Imagem de uma máquina de lavar e um tanquinho.
Ultima atualização: 29 de junho de 2020

Como escolhemos

19Produtos analisados

21Horas investidas

4Estudos avaliados

85Comentários coletados

Quem mora em um lugar pequeno, costuma lavar poucas peças de roupa ou está com o orçamento limitado, pode preferir comprar um tanquinho ao invés de uma máquina de lavar roupas convencional.

A lavadora semiautomática realiza limpeza pesada, incluindo a lavagem de roupa de cama, mesa e banho, com economia de água, energia e sabão em pó. Ficou interessado em comprar um tanquinho? Continue a leitura e saiba mais sobre este eletrodoméstico.




Primeiro, o mais importante

  • O tanquinho é considerado uma máquina de lavar semiautomática, pois embora realize a limpeza das roupas, não consegue executar todas as etapas de lavagem de uma lavadora automática.
  • O mercado oferece uma grande variedade de modelos de tanquinhos projetados para reduzir ou mesmo eliminar a necessidade de esforço manual. Por exemplo, alguns modelos contam com centrífuga integrada.
  • O tanquinho também pode ser utilizado para fazer a pré-lavagem das peças que vão à máquina de lavar. Isso porque o aparelho possui um sistema denominado "turbilhonamento" que consiste em um redemoinho de água que desencarde as roupas.
  • O preço de um tanquinho está relacionado a inúmeros fatores, como capacidade do tambor, funcionalidades da lavadora e recursos adicionais. Você encontra modelos das marcas Colormaq, Newmaq, Suggar, Arno, Praxis, Mueller etc.

Você também pode gostar:

Os melhores tanquinhos: Nossas recomendações

Você conhece as melhores opções de tanquinho disponíveis no mercado? Então confira a seleção abaixo. Entre as opções, você encontra modelos com diferentes capacidades, funcionalidades e preços.

Um tanquinho com programas de lavagem

O tanquinho New Up da Newmaq traz como diferencial os nove programas de lavagem, além de suporte para sabão em barra, dispenser para sabão em pó e amaciante. Essa lavadora semiautomática possui capacidade para 12Kg.

Um tanquinho com centrífuga

O tanquinho Twin Tub da Praxis traz como diferencial a presença de dois tambores, um para a lavagem e o outro para a centrifugação das peças. A lavadora tem capacidade para 10Kg, sendo 4Kg de roupa seca na lavadora e 6Kg de roupa molhada na centrífuga – os compartimentos funcionam simultaneamente. Você pode programar o estilo e tempo de lavagem e tempo de centrifugação conforme desejar.

Um tanquinho fácil de configurar

A lavadora semiautomática Facílima da Colormaq é ideal para quem busca um aparelho econômico, com design inteligente e fácil de manusear. O tanquinho possui reservatório com capacidade para 10Kg de roupas, três níveis de água e diferentes programas de lavagem – roupa delicada, dia a dia, jeans e muito sujo.

Uma opção para quem mora sozinho

O tanquinho Petit da Praxis é ideal para quem mora sozinho, pois a lavadora possui capacidade para apenas 1,2Kg de roupa. Você pode escolher entre os cinco programas de lavagem: Suave, leve, médio, pesado e super pesado. Outro diferencial deste equipamento é a presença de um timer eletrônico que contabiliza até 15 minutos de lavagem, emite um sinal sonoro e desliga automaticamente.

Guia de Compra

Dependendo das necessidades de cada pessoa, um tanquinho pode ser a melhor opção para lavar as roupas e calçados. Mas antes de comprar um desses, conheça as características, funcionalidades e modo de usar do tanquinho neste Guia de Compra.

Imagem de uma mulher em uma lavanderia.

Já pensou em equipar sua lavanderia com um tanquinho? (Fonte: Eugeny Atamanenko/ 123RF.com)

O que é um tanquinho?

O tanquinho é uma lavadora semiautomática que utiliza um processo de agitação mecanizada para movimentar uma mistura de água com sabão e higienizar roupas e calçados sem que seja necessário esfregar as peças para remover sujeiras e manchas.

Resumidamente, o tanquinho realiza a lavagem e enxágue das peças, mas não realiza a centrifugação e secagem das vestes, ou seja, será preciso torcer as roupas manualmente e aguardar um tempo de secagem mais longo – torcer as roupas na mão não é tão eficaz quanto a centrifugação na máquina.

Para equilibrar a ausência de alguns dos processos de lavagem, o tanquinho é mais barato do que uma máquina de lavar. Você encontra opções a partir de R$300, um preço bastante baixo quando comparado ao de uma lavadora.

Imagem de uma máquina de lavar.

A grande diferença entre um tanquinho e uma máquina de lavar é o preço. (Fonte: Stevepb/ Pixabay.com)

Quem deve comprar um tanquinho?

