Imagem mostra uma TV presa em um suporte na parede de uma sala.

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre suporte para TV, um item fundamental para quem deseja liberar espaço em cima dos móveis e deixar a casa com um aspecto mais organizado.

Diversos fatores devem ser analisados antes de comprar um suporte para TV, como, por exemplo, se a sua casa é pequena ou grande, se os ambientes são integrados, etc.

Neste artigo vamos falar sobre os suportes para TV, e também quais características estes equipamentos devem possuir para que sejam adequados aos seus objetivos.



Primeiro, o mais importante

  • Um suporte para TV é uma ótima maneira de deixar o seu ambiente mais organizado, já que com ele é possível ter mais espaço em cima do móvel que seria destinado a televisão.
  • O suporte poderá ser fixo, inclinável, articulado ou de teto, e cada um desses tipos serve a um objetivo específico.
  • É fundamental verificar o peso e o tamanho que a TV deve ter para ser acoplada ao suporte, para que ele não fique sobrecarregado.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores modelos de suporte para TV

Um suporte para TV é uma das melhores formas de deixar a sua casa com um aspecto mais moderno e organizado, e atualmente a variedade de modelos disponíveis para venda na Internet é cada vez maior.

Confira abaixo um Ranking com os melhores suportes para TV disponíveis no mercado atualmente:

1° – Suporte para TV Avatron

Esse suporte é adequado para TVs LCD, LED, Plasma, 4k e curva, além de ser ideal para os equipamentos que medem entre 27’ e 55’. Ele é feito em aço carbono e suas hastes são feitas em plástico de engenharia, o que oferece uma excelente durabilidade ao produto.

A sua altura pode ser regulada até o máximo de 43 cm e ele aguenta uma carga máxima de 25 kg.

2° – Suporte para TV Sbrp140 Brasforma

Esse suporte para TV articulado suporta televisores com até 40 kg, e que tenham entre 10′ a 55′. Além de ele ser inclinável, ele possui dois movimentos verticais e dois horizontais.

Ele é fabricado em aço carbono, o que garante maior beleza e durabilidade. Os equipamentos compatíveis com esse suporte são as TVs LED, LCD, Plasma, 3D e smart.

3° – Suporte para TV Connect-Move

Esse suporte para TV permite que a movimentação seja feita para trás, para frente e para os lados, com giro horizontal de até 180 graus e inclinação de até 15 graus.

Ele pode ser utilizado com televisores LED, LCD, Plasma e 3D, além de suportar até 40 kg. A instalação dele também é muito fácil, e você mesmo poderá fazer.

4° – Suporte para TV Articulado de Parede

Esse suporte para TV é indicado para televisores LED, Plasma, LCD, 3D e curva, que possuem entre 15’’ e 42’’ e que pesam até 20 kg. Ele possui as funções estender, girar e inclinar.

A sua fabricação foi feita em aço carbono com tratamento anticorrosão e pintura epóxi de alta resistência. Se você deseja um equipamento que alia segurança, durabilidade e um excelente acabamento, essa é a escolha certa para você.

Guia de Compra

A compra de um suporte para TV deve ser muito bem pensada, pois caso você não avalie bem as características poderá acabar cometendo alguns erros que podem até vir a danificar o seu televisor, como, por exemplo, não verificar o peso que o suporte aguenta.

Por isso, fizemos um Guia de Compras para que você consiga escolher um bom suporte para TV.

Imagem mostra mulher sentada no sofá vendo tv com controle na mão.

O Guia de Compras vai te ajudar a tomar a melhor decisão com relação a qual suporte para TV adquirir (Fonte: Goran Bogicevic / 123RF)

O que é o suporte para TV?

Como o próprio nome sugere, o suporte para TV é uma estrutura metálica para fixar sua televisão na parede. Ele pode ter diferentes tamanhos, suportar pesos variados e ser compatível com televisores de diferentes polegadas.

Por ser fixado na parede, você não precisa de um móvel para isso, como estantes ou painéis. Você vai encontrar muitos modelos de suporta para TV, sendo eles fixos ou articulados.

Quais são as vantagens e desvantagens do suporte para TV?

Começando com os benefícios do suporte para TV, eles são uma ótima maneira de deixar os ambientes mais organizados, já que liberam espaço em cima de bancadas e assim você poderá deixar o espaço que seria destinado a TV para outras coisas.

Outro benefício de colocar a sua TV em um suporte é que ela ficará longe do alcance de crianças, e assim correrá menos risco de sofrer estragos como arranhões.

Os suportes ainda têm a vantagem de permitir que você coloque a TV em várias posições diferentes, caso não seja do tipo fixo, o que pode ser muito útil para evitar reflexos na tela ou para integrar dois ambientes.

Uma das coisas que devem ser verificadas muito cuidadosamente antes de escolher o seu suporte é o peso que ele aguenta, por isso escolha um equipamento que esteja de acordo com o peso da sua TV, para que ela não corra o risco de cair.

Os suportes para TV que são fixados na parede podem causar danos, pois exigem que sejam feitos buracos, por isso não são a melhor escolha para quem mora de aluguel e não pode fazer muitas obras na residência.

Confira abaixo quais são as vantagens e desvantagens de utilizar um suporte para TV:

Vantagens
  • Ótimos para deixar os ambientes mais organizados
  • TV fica longe do alcance de crianças
  • Poderá colocar a TV em várias posições diferentes
Desvantagens
  • O peso da sua TV deve estar de acordo com o que o suporte aguenta
  • Eles podem causar danos na parede

Suporte para TV fixo, articulado, inclinável ou de teto?

Os suportes para TV podem ser fixos, articulados, inclináveis ou de teto, e, você deverá prestar atenção nas características de cada um desses modelos, para escolher o certo para você.

O suporte fixo, como o nome mesmo já diz, fica estático, permitindo que a TV fique na mesma posição de um quadro na parede. Com um suporte como esse o ambiente fica mais clean e organizado.

O suporte articulado permite que a TV seja movida em várias as direções, e com ele é possível acessar a parte traseira do aparelho de televisão, para conectar cabos ou fazer alguma outra coisa. Com ele fica mais fácil utilizar a TV em ambientes diferentes que estejam integrados.

Caso a ideia seja optar pelo suporte inclinável, ele é uma excelente opção para evitar reflexos no seu aparelho de televisão, e caso você queira instalar a TV em um ponto mais alto do ambiente.

Por fim, os suportes de teto muitas vezes possuem um recurso que permite que girem 360 graus, e, além disso, muitos deles possuem também inclinação para evitar reflexos. Esses modelos também são ótimos para integrar ambientes.

Confira abaixo quais são as principais diferenças entre os suportes para Tv fixos, articulados, inclináveis e de teto.

Fixo Articulado Inclinável Teto
Movimento Não se move Se move em todas as direções Permite inclinar para cima ou para baixo Podem girar 360 graus e ter inclinação
Vantagens São fáceis de instalar e discretos Ideais para ambientes integrados Ideal para reduzir os reflexos da tela Ideais para ambientes integrados

Quanto custa?

Um suporte para TV normalmente custa entre R$ 10 e R$ 3.000, sendo que os mais baratos normalmente são fixos, enquanto os mais caros possuem movimentação automatizada.

Além disso, não é somente o valor do equipamento que deve ser contabilizado, mas também o custo do serviço de instalação, pois dependendo do suporte que você adquirir, será necessário contratar um técnico para instalar.

Imagem mostra mulher ambiente integrado, pai e filho estão no sofá vendo tv e mãe filha estão na mesa da cozinha.

O suporte para TV articulado é ideal para ambiente integrados. (Fonte: Mark Bowden / 123RF)

Onde comprar?

Alguns dos sites que comercializam suportes para TV são a Amazon, Ponto Frio, Shoptime, Submarino, dentre outros. O lado bom de comprar pela Internet é que você pode fazer uma pesquisa de preços mais completa, e, por isso, é possível pagar mais barato.

Caso sua vontade seja comprar em uma loja física, a Leroy Merlin pode ser uma boa opção, já que eles oferecem uma boa variedade de suportes para TV.

Critérios de compra: Principais características para avaliar um suporte para TV

Um suporte para TV pode oferecer mais funções do que você imagina, e é preciso que você preste atenção em algumas características antes de adquirir um equipamento como esse, como as listadas a seguir:

  • Peso
  • Localização
  • Tamanho da TV
  • Padrão VESA

A seguir vamos detalhar as características mais importantes para que você consiga escolher o equipamento mais adequado para você.

Peso

É fundamental que você verifique se o peso que o suporte aguenta é superior ao do seu televisor, pois, caso não analise isso com cuidado, a sua TV poderá acabar caindo e você terá um enorme prejuízo.

Por isso, veja ao certo qual é o peso que o suporte para TV aguenta. Essa informação poderá ser encontrada juntamente com a descrição do produto, ou no manual de instruções.

Imagem de casal em sofá assistindo TV.

É necessário saber o material da parede onde o suporte para TV será instalado. (Fonte: dotshock / 123RF)

Localização

Dependendo do tipo de material da parede em que o suporte para TV for instalado, você poderá precisar de ferramentas e peças diferentes para a instalação, então fique de olho nesse detalhe.

Além disso, caso você queira instalar o suporte em cima de uma lareira, saiba que o calor dela poderá encurtar a vida do seu televisor.

A distância é outro fator importante em relação à localização, pois a TV não pode estar muito perto ou muito longe do local em que você vai estar sentado.

Tamanho da TV

Cada suporte para TV tem especificados os tamanhos de televisores para os quais são recomendados, que normalmente estão descritos em polegadas.

Por exemplo, se você verificar na descrição do seu suporte que ele é indicado para televisores entre 20’’ e 40’’, isso quer dizer que ele é recomendado para aparelhos que possuem de 20 a 40 polegadas.

Imagem de sala de estar com TV pendurada em parede.

Antes de comprar, verifique se o suporte é adequado para sua TV. (Fonte: StockSnap / Pixabay)

Padrão VESA

Na parte traseira da sua TV você encontrará furos, e a distância entre esses pontos é conhecida como Padrão VESA, que é o local em que o suporte deverá ser fixado no aparelho.

Por isso, você deverá verificar na sua TV qual é o padrão dos furos, para comprar um suporte que siga o padrão VESA dela. Normalmente no manual de instruções da televisão você encontrará a informação sobre os tipos de suporte recomendados.

(Fonte da imagem destacada: newhouse / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Nômade digital, já morou em 4 países diferentes e está sempre de olho no próximo destino. Como redatora, tem experiência escrevendo sobre diversas áreas, especialmente utensílios domésticos, tecnologia, esportes e boa forma.