Imagem de violões e guitarras alinhados e apoiados em suportes de piso
Ultima atualização: 20 de junho de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

51Comentários coletados

Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. No artigo de hoje falaremos sobre um item que apesar de ser basicamente funcional, pode dar aquele destaque ao ambiente e a seus instrumentos de corda: o suporte para violão.

É mais do que natural que os instrumentistas e amantes da música tenham um apego e carinho especial com seus instrumentos musicais. E nada melhor que um bom suporte para violão manter seguros os instrumentos, perfeitamente organizados e acomodados, exibindo toda a beleza e exuberância natural de suas curvas e cordas.

Neste review apresentaremos os modelos de suporte para violão mais interessantes do mercado, e daremos dicas para que você possa escolher o produto que mais atenda às suas expectativas.




Primeiro, o mais importante

  • Disponíveis nas versões de piso ou parede, os suportes para violão também podem acomodar guitarras, cavaquinhos, baixos e outros instrumentos de corda. São muito úteis para expor, armazenar e manter a organização dos instrumentos, evitando que caiam e se danifiquem.
  • Material, modelos, design e tamanho estão entre os principais aspectos que você deve avaliar para escolher o suporte aparador de livro ideal.
  • É possível encontrar suportes para violão básicos, sem muitos detalhes, a partir de R$10. No entanto, os modelos de designs rebuscados e marcas de renome podem custar centenas de reais.

Melhores suportes de violão: Nossos favoritos

O suporte de violão é um item necessário e valorizado pelos proprietários de instrumentos de corda. Capaz de acomodar e garantir a segurança do instrumento, o objeto ainda permite que ele fique exposto e em destaque exibindo toda sua beleza e compondo a decoração do ambiente.

As versões modernas contam com diversos ajustes e designs que permitem a acomodação de diferentes tipos e tamanhos de instrumentos de corda. Se você também quer um suporte para dar destaque ao seu violão, guitarra ou baixo, vamos apresentar alguns dos modelos mais interessantes do produto. Confira:

Suporte para instrumentos de até 7 quilos

Produzido em ferro A3, é resistente e durável. De instalação simples, e pode ser utilizado em vários ambientes. Ideal para suporte de violão, guitarra e contrabaixo, é ágil para montagem e desmontagem, agilizando a vida do músico. Com sistema de apertura com trava em dois níveis, tem capacidade para suportar instrumentos de até 7Kg.

Excelente suporte de parede para violão

Esse suporte da Ask é feito com material de muita qualidade, o que dá muita durabilidade ao produto. Para instalar na parede, esse suporte vai proteger seu instrumento contra riscos e arranhões. Pode ser utilizado para violão, guitarra, baixo e cavaquinho.

Excelente suporte portátil

Totalmente retrátil, esse produto é compacto que não requer instalação. Ideal para levar com você em viagens e outras ocasiões. Com capacidade aproximada de carga de 5kg, é leve e prático. Feito em aço com acabamentos plásticos, é resistente e seguro.

Guia de Compra

Só suporte bacana nessa lista, né? Agora que você conferiu nossas sugestões, vamos para o Guia de Compra. Aqui apresentaremos a você as informações mais relevantes sobre os suportes para violão para te ajudar na decisão de compra.

Afinal, não basta escolher um bom suporte, é preciso que ele atenda suas necessidades garantindo a segurança e boa acomodação do seu instrumento musical.

No palco, banda toca e tecladista tem violão apoiado em suporte ao seu lado

Suporte também é muito utilizado em shows e concertos, para deixar instrumentos com fácil acesso aos músicos. (Fonte: StockSnap – Pixabay)

O que é o suporte para violão?

O suporte para violão ou guitarra é um acessório muito usado por músicos profissionais e amadores, colecionadores e em lojas de instrumentos musicais para apoiar e expor instrumentos de corda. Normalmente feito em metal com acabamentos em plástico, pode ser do modelo de piso ou parede.

O uso do produto é indicado para apoiar e conservar os instrumentos, protegendo-os de quedas, impactos e arranhões e facilitando o acesso do usuário ao violão ou guitarra. Modelos com ajustes permitem o uso e acomodação com diversos tipos de instrumentos, como violões, guitarras, baixos, contrabaixos, cavaquinhos, etc.

É ideal para uso em shows, concertos, salas de ensaio e estúdios, bem como para decorar quartos e estúdios ou como apoio para instrumentos em geral.

Quais as vantagens do uso do suporte?

Gostar de atirar no ar e quebrar instrumentos é prática de alguns (poucos) astros do Rock. Nós, usuário mais tradicionais, gostamos mesmo é de saber que nossos instrumentos estão seguros, recebendo toda a atenção e cuidados necessários para que se mantenham em perfeito estado por muitos anos.

O suporte para violão é um produto fundamental para este cuidado. Combinando as funções decorativas e funcionais, os suportes mantém instrumentos apoiados e à vista, facilitando o acesso e firmando o instrumento.

Além de diminuírem os riscos de quedas e acidentes, grande parte dos suportes para violão conta com ajustes, o que faz com que o mesmo suporte possa ser usado com diferentes modelos de instrumentos de corda.

Confira no quadro as vantagens e desvantagens do uso do produto:

Vantagens
  • É decorativo e funcional
  • Mantém instrumentos apoiados e expostos
  • Evita quedas e acidentes
  • Facilita acesso ao instrumento
  • Maioria dos modelos é ajustável e pode ser usada em diversos modelos e tipos de instrumentos
Desvantagens
  • Modelos de parede demandam furos e instalação

Suporte para violão de parede ou piso – Qual a melhor opção?

Os modelos mais populares de suporte para violão são os de piso e os de parede. A escolha deve se basear no tipo de instrumento a ser usado no suporte, o local de uso e instalação e os usos pretendidos.

Os suportes de piso têm a vantagem de serem portáteis, podendo ser facilmente transportados ou mudados de lugar. São a opção ideal para músicos que precisam ter seus instrumentos sempre à mão, seja em casa, no estúdio, em apresentações, etc.

Geralmente, os suportes de piso contam com três pontos de apoio ao instrumento: um no braço e dois na base, sendo a opção mais estável e segura para a maioria dos instrumentos de corda.

Já os instrumentos de parede não permitem muita mobilidade, uma vez que precisão ser fixados por meio de parafusos ou outros mecanismos. No entanto, são uma excelente opção para quem não dispõe de muito espaço, bem como para lojas, músicos ou colecionadores com grande acervo de instrumentos.

Ao permitirem a acomodação de diversos instrumentos lado a lado, os suportes de parede otimizam o uso da área disponível. Além disso, existem modelos que acomodam mais de um instrumento, ampliando ainda mais a capacidade de armazenagem.

Independente do modelo escolhido, opte por produtos projetados com características ergonômicas, e de proteção e segurança, para garantir todos os benefícios que o produto pode oferecer a você e seu instrumento.

Confira a tabela comparativa para te auxiliar na escolha:

Parede Piso
Usos Para acomodação de instrumentos em local fixo, com elevação Para acomodação de instrumentos junto com apoio no piso
Instalação Pode ser feita com parafusos, buchas ou cavilhas, dependendo do modelo Consiste apenas na montagem e ajustes, dependendo do modelo
Diferenciais Permite acomodação deixando o piso livre Mobilidade e portabilidade

Quanto custa um suporte para violão?

Os suportes para violão podem ser encontrados por valores que variam muito de acordo com a marca, modelo e material. É possível comprar os modelos mais simples por valores bem em conta, a partir de R$10 o par.

Já os modelos mais sofisticados, com designs e materiais mais sofisticados podem custar algumas centenas de reais. No caso de compras online considere o valor do frete. Dependendo da região e do volume da embalagem do produto, o frete pode encarecer a compra.

Onde comprar suportes para violão?

Você pode comprar seu suporte de violão em lojas físicas especializadas em instrumentos musicais e acessórios para músicos.

No entanto, é nas plataformas de e-commerce como Amazon, Mercado Livre e Elo7 que é possível encontrar a maior variedade do produto em diversos modelos, marcas e materiais.

Imagem de diversos violões acomodados em suportes de parede e piso

Suportes de parede permitem acomodação de diversos instrumentos lado a lado, promovendo otimização do espaço. (Fonte: musik-tonger/ Pixabay)

Critérios de compra: como comparar diferentes modelos de suporte

Agora que você já tem várias informações gerais sobre o suporte para violão, vamos listar algumas das principais características e variáveis para as quais você deve atentar para poder comparar e conhecer a melhor opção de suporte. São elas:

Para que não restem dúvidas, detalharemos abaixo cada um dos tópicos. Confira:

Material

A maioria dos suportes para violão é feita em metal com acabamentos em plástico, silicone ou outros tipos de material aderente. Existem, ainda versões com viés mais decorativo, que são feitas em madeira, MDF e outros.
Independente do material escolhido, é fundamental que ele seja resistente e de boa qualidade, a fim de proporcionar o grau de segurança e estabilidade necessários ao seu instrumento musical.

Tamanho

Poucas coisas são mais frustrantes do que comprar um produto pensando no local e no uso perfeitos para ele e só depois perceber que ele não é do tamanho adequado.

Por isso, antes de escolher o seu suporte, saiba as medidas do instrumento e o local onde ele será colocado. Tire as medidas do espaço e do instrumento para conferir se o modelo escolhido é compatível.

Suportes de piso compactos e portáteis são ideais para uso em espaços menores, ou com instrumentos que precisarão ser movidos de lugar ou transportados com frequência. Se seus instrumentos não precisam ser transportados, você pode optar por suportes de parede ou modelos mais pesados e robustos.

Mobilidade

Um produto versátil é sempre mais vantajoso, por permitir variações em seu uso. E a mobilidade é uma das características que determinam essa versatilidade. Para os modelos de piso, a mobilidade já é uma característica intrínseca, uma vez que o design desses produtos permite que ele seja movimentado com facilidade.

No entanto, modelos de parede também podem oferecer mobilidade de uma forma diferenciada. Algumas versões de suporte para violão de parede permitem que você gire ou movimente o braço de fixação para mudar o posicionamento do instrumento, facilitando a organização.

Imagem de quarto com suporte de guitarra compondo a decoração

O suporte ideal deve ser compatível não só com o instrumento, mas também com o espaço em que será utilizado. (Fonte: StockSnap/ Pixabay)

Ajustes e ergonomia

Os ajustes são outro fator determinante para a versatilidade do seu suporte. Modelos com altura regulável, por exemplo, permitem o uso com instrumentos menores como ukulele e cavaquinhos, além dos instrumentos em tamanho regular.

Outro tipo de ajuste disponível em alguns modelos é o de ângulo, que permite que o instrumento fique de lado ou com maior inclinação horizontal, dando maior acessibilidade ao usuário.

Além dos ajustes, outra característica ajuda a garantir a acomodação perfeita de seu instrumento: a ergonomia. Suportes ergonômicos são aqueles projetados para acomodar perfeitamente o instrumento a que se destinam, proporcionando bom encaixe e suporte.

Segurança

Além de itens básicos para fixar o instrumento (travas e ganchos) e para garantir a segurança e estabilidade do suporte (antiderrapantes) para evitar quedas e deslocamentos acidentais do produto, o suporte ideal deve proteger o instrumento em si.

Para tanto, a maioria dos modelos conta com proteções em borracha, silicone, ou outro material macio nas áreas de contato direto com o instrumento, a fim de evitar arranhões, riscos e manchas em sua superfície.

(Fonte da imagem destacada: Fug-Verlag/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Pedro d'Ávila Músico e Viajante Incansável
Os cinco anos vagando pela Europa e tocando de metrô em metrô e deram a Pedro uma experiência de vida incrível, só comparada a seus anos e anos acampando pelo Brasil e pela América do Sul. Hoje, estabelecido em Dublin, ele segue conhecendo novos lugares e comparilhando o conhecimento adquirido com as experiências de vida.