Imagem mostra duas bicicletas amarradas na parte traseira de um carro, iluminado pelo sol nascente.
Ultima atualização: 14 de dezembro de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

21Horas investidas

6Estudos avaliados

71Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje é dia de falar sobre o acessório veicular que é a melhor companhia para viagens e para as mais exóticas pedaladas, o suporte de bicicleta para carro.

Abaixo, vamos mostrar as principais variedades do produto, relembrar os cuidados necessários, responder as dúvidas mais comuns e mostrar os melhores suportes do mercado. O objetivo é que, ao final deste texto, você possa escolher o modelo ideal para seu carro e para sua bicicleta.




Primeiro, o mais importante

  • Os dois tipos mais comuns de suporte de bicicleta são os colocados na parte traseira ou no teto dos carros.
  • Só nos chamados suportes traseiros, a variedade interna é grande, com modelos que se fixam no porta-malas, no para-choque e no engate do carro.
  • Há, também, modelos de suportes diferentes para diferentes números de bicicletas a serem transportadas.

Você também pode gostar:

Melhores suportes de bicicleta para carro: Nossas escolhas

Para guiar, inspirar ou mesmo resolver a sua compra, montamos uma lista com as nossas escolhas de melhores modelos de suporte de bicicleta para carro. Foram diversos elementos analisados, da segurança à praticidade, dos materiais às funcionalidiades.

O suporte de bicicleta de engate de alta qualidade

Um dos modelos top de linha do mercado, o Thule Euroride 943 oferece tudo que um bom transporte de bicicletas precisa: segurança e praticidade. Fixado no engate, este suporte carrega até 45 kg, tem montagem rápida e permite fácil acesso ao porta-malas, graças ao seu recurso de inclinação com as mãos. As bicicletas ficam muito bem fixadas, via suportes estáveis para quadro e aperto de rodas com cintas macias.

O melhor suporte de bicicleta traseiro

Versátil e prático, este suporte é muito bem indicado tanto para carros sedan quanto carros hatch. O modelo da Altmayer é instalado no porta-malas do carro, por via de tiras resistentes, e tem apoio no para-choque e na lataria, o que o torna mais estável, para além de seu acabamento reforçado. Pesando apenas 5 quilos, pode carregar até três bicicletas, que são presas através de uma firme borracha abraçadeira.

Guia de Compras

Um dos grandes baratos do suporte de bicicleta é que ele permite o uso da bike para além do meio de transporte. Com a magrela acoplada ao carro, você pode levar suas pedaladas para viagens, para trilhas, até para competições.

E não importa qual a sua bicicleta ou qual o seu carro: há um suporte ideal para eles, e você poderá identificá-lo no Guia de Compras abaixo. Dos diferentes tipos à suas características mais importantes, você terá tudo ao seu dispor para fazer uma busca mais fácil e mais completa.

Imagem mostra um rapaz de capacete sentado num banco de madeira, olhando, da encosta de um morro, os relevos da paisagem. A sua bicicleta está apoiada no mesmo banco, atrás do rapaz.

Com um suporte de bicicleta instalado no carro, você multiplica suas opções de passeios. (Fonte: Jake Colling/ Unsplash.com)

Suporte de bicicleta para carro de teto ou traseiro?

A variedade básica dos suportes de bicicleta para carro se baseia no posicionamento do modelo, se na parte superior do veículo - o teto -, ou na parte traseira. Cada um tem seus pontos positivos e negativos, e algumas variações também.

Os suportes traseiros que são mais "ricos" em opções.

Os suportes traseiros que são mais "ricos" em opções. Há modelos fixados no porta-malas, modelos que se apoiam principalmente nos para-choques e modelos instalados no engate (que veremos mais à frente).

São suportes que permitem um acesso mais fácil às bicicletas, por se posicionarem somente na parte traseira, e com uma estabilidade maior. Por outro lado, dificultam a direção por aumentar o comprimento do carro.

Os suportes de teto, por sua vez, só se diferenciam no método de encaixe das bicicletas, sendo alguns por elevação em um sistema de roldanas, e outros na mão mesmo.

São modelos mais seguros, especialmente para a direção. Porém, deixam de ser práticos em situações de estacionamentos de tetos, túneis e garagens baixos.

Teto Traseiro
Variações Sistema de elevação por roldanas Fixação no porta-malas, para-choques e engate
Direção Alteração apenas em locais baixos Aumenta a área de choque do carro
Ponto forte Segurança e estabilidade Estabilidade e acesso prático

Como é o suporte de bicicleta para carro de engate?

Se você não pretende acelerar muito, nem fazer manobras muito complicadas, uma das melhores opções é o suporte de bicicleta para carro na traseira, com fixação no engate.

Os modelos deste tipo são como "plataformas aéreas", que combinam a estabilidade dos suportes de teto, por fixarem verticalmente as bikes, com a praticidade dos suportes de porta-malas, pelo fácil acesso às magrelas, além de, por ser "independente" do tamanho do carro, poder carregar um maior número de bicicletas.

Alguns modelos, inclusive, contam um mecanismo que inclina o suporte para permitir o uso do porta-malas sem maiores problemas. Seu grande contraponto é a interferência que faz na direção, por aumentar consideravelmente o comprimento do carro.

Imagem mostra, em primeiro plano, duas mountain bikes emparelhadas. Ao fundo, a traseira de um carro, desfocada.

Os suportes de engate são mais práticos para instalar e acessar, mas dificultam um pouco direção. (Fonte: Tim Foster/ Unsplash.com)

Quais as vantagens do suporte de bicicleta para carro universal?

Um dos modelos mais populares do mercado é o suporte de bicicleta universal. Ele é do tipo traseiro, mais especificamente de instalação no porta-malas do carro, e por isso pode ser usado em muitos veículos.

Seu uso carrega algumas vantagens, como  sua versatilidade, não só entre tipos de carros, mas de tamanhos também. Por conta disso, sua instalação é muito prática, o que é outra boa vantagem.

Por fim, é um modelo também mais simples, e mais barato também, uma boa opção para uma viagem de ultima hora, por exemplo.

Do outro lado, ele não é exatamente universal. Não é possível, por motivos óbvios, instalar em picapes, nem em modelos com aerofólio no teto, que atrapalham sua fixação.

Vantagens
  • Versátil
  • Prático
  • Barato
Desvantagens
  • Não é exatamente universal
  • Menor fixação

Qual a diferença entre os suportes para carros sedan e hatch?

Os carros sedan e os carros hatch são dois dos tipos que mais rodam por aí, até porque muitos dos carros populares adotam tais designs. Por causa disso, são foco dos fabricantes de suportes de bicicleta, dadas as diferenças estruturais que seus produtos mais adequados precisam ter.

Os carros sedan (ou sedã), por serem mais alongados, não conseguem suportar alguns tipos de suporte traseiros, especialmente os de posição mais alta e os que "se penduram" no teto do carro. Por outro lado, se dão bem com suportes de engate e suportes de para-choque, além, claro, de suportes de teto.

foco

Atenção ao usar suportes traseiros, principalmente nos carros sedan. Muitos dos suportes, nesse caso, encobrem a placa traseira do carro, o que é proibido pela legislação brasileira de trânsito.

Os carros hatch, por sua vez, são mais versáteis. Neles, podem ser instalados modelos traseiros altos, que inclusive são os ideais, modelos de porta-malas e de engate. Alguns suportes de para-choque e outros de teto, especialmente os que precisam de maior espaço na base, podem não ter o melhor encaixe.

Imagem mostra um acampamento montado numa área de floresta, com duas barracas e, ao fundo, um carro, com uma bicicleta fixada no seu teto por um suporte.

Apesar da necessidade de algumas adaptações na estrutura, carros sedan e carros hatch são bastante versáteis quanto a instalação de suportes de bicicleta. (Fonte: Tim Foster/ Unsplash.com)

Critérios de Compra: Escolhendo o seu suporte de bicicleta para carro

A escolha de um suporte deve ser bem feita, porque envolve muitos aspectos importantes, como a integridade do seu carro, da sua bicicleta, a sua própria e a dos outros. Na lista a seguir, você encontra informações para levar consigo no dia da compra, e levar o modelo ideal, e o mais seguro, também.

Número de bicicletas

Para garantir que você vai escolher o suporte mais adequado, você precisa pensar no número de bicicletas que serão transportadas. A maioria dos modelos suportam uma, duas ou três bikes, e dispõem essa informação com clareza, seja na embalagem, seja nas descrições de produto na internet.

Se estiver na dúvida, a dica que deixamos aqui é que você, se tiver condições para tal, escolha o modelo com pelo menos duas "vagas" para bicicletas, para poder fazer viagem com amigos ou, quem sabe, viagens românticas.

Imagem mostra apenas o teto de um carro que carrega, via suporte, oito bicicletas.

Pense, antes de tudo na quantidade de bicicletas a serem transportadas. Se possível, opte pelo maior número de vagas. (Fonte: isaccoc/ 132rf.com)

Tipo de carro

O suporte de bicicleta de sua escolha também deve estar alinhado com o seu tipo de carro.

Há modelos que exigem certas adaptações no carro.

Como mostramos, há modelos ideais, por exemplo, para carros do tipo sedan e do tipo hatch. Há também modelos que são incompatíveis, como suportes de teto e carros muito altos.

Além disso, há modelos, como alguns de teto e outros traseiros, que exigem certas adaptações no carro, como a instalação de barras de fixação. Fique atento, portanto, se o seu carro suporta essas modificações.

Tamanho

O tamanho é outro ponto que leva em conta a compatibilidade. O ideal é que você escolha o suporte mais compacto possível, mas isso nem sempre quer dizer qualidade e segurança. Assim, escolha o modelo cujo tamanho não vai tornar a direção do carro uma tarefa hercúlea.

Como falamos, a palavra é compatibilidade. Carros já muito grandes praticamente pedem suportes pequenos, e donos de carros pequenos têm uma flexibilidade maior na hora da escolha.

Lembre-se, também, das vagas, túneis, estacionamentos e garagens pelo seu caminho, e conclua, enfim, o tamanho de suporte adequado

Imagem mostra o teto de um carro com um suporte compacto instalado. Ao fundo, uma mulher mexe no seu celular.

Carros grandes precisam de suportes mais compactos para ter uma direção tranquila. (Fonte: Chris Barbalis/ Unsplash.com)

Sinalizador

Para que o seu transporte seja seguro ao máximo, sugerimos que você escolha um modelo com sinalizador. São luzes auxiliares nas laterais ou na parte frontal do suporte, para ajudar na sua e principalmente na visualização dos outros.

Há modelos que vão além das luzes e possuem espaço para uma placa extra, que, como explicamos no Guia, podem ser encobertas por alguns tipos de suporte.

(Fonte da imagem destacada: Andhika Soreng/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Lucas Ayres Jornalista
Fanático por esportes e apaixonado por música, vive antenado às novas tecnologias e tendências da moda masculina. Escreve sobre os produtos que orbitam nesses assuntos, e outros que deixam a casa e o dia a dia mais fácil, prático e, além de tudo, saudável.