Tangram.
Ultima atualização: 29 de julho de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

50Comentários coletados

Você conhece o tangram? Jogo de quebra-cabeça milenar, o tangram se tornou um brinquedo educativo que ajuda crianças, adultos e idosos, tanto no desenvolvimento da criatividade e raciocínio lógico quanto na aprendizagem.

Mas você sabe quais são os tipos de tangram à venda, atualmente? Pois, seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! A seguir, nós vamos mostrar os melhores jogos disponíveis no mercado e os aspectos que você deve levar em conta para comprar o ideal.




Primeiro, o mais importante

  • O tangram é um quebra-cabeça formado a partir de um quadrado que, ao ser decomposto, gera sete figuras geométricas.
  • Com essas figuras é possível montar mais de mil formas e imagens diferentes. Por isso, o tangram é um ótimo aliado para o desenvolvimento do raciocínio e da criatividade.
  • Mas para comprar o melhor jogo vale observar a faixa etária recomendada, o número de peças e os complementos que podem vir incluídos.

Você também pode gostar:

Melhores tangrans: Nossas recomendações

O tangram ideal para crianças menores

O tangram da Brincadeira de Criança é um brinquedo pedagógico que vem com 62 peças para serem encaixadas. O brinquedo acompanha ainda 20 cartelas com figuras e formas geométricas que servem como guia. É recomendado para crianças a partir dos 4 anos de idade.

O melhor tangram para aprender matemática

Elaborado por especialistas em educação infantil, esse kit vem com um livro e sete peças de tangram. Interativo, o livro ajuda na coordenação motora e nas habilidades cognitivas. Ele orienta a brincadeira com as peças móveis por meio de atividades com três níveis de dificuldade.

O tangram com melhor custo-benefício

O tangram da Carlu Brinquedos é um jogo educativo ideal para crianças acima de 4 anos de idade. Composto por cinco bases de 14 x 14 cm, onde serão encaixadas as peças, esse modelo é fabricado com tinta atóxica. No total são 35 peças coloridas disponibilizadas.

Guia de Compra

Escolher o melhor tangram é mais fácil do que parece. Mas para tanto é preciso que você entenda algumas peculiaridades desse jogo e como ele é comercializado hoje em dia.

Para lhe ajudar nessa etapa, nós criamos esse Guia de Compra. A partir daqui, você vai descobrir para que serve, como usar, quanto custa e onde comprar o melhor quebra-cabeça tangram.

Duas crianças brincando com tangram.

O tangram é um brinquedo que diverte e ensina ao mesmo tempo. (Fonte: Nadezhda Prokudina/ 123rf.com)

O que é tangram?

O tangram é um quebra-cabeça geométrico chinês. Composto por sete peças de formatos diferentes que, juntas, formam um quadrado, o tangram vem sendo utilizado por séculos como forma de diversão e de aprendizado.

E, vale dizer, é usado tanto por crianças quanto por adultos. Hoje em dia, como veremos logo mais nesse artigo, existem muitas variedades de tangram. Mas o original é composto por:

  • Cinco triângulos: Dois grandes, dois pequenos e um médio;
  • Um quadrado;
  • Um paralelogramo.

Ao juntar todas essas peças, que se encaixam, mas não se sobrepõem, é possível criar, além do quadrado original, infinitas formas e figuras.

Segundo a Enciclopédia do Tangram, um livro com regras e desafios desse jogo, é possível montar mais de 5000 figuras com suas peças.

Tanto que, hoje em dia, além de ser possível comprar o quebra-cabeças, há quem se aventure em criar o seu próprio tangram de forma artesanal.

Ainda assim, nas lojas, você vai encontrar uma atrativa variedade desse brinquedo. São opções com formas, tamanhos, cores e quantidades de peças variadas.

A grande vantagem, de todo o modo, é que o tangram, mais do que um simples brinquedo, também é instrumento de ensino e de aprendizagem.

Como surgiu o tangram?

Não se sabe ao certo qual a real origem do tangram. Mas diz a história que o quebra-cabeça teria surgido por volta de 1780, na China. Por conta do sucesso em terras orientais, rapidamente, no entanto, chegou à Europa e depois aos Estados Unidos.

A partir daí, o tangram começou a ser amplamente utilizado, principalmente como desafio. Tamanho o sucesso, que uma mulher chinesa teria escrito a tal Enciclopédia do Tangram há mais de 130 anos.

Acredita-se que essa enciclopédia seja formada por seis volumes e contenha mais de 1,7 mil problemas para serem resolvidos com o quebra-cabeça.

Tangram com criança ao fundo.

Existem muitas lendas ao redor da história do tangram, mas ele acabou se popularizado em todo o mundo. (Fonte: protowink/ Pixabay.com)

Há várias lendas sobre como surgiu o tangram. Uma delas se refere a uma pedra preciosa que teria se desfeito em sete pedaços e, com eles, foi possível criar várias formas.

Outra lenda diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair no chão, se desfazendo nos sete pedaços.

De todo o modo, o fato é que o tangram é jogado há séculos em todo o Oriente e também no Ocidente, tendo sido, inclusive, fonte de inspiração para a criação de outros tipos de brinquedos e quebra-cabeças.

Como usar o tangram e quais figuras criar?

Para usar o tangram basta ter criatividade e paciência, assim como ocorre com os quebra-cabeças comuns que conhecemos.

Durante o jogo, todas as peças devem ser utilizadas e também não é permitido sobrepor nenhuma delas.

Ao rearranjar as figuras, é possível criar tanto formas que já conhecemos como outras que a criatividade mandar.

Com o tangram, pode-se formar figuras de animais como o gato e o cisne, além de imagens de pessoas, casas, navios, entre outros.

Mais do que disso, o tangram pode ser utilizado em aulas de matemática e de geometria, já que o quebra-cabeça estimula os alunos a desenvolverem habilidades específicas da área de exatas.

Qual a importância do Tangram no ensino da matemática?

O tangram é utilizado por professores de matemática mundo afora como um instrumento para ajudar no ensino e aprendizagem das formas geométricas. Esse jogo educativo é eficiente principalmente nos anos iniciais da educação infantil.

No entanto, como também trabalha o desenvolvimento da criatividade e do raciocínio lógico, o tangram acaba sendo benéfico para o estudo da matemática e da ciência de modo geral.

Confira a seguir, outras habilidades que o tangram pode ajudar a desenvolver dentro da sala de aula:

  • Reconhecimento de figuras geométricas;
  • Aprendizagem sobre área e perímetro;
  • Habilidades motoras ao encaixar as peças;
  • Desenvolvimento da criatividade e do raciocínio.

Para quem é recomendado o uso do tangram?

Em princípio, pode-se pensar que o tangram seria benéfico apenas para as crianças, mas isso não é verdade.

Ao entender melhor como funciona esse quebra-cabeça e suas aplicações, fica claro que são inúmeras as vantagens de ser ter um tangram em qualquer fase da vida. Veja os benefícios para cada faixa etária:

  • Para as crianças: O tangram é fonte de descobertas e diversão. Ao brincar e aprender com as cores e formas geométricas, e ainda criar figuras e imagens divertidas, a criança trabalha também a visão, as habilidades motoras e neurológicas;
  • Para os jovens: Nessa faixa etária, o tangram será ferramenta para facilitar o aprendizado da matemática e da geometria. Também é funcional para ensinar resolução de problemas, sem deixar de lado o papel lúdico e criativo do quebra-cabeça;
  • Para os adultos: Adultos e idosos também podem tirar vantagens do tangram. Afinal, o jogo trabalha com a criatividade e o raciocínio e ainda serve como instrumento de concentração e relaxamento.

Quais são os benefícios do tangram?

Como vimos, o tangram exige que as peças sejam posicionadas e rotacionadas, levando o cérebro a trabalhar as regiões responsáveis pelo reconhecimento de formas geométricas.

Portanto, ao realizar esta atividade, exploramos áreas e habilidades tais como a resolução de problemas, o raciocínio e a criatividade.

Sem contar que, como vimos, o quebra-cabeça atua como facilitador da aprendizagem da matemática. Afinal, para montar cada figura é necessário também que haja planejamento e noção espacial.

foco

Sugestão de plano de aula com tangram:

  1. Mostre aos alunos um tangram e fale sobre as formas que o compõe: Triângulo, quadrado e paralelogramo;
  2. Divida os alunos em grupos e peça que eles criem um tangram com papel ou cartolina, usando tesoura, régua e lápis de cor.
  3. Em seguida, peça que cada um crie figuras e imagens de gatos, cachorros, pessoas, casas, barcos, peixes, etc.
  4. Trabalhe as cores de cada figura criada e proponha que os alunos criem histórias com as peças e apresentem ao restante da turma.

Outra vantagem é que é possível encontrar uma boa variedade de jogos com tamanho, formato e número de peças variados. Tamanha a sua versatilidade, que é possível até mesmo criar o próprio tangram.

Por outro lado, se você preferir comprar esse quebra-cabeça, seja para você ou para presentear alguém, é importante considerar que a maioria dos jogos tem qualidade duvidosa.

Não raro, as peças do tangram são feitas de material frágil. Para resumir, criamos uma tabela com as vantagens e desvantagens do tangram. Veja:

Vantagens
  • Desenvolve a criatividade, raciocínio lógico e noção espacial
  • Trabalha habilidades da matemática, geometria e resolução de problemas
  • Estimula o desenvolvimento neurológico e motor
  • Existem várias opções à venda
Desvantagens
  • Peças podem ser de material frágil

Qual o preço do tangram e onde comprá-lo?

Encontrar um tangram à venda não é difícil. O jogo é vendido por lojas de brinquedos, de departamento e até mesmo em algumas redes de supermercados. Alguns locais onde você pode comprar o tangram são: Lojas Americanas, Magazine Luiza e Extra.

Comprar online tem mais vantagens.

Mas vale lembrar que comprar online tem mais vantagens, incluído os preços que costumam ser mais atrativos.

Além disso, na internet você ainda encontra mais modelos de tangram e faz a compra do conforto de casa. Se essa for a sua opção, recomendamos a Amazon Brasil.

De modo geral, o tangram é um jogo com um ótimo custo-benefício. Você vai encontrar modelos que custam a partir de R$ 15. No entanto, se a ideia é adquirir um quebra-cabeça mais resistente e permanente saiba que os mais caros chegam a valer R$ 400.

Critérios de Compra: Como comparar os tipos de tangram

Como já mencionamos, hoje em dia existem diversos modelos de tangram. Mas você sabe como diferenciar uma opção de outra?

Para acertar na escolha e comprar o melhor de todos, nós recomendamos que você analise alguns critérios. São eles:

A seguir você vai entender como analisar, na prática, cada um desses aspectos que diferenciam um jogo de tangram de outro.

Número de peças

Pode parecer estranho considerar o número de peças de um tangram já que, originalmente, ele possui sete peças. Mas o fato é que isso mudou.

Hoje em dia é possível encontrar opções de quebra-cabeças do tipo tangram com até 60 peças. É claro que, quanto mais peças, mais possibilidades de criação serão possíveis.

Com ou sem livro

É muito comum encontrar o tangram acompanhado de um livro com exemplos das figuras que podem ser formadas.

No entanto, também vale levar em conta o conteúdo do livro. As melhores opções à venda contam com atividades práticas, muitas vezes desenvolvidas por educadores, além das sete peças do tangram.

Tamanho das peças

Outro ponto que você deve observar é o tamanho das peças. Aqui você vai encontrar peças pequenas, médias e grandes.

É claro que essa escolha deve levar em consideração o objetivo de uso e a habilidade da criança. Por exemplo, se o pequeno ainda for muito novo, peças maiores podem ser mais fáceis para o seu manuseio.

Já para os maiores, as peças de tamanho reduzido podem ser um bom desafio. Daí a importância de verificar o tópico a seguir.

Faixa etária

Já que o tangram pode vir com muitas peças, também é importante checar a idade indicativa do brinquedo.

Alguns modelos contam com peças menores, o que pode acabar oferecendo risco para as crianças mais novas.

Mas, de modo geral, você vai encontrar o tangram que podem ser usados a partir dos três anos de idade. Alguns modelos, mais desafiadores, são indicados para crianças com mais de 7 anos.

(Fonte da imagem destacada: tomertu/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.