Um apanhador agachado e um rebatedor de pé rebatendo uma bola com um taco de beisebol
Ultima atualização: 3 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

21Horas investidas

7Estudos avaliados

73Comentários coletados

Bem-vindo (a) ao melhor Guia de Compras da internet, o ReviewBox Brasil. Hoje vamos ir fundo no seguinte assunto: taco de beisebol. Sabia que usar um produto certo pode ajudar você a ter as melhores rebatidas?

Ao longo da história os tacos de beisebol tiveram uma grande evolução. Hoje existem diversas estruturas mais leves e resistentes. Mas, os modelos atuais não são todos iguais! Você precisa considerar alguns pontos importantes antes da compra perfeita.

Estes pontos são todos revelados neste Guia completo para comprar taco de beisebol. Veja quais são os melhores modelos, conheça as opções de tamanhos e outros assuntos que ajudam você a comprar sem medo de errar.




Primeiro, o mais importante

  • Tacos de madeira são para competições oficiais. O uso deste material é indicado para as pessoas maiores de 17 anos, no Brasil. Grande parte das ligas oficiais para adultos ao redor do mundo não permite utilizar o taco de alumínio.
  • Se você gosta de rebater por puro prazer use o taco de alumínio. Este produto serve para treinos de adultos ou competições oficiais infantis.
  • Taco de alumínio é mais caro do que os populares tacos de madeira por ter resistência superior. Porém, os tacos de madeira profissionais das melhores marcas são os mais caros do mercado.

Melhores tacos de beisebol do mercado brasileiro: Nós recomendamos

Para escolher o taco de beisebol perfeito algumas características devem ser levadas em consideração, e nós vamos falar de todas elas ao longo dessa Guia. Agora, apresentamos os alguns dos melhores modelos do mercado:

Um taco com ótimo custo-benefício

Este é um produto com menos custos e mais benefícios. Uma escolha perfeita para quem começa agora a jogar junto com jogadores (as) profissionais. O taco tem madeira maciça e cor marrom.

Com o tamanho de 76 cm este modelo serve para os jovens ou aos adultos. Há 6 meses de garantia. Esta versão também é boa para aperfeiçoar as rebatidas nos treinos. É uma ferramenta para beisebol que também pode ser usada em softbol.

Um kit excelente para iniciantes

Este kit da Vollo acompanha um taco de madeira de 26" e uma bola de 9", com miolo de borracha. É ideal para quem está começando a dar os primeiros passos no mundo do beisebol. Com design moderno e exclusivo, é a opção certa para jogadores que querem um kit que vá durar por muito tempo.

Um excelente taco em alumínio

Este modelo da AX esportes em alumínio tem o tamanho oficial das competições adultas: 76,2cm, com diâmetro de 5,7cm na cabeça. Com grip na empunhadura, este taco permite uma pegada mais firme e jogadas mais precisas. Está disponível tanto em azul quanto em vermelho.

Guia de Compra

Quem já pratica sabe que taco de beisebol não é tudo igual. Eles possuem medidas, pesos e outras características que fazem de cada modelo, especial para determinado atleta. E se você busca saber qual o melhor para você, chegou ao lugar certo.

Queremos trazer todos os detalhes que te ajudarão a compra o taco de beisebol ideal para você.

Jack Roosevelt Robinson segurando um taco de beisebol

Jack Roosevelt Robinson foi um grande jogador de beisebol dos Estados Unidos. (Fonte: FotoshopTofs/ Pixabay)

O que é um taco de beisebol e quais as suas vantagens?

Taco de basebol é uma ferramenta esportiva que serve para praticar beisebol (em inglês, baseball). Este produto também pode ser usado em outros esportes com tacos, como por exemplo, softbol.

Um taco é utilizado por rebatedores (as) - nome das pessoas que rebatem a bola na partida de baseball. Ao escolher o taco perfeito para o seu tipo de corpo você tem mais chances de acertar a bola.

No mercado é comum as pessoas encontrarem tacos de madeira ou alumínio. Mas, também existem versões com outros materiais mais baratos.

O canal Beisebol Amador BR explica como comprar seu primeiro taco através desse vídeo:

Conforme a CBBS (Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol), apenas o taco de madeira é permito nas competições oficiais adultas. Mas, nada impede de você usar tacos com outros materiais para treinar ou jogar com amigos. Nos campeonatos infantis oficiais as crianças rebatem com os tacos de alumínio.

No beisebol mundial existe uma tendência futura de permitir o uso dos tacos de alumínio nas ligas de adultos. Isto acontece por pressão das fabricantes.

Os movimentos conservadores ligados ao esporte apoiam apenas a utilização dos tacos madeirados.

Willie MaysFigura lendária do baseball norte-americano

"Você apenas é um bom jogador quando pode correr, rebater, ultrapassar as bases, defender e arremessar"

O formato do taco de beisebol tem uma das pontas mais grossa do que a outra. O lado grosso serve para rebater. O lado fino deve ser segurado pelas mãos.

O peso médio dos tacos de beisebol pode ir de 700 gramas a até 1 kg ou mais. Seu tamanho pode ir de 70 a até 150 centímetros. O padrão médio é de 81 centímetros.

A melhor madeira para produzir tacos de beisebol é a jacarandá: durável, leve e resistente contra os fungos ou cupins. Veja agora as vantagens e desvantagens de usar um taco de beisebol de madeira:

Vantagens
  • É um produto para disputar competições oficiais
  • Leve e resistente
  • Preços baixos para alguns modelos aceitos em competições oficiais
Desvantagens
  • Mais dificuldade em acertar as bolas
  • Precisa ter madeira de troncos nobres para não ser muito pesado
  • Preços altos para os modelos das melhores marcas

Quais os diferentes tipos de taco de beisebol?

Antes de comprar o produto você primeiro deve prestar atenção no tipo do taco de beisebol. Existem diversas produções com materiais diferentes que servem para os usos específicos. Madeira, alumínio, ferro e plástico são as matérias primas usadas. Confira suas características:

  • Taco de beisebol de madeira: É a opção certa para quem quer jogar jogos profissionais. Exige um pouco mais de força e habilidade dos (as) jogadores (as). O produto serve para adultos ou jovens com experiência na prática do esporte.
  • Taco de beisebol de alumínio: Com este modelo é menos difícil rebater de maneira forte. A bola rebatida tem tanta força que pode até machucar os outros jogadores. Por este motivo quase nunca a versão é aceita nas competições de adultos.
  • Taco de beisebol de ferro: Um produto mais antigo que custa preços baixos na comparação com alumínio. Esta versão pode enferrujar no contato com água. Você precisa de bastante força para usar este taco de fortalecimento muscular.
  • Taco de beisebol de plástico: É uma produção para as crianças de pouca idade que começam agora a jogar. Há muita variedade de cores e a estrutura tem resistência para rebater as bolas leves.

Qual o tamanho certo do taco de beisebol?

Outra coisa muito importante é comprar o taco do tamanho correto. As lojas não devolvem o dinheiro da compra por enganos deste tipo. O limite de tamanho do taco quem decide é a organização da competição de beisebol. Conheça as regras da liga em detalhes antes de iniciar os treinos.

Em algumas lojas esportivas existe uma tabela de peso, altura e tamanho de taco ideal. Há lojas na internet com aplicativos para você informar as suas medidas e encontrar o produto mais indicado.

A forma mais fácil de saber qual é o melhor tamanho está no contato físico. Segure o taco por 30 segundos, veja se existe conforto para rebater ou manusear.

Taco de beisebol de madeira ou alumínio? Qual o melhor para rebater?

Os principais tacos de beisebol à venda no mercado possuem alumínio e (ou) madeira. A rebatida na bola acontece de uma maneira diferente de acordo com o material no taco.

Nas regras do beisebol brasileiro o taco de madeira é obrigatório a partir dos 17 ou 18 anos. Jovens de menos idade e força usam tacos de alumínio para facilitar as rebatidas.

Tacos de madeira

A rebatida faz a bola voltar de um modo mais fraco e seguro aos demais jogadores. Para fazer um home rum o rebatedor precisa de bastante força junto com uma técnica avançada.

Tacos de alumínio acontece quando o rebatedor consegue rebater e passar por todas as bases, tranquilamente. Tudo isto com o mérito próprio pela rebatida certeira, ou seja, sem erros do adversário.

Tacos de alumínio

A rebatida faz a bola voltar de uma forma mais rápida e forte. É um instrumento menos seguro para os jogos adultos. A combinação de resistência com leveza gera o “tiro de rojão” nas rebatidas.

Para entender melhor a diferença dos dois tacos veja esta tabela comparativa abaixo:

Taco de beisebol de madeira Taco de beisebol de alumínio
Indicação Para competições oficiais de adultos Para competições infantis, treinos e jogos com amigos
Vantagens Mais segurança para os demais jogadores e ofertas com preços baixos Rebatidas mais fortes e maior durabilidade

Quanto custa um taco de beisebol?

O custo do taco de beisebol é diferente conforme a marca e os materiais. Outros fatores que também influenciam os valores são: customização ou tamanho.

As produções de plástico são mais baratas. Os preços do produto de ferro são inferiores se comparar com os melhores modelos de madeira ou alumínio.

Aqueles tacos de madeira robustos das marcas famosas são os mais caros no varejo. Mas, existem algumas versões madeiradas populares menos valiosas do que os produtos de alumínio.

O preço do taco de beisebol pode ir de R$ 20 a até R$ 2.000.

Onde comprar um taco de beisebol?

Procure as lojas físicas que oferecem pelo menos 3 marcas diferentes de tacos de beisebol. Alguns nomes do comércio tradicional que valem a pena são: Bayard, Centauro, WalMart e Extra Supermercados.

A compra online é pelo menos 20% mais barata do que comprar no shopping. Se você gosta de bastante variedade compre em sites como Amazon, Mercado Livre e Submarino.

Na Amazon você pode comprar os mesmos bastões de beisebol dos profissionais das ligas americanas, venezuelanas ou japonesas. Aproveite as diversas opções em diferentes escolhas de preço, tamanho, marca e peso.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de taco de beisebol

Até quem tem costume de usar tacos de beisebol pode cair nos contos dos vendedores. A gente sempre procura o melhor e às vezes uma oferta que parece ótima não tem tantas vantagens.

Se você analisar os fatores a seguir com certeza ganha mais chances de escolher opções de compra com muitos benefícios:

Veja abaixo o significado de cada um dos principais fatores comparativos para as compras de taco de beisebol:

Tamanho

Antes de se empolgar com preços baixos procure analisar o tamanho do produto nas descrições no site de vendas. Tacos menores custam menos.

Mas, obviamente, você não ficará satisfeito se ao receber o produto perceber que deixou esse detalhe passar e recebeu um modelo pequeno demais para você.

Experimentar em uma loja é uma excelente alternativa, depois você pode fazer o pedido online, só não se esqueça de checar a medida da descrição.

Seu tamanho pode ir de 70 a até 150 centímetros. O padrão médio é de 81 centímetros.

 taco de beisebol de madeira no gramado ao lado de luva e bola

O taco de beisebol pode ir de 70 a até 150 centímetros. O padrão médio é de 81 centímetros. (Fonte: Ogutier/ Pixabay)

Kits

É possível pagar mais barato no taco se você comprar um kit que tem as luvas e a bola. Também existem as promoções de pague 1 e leve 2.

Confira se as ofertas oferecem algo além do taco, pode ser um excelente custo benefício se ao comprar um taco de beisebol, você consegue desconto em outro produto ou ainda leva ele de brinde.

Mas cuidado, não se deixe enganar por ofertas muito baratas. Confira as características do produto como ensinamos nesse Guia.

Material

Quando a marca é confiável e o taco têm madeiras nobres o preço fica alto. Existem fabricantes menos conhecidas que produzem tacos de madeira profissionais mais em conta.

Essa é uma escolha pessoal, mas vale ressaltar que a qualidade da madeira está diretamente ligada a durabilidade do taco.

A melhor madeira para produzir tacos de beisebol é a jacarandá: durável, leve e resistente contra os fungos ou cupins.

Peso

O peso médio dos tacos de beisebol pode ir de 700 gramas a até 1 kg ou mais. Para escolher o peso você precisa ser honesto com você mesmo em relação a sua força. Tacos leves são mais fáceis de manusear e rebater. Os modelos pesados vão exigir mais força dos (as) rebatedores (as), obviamente.

Então, se você é um iniciante, compre um taco leve para você se mexer melhor ao rebater. Agora se você já é muito experiente, talvez o peso não seja importante.

Você pode conferir o peso do taco de beisebol que escolher na descrição do produto nos sites de venda.

(Fonte da imagem destacada: KeithJJ/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Andrey Duarte Educador Físico
O sonho de ser jogador profissional de futebol foi abandonado aos 21 anos, mas isso não fez com que Andrey se afastasse do esporte. Professor de educação física, hoje ele passa seu tempo livre pesquisando e compartilhando conhecimento sobre as mais diferentes modalidades esportivas.