Foto em preto e branco de uma mulher amamentando um bebê.
Ultima atualização: 4 de julho de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

17Horas investidas

6Estudos avaliados

63Comentários coletados

Seja bem-vindo ao Review Box Brasil! O texto de hoje é especialmente dedicado às mamães, pois iremos conversar sobre um assunto muito útil em suas rotinas: o sutiã de amamentação.

Muita gente nem sabe que ele existe, mas um bom sutiã de amamentação faz toda diferença. Ele não só é mais reforçado, como também possui um fecho frontal que permite que você o abra para amamentar em qualquer lugar, sem precisar tirar toda a peça.

E muito se engana quem acha que eles não podem ser bonitos! Hoje em dia existem opções super modernas e que valorizam o corpo feminino. Se seu bebê está prestes a nascer, pode ser uma boa ideia adquirir um modelo desses. Logo abaixo iremos te dar umas dicas bem legais sobre o seu uso. Acompanhe com a gente!



Primeiro, o mais importante

  • Priorize o sutiã de amamentação que te deixe mais confortável. Isso é o principal na fase da amamentação, pois os seios aumentam de tamanho e ficam muito mais sensíveis.
  • O fecho frontal é uma excelente saída. Ele permite que você amamente em qualquer ambiente sem precisar tirar o sutiã, somente abrindo na frente da peça.
  • Devido à produção de leite, o seio da mulher aumenta cerca de duas numerações na fase da amamentação, por isso é importante comprar tamanhos maiores do que os seus sutiãs regulares.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 3 melhores sutiãs de amamentação

Escolher um bom sutiã comum já não é uma tarefa fácil, na gestação ou após o nascimento do bebê então, se torna mais difícil ainda, pois o seio cresce e fica mais sensível.

Por isso, é importante que você escolha um modelo confortável, e que seja prático na hora de amamentar o seu pequeno. Para te ajudar nessa busca, iremos te apresentar algumas opções que não vão te decepcionar:

1º – Sutiã de amamentação – Loba

Este modelo garante conforto e beleza na medida certa. Ele é fabricado sem bojo e sem aro, de forma que o seio não fique apertado ou desconfortável dentro da peça.

Outra questão interessante é que, além de possuir o fecho click, que facilita ao amamentar o bebê, ele ainda conta com a tecnologia antimicrobiana, que impede a proliferação de microrganismos e bactérias causadores de odores.

Vale ressaltar também que seu design é moderno, e o tom rosê dá um toque de estilo ao sutiã, que é feito de microfibra de poliamida com elastano.

2º – Sutiã de amamentação Mommy -Triumph

Esta peça confeccionada em microfibra de alto conforto foi especialmente pensada para mulheres que estão amamentando. Seu design é anatômico e moderno.

O bojo do sutiã não tem espuma nem enchimento, o que garante maior conforto aos seios. Sua alça é elástica e regulável para facilitar a movimentação, e, além de tudo, ainda possui fecho frontal click.

A sua base é constituída por tecido 75% poliamida e 25% elastano, e forro 100% de algodão.

3º – Sutiã amamentação renda – Liebe

Para as mamães que buscam uma opção mais estilosa, podemos indicar esse sutiã de renda. Além do bom preço e design bonito, ele garante alto conforto.

Confeccionado em renda leve e macia, é um sutiã sem aro, com busto anatômico e forro em algodão, que acomoda e modela os seios confortavelmente. Acompanha protetor de mamilo que protege, corrige e disfarça os mamilos grossos.

Guia de Compra

É comum que mães de primeira viagem tenham muitas dúvidas sobre os diferentes acessórios que fazem parte do universo da maternidade. Aqui neste Guia iremos te dar todas as dicas de uso sobre o sutiã de amamentação, além de te indicar preços e locais de compra.

Foto de uma mulher sentada próximo a um rio, amamentando um bebê. Ela veste uma coroa de flores na cabeça, um vestido floral e um casaco cinza.

O sutiã de amamentação torna possível que o bebê seja amamentado sem que o sutiã precise ser retirado. (Fonte: Badarsk / Pixabay)

O que é o sutiã de amamentação?

Apesar de muitas pessoas não saberem da sua existência, o sutiã de amamentação não só existe como é uma incrível invenção no universo das gestantes. Trata-se de uma peça especial para mulheres que estão exercendo a beleza da amamentação.

Ele possui alças mais reforçadas, uma vez que os seios crescem e pesam, e fecho frontal diferenciado, para que ele possa ser aberto na frente quando for a hora de alimentar o bebê.

Quais as vantagens do sutiã de amamentação?

Essa facilidade do fecho click possibilita que a mulher amamente sem precisar retirar todo o sutiã, agregando mais praticidade ao processo, e permitindo que ela o faça em qualquer lugar.

Além disso, a maioria dessas peças não possui bojos, aros, ou qualquer outro acessório que possam ser considerados um incômodo. O seio da mulher que se tornou mãe fica muito mais sensível e aumenta bastante de tamanho, por isso o conforto é essencial.

Atualmente, existem opções mais bonitas dos sutiãs de amamentação se comparadas as versões de antigamente. Hoje, se encontra no mercado modelos com rendas, cores diversas e tecidos sofisticados.

Porém, o produto também possui algumas desvantagens. Podemos destacar que costumam custar mais caro e as alças geralmente são bem grossas.

Vantagens
  • Alças reforçadas
  • Facilidade de amamentação em qualquer lugar
  • Conforto garantido
Desvantagens
  • São mais caros que os modelos comuns
  • As alças são bem grossas
  • Nem todos possuem design bonito

Quando eu devo começar a usar sutiã de amamentação?

A maioria das mulheres começa a usar esta peça antes mesmo do bebê nascer, isso porque as mudanças no corpo dão os primeiros sinais durante a gestação.

Não há regra quanto ao uso do sutiã, afinal, cada corpo é um corpo. Você deve observar suas próprias mudanças e respeitá-las, fazendo as alterações de acordo com a necessidade.

Normalmente, a hora de abandonar os sutiãs comuns é quando você começar a sentir que eles estão te apertando e te deixando desconfortável. É possível que você sinta seus seios saírem para fora do bojo ou notar marcações excessivas nas costas e nos ombros.

Caso isso aconteça, é hora de comprar um sutiã de amamentação confortável, mas que garanta a segurança dos seus seios.

Sutiã de amamentação com ou sem aro?

A maioria dos sutiãs comuns possuem um aro na parte inferior do bojo, que além de dar maior sustentação, ajuda o seio a ganhar um formato mais bonito.

Você irá perceber, no entanto, que na grande maioria dos sutiãs de amamentação esse aro não existe. Isso acontece para promover maior conforto à mulher que irá utilizá-lo, pois, por vezes, ele pode ser um incômodo.

Mulher usando sutiã de amamentação rendado.

O sutiã de amamentação pode ser bonito e trabalhado com renda. (Fonte: Aleksandra Kuznecova / 123RF)

No entanto, algumas mamães sentem falta do colo mais marcado e optam por usar um sutiã com aro em algumas situações, e isso fez com que algumas marcas criassem versões do sutiã de amamentação com o acessório.

De maneira geral, ele não é indicado para os meses do final da gestação, e primeiros meses de vida do seu bebê. Isso porque o seu seio estará muito sensível e o aro pode te machucar.

No entanto, em algumas situações, quando você se sentir mais confortável, não há problema nenhum em optar por esse tipo de sutiã.

Sutiã de amamentação sem aro Sutiã de amamentação com aro
Conforto Muito confortável Menos confortável
Beleza Variável, nem todos são bonitos São mais bonitos e deixam o colo marcado
Preço Médio Médio

Quanto custa?

Existem sutiãs comuns com diferentes preços, no entanto, os com mais alta qualidade, são bem caros. Com os modelos de amamentação também funciona dessa forma.

Quanto mais reforçado, moderno e de boa qualidade for, mais caro ele será, no entanto, por serem produtos que não possuem a mesma saída que os modelos comuns, as marcas acabam cobrando ainda mais caro.

Um bom sutiã de amamentação custa, em média, entre R$ 45 e R$ 80. Vale lembrar que, apesar de não ser um produto que você usará durante anos, ele será muito usado por muitos dias durante um período de tempo considerável.

Foto de uma mulher grávida, de lado, com a blusa levantada e a barriga à mostra, segurando uma flor de caule longo e pétalas alaranjadas.

O sutiã de amamentação já pode ser usado nos últimos meses da gestação, caso a mulher sinta necessidade. (Fonte: WenPhotos / Pixabay)

Onde comprar?

Existem vários locais onde você pode comprar o seu sutiã de amamentação, inclusive, algumas cidades possuem lojas somente para o público gestante.

Lojas de lingerie como Hope, Loungerie e Jogê são boas escolhas e vendem produtos de qualidade. As lojas de departamento como Marisa, Renner e Riachuelo não ficam para trás e também o produto.

No entanto, se você gosta da compra online, te recomendamos dar uma olhada no site da Amazon, da Zattini e do Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de sutiã de amamentação

Todo produto, por mais simples que seja, deve ser analisado com cuidado antes da compra. Selecionamos alguns pontos sobre o sutiã de amamentação que você deve levar em conta:

  • Tamanho
  • Abertura frontal
  • Conforto
  • Quantidade

Agora vamos falar um pouco mais sobre cada um deles.

Tamanho

O tamanho do seu sutiã de amamentação, com toda certeza, não será o mesmo dos seus sutiãs regulares. Devido à produção de leite, o seio aumenta bastante e isso influencia na numeração da sua peça.

Em média, o seio da mulher aumenta dois números com a gravidez, então, o mais indicado é que uma mulher que use 42, por exemplo, compre o sutiã de amamentação 46.

É importante que você saiba que é melhor que o seu sutiã fique um pouco largo e você precise regular na alça, do que ter que comprar um novo por estar pequeno demais.

Abertura frontal

É muito importante que o seu sutiã tenha abertura frontal, uma vez que é muito incômodo ter que tirar a blusa e o próprio sutiã toda vez que for amamentar.

Observe se a abertura do seu sutiã tem um fecho seguro, e que pode ser fechado com apenas uma mão, pois na maioria dos casos, com a outra mão você estará segurando seu pequeno.

View this post on Instagram

Mais um sobre esse amamentação de renda ! 😍😍

A post shared by Lari Agostini Concept (@lariagostiniconcept) on

Conforto

Como já dissemos várias vezes, o conforto é o fator mais importante em um sutiã de amamentação, portanto, prove-o antes de comprar e observe cada detalhe.

É importante ter certeza que ele não te aperta em nenhum ponto, e nem comprime o seu seio, pois isso pode até prejudicar a sua produção de leite.

Foto de uma mulher amamentando seu bebê.

O sutiã de amamentação precisa ser prático para que a mamãe possa manuseá-lo com uma mão. (Fonte: famveldman / 123RF)

Quantidade

Muitas mulheres ficam confusas sobre quantos sutiãs de amamentação são necessários. O ideal é que, para evitar sujá-los várias vezes ao dia, você também use um absorvente de leite na região do bico do seio, isso ajuda bastante a mantê-los limpos.

Porém, de maneira geral, recomenda-se comprar cerca de quatro unidades, até mesmo para casos de viagens ou outras situações em que precise de sutiãs reserva.

(Fonte da imagem destacada: Badarsk / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Natália Nunes Professora
Professora do Ensino Fundamental nas redes pública e particular, Natália tem experiência de sobra para saber o que faz as crianças felizes e o que lhes incomoda. Além dos pequenos, ela também é apaixonada pelas palavras. Na internet, une as duas paixões e escreve sobre o curioso universo dos pequenos.