Imagem mostra um tablet com teclado em cima de uma mesa de madeira.
Ultima atualização: 11 de abril de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

19Horas investidas

6Estudos avaliados

67Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre tablet com teclado, um dispositivo que será capaz de proporcionar uma melhora significativa na sua produtividade, já que através dele é possível trabalhar a partir de qualquer lugar.

Diferentemente de um notebook, ele é bem mais compacto e leve, e por isso é tão fácil carregar esse dispositivo para qualquer lugar, já que ele não pesa na bolsa.

Neste artigo vamos falar sobre os tablets com teclado, e sobre quais são as características que devem ser buscadas neste tipo de equipamento.




Primeiro, o mais importante

  • Quando foram criados, eles eram vistos apenas como um dispositivo para entretenimento. Os tablets com teclado chegaram ao mercado para mudar essa ideia, pois eles têm sido cada vez mais utilizados para uso profissional.
  • Um tablet com teclado não deve ser utilizado por quem deseja trabalhar durante várias horas nele, mas sim por um curto período de tempo, já que não são muito ergonômicos.
  • A maneira mais fácil de encontrar esses dispositivos a venda é através da Internet, pois a maioria das lojas físicas vende apenas o tablet comum, com teclado touch.

Você também pode gostar:

Melhores tablets com teclado: Nossas recomendações

O que mais agrada os consumidores em relação aos tablets com teclado, é a sua versatilidade, pois eles podem ser utilizados sozinhos, ou como uma espécie de notebook, quando o teclado está acoplado. A seguir você encontra uma lista com os melhores tablets com teclado e também com capas com teclado para acoplar a seu tablet.

Uma ótima opção em custo-benefício

Esse tablet da Multilaser é um excelente modelo de entrada que conta com muitas avaliações na internet. Tem 1GB de memória RAM e tela de sete polegadas, com destaque para o brilho e nitidez. Sua memória pode ser expandida até 32GB, e o modelo pode ser conectado em Wi-Fi ou Bluetooth.

Capa com teclado para acoplar ao tablet

Esta capa protetora para tablets também acompanha o teclado, que pode ser utilizado em diversas tarefas. O teclado integrado torna a digitação confortável e tem conexão em Bluetooth. Segundo o fabricante, sua bateria dura cerca de quatro anos. As teclas são espaçadas, o que facilita a digitação. Esse modelo é compatível com iPads, os tablets da Apple.

Tablet DL com teclado preto

Com memória interna de 8GB e 1 GB de memória RAM, esse modelo de tablet da DL tem conexões Wi-Fi e Bluetooth e ainda uma porta para micro USB 2.0 (para pendrive, mouse ou teclado). Seu design é simples, baseado na cor preta e com teclado integrado com teclas brancas.

Guia de Compra

Foi-se o tempo em que os tablets eram utilizados apenas para entretenimento. Atualmente esses dispositivos são usados por executivos de diversas empresas para manter a produtividade em alta.

Além disso, estudantes também usam muito os tablets com teclado para fazer anotações durante as aulas. Confira abaixo um guia de compra sobre estes dispositivos para saber exatamente as características que você deve observar antes da sua compra.

Imagem mostra as mãos de uma pessoa digitando em um tablet com teclado.

Atualmente os tablets são utilizados por outros motivos além de entretenimento. (Fonte: IntelFreePress / Wikimedia)

Quais são as vantagens de adquirir um tablet com teclado?

É natural que diante dos diversos modelos disponíveis na Internet, você se sinta confuso em relação aos benefícios de um equipamento como esse. Então veja a seguir quais são as vantagens e desvantagens dos tablets com teclado:

Vantagens

A principal vantagem em adquirir um tablet com teclado é a praticidade dele, pois você pode levá-los para qualquer lugar, já que eles são leves e compactos.

Assim você pode trabalhar confortavelmente durante uma viagem de avião, por exemplo, sem que para isso tenha que utilizar um notebook que ocupa um espaço enorme.

Desvantagens

Dentre as desvantagens de possuir um tablet com teclado, está o fato de ele não ser muito ergonômico para que você trabalhe durante horas nele, pois eles são pensados para trabalhos de curta duração, quando você está na correria do dia-a-dia e precisa resolver algo urgentemente.

Além disso, as teclas podem incomodar algumas pessoas por serem normalmente pequenas e por ser fácil “esbarrar” em outros botões, por isso é importante ler a opinião de outros usuários antes de comprar um dispositivo como esse.

Veja a seguir uma tabela com as principais vantagens e desvantagens de um tablet com teclado:

Vantagens
  • Dispositivos muito leves
  • Compactos e cabem em qualquer lugar
  • Portáteis e podem ser carregados para qualquer lugar
Desvantagens
  • Não são ergonômicos para várias horas de uso
  • Teclas normalmente são pequenas e é fácil “esbarrar” em outros botões

Tablet com Android, Windows 10 ou IOS?

Os sistemas operacionais que normalmente são utilizados nos tablets são o Android, Windows 10 e o IOS, e cada um tem suas características específicas.

O Android é o sistema operacional mais popular entre os tablets, por ser mais barato do que os outros e por oferecer uma grande variedade de aplicativos. A interface dele não é focada em produtividade, como ocorre com o tablet da Microsoft.

O Windows 10 possui a interface exatamente como a dos computadores, e já vem com pacote Office instalado. O problema dele é que a variedade de aplicativos não é tão grande.

Da mesma forma que ocorre com o Android, o IOS oferece a possibilidade de acesso a muitos aplicativos, mas também não possui uma interface que consiga fazer o seu dispositivo ficar parecendo um computador quando conectado a um teclado.

É importante também ressaltar que os iPads, os tablets com iOS da Apple, não são fabricados em versões com teclado. Ou seja: se você pretende comprar um tablet com teclado, ter um dispositivo com iOS não é uma opção.

Veja a tabela a seguir com as principais diferenças entre tablets com teclado com sistema operacional Android, Windows 10 e IOS:

Android Windows 10 IOS
Aplicativos Possui muitos aplicativos Possui poucos aplicativos Possui muitos aplicativos
Layout Interface não é focada a produtividade Igual ao layout dos computadores Layout pouco focado em produtividade

Quanto custa?

O custo de um tablet com teclado pode variar de R$ 300 a R$ 3.000, ou até mais, dependendo do dispositivo que você escolher e do local que comprar, pois se adquirir no exterior pode acabar saindo mais caro.

Onde comprar?

A maneira mais fácil de comprar um tablet com teclado é através da Internet, pois a maioria das lojas físicas costuma vender apenas o tablet.

Por isso, busque em sites como Amazon, Americanas ou Submarino, que eles certamente terão o produto que você deseja adquirir.

Critérios de compra: Principais fatores para avaliar os tablets com teclado

Existem certas características que são fundamentais em um tablet com teclado, como as listadas a seguir:

  • Tamanho
  • Layout do teclado
  • Processador
  • Memória
  • Tela

A seguir vamos detalhar as características mais importantes para que você consiga escolher o equipamento mais adequado para você.

Tamanho

Um dos motivos pelos quais as pessoas acabam optando por um tablet com teclado é por conta do tamanho deles, que é mais compacto do que um computador convencional.

Assim, eles podem ser carregados para qualquer lugar, pois normalmente são muito leves e cabem perfeitamente dentro de uma bolsa.

Obviamente que o tamanho acaba atrapalhando um pouco quem deseja trabalhar por longas horas na frente do dispositivo, pois um tablet pequeno acaba não sendo muito confortável.

Layout do teclado

Algo importante a se observar se você está pensando em adquirir um tablet com teclado é o layout das teclas, pois no Brasil o padrão é o teclado ABNT.

Caso você resolva comprar um tablet com teclado no exterior, terá que lidar com a configuração diferente das teclas, o que pode ser complicado para que está acostumado a usar um teclado ABNT.

Caso esteja pensando em comprar um tablet com teclado em outro país, analise se para você é importante utilizar a configuração das teclas como as usamos no Brasil, ou se você acha que consegue se acostumar com um teclado estrangeiro.

Imagem mostra um tablet com teclado com maçãs verdes ao lado e na tela do equipamento.

Uma coisa importante a se pensar antes de comprar um tablet com teclado no exterior é no layout dele, que será diferente. (Fonte: stevepb / Pixabay)

Processador

Um aspecto importante para quem está adquirindo um tablet com teclado é pensar no processador, pois isso pode fazer toda a diferença quando você está utilizando diversos aplicativos ao mesmo tempo, já que podem ocorrer travamentos caso ele não seja bom.

Isso também depende muito do uso que você vai fazer do seu tablet, pois se quiser usar para jogos, o mais recomendável é que opte por um processador mais potente.

Para quem deseja apenas usar as redes sociais, o pacote Office e tirar fotos, o tablet não precisará ter um processador de top de linha.

Memória

Além do processador, a memória do seu tablet também vai interferir na produtividade dele. Se você pretende armazenar muitos aplicativos, fotos e vídeos, pense em adquirir um aparelho com pelo menos 16 GB de memória.

Alguns tablets têm a possibilidade de terem sua memória aumentada através de um cartão micro SD. Essa também pode ser uma opção interessante, pois faz com que a capacidade do seu tablet possa ser aumentada de acordo com a sua necessidade.

Tela

A tela de um tablet costuma ter um tamanho entre 6 e 13 polegadas, e isso depende muito do uso que vai fazer dele, pois se quiser assistir filmes, uma tela maior é o mais indicado.

Para o uso mais profissional do tablet com teclado, caso você esteja buscando por um dispositivo portátil, uma tela que tenha entre 7 e 10 polegadas é a melhor opção.

(Fonte da imagem destacada: Kārlis Dambrāns / Wikimedia)

Por que você pode confiar em mim?

Nômade digital, já morou em 4 países diferentes e está sempre de olho no próximo destino. Como redatora, tem experiência escrevendo sobre diversas áreas, especialmente utensílios domésticos, tecnologia, esportes e boa forma.