Ultima atualização: 12 de agosto de 2021

Como escolhemos

15Produtos analisados

25Horas investidas

6Estudos avaliados

74Comentários coletados

Bem-vindo à ReviewBox! O jantar pode ser um momento muito importante, quer você esteja com aquele alguém especial, sua família, colegas de trabalho, ou mesmo sozinho, é um momento de relaxamento que sinaliza o fim do dia, ou o início da noite. Um dos melhores acompanhamentos para o jantar é o vinho. Seu aroma e sabor podem realçar o prato que você está apreciando naquele momento.

O principal elemento que permite que as maravilhas desta bebida floresçam são as taças de vinho, que serão sua principal ferramenta para apreciá-la. Nós sabemos que, quando se trata de comprar, pode ser difícil escolher o produto certo, e entre tantos tipos de taças de vinho, a fase de escolha torna-se confusa. É por isso que vamos ajudá-lo a facilitar o processo com este artigo sobre taças de vinho.




O mais importante

  • Os copos de vinho são a ferramenta chave para apreciar e degustar as características detalhadas do licor. Eles permitem a liberação de aromas, apreciação da limpeza, direção dos sabores para a língua e até mesmo a preservação da temperatura e da espuma.
  • Os copos de vinho são feitos principalmente de dois materiais: vidro e cristal. Dependendo de como você pretende usar os óculos, um ou outro pode servir para você. Por exemplo, os copos de vidro são fáceis de lavar e mais resistentes, o que permite o uso diário, enquanto os copos de cristal são perfeitos para a degustação de vinhos.
  • As várias partes do copo influenciam a degustação do vinho, então você deve saber como escolher exatamente o design que você deseja de acordo com o vinho que você consome. A forma do caule influencia a temperatura, a boca influencia a apreciação dos aromas e a capacidade determina o licor e a quantidade correta para servir.

Taças de vinho: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você precisa saber sobre taças de vinho

Depois de olhar para as melhores taças de vinho você pode ter uma idéia do que o mercado tem a oferecer, isto o ajudará a obter uma imagem mais clara; entretanto, é importante conhecer certos termos antes de decidir comprar, que você verá no seguinte guia de compras.

O copo certo permite a explosão dos sabores do vinho em sua boca, tornando-o um acompanhamento perfeito para uma grande variedade de pratos. (Foto: Darya Petrenko / 123rf.com)

O que são taças de vinho e quais são suas vantagens?

As taças de vinho são recipientes especiais para despejar vinho, especialmente projetados para cada tipo de vinho. Eles permitem a regulação da temperatura e a correta apreciação do licor, o que os torna um instrumento essencial para os provadores de vinho.

A vantagem mais importante dos copos de vinho é que eles permitem a correta oxigenação da bebida, liberando os aromas, além de preservá-los no cálice ou no corpo principal da garrafa devido à sua forma. Os copos de vinho permitem uma correta apreciação e análise da bebida.

Há vantagens e desvantagens que você deve avaliar antes de comprar, para que você compreenda todos os aspectos do produto e realmente entenda o que você está adquirindo, além disso, desta forma você terá a certeza de estar satisfeito.

Vantagens
  • Preservar aromas
  • Oxigenar a bebida
  • Manter a temperatura
Desvantagens
  • Frágil
  • Lavado à mão constantemente
  • Caro

Cristal e copos de vinho de vidro - A que você deve prestar atenção?

Há dois materiais utilizados na fabricação de copos de vinho. É importante diferenciar um do outro, pois ambos os copos têm lados positivos e negativos, portanto, um dos dois será adequado de acordo com o que você está procurando e precisa.

Copos de vinho de vidro. Estes vidros podem ser considerados para uso doméstico, isto é devido à resistência do material, que é mais forte que o vidro. Eles podem ser lavados na máquina de lavar louça sem dificuldade, para que você possa usá-los diariamente. O copo pode ser mais grosso, o que aquece a bebida rapidamente. Eles são mais baratos, mas não serão a melhor escolha para os provadores de vinho, pois não proporcionam muita clareza do líquido, impedindo uma apreciação adequada; no entanto, se o copo for suficientemente fino, pode funcionar temporariamente.

Taças de cristal. Estes copos são a escolha perfeita para aqueles que fazem mais do que apenas beber vinho. Se você estiver interessado em analisar a limpeza, aromas, temperatura ou oxigenação correta da bebida, copos de cristal são sua melhor opção. Eles são projetados para permitir a preservação da temperatura (isto é especialmente bom para vinhos frios). Além disso, a transparência permite uma análise perfeita da limpeza do vinho antes de degustá-lo.

Cálice de vidro Cálice de cristal
Fragilidade Resistente. Aumenta de acordo com a espessura Muito delicado, manusear com cuidado
Transparência Depende da espessura Completamente transparente
Preço Acessível Normalmente caro
Limpeza Lavadora de louça segura Lavável à mão

Critérios de compra

Finalmente, há critérios que são relevantes ao escolher o copo certo, e estes devem ser levados em conta para que você possa comprar aquele que você realmente precisa, e usá-lo corretamente.

Devido ao acima exposto, nós mostraremos a você 4 critérios de compra que o ajudarão a decidir qual copa melhor atende às suas necessidades. Eles podem não parecer, mas os copos de vinho têm mais detalhes do que você imagina.

Capacidade de vidro

Os copos são geralmente medidos pela sua capacidade em onças. Isto traz consigo outras características que servem a determinadas funções. Embora possa não parecer, a forma de um copo não é desenhada de certa forma porque é elegante, mas porque ajuda a realçar o sabor e o cheiro de cada um dos vinhos, e é por isso que existem tantos modelos.

Sabendo disso, você deve entender que as medidas variam de acordo com o tipo de vinho, ou seja, existe um copo para cada vinho, porque os sabores e formas de bebê-los incentivam o desenho de copos especiais.

Vinho tinto. Estes copos são 14 onças, mas apenas 5 onças são servidas. Normalmente ele serve uma quantidade tão pequena para mover o vinho, e permitir que seus aromas sejam liberados no copo.

Vinho branco. Estes copos são menores do que os do vinho tinto, porque apenas uma pequena quantidade do licor é derramada, mas repetidamente. São 10 onças e 5 onças são servidas. A metade é servida porque este vinho é normalmente bebido frio, e ter um copo cheio pode fazer você demorar muito para consumi-lo e a bebida acaba esquentando.

Espumante. Este vidro é chamado de copo de flauta, porque é alto e fino em comparação com os outros. São 6 onças e 5 onças são servidas. No caso do vinho espumante, o espaço é reduzido para permitir a preservação das bolhas, que é a sua principal atração.

Sherry. Este tipo particular de vinho tem um copo semelhante ao de vinho espumante, mas menor. Sua capacidade é de 4 onças e 2 onças são servidas. No caso do xerez, você precisa do espaço que o espumante não precisa, para que os aromas possam ser devidamente apreciados.

Espumantes são sinônimo de celebração, e não há nada melhor do que o copo certo para fazer o tão aguardado brinde. (Foto: Sergejs Rahunoks/ 123rf.com)

Altura do copo

A altura do copo é um elemento que diferencia os copos de vinho tinto dos copos de vinho branco. A maior parte da altura está na haste, que geralmente é o pescoço alongado que une o cálice à base do vidro.

A altura influencia fatores como a temperatura, pois impede o contato das mãos com o cálice, que aquece o vidro e o licor. Há diferenças entre vinho tinto e vinho branco, que são importantes para você saber para tomar a decisão certa.

Vinho tinto. A altura da base até a extremidade da haste é geralmente de aproximadamente 55mm, e a altura total do vidro é de 245mm. Isto porque o vinho tinto é normalmente consumido a uma temperatura quente, portanto não requer um caule tão alto para evitar o contato das mãos com a taça.

Vinho branco. No caso dos vinhos brancos, a altura aumenta para cerca de 260 mm. Os vinhos brancos são servidos a temperaturas mais frias, então eles precisam de um caule um pouco mais longo para evitar o aquecimento prematuro da bebida.

Forma da boca

A boca do copo é o ponto final do copo, onde você bebe para degustar o vinho. Há duas formas nas quais você pode encontrar a boca do copo de vinho, e cada uma determina o realce de certas características do vinho servido nele.

Boca para dentro. Este tipo de copo é para vinhos com aromas muito profundos, pois a boca voltada para dentro armazena os aromas, para que eles não se percam rapidamente. Quando os aromas são condensados dentro da taça, no momento da degustação, o aroma é apreciado antes de provar o sabor. São comumente usados com vinhos que têm muito corpo, como o Pinot Noir. Além disso, a forma da boca também direciona o vinho para a área certa da língua para uma degustação perfeita.

Boca voltada para o exterior. A boca voltada para fora permite a liberação dos aromas condensados no vinho, assim como a direção correta do líquido para a língua, pois a língua tem zonas para cada tipo de sabor, o copo garante que ele vai para o certo de acordo com o vinho que está sendo servido. Os tipos de vinhos que utilizam este copo são aqueles com aromas fortes, que ao invés de serem condensados devem ser permitidos escapar como são fáceis de perceber. Um dos vinhos que usam o copo com a boca voltada para fora é o Rosé.

Largura do cálice

O cálice ou corpo do copo de vinho tem uma razão de ser, e é por isso que há alguns que são muito largos, enquanto outros são mais finos. Esta variedade é para tirar o máximo proveito da bebida, melhorando as características que ela possui.

Amplos corpos. Eles permitem a fácil rotação do líquido dentro do copo, o movimento circular que ocorre oxigena o vinho, liberando seus aromas dentro da taça, que normalmente o condensa para que você possa apreciá-lo antes de beber.

Corpos finos. Quanto mais fino o cálice, menos rotação ele permite; entretanto, corpos como estes permitem maior preservação da espuma, tornando-os perfeitos para vinhos espumantes, como o champagne. O espaço reduzido permite a preservação das bolhas, que é a principal atração deste tipo de bebida.

(Foto em destaque: Rostislavsedlacek / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas