Menino deitado usando tablet para assistir algo.
Ultima atualização: 5 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

Products

13Produtos analisados
Hours

20Horas investidas
Studies

7Estudos avaliados
Comments

71Comentários coletados

Se antigamente eletrônicos eram permitidos apenas aos adultos, hoje em dia não é nada raro presenciar uma criança manuseando um tablet infantil ou outro dispositivo eletrônico com seus dedinhos ágeis desde muito bebê.

Como proibir o uso de um equipamento tão comum – que traz inúmeras vantagens para o desenvolvimento dos pequenos – em pleno século 21? Sendo que eles praticamente já nascem sabendo operar esses dispositivos.

Se você busca um tablet infantil para presentear seus filhos, sobrinhos ou afilhados, seja muito bem-vindo ao ReviewBoxBrasil, nesse guia completo vamos trazer tudo que você precisa saber sobre eles. Fique conosco até o final para descobrir os melhores modelos, as vantagens, a segurança e como escolher o tablet certo.



Primeiro, o mais importante

  • O tablet infantil é de verdade e muito semelhante ao convencional, a criança pode jogar, acessar a internet, ver filmes, entre outros.
  • São equipamentos muito seguros e os pais podem controlar tudo que as crianças acessam através do sistema de controle parental.
  • Eles podem ser grandes aliados no desenvolvimento de diversas habilidades, como aprender uma nova língua. Aprenda o que os especialistas dizem sobre o equipamento.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 7 melhores modelos de tablet infantil

Oferecer segurança para os pequenos é o que todos os pais querem. Por isso, se seu filho gosta de jogar ou ver vídeos no seu celular, considere comprar um tablet infantil para ele. Esses equipamentos são mais seguros. Confira os 7 melhores modelos do mercado.

1º – Tablet Infantil Galinha Pintadinha

Para meninos e meninas, o modelo de tablet infantil da Multilaser da Galinha Pintadinha é o preferido entre as crianças de 2 a 4 anos. A capinha emborrachada, de alta resistência, serve de suporte e pode ser colocada em cima da mesa ou da cama. Tem alça para a criança carregar com facilidade.

De 7 polegadas, esse tablet tem conexão wi-fi, bluetooth e entrada para USB. Com 8GB de armazenamento e 1GB de memória RAM, possui ainda entrada para expansor de até 32GB.

Os pais podem deixar seus filhos usarem sem preocupação, pois como outros modelos, esse possui controle parental. Isso significa que eles podem controlar tudo que os filhos fazem com o equipamento, definindo horários e bloqueando certos aplicativos.

2º – Tablet Infantil Disney Vingadores

O tablet infantil da Multilaser, licenciado dos Vingadores é o modelo ideal para meninos de diversas idades. Com 1 GB de memória RAM e 8 GB de armazenamento, esse tablet possui tela de 7 polegadas e conta com duas câmeras.

O sistema operacional é Android. Tem conexão wi-fi, bluetooth e entrada para USB. Possui conteúdo exclusivo com Wallpaper, jogos, entre outros. Mas também é possível baixar o que quiser na PlayStore. A capa emborrachada tem ajuste de ângulo que serve de suporte.

Para finalizar, é um modelo com software de controle parental, dessa forma os pais podem bloquear conteúdos e controlar o que o filho acessa.

Review em Vídeo

3º – Tablet infantil Discovery Kids

Se seu filho ou filha ama o canal Discovery Kids, não tenha dúvida que esse é o tablet perfeito. Ele possui conteúdos exclusivos do canal, como músicas, clipes, episódios. É o canal preferido deles na palma da mão que pode ser acessado mesmo off-line.

Esse tablet infantil possui 7 polegadas, memória interna de 8GB, 1GB de RAM e expansor para até 32GB. O sistema operacional é Android e você pode baixar muitos apps no Google Play. Ainda tem entrada USB, conexão bluetooth e wi-fi.

A capa emborrachada oferece muita proteção, serve de suporte para apoiar onde quiser. E os pais podem controlar tudo que os filhos acessam através do sistema de controle parental, definem os horários, os sites e apps que a criança pode usar.

4º – Tablet infantil Kid Pad

O tablet infantil da Multilaser Rosa roda com o Android 4.4 KitKat, tem tela de 7 polegadas, duas câmeras e 8 GB de armazenamento interno. Além disso, suporta cartão de memória de até 32GB, tem entrada USB, conexão bluetooth e wi-fi.

Ele já vem com aplicativos de jogos de raciocínio pré-instalados. Com ele é possível aprender idiomas brincando. Vem com uma capa emborrachada altamente resistente, com design pensado para impactos.

Review em Vídeo

5º – Tablet infantil Sabichões com Capa de Sapo

Esse tablet infantil Sabichões da DL conta com um sistema de controle parental, assim os pais podem controlar tudo que os filhos acessam. Sua capinha verde de silicone facilita o encaixe das mãos.

A tela de 7 polegadas é em HD. Tem 8GB de memória, 1GB de memória RAM, e suporta um expansor de até 32GB. Possui conexão wi-fi, bluetooth e entrada USB. O sistema operacional é Android.

Outro diferencial desse modelo é a plataforma de ensino exclusiva Sabichões, pensada para auxiliar no aprendizado infantil. Ela conta com aplicativos educativos para ajudar no desenvolvimento da criança. Você ainda pode baixar o que quiser no Google Play.

6º – Tablet infantil

O tablet infantil da DL, sem tema, é uma excelente opção para meninos e meninas. Com 7 polegadas, ele é compatível com Android 7.1, tem 8GB de memória e 1GB de memória RAM e conexão bluetooth e wi-fi.

Esse modelo ainda tem câmera frontal, suporta cartão de memória de 32GB e possui conexão USB. O tablet já vem com jogos exclusivos e você ainda pode baixar o que quiser na PlayStore. A bateria pode durar até 3 horas e meia em uso.

Pensado para as crianças, já acompanha uma capa protetora. Ainda possui um software intuitivo para que elas possam usar com facilidade.

7º – Tablet infantil DL Futura Kids

Esse modelo de tablet infantil da DL possui 8GB de memória e 1GB de memória RAM. A tela é de 7 polegadas e vem com uma capa laranja que envolve todo o equipamento, oferecendo mais proteção, além de ter uma alça para encaixe na mão da criança.

Tem capacidade para um cartão de memória de até 32GB. Vem com jogos exclusivos, mas você pode baixar qualquer aplicativo na PlayStore. Tem câmera frontal, conexão bluetooth, wi-fi e entrada USB.

A bateria pode durar até 3 horas em uso e 100 em standby. Seus filhos poderão ver filmes, ouvir músicas, navegar pela internet ou jogar os mais diversos jogos infantis disponíveis na PlayStore.

Guia de Compra

Hoje em dia é difícil encontrar uma criança que ainda não faça uso de um celular ou tablet, nem que seja dos pais. Mas oferecendo o seu aparelho para seus filhos, não é garantia de segurança.

No YouTube, por exemplo, eles podem passar de um vídeo para o outro e acessar conteúdos inadequados. O mesmo não acontece com o tablet infantil, que geralmente possui controle parental. Quer saber mais? Continue com a gente e compre um aparelho seguro para seus filhos.

Menino sentado no sofá colorindo no tablet.

Geração atual tem muita facilidade com equipamento touchscreen. (Fonte: Andriy Popov / 123RF)

O que é um tablet infantil?

Um tablet é um dispositivo eletrônico que fica entre um celular e um computador. Maior que o celular, oferecendo mais conforto para visualização de tela e menor que um computador ou notebook, sendo mais ágil por não ter teclado separado e ser sensível ao toque na tela (touchscreen).

O tablet é uma espécie de computador portátil, fino e leve. Com ele você pode jogar, navegar na internet, ler um livro digital, assistir um filme, bater foto, entre muitas outras coisas do conforto do seu sofá, da sua cama, do jardim, da praia ou de onde você quiser.

Se um tablet já parece uma excelente alternativa, o tablet infantil veio deixar a vida dos papais e mamães ainda mais prática e tranquila. É uma versão limitada de um convencional.

A Lívia do @mamaevirtual que possui mais de 74 mil seguidores no Instagram, escolheu esse tablet infantil para seu filho:

View this post on Instagram

Dica de volta às aulas e adaptação escolar: os desenhos podem dar uma mãozinha nessa fase.😃 O Cailou e o Daniel Tigre mostraram como passaram por essa experiência. . Daniel Tigre: temporada 1, episódio 2: ele está nervoso com seu primeiro dia de aula, mas ele vai ver o quanto é bom. . Cailou: temporada 1, episódio 4 Esse episódio mostra o primeiro dia de Cailou na creche, e a oportunidade que ele teve de fazer muitos amigos. . Param quem tem #NetflixBrasil, esses têm disponíveis para conferir com os pequenos.😃🙌🏻 . Marque aquela amiga que pode estar precisando de uma ajudinha.😁 . #adaptacaoescolar #streamteam #partiunetflix #dicasnetflix #netflixbr #kidpad

A post shared by Lívia Pacheco – São Paulo (@mamaevirtual) on

Por que comprar um tablet infantil?

Com ele os pais não precisam dar o próprio celular na mão dos filhos, por exemplo. Que além de ser arriscado, pois eles podem danificar o aparelho, pode ser perigoso por conta da infinidade de conteúdos inapropriados para crianças que rola na internet.

Então eles não precisam mais se preocupar com o que os filhos acessam, pois esse tipo de equipamento vem com conteúdo pré-instalado totalmente voltado para o público infantil.

E claro, os pais podem baixar outros aplicativos que acham mais interessantes para a criança. Além disso, a maioria dos modelos possui um sistema de controle parental, que nada mais é do que um controle total do que a criança faz no tablet, oferecendo segurança para que a criança não caia em armadilhas que existem na rede.

Os pais podem gerenciar o tempo que a criança passa no equipamento e também podem bloquear determinados aplicativos. Além de poder ver o histórico de tudo que eles acessam.

A Lívia do @mamaevirtual adora o controle parental:

LíviaBlogueira de maternidade

“Filipe ficou feliz demais com tablet dos Avengers, que vem cheio de apps infantis, mas o melhor, para mim, é o CONTROLE PARENTAL. Posso controlar o conteúdo acessado por ele, programar o tempo de uso, e garantir a segurança sempre. Ele não poderá usar nada que eu não tiver liberado antes.”

Quais as vantagens do tablet infantil?

Como vimos, as vantagens de um tablet infantil são muitas. Mas vale ressaltar que com o controle adequado do que as crianças estão acessando, esse dispositivo eletrônico se torna um excelente parceiro dos pais no desenvolvimento dos pequenos.

Existem aplicativos que incentivam a leitura, auxiliam na alfabetização, trabalham a coordenação motora, estimulam a criatividade, entre tantos outros incríveis.

Além disso, eles são pensados para ter uma altíssima resistência a impactos e até mesmo acidentes com líquido, como virar um pouco de suco. Eles vêm com capinhas muito robustas que protegem o aparelho das possíveis quedas.

Mas mesmo assim, vale lembrar que os pais devem estimular o manuseio com cuidado, como qualquer dispositivo eletrônico, existe certa sensibilidade. Uma desvantagem é que o tablet infantil costuma ser um equipamento mais caro.

Vantagens
  • Pode ser levado para qualquer lugar
  • Muitos aplicativos funcionam offline
  • Oferece total segurança ao que eles estão acessando na internet
  • Auxilia no desenvolvimento de muitas atividades
  • Altamente resistentes
Desvantagens
  • Alto investimento

Como permitir o uso do tablet infantil de maneira correta?

Que o tablet infantil possui grandes vantagens nós já vimos nesse artigo. Mas os pais possuem muitas dúvidas sobre a hora e a maneira correta de introduzir esse dispositivo na vida dos seus filhos.

Então muitas perguntas podem surgir e a primeira delas é “a partir de que idade posso permitir o uso de um tablet infantil?”

A maioria dos pediatras indica o uso de qualquer dispositivo eletrônico ou exposição de tela – isso inclui TV – após os 2 anos. Isso porque até essa fase da vida, as crianças devem aprender com experiências reais e não apenas com o olhar e toque na tela.

De acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP), menores de dois anos não devem usar esses aparelhos. E para que os impactos sejam positivos, dos 2 aos 5 anos de idade, é ideal que haja limite diário. As crianças podem usar o tablet 1 hora por dia.

O Berçário e Educação Infantil Peixinho Dourado fez uma postagem interessante e instrutiva sobre o uso do tablet infantil:

View this post on Instagram

Crianças e tecnologia 📱🎮 A tecnologia faz parte da nossa rotina e acaba entrando na vida dos nossos filhos também 👦👧 É celular, tablet, computador, smart TV, etc. No entanto é fundamental estabelecer um limite e direcionar o tempo gasto em eletrônicos para atividades realmente interessantes e que podem, inclusive, estimular a aprendizagem, como aplicativos com jogos de memória, curiosidades sobre animais, cuidados com o planeta, etc ⚠️ A criação de regras claras facilita a aceitação dos pequenos 😉 Um exemplo: desenhos educativos no tablet só no fim de semana e com tempo limitado ➡️ Também é importante acompanhar o seu filho enquanto ele interage online, como na navegação do YouTube. Mesmo vídeos com personagens infantis podem ter conteúdo não adequado, então é bom estar sempre atento. #Tecnologia #CriançaETecnologia #Infância #VídeoGame #Jogos #JogosOnline #DicaParaOsPais #Maternidade #Paternidade #Limites #EducaçãoELimites #InfânciaELimites #EducaçãoInfantil #DesenvolvimentoInfantil #TabletInfantil #Filhos #AmorEProfissionalismo

A post shared by Peixinho Dourado Curitiba (@peixinhodouradocuritiba) on

É importante que eles tenham esse contato com a tecnologia para que acompanhem o próprio tempo deles, mas também é essencial que haja controle dos pais, impondo limites e fiscalizando os conteúdos acessados.

Uma matéria publicada no G1 em 2017, alerta para outro cuidado a ser tomado: com a visão das crianças, que só se desenvolve por completo aos 7 anos.

A dica é que os pais estabeleçam pausas para descanso dos olhos, se a criança usar o equipamento por 1 hora, ela pode pausar um pouco a cada 20 minutos.

Para finalizar, o ideal é que essa uma hora por dia não seja no período noturno, perto da hora de dormir e nem mesmo na hora das refeições. Seria interessante que o tablet infantil fosse uma oportunidade de interação entre pais e filhos.

Tablet infantil ou tablet convencional?

Tablet infantil? Qual a diferença entre um tablet infantil e um tablet convencional? Embora eles sejam muito parecidos, alguns detalhes os tornam diferentes, fazendo-os específicos para cada público. Podemos dizer que um tablet infantil é uma versão limitada de um convencional.

Os modelos infantis costumam ser mais baratos que os convencionais. Custando em média R$ 400. Para comprar um tablet para adultos das melhores marcas, o investimento acaba sendo bem maior.

Mas o diferencial mesmo fica por conta do controle parental, que já mencionamos nesse artigo.

Muitos pais acabam se perguntando se não podem comprar um convencional e instalar um aplicativo de controle. É possível, mas acaba sendo mais complicado de operar.

E se o tablet é para a criança, por que não investir no modelo mais econômico e que já tenha essa vantagem? Confira outras diferenças através dessa tabela comparativa:

Tablet infantil Tablet convencional
Investimento Mais baratos que os convencionais Mais caros
Segurança Controle parental já instalado oferece mais segurança aos pais e é fácil de operar Não há segurança para crianças, necessário instalação
Resistência Planejados para crianças, são mais resistentes Podem ou não ter alta resistência, equipamentos eletrônicos de forma geral são dispositivos com certa sensibilidade
Design São mais atrativos por conta do design e cores, em especial os com personagens São simples, desenvolvidos para o público adulto
Aplicativos Em sua maioria, possuem aplicativos que auxiliam no desenvolvimento da criança já instalados Costumam vir com poucos aplicativos para que o usuário faça a instalação dos que deseja, não possui nada específico para crianças
Configuração Simples Podem ter maior variedade de configurações e especificações técnicas, como capacidade de memória
Tela Costumam ter tela de 7 polegadas Há maior variedade de tamanhos de tela

Você sabia que o tablet não foi inventado pela Apple?

É bem verdade que o eletrônico ficou famoso com o lançamento do iPad e depois muitas marcas também lançaram seus tablets. Mas há registro de um dispositivo com design e funcionalidade semelhante desde 1968, no filme de ficção científica “2011, Uma Odisseia no Espaço.”

Ainda assim, o primeiro tablet parecido com o que temos hoje, chegou ao mercado em 1989. Era o GridPad, lançado pela Grid System. Sua bateria durava cerca de 3 horas.

Funcionava com o toque de uma caneta especial na tela. Ele pesava 2 kg, tinha 10 polegadas e exibia 32 tons de cinza. Havia até uma entrada para disquete. Consegue imaginar?

Quanto custa?

Embora o investimento seja considerado elevado para alguns, se comparado a outros dispositivos eletrônicos, fica barato comprar um tablet infantil. Com R$ 300 é possível comprar um dos melhores modelos do mercado.

Um preço muito abaixo do praticado nos tablets convencionais para adultos. A média de preço dos modelos mencionados nesse ranking é de R$ 415.

Onde comprar?

Você pode encontrar um tablet infantil em lojas especializadas em equipamentos eletrônicos, lojas de departamentos ou quem sabe até mesmo em lojas de brinquedos.

Comprando pela internet você consegue encontrar uma maior variedade de modelos. Sem contar que não precisa sair de casa e recebe o produto no conforto do seu lar. E por isso fizemos esse guia. Para que você tenha total segurança na sua compra online.

Na internet você encontra as melhores ofertas. Todos os modelos do nosso ranking estão disponíveis no site da Amazon. Pode ser que você encontre em outras lojas, como Submarino e Lojas Americanas.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de tablet infantil

Nessa etapa do guia você pode estar pensando o seguinte: “Já entendi o que é um tablet infantil e suas vantagens. Anotei as dicas de como apresentar essa tecnologia de forma saudável para meus filhos. Sei dos valores e onde comprar. Mas qual modelo eu escolho?”

Somente você pode responder essa pergunta, mas nós queremos te ajudar a encontrar a resposta, é claro. Vale ressaltar que o melhor tablet infantil para seus filhos, será aquele que atende as necessidades que você deseja e caiba no seu bolso.

Agora vamos refletir sobre alguns critérios que vão te ajudar a decidir de uma vez por todas qual modelo comprar.

  • Faixa etária
  • Conteúdo
  • Memória
  • Controle parental

Faixa etária

Primeira pergunta. Quantos anos seu filho ou filha tem? Essa resposta já elimina algumas opções. Se a criança possui entre 2 e 4 anos, um tablet da Galinha Pintadinha pode ser bem atrativo.

Por outro lado, uma criança de 9 anos não iria gostar nadinha desse modelo. E você melhor do que ninguém conhece os gostos do seu filho. Então considere sua faixa etária e seus gostos.

O tablet infantil da DL sabichões também possui uma interface bem infantil, sendo mais interessante para os pequenos.

Modelos mais neutros, ou de personagens de heróis podem ser os preferidos das crianças a partir dos 7 anos.

Conteúdo

O que você quer que seu filho acesse? Qual a finalidade de um tablet infantil para ele? Esse critério também é importante.

Embora você possa baixar novos jogos e aplicativos educativos, o que vem pré-instalado precisa de uma análise. Até mesmo para saber se funcionam de modo off-line ou não.

O modelo da Multilaser da Discovery Kids, por exemplo, acaba sendo uma extensão do canal que é muito educativo. Logo você tem a segurança de encontrar conteúdos interessantes nesse tablet infantil. Veja o pequeno Miguel de 2 anos e 6 meses montando palavras no tablet:

De qualquer modo você pode entrar na PlayStore e baixar o aplicativo que deseja.

Memória

A memória do tablet infantil vai dizer o quanto de aplicativos você pode ter no aparelho. Talvez, para crianças de 2 anos, isso não importa muito, já que os aplicativos acabam sendo mais limitados.

Mas para uma criança que já tem autonomia de instalar novos aplicativos, esse detalhe é fundamental. Afinal, os pequenos também podem ter músicas e fotos no tablet.

Verificar as especificações técnicas é importante para ver se o tablet infantil dá conta do recado. Eles não costumam ter uma memória muito grande, mas lembre-se de checar essa capacidade de armazenamento antes de escolher.

Controle Parental

Tenho certeza que segurança é algo fundamental para você. Então veja se o modelo que você gostou possui sistema de controle parental. É através dele que você vai poder controlar o que seu filho acessa. Ver o histórico do navegador.

Você ainda pode bloquear certos conteúdos e gerenciam o tempo que as crianças podem ficar no tablet. Existem aplicativos gratuitos que oferecem esse controle, mas ter esse sistema já instalado é um diferencial.

Agora que você já sabe tudo que precisa para presentear seu filho com um tablet infantil, basta clicar no link daquele que mais atenda às necessidades e gostos da criança. Esperamos que seja um grande aliado no desenvolvimento dos seus filhos.

(Fonte da imagem destacada: Nadezhda Prokudina / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Curiosa por natureza, escolheu jornalismo na graduação. Adora pesquisar sobre os mais diversos assuntos, especialmente aqueles relacionados a construção do lar, crianças e maternidade. Apaixonada pelos animais e cada vez mais interessada pela sustentabilidade, quer trazer mais sobre esses universos para o leitor.