Ultima atualização: 19 de outubro de 2021

Como escolhemos

7Produtos analisados

21Horas investidas

6Estudos avaliados

30Comentários coletados

Antes de mergulharmos em taças, vamos falar sobre vinho. Esta bebida sempre esteve presente em quase todas as celebrações, refeições especiais ou passeios românticos. Na verdade, é tão famoso que existe um tipo de turismo dedicado a ele (enoturismo).

Você sabia? Nesses passeios, os viajantes são degustados com diferentes tipos de vinho.

Devido à grande variedade de tipos existentes, todos com texturas e aromas diferentes, é lógico que recipientes são necessários para maximizar a experiência, como o copo. Para que você não faça asneira ao escolher qual ou quais comprar e aprender como mantê-los corretamente, trazemos este post.




O mais importante

  • Taças de vinho, como o próprio vinho, são parte de uma tradição muito antiga que nos oferece regras e instruções sobre como usá-las. Entretanto, nós sempre podemos improvisar e adicionar um pouco de nossa própria personalidade.
  • Óculos de cristal são ideais se quisermos ser fiéis à tradição, mostrando elegância e sofisticação.
  • Saber segurar um copo ou onde colocá-lo sobre a mesa dos hóspedes é essencial e não é tão difícil quanto pensamos.

Taças de Vinho: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: O que você deve saber sobre taças de vinho

É essencial levar em conta a diversidade dos vinhos no mercado. Além disso, as diferenças de sabores, aromas e situações que aumentam seu prazer. Da mesma forma, para cada tipo de vinho há um copo adequado.

Ligado a isso, a tradição estabeleceu um rótulo de mesa que indica a melhor maneira de bebê-lo. Você tem alguma dúvida sobre isso? Nós os resolveremos abaixo.

Que horas são? É hora de um copo de vinho.
(Fonte: Chance: tAH2cA_BL5g/ Unsplash.com)

Que tipos de taças de vinho existem?

Caso você não soubesse, existe uma taça de vinho não só para ocasiões especiais, mas para o tipo de vinho que você vai servir. Na tabela seguinte, você conhecerá os tipos e suas principais funções:

Tinto Branco Champanhe ou Cava
Copo Bordeaux O copo padrão para vinhos tintos x x
Copo Borgonha Para vinhos à base da variedade pinot noir x x
Carbernet Sauvignon Similar ao copo Bordeaux, mas para vinhos mais temperados como os de Penedés, Ribeira Sacra e Rías Baixas, etc. x x
Chardonnay x Para vinhos brancos frutados como Rueda x
Brancos secos x Como seu nome diz, é ideal para vinhos secos como Riojas, Navarras, Terra Alta ou Verdejos puros x
Sauternes x Para sauternes ou vinhos doces como Moscatel x
Flauta x x Para cava ou champagne
Sherry x Para vinhos de xerez e Montilla-Moriles x
Porto Para vinhos do porto e vinhos fortificados, com aroma e doçura poderosos x x
Madeira Para vinhos fortificados e poderosos, mas não tão doces como o porto x x

Quais são as vantagens e desvantagens dos copos de vinho?

Servir vinho em um copo não é feito apenas por hábito. Esta famosa embarcação é feita para tornar a experiência mais agradável. Aqui estão algumas de suas vantagens

  • Melhorar o sabor e o aroma: O tamanho do caule e o tamanho do caule, assim como a abertura da boca de vidro, desempenham um papel importante na maximização do sabor e do aroma.
  • Elegância: . Os copos de vinho podem dar um toque especial de estilo e glamour à sua mesa se você escolher os certos.
  • Originalidade: Existem também taças de vinho originais que se destacam pelo seu design ou cores, permitindo que você se diferencie de seus amigos.
  • Acessibilidade de preços: É possível obter um conjunto barato de taças de vinho que atendam aos requisitos que desejamos. Há também os mais caros, dependendo do material ou se queremos taças de vinho decoradas ou pintadas à mão, entre outros.

Talvez a única desvantagem que encontramos seja sua fragilidade. Todos nós temos aquele amigo desajeitado com a capacidade de quebrar nosso conjunto de copos. Portanto, recomendamos ter um conjunto de copos para ocasiões especiais e outro para reuniões mais informais.

Onde o copo de vinho vai para a mesa?

Colocar copos de vinho sobre a mesa é mais simples do que parece. Tudo depende de quantas variedades de vinho serão servidas e como gostamos que sejam arranjadas.

Em geral, as taças de vinho devem estar na frente e à direita dos pratos. Mais ou menos onde estão as facas de cada comensal

  • Se apenas um vinho vai ser servido, é aconselhável usar apenas dois copos. Ou seja, um copo de vinho e um copo de água.
  • Se você for servir um vinho diferente para acompanhar cada prato, você terá que colocar tantos copos quanto os vinhos que serão servidos.
  • O arranjo pode ser em um triângulo (3 vinhos), em um quadrado (4 vinhos) ou em uma linha (5 vinhos).
  • Os óculos a serem usados primeiro vão para a direita. Assim como com os talheres, você come e bebe de fora para dentro. No caso de um triângulo ou quadrado, o vidro à direita será o primeiro a ser usado e depois a direção será no sentido anti-horário.

Quando comprar taças de vinho?

Há um par de vezes em que você precisará comprar taças de vinho

  • Se você não tiver nenhum copo de vinho. Se você acabou de se tornar independente e tem vontade de ter seu primeiro conjunto.
  • Se você tem taças de vinho básicas e baratas e quer comprar um conjunto de taças para ocasiões mais especiais.
  • Se você tem uma ocasião especial e quer surpreender com taças de vinho personalizadas.

Taças de vinho, como o próprio vinho, são parte de uma tradição muito antiga que nos dá regras e instruções sobre como usá-las. (Fonte: Igorr: 102572611/ 123rf.com)

Como segurar taças de vinho

As taças de vinho nunca devem ser seguradas do pescoço ou do cálice. Não só é um sinal de falta de classe, mas também altera a temperatura do vinho com o calor de nossas mãos.

É permitido tocar a base do copo com os dedos para ajudar a manter o peso, mas você também pode usar apenas a ponta dos dedos no caule, deixando alguns dedos descansar naturalmente.

A posição ideal é sempre segurá-lo do caule.

Como lavar os copos de vinho?

Lembra-se do amigo desajeitado que costumava quebrar nossos copos de vinho? Muitas vezes o amigo desajeitado somos nós mesmos. Para evitar isto, é importante seguir estes passos

  1. Sempre segure o vidro pela taça e não pelo caule. Você evitará pancadas indesejadas ao manusear o vidro.
  2. Use água morna. Se você usar água muito quente, isso pode causar a quebra do vidro.
  3. Aplique o sabão neutro com uma esponja delicada para evitar arranhar o vidro. Não use detergente

Os óculos de cristal são ideais se quisermos ser fiéis à tradição e mostrar elegância e sofisticação. (Fonte: Infoguides: 52146861/ 123rf.com)

Como secar os copos de vinho?

Depois de lavar nossos copos de vinho, nós os deixaremos escorrer de cabeça para baixo em uma toalha de chá ou pano até secarem. Uma vez secas, use um pano ou um pano de microfibra para polimento.

Se quisermos secá-las de forma profissional, podemos tentar poli-las com um pano de polimento. Dependendo do tamanho do copo de vinho, isso pode ser feito manualmente ou com a ajuda de um acessório de cozinha para chegar ao fundo do copo.

Como armazenar copos de vinho

Há um debate sobre se os copos de vinho devem ser armazenados de cabeça para baixo ou de cabeça para baixo. A resposta depende de nossas preferências. Ao armazenar os vidros de cabeça para baixo, manteremos o pó fora do vidro e eles serão mais firmes contra o chão do gabinete.

No entanto, muitos consideram anti-higiênico ter a boca de vidro tocando o chão do gabinete.

Também é contraproducente, pois permite que o ar fique preso dentro do vidro, não permitindo que o vidro respire e potencialmente causando bolor.

No entanto, se você armazenar os vidros de cabeça para baixo, você terá mais facilidade de manobra ao manuseá-los e não causará congestionamento de ar dentro da taça. Além disso, se o copo não estava completamente seco, ele secará naturalmente.

Nós falamos sobre prateleiras, mas vale a pena mencionar que se você quiser mostrar seus copos, você pode comprar uma taça de vinho. Eles vêm em uma variedade de designs, capacidades e instalações.

Os stands de taças de vinho acrescentam um toque de elegância e sofisticação à sua casa e facilitam o armazenamento de taças de vinho. (Fonte: Howell: ecof8z9ya9I/ Unsplash.com)

Quais são as alternativas às taças de vinho?

As taças de vinho, sendo recipientes para beber, podem ter uma grande variedade de alternativas.

Na tabela a seguir fazemos uma comparação entre quatro dos mais comuns: copo de vinho, copo de barro, copo plano e copo plástico:

Tambor de vidro Tambor de barro Tambor plano Tambor de plástico
Haste Não Não Não Sim
Material Vidro ou cristal Faiança Vidro Plástico
Utilização Tem as mesmas características de nosso vidro, mas não tem haste, tornando-o mais difícil de quebrar Fácil de transportar, ideal para refeições ao ar livre. Mantém a temperatura do vinho e nos oferece estabilidade de aderência Este era o copo que era tradicionalmente usado e bebido em um só gole para evitar que o vinho esquentasse Simples e direto. Pronto para levar a qualquer acampamento, à praia ou às montanhas. Podemos sempre contar com eles

Critérios de compra

Agora que você está pronto para comprar seu primeiro conjunto de taças de vinho, você deve levar em conta os seguintes critérios que o ajudarão a comprar as que melhor se adequam às suas necessidades. Sem mais delongas, nós os listamos:

Material

Os dois principais tipos de materiais em taças de vinho são: cristal ou copo. Obviamente, nós também temos outros tipos de copos como plástico ou metal, mas vamos nos concentrar naqueles que nos ajudarão a realçar o sabor e o aroma do nosso vinho.

Devemos enfatizar que os copos de cristal são chamados desta forma por hábito, mas na realidade eles são vidro de chumbo ou vidro óptico. O chumbo é o elemento que diferencia os dois copos. Há também copos de cristal com ligas de metal como o titânio, que são mais acessíveis que os de chumbo.

Embora os copos de cristal sejam geralmente mais espessos e resistentes, eles também são menos transparentes e menos brilhantes, o que torna o exame visual mais difícil na degustação do vinho.

Os copos de cristal são mais finos e mais frágeis, mas eles mantêm melhor o sabor e o aroma do vinho. Também facilita a observação das cores e texturas do nosso vinho no momento do exame visual, dada a sua incrível transparência.

Surpreenda seus convidados com um toque de sofisticação e elegância.
(Fonte: Letek: vhkCJKTfTvk/ Unsplash.com)

Use

Como detalhado no guia de compras, existe um tipo perfeito de copo de vinho para cada tipo de vinho. Quer seja um vinho branco, tinto, frutado, doce ou seco.

É importante saber que tipo de vinho vamos servir com mais freqüência para obter nosso primeiro conjunto de taças. A partir daí, podemos analisar se é necessário fazer uma próxima compra.

Cores e design

Embora os especialistas recomendem beber vinho em taças que sejam o mais transparente possível, há aqueles que estão mais interessados em se destacar e estar na moda com os itens em sua mesa.

É possível encontrar taças de vinho de diferentes cores e até diferentes relevos para aqueles que gostam de dar um toque à tradição e desfrutar de um bom momento com amigos ou família.

Saber segurar uma taça ou onde colocá-la na mesa dos convidados é essencial e não é tão difícil quanto pensamos. (Fonte: Yastremska: 36864502/ 123rf.com)

Personalização

Você tem um evento para comemorar? Uma marca que você quer promover? Ou simplesmente quer dar algo especial para seu parceiro ou amigos?

Está muito na moda personalizar nossos copos de vinho, seja com logotipos, iniciais, frases ou desenhos. Qualquer coisa que você possa pensar, você pode transferir para o seu copo.

Resumo

Como vimos, há diferentes critérios nos quais nos basearemos ao decidir sobre o copo de vinho que melhor nos convém. Certifique-se de que você dedique seu tempo para entender o que acabamos de explicar e decidir qual de nossas recomendações você vai comprar.

Lembre-se que este conjunto refletirá sua personalidade e, da mesma forma, dirá muito sobre você como anfitrião.

Se você achou nosso guia útil para obter o que você precisa, deixe-nos um comentário e compartilhe-o com qualquer pessoa que possa precisar desta informação. Até breve!

(Fonte da imagem em destaque: Efired: 36811655/ 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas