Ultima atualização: 27 de agosto de 2021

Como escolhemos

13Produtos analisados

27Horas investidas

5Estudos avaliados

71Comentários coletados

Higiene é algo que diz respeito a todos. Entretanto, as mulheres têm um aspecto extra com o qual se preocupar: a menstruação. Este processo natural do corpo, que todos experimentam, requer cuidados com produtos especiais, como tampões.

Há uma grande variedade de produtos para administrar a menstruação, como copos menstruais, almofadas e tampões. No entanto, alguns desses produtos são mais convenientes e eficientes do que outros. Muitos querem ser quase imperceptíveis, mesmo quando estão nesses dias do mês.

Essa invisibilidade que alguns anseiam é fornecida pelo tampão, um objeto que proporciona grande liberdade de movimento e é fácil de usar. É muito comum que, se é a primeira vez que você compra tampões, você não saiba realmente como escolhê-los ou por onde começar.

Se este é o seu caso, então você não precisa se preocupar muito, porque através deste artigo nós lhe ensinaremos tudo o que você precisa saber sobre tampões femininos, para que você possa comprar o ideal para você.




O mais importante

  • Os tampões são basicamente um produto de higiene feminina, feito de algodão, alongado, que é inserido na vulva para prender o sangue que vem durante o período menstrual, permitindo livre movimentação e muita discrição.
  • Dentro do mercado atual existem muitas variedades de tampões, que você deve prestar atenção para escolher aquele que melhor lhe convier. Há duas em particular que você deve estar ciente. De um lado estão os tampões normais, que normalmente são para uso diário, mais geral.
  • Por outro lado, há os esbeltos, que são mais finos e perfeitos para um primeiro uso.
  • Antes de você determinar qual modelo de tampão é adequado para você, é bom que você leve em conta certos fatores que lhe permitirão fazer comparações entre um modelo e outro.
  • Critérios como retenção de umidade, tipo de uso, aplicador e material são importantes.

Tampões: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: o que você precisa saber sobre tampões

Depois de aprender sobre os melhores modelos de tampões, você já pode ter uma idéia mais clara do que você precisa e pode comprar. Entretanto, antes de fazer sua escolha final e comprar tampões, é bom conhecer alguns dos termos e características mais importantes relacionados a este produto. Isto lhe dará mais segurança.

O tampão certo não deve causar desconforto, mas lhe dará a liberdade de realizar suas atividades sem medo de acidentes. (Foto: Daniel Jedzura / 123rf.com)

O que são tampões e quais são suas vantagens?

Um tampão é, em resumo, um produto de higiene feminina, com forma alongada, semelhante a um pequeno tubo, com alta capacidade de absorção e textura macia. Ele é projetado para controlar a menstruação, evitando acidentes. Ele é cuidadosamente inserido na vagina da mulher e "cobre" a saída de sangue.

Entre suas muitas vantagens, podemos destacar sua segurança, pois, como cobre completamente a entrada da vulva, é muito improvável que o sangue saia em qualquer lugar. Além disso, eles não são perceptíveis, pois ocupam uma posição interna. Isto torna mais confortável sair e fazer atividades físicas, incluindo natação.

Embora este produto possa parecer perfeito, como qualquer outro produto no mercado, ele tem vantagens e desvantagens que você deve estar ciente. Não dizemos isto porque é defeituoso, mas para que você conheça todas as características que o envolvem e tenha certeza do que está comprando ao tomar a decisão final.

Vantagens
  • Eles são muito seguros e com eles será quase impossível ter um acidente
  • Eles são econômicos
  • Ao colocá-los não são perceptíveis, permitindo liberdade de movimento
Desvantagens
  • Eles podem ser desconfortáveis ao colocá-los, especialmente em meninas sem experiência sexual
  • Acostumar-se a usá-los pode fazer você esquecê-los
  • Se eles não forem mudados quando necessário pode gerar infecções graves.

Tampões normais ou "esbeltos" - o que procurar

Uma coisa a ter em mente ao comprar seu tampão é que cada corpo é diferente e o tampão certo para você nem sempre será o que a maioria das pessoas usa. Por ser um produto muito íntimo (especialmente na forma como é aplicado) você deve procurar o melhor conforto possível para você.

Existem vários tamanhos de tampões no mercado, e se você for um comprador pela primeira vez você pode ficar um pouco confuso, pois não terá certeza de qual escolher. Há dois modelos em particular que você deve ter cuidado pela primeira vez: tampões normais e tampões esbeltos.

  • Tampões normais: Este tipo de tampão é o menor em uma escala geral. Eles são normalmente projetados para mulheres que começam com este produto no início da menstruação. Eles medem entre 8 cm e 10 cm, que é um tamanho que geralmente é fácil de aplicar. Eles são menores do que os tamanhos a seguir, então eles são geralmente recomendados para as primeiras vezes que são usados. Entretanto, há mulheres que acham seu tamanho muito grande e sentem desconforto, especialmente quando não há nenhuma experiência sexual anterior que possa tornar a sensação mais confortável ou familiar.
  • Tampões finos ou mini tampões: Estes tampões são projetados para aqueles que não se sentem confortáveis usando tampões normais. Eles são mais finos e menores em comprimento, o que os torna mais fáceis de inserir, sem sentir desconforto em excesso quando inseridos na vulva. Medem entre 6 cm e 8 cm. São ideais para mulheres que nunca usaram um tampão ou tiveram uma experiência sexual (própria ou de outra pessoa) que envolva a inserção de algo na vulva. Como é uma sensação que alguns podem até sentir-se invasivos, é aconselhável começar com os tamanhos pequenos, mesmo que absorvam menos que os tampões normais.

[table_alias_1]

Quanto custam os tampões?

Há certos aspectos que podem alterar o preço, seja o número de tampões na embalagem, a marca ou a qualidade do material. Entretanto, os tampões são geralmente acessíveis, pois são um produto básico para a higiene feminina.

Se você estiver procurando por embalagens regulares de qualquer tamanho e nível de absorção, os preços de marcas conhecidas estão geralmente entre 10 BRL e 25 BRL, dependendo do número de tampões oferecidos na apresentação e do tamanho.

Caso você queira usar opções mais amigáveis ao meio ambiente, como tampões orgânicos, os preços são mais altos. Entretanto, as embalagens podem ter até 100 tampões, custando entre 150 BRL e 250 BRL em muitas ocasiões.

Critérios de compra

Antes de escolher o modelo final e fazer a compra, é bom conhecer certas características e detalhes que o ajudarão a estabelecer comparações entre as várias opções, para que você possa escolher a mais adequada às suas necessidades, e que gere o conforto que você deseja.

  • Retenção de umidade
  • Aplicador
  • Material
  • Tipo de uso

Retenção de umidade

Uma das grandes diferenças entre os tampões é a capacidade de retenção de umidade. Isto se refere à quantidade de sangue que ele pode reter sem que ocorra um acidente. Cada menstruação é diferente, por isso é tão importante conhecer seu período menstrual, para que você possa obter o tampão certo.

  • Lights: Estas são as de menor capacidade e geralmente são as menores, muitas vezes conhecidas como slenders ou mini. Eles são ideais para o primeiro período ou a primeira vez que você usa tampões, especialmente se você não estiver acostumado a inserir nada na sua vulva. Eles suportam até 6 gramas em peso de absorção.
  • Regular: Esta é a capacidade padrão, recomendada para aqueles com fluxo sanguíneo moderado. Eles são maiores e mais robustos que os Lites, pois estes são mais para se acostumar à sensação. Eles suportam entre 6 e 9 gramas de peso em absorção.
  • Super: Os tampões super-resistentes são para fluxo moderado a pesado. Os primeiros dias de menstruação são geralmente com este tipo de fluxo ou até mais alto, por isso são recomendados para os primeiros dias. Eles possuem de 9 a 12 gramas de peso de absorção.
  • Superplus: Os tampões Superplus são os mais resistentes de todos, e também os maiores, pois eles precisam de mais material para suportar mais sangue. Eles são recomendados para períodos em que o sangue vem muito pesado no início. Eles conseguem manter de 12 a 15 gramas de peso em absorção.

Não é que o maior tampão seja o mais seguro. Nós recomendamos encontrar o tamanho e retenção adequados para você. (Foto: Pablo Hidalgo/ 123rf.com)

Aplicador

Os tampões têm em seu projeto um aplicador, o que facilita a tarefa de colocar o tampão dentro da vulva, tentando tornar o processo o mais rápido e confortável possível. Por causa disso, existem diferentes variedades de aplicadores, e você deve conhecer cada um deles para poder escolher o que mais lhe convém.

  • Aplicador plástico: São os mais comerciais e confortáveis, de acordo com a opinião geral das mulheres. A maioria dos tampões econômicos usa este aplicador. Isso facilita a inserção do tampão, embora gere mais desperdício. Eles são higiênicos, de baixo risco.
  • Aplicador de papelão: O mais barato de todos os aplicadores. Eles são fáceis de inserir e geralmente são encontrados em máquinas de venda automática em alguns banheiros públicos. Eles são muito baratos, embora não sejam tão higiênicos quanto os de plástico. É aconselhável usá-los somente em emergências.
  • Aplicador extensível: Eles também são feitos de plástico, o que os torna mais seguros e higiênicos. Entretanto, a vantagem deste aplicador é o design discreto. Ele permite que você se sinta confortável e livre. Eles são rápidos de aplicar, pois você só tem que empurrar a ponta por fora para empurrá-la para dentro. São perfeitos para passeios, pois podem ser trocados muito rapidamente.
  • Tampão digital: São os mais ecológicos, pois não têm aplicador, são inseridos com a ajuda do seu dedo. Eles não geram tanto desperdício quanto os outros. Eles também são muito discretos, tornando mais fácil para você movê-los. Eles são ideais para o uso diário, embora se você não for suficientemente hábil, pode ser difícil mudá-los na rua.

Material

Há duas variedades de material de tampões. Antes de escolher o melhor para você, é bom conhecer as vantagens e desvantagens de ambos.

  • Tampões comuns: Estes são os tampões mais comumente comercializados, de baixo custo, por isso são acessíveis para todos. Eles têm materiais como o algodão, mas também plástico e outros produtos sintéticos que levam muito tempo para se decompor, por isso poluem.
  • Tampões orgânicos: Esta é a versão amigável dos tampões. Eles são feitos de materiais naturais, geralmente algodão orgânico. Além de ser um resíduo natural, que se decompõe relativamente rápido, eles também reduzem o risco de infecção, pois não usam meios manufaturados ou químicos.

Tipo de uso

Dependendo de como você vai usar os tampões, é bom comprar tipos particulares, pois há atividades que podem ser feitas com tampões, mas geralmente há linhas especiais deste produto para isso.

  • Tampões diários: Se você vai usar tampões para sua rotina diária, seja no trabalho, na escola ou a pé, então tampões normais funcionarão para você, independente da quantidade de umidade que eles contenham ou do tamanho que eles sejam.
  • Tampões para uso esportivo: Caso você use tampões para qualquer atividade esportiva, incluindo natação, existem linhas especiais de tampões, muitas vezes chamados de "esporte" ou "ativo". Eles geralmente são mais flexíveis e previnem completamente qualquer vazamento. Eles também são excelentes se o seu trabalho for muito ocupado.

(Foto em destaque: Yulia Grogoyeva/ 123rf.com )

Por que você pode confiar em nós?

Resenhas