Imagem mostra um tablet gráfico e uma caneta.
Ultima atualização: 4 de junho de 2021

Como escolhemos

18Produtos analisados

10Horas investidas

6Estudos avaliados

68Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Você gosta de desenhar e quer levar essa atividade para a era digital? Um tablet de desenho pode te ajudar com a missão!

Existem tablets que são próprios para desenhistas profissionais, não possuindo outras funções, e modelos normais que ajudam quem está começando a dominar os desenhos digitais. No decorrer do artigo, explicaremos a você tudo o que é preciso sobre o assunto!




O mais importante

  • Algumas marcas de tablets investem em modelos com sensibilidade especial e canetas de ponta fina que são excelentes para desenho.
  • Para profissionais, mesas digitalizadoras são as melhores opções. Elas transmitem os desenhos via cabo USB diretamente a aplicativos próprios em um computador.
  • Ter apenas um bom tablet para desenhar não é suficiente: Você precisa escolher também uma caneta que possibilite explorar ao máximo as possibilidades do desenho digital.

Tablets para desenho: nossa
recomendação dos melhores produtos

Para facilitar a sua escolha de modelo, selecionamos tanto tablets gráficos profissionais quanto modelos indicados a quem está começando. Assim, você consegue encontrar o que é mais indicado para o seu nível!

Guia de compra: O que você precisa saber sobre tablet de desenho

Chegou a hora de conhecer as principais informações sobre tablets de desenho. Pesquisamos as dúvidas mais frequentes e preparamos respostas completas para elas!

Imagem mostra uma pessoa desenhando carros em um tablet.

Alguns tablets simples são excelentes para desenhos. Fonte: everythingpossible: 51496454/ 123rf)

O que é um tablet de desenho?

Existem duas categorias de tablets indicados para desenhos: Os modelos específicos, que não possuem outras funções, e os comuns, mas com qualidades gráficas extras.

Tablets específicos para desenho são chamados de mesa digitalizadora, mesa gráfica ou tablet gráfico. Eles são indicados para profissionais de áreas que lidam diretamente com produções gráficas, como designers, arquitetos e artistas digitais. Há até algumas versões infantis.

Você também pode optar por tablets comuns, que possuem todas as outras funções desses eletrônicos, mas facilitam o desenho com aplicativos próprios ou canetas mais indicadas para a função. Se a sua ideia é praticar a atividade por hobby, essa é a melhor ideia!

Você sabia que o DeviantArt é a maior plataforma de exposição de desenhos e artes digitais e recebe cerca de 65 mil novos trabalhos por dia?

Vale a pena comprar uma mesa digitalizadora?

A primeira questão que você precisa resolver ao escolher um tablet para desenho é se precisa de uma mesa digitalizadora ou de um tablet comum.

A mesa digitalizadora serve apenas para desenho. Ela precisa ser conectada a um computador ou dispositivo eletrônico com tela via cabo USB e, a partir daí, reproduz os desenhos nela feitos em um software específico.

Profissionais que lidam frequentemente com desenhos precisam de mesas digitalizadoras, principalmente na era digital. Elas oferecem maior quantidade de recursos e de precisão, além de já enviarem as artes para softwares de altíssimo nível.

Existem alguns modelos mais baratos indicados para iniciantes, que não precisam de tanto controle e precisão, e para crianças. Se você gosta muito do desenho como hobby, também pode investir em um deles.

Confira as vantagens de uma mesa digitalizadora:

Vantagens
  • Ideal para profissionais que lidam com desenhos
  • Oferece enorme precisão e controle do desenhista
  • Há modelos até para iniciantes
  • Conta com softwares próprios de altíssimo nível
  • Torna o ato de desenhar muito mais fácil
Desvantagens
  • Modelos profissionais podem ser muito caros
  • Não tem outras funções além do desenho

Quando escolher um tablet simples para desenho?

Se a mesa digitalizadora é profissional demais para você ou se também há o desejo de outras funções, um tablet simples mas com boas funções de desenho pode ser boa escolha.

Algumas marcas de tablets investem em telas que facilitam os desenhos.

Tablets têm as mesmas funções que smartphones, mas com telas maiores: Podem acessar as redes sociais, rodar filmes, séries e alguns jogos, servir para leitura e até ajudar em algumas situações de trabalho.

Algumas fabricantes de tablets, sobretudo a Samsung e a Apple, investem em modelos que facilitam o desenho. Eles têm telas mais sensíveis ao toque e canetas especiais que permitem uma precisão acima da média, mesmo que ainda não no nível de uma mesa digitalizadora.

Portanto, se você quer praticar os desenhos digitais por hobby ou até esboçar o começo de uma carreira, mas ainda não deseja um aparelho apenas para isso, pode optar por um tablet avançado com funções extras para desenho e ainda aproveitá-lo para jogar, ver filmes, acessar redes sociais e muito mais!

Imagem mostra uma pessoa usando uma caneta em um tablet.

A caneta é fundamental para quem desenha no tablet. (Fonte: kelly-sikkema: F8IJcS5OQHw/ unsplash)

Como escolher a melhor caneta para desenhar em tablet?

Um aspecto indispensável para desenhar bem em um tablet é ter a caneta ideal.

Tablets mais simples costumam acompanhar canetas de ponta redonda, o que é bom para navegação mas dificulta muito o desenho. Você provavelmente precisará adquirir o modelo em separado, a não ser que tenha escolhido uma mesa digitalizadora.

Veja algumas dicas para comprar uma caneta para desenhar no seu tablet:

  • Ponta: A caneta ideal para desenho em tablet precisa ter a ponta fina, igual a que usamos na vida real. Existem também modelos com pontas removíveis, permitindo que a redonda seja recolocada no momento da navegação.
  • Compatibilidade: Algumas canetas para tablet são universais, mas normalmente não têm grande qualidade. Veja se a caneta escolhida é compatível com o modelo e com o sistema operacional do seu dispositivo.
  • Material: Você provavelmente usará muito a sua caneta para desenhar no tablet e precisa que ela seja durável e resistente. Opte por um modelo de alumínio.

Lembre-se que as canetas do tipo Stylus são ideais para desenho e usadas nas mesas digitalizadoras, mas também podem ser compatíveis com tablets comuns.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um tablet para desenho

É hora de conhecer critérios que te ajudam a escolher o tablet ideal para seus desenhos digitais. Fique atento a cada uma das categorias que discutiremos a seguir!

Tamanho de tela

A tela de uma mesa digitalizadora é fixa e não existe rolagem. O espaço disponível é tudo o que você tem para desenhar e as dimensões são perfeitamente reproduzidas no aplicativo pareado no computador.

Escolha o modelo já pensando nas dimensões dos desenhos que costuma fazer. A tela precisa comportá-los.

Para tablets simples, maiores telas permitem desenhos de maior porte, mas sem tantas restrições. Isso acontece porque é possível rolar a tela na maior parte dos aplicativos, o que mesmo não sendo tão prático dá uma maior liberdade ao desenhista.

Imagem mostra uma pessoa desenhando em uma mesa digitalizadora ao lado de um notebook.

As dimensões da mesa digitalizadora são perfeitamente reproduzidas no computador. (Fonte: yatsusimnetcojp / Pixabay.com)

Sensibilidade de tela

Fabricantes de tablets simples como Apple e Samsung investem em telas que têm configurações ajustáveis de sensibilidade, o que é ideal para desenhistas. Afinal, toques mais leves devem produzir traços mais finos, é preciso reconhecer contornos e sombreados, entre outras categorias.

Mesas digitalizadoras têm excelente sensibilidade para os traços.

Quando falamos em mesa digitalizadora, a questão é um pouco mais complexa. Os modelos de alta qualidade conseguem reconhecer exatamente o que você está fazendo, muitas vezes não sendo necessário nem encostar a caneta na tela para gerar traços mais finos.

Se a sua escolha é uma mesa digitalizadora, verifique as especificações sobre sensibilidade de toque. Você pode precisar de um tempo de prática antes de entender exatamente como desenhar no dispositivo!

Aplicativos

Um dos aspectos mais importantes nas artes digitais é qual o aplicativo usado para fazê-las.

Os tablets Android e iOS são compatíveis com os principais softwares de ilustração e edição de imagem, sobretudo os da Adobe e Corel, mas é necessário desembolsar um dinheiro extra na aquisição.

Mesas digitalizadoras, por sua vez, costumam acompanhar softwares ideais para desenho. Alguns modelos têm programas próprios, enquanto os demais possuem parcerias com a Adobe ou com outras empresas famosas.

Sempre confira a compatibilidade de aplicativos da mesa digitalizadora escolhida e o que o seu tablet já tem instalado!

Memória e processador

Softwares para desenhos de maior complexidade, sobretudo os da Adobe, podem ser bastante pesados. Se você planeja usá-los, escolha um tablet que tenha memória e processador acima da média.

Esse não é um problema para mesas digitalizadoras, mas você precisa ter um computador também com bom desempenho para conectar a ela. Caso contrário, a transferência de imagens pode não sair tão perfeita.

Resumo

Tablets são excelentes ferramentas para desenho. Há opções de modelos convencionais, que também acessam as redes sociais e têm diversas funções, ou de dispositivos específicos chamados de tablets gráficos ou mesas digitalizadoras.

Para os profissionais da área de artes gráficas digitais, a mesa digitalizadora é a melhor opção, mas iniciantes ou desenhistas por hobby podem optar por um tablet simples com configurações especiais para desenhos e começar a caprichar nas criações!

(Fonte da imagem destacada: stebepb / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas