Imagem de uma mulher usando um tablet
Ultima atualização: 5 de novembro de 2019

Como escolhemos

7Produtos analisados

18Horas investidas

7Estudos avaliados

73Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre o tablet Samsung, um dispositivo intermediário entre um smartphone e um notebook. Com o tablet você consegue acessar a internet, ler e-books, assistir filmes e séries, estudar, trabalhar, jogar e utilizar aplicativos. Um dos diferenciais do tablet, é que esse aparelho é extremamente portátil.

Se você está pensando em comprar um tablet da Samsung, mas está em dúvida sobre qual modelo escolher, leia este artigo. Vamos falar sobre as diferentes linhas de tablets da Samsung, quais são os diferenciais de cada uma e dicas de como escolher o modelo ideal.




Primeiro, o mais importante

  • A Samsung possui três linhas de tablets: linha A, E e S. Se você procura um modelo básico e acessível, a linha E é ideal. Se você estiver procurando um tablet para estudar ou trabalhar, aposte na linha A. Se você precisa de um dispositivo potente, invista em um modelo da linha S.
  • Analise se o tablet possui conexão Wi-Fi, 4G ou ambas. A conexão 4G é indispensável para quem precisa estar sempre conectado e a internet wireless é veloz. Dê preferência aos modelos com ambas possibilidades.
  • A capacidade de armazenamento dos tablets da Samsung varia de 8 a 64 GB. Mas todos os modelos têm espaço para inserir um cartão de memória expansiva.

Você também pode gostar:

Os melhores de tablet Samsung

Se você quer comprar um tablet, vale a pena conferir os modelos da Samsung, pois você vai encontrar desde aparelhos mais básicos, até dispositivos de alto desempenho. Selecionamos as melhores sugestões de compra, confira.

Tablet Samsung com excelente desempenho

O Galaxy TAB A T295 da Samsung tem desempenho básico. O processador é quad core, com 1,5 GHz de velocidade e memória RAM de 2 GB. O sistema operacional é Android e a capacidade de armazenamento é de 32 GB. Esse modelo tem conexão 4G. A tela tem 8 polegadas.

Para quem quer uma tela grande

O Galaxy TAB T560 é o modelo ideal para quem procura um tablet com tela maior para assistir filmes e séries, são 9,6 polegadas. Esse modelo também tem uma bateria potente, com 5000 mAh, conexão Wi-Fi e 4G. O desempenho do dispositivo é básico: o aparelho tem processador quad core, 1,3 GHz, memória RAM de 1,5 GB e 16 GB de espaço interno. O sistema operacional é Android.

Para quem busca espaço de armazenamento

O Galaxy  Tab S5E tem alto desempenho, com 4 GB e memória RAM e memória interna de 64 GB. O sistema operacional é Android. As câmeras também surpreendem, e a tela mais ampla, com 10,5 polegadas, é outro diferencial.

Guia de Compra

Se você está pensando em comprar um tablet, é normal surgirem algumas dúvidas como: qual processador é mais eficiente para as minhas necessidades? Qual é o melhor sistema operacional? Qual é a capacidade de armazenamento ideal?

Para saber a resposta para essas e outras perguntas, confira este Guia de Compra. Vamos falar sobre os diferenciais do tablet Samsung, quais são os diferentes modelos disponíveis e as características que você deve analisar no momento da compra.

Imagem de um rapaz usando um tablet da Samsung

Você pode usar o tablet Samsung para estudar, trabalhar e em momentos de lazer. (Fonte: Brooke Cagle/Unsplash)

Quais são os diferenciais de um tablet Samsung?

A maioria dos modelos de tablets da Samsung têm recurso multitarefas, ou seja, você pode utilizar o aparelho para estudar, trabalhar e também nos momentos de descanso e lazer.

Embora cada modelo tenha seus diferenciais, algumas características estão presentes em quase todos os aparelhos.

Segurança

Para garantir a segurança dos dados e arquivos, utilize a plataforma de segurança Samsung Knox, que possui múltiplas camadas de proteção e coloca seus dados em pastas que apenas você pode abrir.

Você pode armazenar seus arquivos pessoais e profissionais em áreas separadas.
A Knox inicia automaticamente sempre que você liga o tablet.

Facilidade de manuseio

Alguns modelos vêm com a S Pen, caneta com ponta fina e elastômero, ideal para escrever e desenhar com precisão e leveza. Com ela, você pode preencher e assinar formulários e contratos digitais diretamente na tela do tablet.