O tanquinho pode ser a melhor opção para sua lavanderia se você procura um eletrodoméstico com preço acessível e funções mais básicas.

A redução de consumo de sabão em pó, amaciante, água e energia elétrica fazem do tanquinho uma opção bastante econômica a médio e longo prazos. O mais bacana é que a água utilizada durante a lavagem das peças pode ser reutilizada para dar descarga ou lavar o quintal.

No entanto, a maioria dos modelos de tanquinho não torcem nem centrifugam as roupas, portanto, você deverá realizar o trabalho manualmente. Além disso, é importante que você conte com uma área de trabalho bastante ventilada e com incidência de sol, pois as roupas demoram a secar.

Mas não pense que o tanquinho não irá facilitar a lavagem de suas roupas e calçados, pois a máquina apresenta algumas características bastante interessantes. Conheça algumas vantagens do tanquinho:

  • No tanquinho, o processo de lavagem das roupas é mais longo e variado, o que permite que as roupas recebam limpeza profunda e eficiente.
  • A maioria dos modelos oferecem diversos programas de lavagens.
  • Você encontra modelos com compartimento para sabão em pó ou líquido e amaciante.
  • Você encontra modelos menores e maiores. Tanquinhos maiores comportam até roupa de cama e cortinas.

Ainda está em dúvida se o tanquinho é a melhor opção para você e sua família? Então analise a tabela de vantagens e desvantagens deste equipamento abaixo:

Vantagens
  • Limpeza profunda
  • Oferece programas de lavagem personalizados
  • Ajuda a economizar água e eletricidade
  • Utiliza menos sabão em pó e amaciante para lavar as roupas
  • Serve para lavar roupas e calçados
  • É ideal para higienizar roupas encardidas
  • Custa muito menos do que uma máquina de lavar roupas
  • Alguns modelos contam com recipiente para sabão e amaciante
Desvantagens
  • Não torce nem centrifuga as roupas
  • As roupas demoram mais a secar
  • Não possui controle de temperatura

Como lavar roupa no tanquinho?

Antes de iniciar a lavagem, separe as peças por tonalidade - roupas brancas, pretas ou coloridas – e lave-as separadamente. Esse cuidado evitará que as roupas soltem tinta ou manchem umas às outras.

Selecione o nível de água compatível com o volume de peças no tambor do tanquinho, adicione sabão em pó e amaciante, ligue a máquina e aguarde o processo de lavagem, que pode ser repetido caso seja necessário.

Libere toda a água com sabão e amaciante do tanquinho e encha novamente com água corrente para enxaguar as peças – o tanquinho possui uma mangueira com suporte, que permite que você descarte a água em um ralo, num tanque ou guarde-a em baldes para reutilizar.

Depois, torça as roupas para remover o excesso de água e pendure-as no varal. Alguns modelos contam com função centrifugação ou até uma centrífuga acoplada, mas são mais difíceis de encontrar e mais caros.

Quais são as diferenças entre um tanquinho e uma máquina de lavar?

Você está mobiliando sua casa e está em dúvida se deveria investir em um tanquinho ou em uma lavadora de roupas?

Para não errar no momento da compra, você deve saber que quando comparado com uma lavadora de roupas, o tanquinho é uma boa opção para quem consegue arrumar tempo para cuidar das roupas.

Também a melhor opção para quem deseja economizar, pois possui custo menor, consome menos energia elétrica, água e sabão, quando comparado a uma lavadora automática e facilita a reutilização da água utilizada durante a lavagem.

Embora o processo de lavagem seja bastante parecido, um tanquinho não realiza algumas etapas importantes como torcer ou centrifugar as peças, portanto entrega roupas encharcadas e não roupas úmidas.

Imagem de uma mulher segurando agasalhos de tricô.

Geralmente, o tanquinho não realiza a etapa de centrifugação das peças. (Fonte: Dan Gold/ Unsplash.com)

Mas o tanquinho também oferece processos de lavagem personalizáveis de acordo com o tecido, tonalidade das peças – roupas e calçados coloridos devem ser lavadas longe das peças brancas ou pretas – e nível de sujeira. O resultado é uma lavagem eficiente e sem risco de danificar suas peças.

Mas a principal diferença entre um tanquinho e uma máquina de lavar, sem dúvidas, é o preço dos equipamentos. Você deverá investir pelo menos R$900 em uma lavadora, três vezes mais do que o valor médio de um tanquinho.

Ainda está com dúvida sobre qual equipamento escolher para higienizar suas roupas? Para ajudá-lo a tomar a melhor decisão, preparamos uma tabela comparativa com os principais pontos positivos e negativos de ambos os equipamentos.

Tanquinho Máquina de lavar
Processo de limpeza Profundo Não profundo
Aspecto positivo Lavagem profunda em roupas e sapatos encardidos Realiza todas as etapas de lavagem
Aspecto negativo A maioria dos modelos não realizam a etapa de centrifugação Preço elevado
Consumo de sabão e amaciante Baixo Alto consumo
Secagem Lenta Rápida
Preço Acessível Elevado

Nossa recomendação é que aqueles que estão com o orçamento apertado, devem investir em um tanquinho. Do contrário, a máquina de lavar ainda é a melhor opção, pois apesar de não realizar limpeza profunda, executa todas as etapas de lavagem.

Algumas pessoas investem em ambos os equipamentos, restringindo a máquina de lavar roupas para peças de uso diário e o tanquinho para panos de prato, panos de chão, tapetes, entre outras peças. Há quem utilize o tanquinho para realizar a pré-lavagem das roupas que irão para a máquina de lavar posteriormente.

Critérios de compra: Como escolher o melhor tanquinho para lavar roupas

O mercado oferece uma grande variedade de modelos de tanquinhos com diferentes capacidades, funcionalidades, preços e marcas. Mas tantas opções podem gerar dúvidas no momento da compra.

Pensando nisso, iremos listar e descrever quais características você deve analisar e comparar no momento da compra para encontrar um tanquinho que atenda às suas necessidades. Conheça:

Detalharemos cada um dos tópicos ao longo desta seção. Não deixe de compartilhar este conteúdo com seus familiares e amigos.

Capacidade do tanquinho

Uma das características mais importantes em uma lavadora – seja automática ou semiautomática – é a capacidade do tambor. Você encontra modelos de tanquinho com capacidade mínima de 1Kg e máxima de 16Kg.

Para encontrar o modelo ideal, considere o volume de roupas que costuma lavar e a quantidade de vezes que lava roupas durante a semana. Recomendamos que você compre um tanquinho que consiga lavar o volume de roupas desejado em apenas uma ou duas lavagens semanais, desse modo, você economiza recursos.

Imagem de um cesto de calçados.

O tanquinho também pode ser utilizado para lavar calçado. (Fonte: Pixabay/ Pexels.com)

Funcionalidades

No momento da compra, avalie se o tanquinho desejado possui diferentes programas de lavagem, que vão adicionar ainda mais versatilidade e usabilidade para sua lavadora. A maioria dos modelos oferecem de 5 a 10 programas especiais.

Outras funções presentes em alguns modelos são enxágue e
drenagem automáticos – automatização do enxágue e escoamento de água após o final do ciclo de lavagem – recursos indispensáveis para quem busca praticidade e agilidade.

Alguns modelos também oferecem desligamento automático, desse modo, você não precisa acompanhar a lavagem até o final do ciclo. Além de consumir menos energia elétrica, o eletrodoméstico oferece mais comodidade.

Outros recursos interessantes são os reservatórios para sabão em pó ou líquido e amaciante. Esses recipientes possuem marcações que indicam o quanto você deve colocar de sabão e amaciante de acordo com o volume de roupas no cesto.

Alguns modelos também contam com dispenser para sabão em barra e filtro para recolher fiapos, ideal para deixar a máquina sempre limpa, e fundamental para quem possui animal de estimação em casa. Você também encontra tanquinho com timer e desligamento automático.

Imagem de uma lavadora.

O recipiente para sabão em pó e amaciante é um dos diferenciais oferecidos pelo tanquinho. (Fonte: Daniel J?dzura/ 123RF.com)

Com ou sem centrífuga

Conforme mencionamos anteriormente, a maioria dos modelos de lavadora semiautomática não realiza a etapa de centrifugação das peças. No entanto, alguns modelos de tanquinho realizam essa etapa.

Outros modelos são dois em um, ou seja, possuem uma centrífuga acoplada e se assemelham bastante a uma máquina de lavar roupas convencional.

Quem deseja investir num tanquinho com centrífuga, deve ter em mente que o aparelho custa até três vezes mais do que um modelo convencional, mas o investimento vale a pena. Dica: Encontre um tanquinho com centrífuga em nosso ranking com os melhores produtos.

Imagem de um varal com roupas.

A etapa de centrifugação reduz o tempo de secagem das peças. (Fonte: JillWellignton/ Pixabay.com)

Esfregador no interior do tanquinho

Uma das características tradicionais de um tanquinho é o esfregador no interior do tambor, que serve para esfregar as peças antes de deixá-las de molho e proceder com a agitação.

Há alguns anos, todos os modelos de tanquinho contavam com um esfregador em seu interior, no entanto, os modelos mais modernos estão mais parecidos como uma máquina de lavar do que com um tanque, ou seja, não contam com este recurso.

(Fonte da imagem destacada: Andriy Popov/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.