Mas como os suplementos para emagrecer costumam ter substâncias que aumentam o metabolismo e otimizam a queima de gordura, além de serem ricos em fibras, quando em conjunto com treinos e dieta saudável podem ter o resultado esperado.

Frasco aberto com cápsulas.

Os suplementos alimentares podem ajudar no processo de emagrecimento. (Fonte: stevepb/ Pixabay.com )

No entanto, como existe uma grande variedade de suplementos para emagrecer é fundamental considerar o seu objetivo e sua condição de saúde antes de iniciar a suplementação.

Por isso, é fundamental que os suplementos para emagrecer sejam usados de acordo com a orientação do médico, endocrinologista ou nutricionista que antes irá fazer uma avaliação da sua saúde.

Até porque o uso inadequado pode causar efeitos colaterais como insônia, palpitações cardíacas e alterações do sistema nervoso e até doenças mais graves.

Quem deve usar suplementos para emagrecer?

Se você possui uma rotina constante de exercícios físicos e mantém uma alimentação saudável e balanceada mas, ainda assim, não consegue emagrecer, o primeiro passo é procurar orientação médica.

Apenas um médico pode indicar um suplemento com segurança.

Com isso, é possível que o especialista recomende alterações em sua rotina e hábitos alimentares, bem como a adoção complementar de suplementos para emagrecer. Mas o fato é que apenas um médico pode indicar um suplemento com segurança.

Mas, de modo geral, o uso de suplementos para perder peso deve ser adotado quando a pessoa não conseguir atingir o objetivo desejado apenas com a alimentação e os exercícios físicos.

Agora, se você tem problemas de saúde é importante redobrar a atenção porque, dependendo da formulação do suplemento pode haver contraindicação.

Os suplementos para emagrecer são contraindicados para crianças e gestantes, assim como nos casos de doenças como hipertireoidismo, doenças cardíacas, pressão alta, insônia e ansiedade.

Quais são os tipos de suplementos para emagrecer?

Atualmente existem basicamente quatro tipos de suplementos para emagrecer: Os mobilizadores de gordura, os substitutos de refeições, os redutores de apetite e os bloqueadores. Cada um deles possui um objetivo diferente.

A seguir, você confere as principais características de cada um:

Substitutos de refeições

Nessa categoria estão os suplementos para emagrecer recomendados para quem tem dificuldade em comer de forma moderada.

Aqui você vai encontrar suplementos em forma de shakes e barras de proteína, que atuam para prolongar a sensação de saciedade.

Mas aqui vale um alerta: Apesar do nome dessa categoria, suplementos alimentares não são substitutos de refeição, mas sim complementos da sua dieta.

Redutores de apetite

Se você come moderadamente, mas nunca está saciado, pode ser que os suplementos para emagrecer que reduzem o apetite sejam a melhor opção.

A maioria desses suplementos são ricos em fibras que também aumentam a saciedade e fazem que você evite ficar beliscando durante o dia.

Bloqueadores

Os suplementos para emagrecer conhecidos como bloqueadores são divididos entre os de carboidratos e os de gordura.

Os suplementos bloqueadores de carboidratos impedem que seu organismo absorva de forma rápida o açúcar dos alimentos que você ingere. Com isso, evita-se o pico da insulina e depósitos de gordura.

Já os bloqueadores de gordura evitam a absorção de gordura pelo organismo. A quitosana, por exemplo, é uma substância que consegue atuar na eliminação da gordura durante a evacuação.

Mobilizadores de gorduras

Os suplementos para emagrecer que se enquadram nessa categoria são os mais comuns e populares, conhecidos como termogênicos.

Eles aceleram o metabolismo e, com isso, prometem ajudar na queima da gordura corporal. Mas existem controvérsias com relação à sua eficácia e alertas com riscos à saúde, como veremos a seguir.

Quais cuidados você deve ter com suplementos termogênicos?

Os termogênicos são os suplementos para emagrecer mais usados porque prometem turbinar a queima calórica.

Mas o fato é que a maioria dos estudos feitos sugerem que não há comprovação dos seus efeitos. E pior: O uso de termogênicos, se mal feito, pode está associado a riscos à saúde.

As complicações mais comuns que podem ocorrer com o uso indiscriminado de suplementos da categoria dos termogênicos são: Palpitação, taquicardia, arritmia cardíaca, distúrbios do sono, irritabilidade, diarreia, tremores, tonturas, gastrites e, em casos mais graves, até mesmo infarto e AVC.

De qualquer forma, para além dos suplementos para emagrecer existem alimentos que são considerados termogênicos naturais, que contém em sua composição substâncias como cafeína e capsaicina, e que podem ser usados na sua dieta.

foco

Alguns alimentos termogênicos que ajudam a acelerar o metabolismo e a emagrecer são:

  • Aveia
  • Castanhas
  • Frutas Vermelhas
  • Chia
  • Linhaça
  • Arroz integral
  • Amêndoas
  • Chá-verde
  • Iogurte
  • Pimenta
  • Gengibre
  • Canela
  • Guaraná em pó
  • Óleo de coco
  • Abacate
  • Clara de ovo

Qual o melhor suplemento para queimar a gordura da barriga?

A escolha de um suplemento para emagrecer passa, necessariamente, pelo objetivo que você deseja atingir.

E um dos propósitos mais comuns na hora de perder peso é reduzir as gordurinhas da região abdominal.

Homem medindo o diâmetro da barriga com fita métrica.

O suplemento pode ser um aliado para eliminar gordura da barriga. (Fonte: jarmoluk/ Pixabay.com)

Não existe um suplemento que vai apenas secar a barriga, mas existem alguns suplementos para emagrecer que atuam de forma mais efetiva nesse objetivo.

Os suplementos que secam barriga mais comuns são feitos com substâncias como o chá verde e  a cafeína.

Quais as vantagens e os riscos dos suplementos para emagrecer?

Como vimos, se usados em conjunto com a prática de atividade física e uma alimentação balanceada, os suplementos para emagrecer podem funcionar.

Além disso, é possível encontrar o suplemento para perder peso ideal de acordo com sua condição de saúde e objetivo.

Outra vantagem é que grande parte dos suplementos para emagrecer também trazem outros benefícios como aumentar a energia, a imunidade e a massa magra.

Mulher fazendo ginástica.

O suplemento aliado ao treinos pode trazer benefícios. (Fonte: vickybhargava/ Pixabay.com )

Por outro lado, se usados sem acompanhamento médico, os suplementos para emagrecer pode causar desde efeitos colaterais incômodos, passando por graves problemas de saúde.

Por conta dos riscos é fundamental procurar a orientação de um especialista antes de iniciar o uso de suplementos para emagrecer.

Para sintetizar, criamos uma tabela que mostra as principais vantagens e desvantagens do uso de suplementos para emagrecer:

Vantagens
  • Aliados no processo de emagrecimento para quem pratica exercícios e tem alimentação saudável
  • Variedade de fórmulas para objetivos diferentes
  • Garante outros benefícios para a saúde
Desvantagens
  • Requer indicação e acompanhamento médico
  • Pode causar efeitos colaterais
  • Pode causar problemas de saúde

Quanto custa e onde comprar suplementos de emagrecimento?

É possível encontrar suplementos para emagrecer em lojas especializadas, farmácias, lojas de departamento como as Lojas Americanas e Casas Bahia, e em hipermercados como o Extra.

No entanto, para comprar o seu suplemento sem sair de casa e ainda poder escolher entre uma maior variedade de marcas, o ideal é realizar a comprar online, em lojas como a Amazon Brasil.

Ali, os preços dos suplementos para emagrecimento costumam variar dependendo da formulação, do fabricante e, é claro, da quantidade que vem no frasco, custando entre R$ 20 e R$ 500.

Critérios de Compra: Como avaliar os suplementos para emagrecer

Pronto, você já entendeu que, antes de comprar um suplemento para emagrecer é preciso consultar seu médico. Apenas ele poderá determinar qual o melhor tipo, a dosagem ideal e o tempo de uso.

No entanto, na hora de comprar o suplemento, vale entender os critérios que diferenciam um do outro para acertar na escolha. Confira os principais:

Abaixo vamos explicar cada um desses tópicos para esclarecer as suas dúvidas.

Formulação

Um dos primeiros critérios que você deve analisar na hora de escolher o melhor suplemento para emagrecer é a fórmula do produto. Aqui você vai encontrar opções que contam com um ou mais nutrientes e substâncias.

Mas é importante considerar também a quantidade de cada substância, de acordo com a dose de ingestão recomendada.

Entre os compostos bioativos liberados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para serem comercializados no Brasil estão:

  • Catequinas: Extraídas do chá-verde;
  • Resveratrol: Composto químico presente nas uvas e no vinho;
  • Cafeína: Presente no café, no guaraná, no chá-verde e no chá-mate;
  • Capsaicina: Substância presente na pimenta vermelha;
  • Curcumina: Encontrada na cúrcuma;
  • Sinefrina: Presente na laranja;

Observe também se não há contraindicação dessas fórmulas no que se refere à interação entre substâncias, principalmente se você já faz uso de algum outro suplemento alimentar.

Objetivo

Para ter certeza de que está comprando o melhor suplemento para emagrecer é essencial que você leve em consideração qual o seu objetivo.

Como vimos, alguns suplementos são indicados para aumentar o metabolismo, enquanto outros ajudam a aumentar a sensação de saciedade. Mas o fato é que a grande maioria apenas tem efeito se combinado com os treinos.

Listamos a seguir, alguns exemplos dos principais suplementos de emagrecimento usados juntamente com os exercícios físicos:

  • BCAA: Os BCAAs (Branched Chain Amino Acid) são suplementos compostos pelos aminoácidos leucina, isoleucina e valina que fornecem energia durante a prática de exercícios prolongados. Com isso, você terá um aumento na força, recuperação e proteção muscular;
  • Glutamina: A Glutamina é um aminoácido que melhora a absorção de nutrientes e melhora a sua imunidade. Com isso, os treinos são potencializados e o emagrecimento facilitado;
  • Creatina: A Creatina é um suplemento que potencializa a performance durante a atividade física, aumenta a força muscular e ajuda no ganho de massa muscular, que ocorre com a redução da gordura no corpo;
  • Cafeína: Como vimos, a cafeína é uma das substâncias mais presentes nos suplementos termogênicos para emagrecer. Entre outras ações, a cafeína ajuda a aumentar a performance durante os treinos aeróbicas e de força, o que coopera com a perda de peso;
  • L-cartinitina: O consumo desse suplemento antes da prática de atividades aeróbicas potencializa o uso da gordura como fonte de energia, auxiliando na perda de peso;
  • Ômega-3: Os ácidos graxos ômega-3 melhoram a performance durante as atividades físicas, aumentam a potência aeróbica e também a força muscular. O resultado necessariamente passa pela redução de gordura e o emagrecimento;
  • CLA: O Ácido Linoleico Conjugado controla os níveis de insulina no sangue, ajuda na redução da gordura abdominal e melhora as taxas de colesterol e triglicerídeos. Como consequência, ocorre uma maior queima de gordura e ainda é possível aumentar o ganho da massa magra.

Cápsula ou pó

Leve em conta também a forma como você prefere consumir os suplementos para emagrecer. Nesse quesito, o mais comum é encontrar suplementos que ajudam na perda da gordura que são consumidos em forma de pó ou em cápsulas.

Para saber qual é a melhor opção para você, avalie sua rotina e necessidades pessoais. Por exemplo, se você tem um dia atribulado e longe de casa, o mais prático é consumir os suplementos para emagrecer em forma de cápsulas.

Assim, você poderá ingeri-los quando e onde quiser, precisando apenas de um corpo de água. No entanto, se você tem alguma dificuldade de deglutição, o melhor é considerar os suplementos de emagrecer que são vendido em pó.

Nesse caso, é preciso ter por perto alguns utensílios para a preparação de sucos ou shakes. Ainda assim, hoje em dia, a maioria dos locais de trabalho e até mesmo as academias de ginástica já contam com uma área de cozinha onde é possível fazer suas preparações com suplementos alimentares.

Quantidade e data de validade

Não se esqueça de também verificar a quantidade de cápsulas ou gramas que vem dentro do frasco. É importante considerar o período que você irá utilizar a suplementação para garantir que terá a quantidade suficiente.

Mas, mais do que isso, é importante tentar evitar o desperdício. É importante checar a data de validade e se certificar de que conseguirá consumir tudo no tempo determinado. Não raro, alguns frascos de suplementos para emagrecer são vendidos com prazo de validade se aproximando do limite de utilização segura.

(Fonte da imagem destacada: JerzyGorecki / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.