 Imagem de uma pessoa desenhando em um tablet usando um S Pen

A S Pen facilita o uso do tablet. (Fonte: Brooke Cagle/Unsplash)

Sincronização

Para sincronizar a agenda, calendário e e-mails corporativos de seu computador no tablet, você pode ativar a função EAS (Exchange Active Sync). Se você quiser fazer o inverso, e acessar dados do tablet pelo computador, é só ativar a função SideSync.

Com o recurso Samsung Flow, você pode sincronizar seus dispositivos e usar o compartilhamento de conteúdo para transferir arquivos entre tablet, smartphone e notebook.

Para sincronizar o tablet a dispositivos com telas maiores como Smart TVs e projetores durante reuniões e apresentações, você só precisa ativar o Quick Connect.

Modo Kids

Se você tem filhos, basta colocar o tablet no Modo Kids, para ter acesso a um conjunto de aplicativos educativos e divertidos, com ícones que remetem ao universo infantil.

Você também pode bloquear aplicativos e sites inadequados, monitorar as atividades da criança e definir o tempo que ela pode usar o aparelho. Você pode ajustar essa configuração para até seis crianças.

Imagem de dois bebês mexendo em um tablet

A maioria dos tablets da Samsung vêm com Modo Kids. (Fonte: Jelleke Vanooteghem/ Unsplash)

Quais são os diferentes modelos da linha A de tablet Samsung?

Atualmente, a Samsung tem três linhas de tablets. A linha A é ideal para quem precisa de um tablet para trabalhar ou estudar. A linha E é voltada para multitarefas, e a linha S é ideal para quem quer usar o tablet como um computador.

Galaxy TAB A T280/T285

O Galaxy TAB A T280/T285 é um modelo de entrada, tem processador quad-core, velocidade de processamento de 1.5 GHz, memória RAM de 1,5 GB e capacidade de armazenamento para 8 GB.

Este modelo é compacto: são 18,6 cm de altura, 10,8 cm de largura, 8,7 mm de espessura e pesa apenas 289 g. O aparelho também é aderente, pois tem bordas ergonômicas e arredondadas.

Este modelo é ideal para quem usa o tablet para trabalhar ou estudar, pois o dispositivo tem bateria eficaz (4000 mAh) e conectividade LTE, que possibilita que você acesse a internet e baixe arquivos em alta velocidade, mesmo sem conexão Wi-Fi.

A câmera traseira tem resolução de 5 MP e foco automático que permitem leitura de códigos de barra e códigos QR. A câmera frontal tem resolução de 2 MP. Você pode gravar vídeos em resolução HD.

Galaxy TAB A T585

O Galaxy TAB A T585 é uma versão aprimorada do modelo anterior. A começar pelo sistema operacional Exynos 7870, octa-core, com 1.6 GHz de velocidade e memória RAM de 3 GB.

Este aparelho é um pouco maior e mais pesado: são 25,4 cm de altura, 16,4 cm de largura, 8,2 mm de espessura e 558 gramas. A tela tem 10,1 polegadas e resolução de 1920x1200 pixels.

O aparelho possui bateria de 7300 mAh, que permite que você consiga utilizar o tablet por longos períodos. Esse dispositivo possui capacidade de armazenamento de 16 GB.

Por ser um aparelho destinado ao uso profissional, este modelo tem diversas funcionalidades práticas, como a S Pen que pode ser usada para fazer anotações rápidas e assinaturas eletrônicas.

Imagem de uma pessoa fazendo anotações na tela de um tablet

A S Pen acompanha o produto. (Fonte:PhotoMIX-Company/ Pixabay)

E o mesmo aparelho pode ser compartilhado por até oito pessoas no modo multiusuário, que permite que cada um tenha suas próprias telas iniciais em um único tablet.

Para personalizar o dispositivo, você pode configurar para que o logotipo da sua empresa apareça durante a inicialização e na tela inicial. Também é possível configurar a inicialização automática de alguns aplicativos.

Esse aparelho também possui câmeras de alta qualidade. A traseira tem resolução de 8 MP, com foco automático, flash e HDR para capturar imagens brilhantes mesmo em condições de baixa luminosidade.

A câmera frontal é mais simples, tem resolução de 2 MP. Os vídeos são gravados em resolução Full HD.

Galaxy TAB A T385

O Galaxy TAB A T385 é um modelo intermediário. Tem processador Snapdragon 425, quad-core, velocidade de 1.4 GHz, 2GB de memória RAM, memória interna de 16 GB e sistema operacional Android 7.1.

O aparelho tem as seguintes dimensões: 21,2 cm de altura, 12,4 cm de largura, 8,9 mm de espessura e pesa 364 gramas. A tela tem 8 polegadas, que melhora a experiência de visualização.

A bateria tem 5000 mAh e pode ser usada por períodos prolongados. O modo economia de energia oferece suporte para que você fique com carga suficiente enquanto estiver fora de casa.

A câmera traseira tem resolução de 8 MP, ajuste de foco automático e flash, a frontal tem 5 MP. A gravação de vídeos é em Full HD.

A T280/T285 A T585 A T385
Processador quad-core 1.3 GHz (Wi-Fi) ou 1.5 GHz (4G) Exynos 7870, octa-core 1.6 GHz Snapdragon 425, quad-core 1.4 GHz
Memória RAM 1,5 GB 3 GB 2 GB
Sistema Operacional Android 5.1 Android 6.0 Android 7.1
Armazenamento 8 GB 16 GB 16 GB
Bateria 4000 mAh 7300 mAh 5000 mAh
Câmera 5 MP (T) e 2 MP (F) 8 MP (T) e 2 MP (F) 8 MP (T) e 5 MP (F)
Conexões Wi-Fi ou 4G Wi-Fi e 4G Wi-Fi
Tela 7 polegadas 10.1 polegadas 8 polegadas
Sensores Acelerômetro Acelerômetro, sensor de efeito hall e sensor de luz RGB Acelerômetro e sensor de efeito hall
Cores Preto Preto ou branco Preto ou cinza
Dimensões (AxLxP) 186.9x108.6x8.7 mm 254.3x164.2x8.2 mm 212.1x124.1x8.9 mm
Peso 289 g 558 g 364 g

Quais são os outros modelos de tablet Samsung?

Os modelos da linha mencionada na seção anterior são os mais baratos da marca Samsung. Porém, existem muitos outros modelos, com diferentes especificações técnicas. Confira cada um abaixo:

Galaxy TAB S2 T715/T719

O Galaxy Tab S2 tem processador Snapdragon 652, octa-core (formado por dois processadores quad-core de 1,9 e 1,3 GHz respectivamente), tem 3 GB de memória RAM e armazenamento para 32 GB.

Esse aparelho também se destaca nas dimensões, são 19,8 cm de altura, 13,4 cm de largura e apenas 5,6 mm de espessura. Ele também é mais leve, pesa apenas 272 g. A tela tem oito polegadas e é Super AMOLED.

Imagem de um tablet em cima de uma mochila

Com dimensões compactas, o Galaxy TAB A é o modelo perfeito para carregar na bolsa ou mochila. (Fonte: Yahdi Romelo/Unsplash)

O TAB S2 também é otimizado para visualizar documentos, pois, quando está no modo leitura, o aparelho ajusta automaticamente as configurações de cores e brilho, para trazer mais conforto.

Esse modelo também vem com o pacote Office completo. Você pode sincronizar esse recurso com os outros dispositivos móveis e usar o tablet para estudar e trabalhar.

Você acessa o tablet por meio de leitura biométrica. Outro recurso de segurança é a autenticação em dois fatores.

A câmera traseira tem resolução de 8 MP e foco automático, mas não possui flash. A câmera frontal tem resolução de 2.1 MP. A câmera grava vídeos em Quad HD (QHD).

Galaxy TAB E T561M

O Galaxy TAB E é um modelo básico, ideal para quem está procurando um aparelho acessível. O processador é quad-core, tem velocidade de 1.3 GHz e memória RAM de 1,5 GB. O armazenamento é de 8 GB.

Esse dispositivo mede 24,1 cm de altura, 14,9 cm de largura, 8,5 mm de espessura e pesa 490 g. Esse modelo tem uma tela grande, 9,6 polegadas. O revestimento traseiro é em tecido antideslizante.

Esse aparelho é equipado com duas câmeras: a traseira tem resolução de 5 MP e foco automático e a frontal tem resolução de 2 MP. A gravação de vídeos é em HD.

Galaxy TAB Active 2

O Galaxy TAB Active 2 tem processador octa-core com 1.6 GHz, 3 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento. As dimensões são 12,7 cm, 21,4 cm, 9,9 mm de espessura e o aparelho pesa 419 g.

O Active 2 possui design robusto, com revestimento aderente, antiderrapante e com capa projetada para suportar quedas. O aparelho e a S Pen também apresentam resistência contra água e pó (classificação IP68).

A bateria é potente (4450 mAh), tem longa duração e é facilmente substituível.

Esse dispositivo possui autenticação biométrica e sistema de reconhecimento facial, para garantir proteção avançada aos dados e documentos presentes no tablet.

Esse modelo tem conexão Pogo Pin, que elimina a necessidade de emparelhamento em estações de carga, e fornece carregamento sem danificar os conectores USB Type C. Você também pode conectar o teclado ao Pogo Pin para utilizar o tablet como um computador.

A câmera traseira tem 8 MP de resolução, foco automático e flash e a frontal tem resolução de 5 MP. O aparelho grava vídeos em Full HD. A câmera tem leitor de código de barras, de passaporte e identificador de identidade.

Galaxy TAB S4

O Galaxy TAB S4 é o modelo premium da Samsung. O processador é octa-core, com velocidade de 2.35 GHz, 4 GB de memória RAM e armazenamento de 64 ou 256 GB (com expansão em até 400 GB).

Este modelo é robusto, tem 24,9 cm de altura, 16,4 cm de largura, 7,1 mm de espessura, pesa 483 g e tem design em metal. A tela tem 10,5 polegadas, borda mais fina (sem o botão de início) e é Super AMOLED.

Imagem de duas mulheres usando um tablet

O Galaxy TAB S4 tem revestimento em metal. (Fonte: Rawpixel.com/Pexels)

aparelho. O carregamento é rápido e leva cerca de 200 minutos para atingir 100%.

Você pode usar o TAB S4 como um computador, conectando-o à capa que funciona como teclado. Para utilizar essa função, conecte um teclado e mouse compatíveis com sistema Android.

Para proteger os dados do dispositivo, esse modelo tem leitura de íris e sensor de reconhecimento facial. Você pode combinar essa funcionalidade com outros sistemas de autenticação.

O dispositivo é equipado com duas câmeras, a traseira tem resolução de 13 MP, foco automático e flash e a frontal tem resolução de 8 MP. Esse aparelho pode ser usado para gravar vídeos em resolução UHD/4K.

S2 E Active 2 S4
Processador Octa-core 1.9 GHz Quad-core 1.3 GHz Octa-core 1.6 GHz Octa-core 2.35 +1.9 GHz
Memória RAM 3 GB 1.5 GB 3 GB 4 GB
Armazenamento 32 GB 8 GB 16 GB 64 GB
Bateria 4000 mAh 5000 mAh 4450 mAh 7300 mAh
Câmera 8 MP (T) e 2 MP (F) 5 MP (T) e 2 MP (F) 8 MP (T) e 5 MP (F) 13 MP (T) e 8 MP (F)
Conexões Wi-Fi ou 4G Wi-Fi Wi-Fi e 4G Wi-Fi e 4G
Tela Super AMOLED 8 polegadas HD 9.6 polegadas FHD 8 polegadas Super AMOLED 10.5 polegadas
Sensores Acelerômetro, impressão digital, giroscópio, Geo magnético, efeito hall, de proximidade e
RGB
Acelerômetro Acelerômetro, impressão digital, giroscópio, Geo magnético, efeito hall, de proximidade e RGB acelerômetro, geo magnético, efeito hall, leitor de íris, de luz RGB e de proximidade
Cores Branco ou preto Branco ou preto Preto Preto ou cinza
Dimensões (AxLxP) 198.6x134.8x5.6 mm 241.9x149.5x8.5 mm 127.6x214.7x9.9 mm 249.3x164.3x7.1 mm
Peso 272 g 490 g 419 g 483 g

Quanto custa um tablet Samsung?

Os modelos da linha A são os mais baratos, você encontra entre R$ 650 e R$ 1.100. A linha E também é acessível, o modelo com conexão Wi-Fi custa R$ 900 e com conexão 4G R$ 1.100.

Os modelos premium são mais caros. Você encontra os aparelhos Active 2 e S3 por R$ 3.000 e o modelo S4 por R$ 3.900.

Onde comprar um tablet Samsung?

Você encontra os tablets da Samsung em lojas físicas e virtuais da própria Samsung, em lojas de aparelhos eletrônicos como Fast Shop e no departamento de eletrônicos de diversas lojas como Ponto Frio, Magazine Luiza e Casas Bahia.

Se preferir, dá para comprar pela internet, em lojas virtuais como Amazon, Mercado Livre, Submarino e eBay.

Critérios de Compra: Como comparar os modelos de tablet da Samsung

Para escolher o modelo ideal de tablet, de acordo com as suas necessidades e preferências, você deve analisar algumas características que mudam de um modelo para o outro, como as descritas abaixo.

  • Processador
  • Polegadas
  • Memória
  • Bateria

Vamos explicar cada um dos itens ao longo desta seção.

Processador

É o processador que executa todas as funções, softwares e aplicativos do dispositivo. Um processador potente torna o aparelho mais rápido, roda diversos aplicativos simultaneamente e aumenta a sensibilidade da tela ao toque.

Os tablets da Samsung operam com processadores quad-core e octa-core (quatro ou oito núcleos, respectivamente), a velocidade de processamento varia de 1.3 a 2.35 GHz e a memória RAM varia de 1,5 a 4 GB.

Os modelos mais básicos são Galaxy TAB A T280/T285, A T385 e TAB E. Os dispositivos mais potentes são Galaxy TAB A T585, S2, S3 Active 2 e S4.

Polegadas

Uma característica a ser levada em consideração no momento da compra de um tablet é o tamanho da tela. Nos modelos da Samsung, os tamanhos variam de 7 a 10,5 polegadas.

Um tablet com tela menor, de até 8 polegadas, é ideal para acessar internet, redes sociais, jogos simples e alguns aplicativo. Aparelhos com esse tamanho de tela podem ser transportados com facilidade.

  • 7 polegadas: Galaxy TAB A T280/T285
  • 8 polegadas: Galaxy TAB A T385, S2, e Active 2

Os tablets maiores são ideais para ler e-books, jogar, assistir filmes, séries ou qualquer outra atividade que demanda mais tempo frente ao equipamento. Modelos maiores podem ser carregados em bolsas, mochilas e pastas.

Se você procura um aparelho maior, opte pelos seguintes modelos: Galaxy TAB E, TAB A T585 e S4, com 9,6, 10,1 e 10,5 polegadas, respectivamente.

Imagem de um smartphone em cima de um tablet

Se você for usar o tablet para assistir filmes e séries ou jogar, dê preferência a um modelo com tela maior. (Fonte: Firmebee/ Pixabay)

Memória

É na memória interna do tablet, que os aplicativos e arquivos são armazenados. Dentre os tablets da Samsung disponíveis no mercado, a capacidade de armazenamento varia de 8 a 64 GB.

Para definir qual modelo comprar, você deve analisar a capacidade que o aparelho precisa ter de acordo com a forma como você vai usá-lo.

Se for usar o tablet para tarefas simples como navegar na internet, ler livros digitais, ouvir música e assistir vídeos online, um tablet com 8 GB pode ser muito útil. A Samsung tem dois modelos com essa capacidade: Galaxy TAB A T280/T285 e E.

Imagem de um tablet da Samsung

Todos os tablets têm acesso à internet, wireless, 4G ou ambas. (Fonte: PhotoMIX-Company/ Pixabay)

Se você quiser armazenar músicas, vídeos e aplicativos no dispositivo, escolha um modelo com capacidade de armazenamento de 16 ou 32 GB como os modelos Galaxy TAB A T385 e T585, Active 2 (16 GB) e S2 (32 GB).

Agora, se você deseja baixar arquivos pesados como filmes, séries e jogos, opte por um modelo com 64 GB de capacidade. A Samsung só tem um modelo nessa categoria: Galaxy TAB S4.

Bateria

A sigla mAh se refere à “miliampere-hora”, uma unidade de medida usada para indicar a capacidade da bateria de um dispositivo móvel. Quanto maior for o índice mAh, mais tempo a carga do dispositivo dura.

Nos tablets da Samsung, essa medida varia de 4000 a 7300 mAh:

  • 4000 mAh: Galaxy TAB A T280/T285 e S2.
  • 4450 mAh: Galaxy TAB Active 2.
  • 5000 mAh: Galaxy TAB A T385 e E.
  • 7300 mAh: Galaxy TAB A T585 e S4.
4000 mAh 4450 mAh 5000 mAh 7300 mAh
Uso de internet 3G 8h 9h 14h 13h
Uso de internet 4G 9h 11h 15h 13h
Uso de internet Wi-Fi 11h 11h 15h 14h
Reprodução de vídeos 9h 11h 14h 13h
Reprodução de áudio 87h 78h 153h 154h
Tempo de ligações 21h 25h 36h 43h

A durabilidade da bateria não está relacionada apenas ao índice mAh, mas também ao consumo do dispositivo, quanto mais potente for processador e maior for o tamanho e resolução da tela, menos tempo a bateria dura.

(Fonte da imagem destacada: Yong-guang-tian/ Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.