Bebê brinca deitado em tapete de atividades colorido.

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje iremos ajudar a você a escolher um tapete de atividades, o item perfeito para ajudar o seu bebê a desenvolver as habilidades motoras e cognitivas nos primeiros meses de vida.

Versátil e portátil, o tapete pode ser desmontado e transportado facilmente para qualquer lugar. Além de promover o desenvolvimento, o tapete de atividades entretém e diverte os bebês e crianças, protegendo-os do contato direto com pisos frios e garantindo momentos mágicos de paz e tranquilidade para os pais.

Neste artigo vamos apresentar a você as melhores opções de tapete de atividades disponíveis no mercado, além das características e funções para as quais você deve atentar para fazer a escolha mais adequada para as necessidades da sua família.



Primeiro, o mais importante

  • O mercado oferece diversos modelos de tapete de atividades, dos mais simples aos mais sofisticados, com diversos acessórios para estimular o bebê. Escolha com base na idade da criança, no design e no local em que o tapete será usado.
  • Modelo, material, indicação etária, formas de montagem, acessórios inclusos, funcionalidades extras e dimensões do produto são algumas características a serem consideradas no momento da compra.
  • Existe muita variação de preço para o produto, que se dá em função da marca, modelo, capacidade, etc. É possível encontrar versões simples a partir de R$ 100 sendo que as mais sofisticadas e com diversas atividades pode custar até R$ 1.000.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 6 melhores tapetes de atividade

Um brinquedo confortável e seguro, capaz de distrair e manter quietinho por horas o seu bebê enquanto ele desenvolve habilidades sensoriais e motoras. Parece um sonho? Mas é o que prometem os tapetes de atividades!

Nesta seção vamos apresentar os modelos mais legais do produto disponíveis no mercado. Confira a lista:

1º – Tapete de Atividades ginásio Bubble Gym – Chicco


PROMOÇÃO

AffiliateLink


Bubble Gym, Chicco, Colorido

Ideal para satisfazer o desejo natural do bebê de se movimentar, o Bubble Gym oferece 25 minutos de música e conexão com o MP3. O divertido painel eletrônico conta com 7 atividades interativas.

O arco do tapete é removível para melhor movimentação. Indicado para crianças a partir de 0 a 12 meses. Acompanha travesseiro e 7 pingentes removíveis para variadas atividades.

2º – Tapete de Atividades – NUK

Confortável e aconchegante, esse modelo conta com chocalho fofinho para incentivar a audição e o tato e chocalho no formato de argola com bolinhas coloridas que estimulam a visão, audição e tato.

Vem com espelho, que estimula a visão, atenção e concentração e material crocante para desenvolver a audição e o tato. Medindo 6 x 83 x 57 cm e pesando 780 g, é indicado para crianças de 0 a 12 meses.

3º – Tapete Gymini Fundo do Mar – Tiny Love

Ideal para desenvolver os sentidos e a coordenação motora fina dos bebês, esse modelo conta com diversas atividades. Acompanha brinquedo eletrônico em forma de caranguejo e água-viva “crocante”, para maior interação do bebê.

A base acolchoada é divertida, ajudando a ampliar o tempo de bruços do bebê. Possui anéis deslizantes permitindo flexibilidade na hora de posicionar o brinquedo. Medindo 78 x 88 x 45 cm e pesando 798 g, é indicado para crianças de 0 a 12 meses.

4º – Tapete de atividades Ginásio de Monstrinhos – Fisher Price

Com variedade de cores vibrantes, texturas e sons estimulam os sentidos do bebê e a coordenação motora fina. Ideal para o bebê brincar deitado e de bruços.

Grande, colorido e confortável tem arcos com 5 brinquedos reposicionáveis, incluindo espelhinho, chocalho, mordedor e 2 para bater e fazer barulho. Medindo 28 x 51 x 40,5 cm, o tapete pode ser lavado na máquina.

5º – Tapete Multi Atividades Happy Friends – Buba

No products found.

O Tapete tem estampa colorida e atividades como mordedor, barulho de amassadinho, buzina e espelho para entreter o bebê, estimular os sentidos e a coordenação motora. Através de cores, formas e texturas, estimula todos os sentidos, contribuindo para o crescimento saudável da criança.

Indicado para crianças com mais de 3 meses, é de dimensões grandes, medindo produto: 180 x 120 cm, o que permite que ele seja usado por muito tempo como apoio para brincadeiras da criança.

6º – Tapete de Atividades Eva 36 Peças – Mor

Com o Tapete de Atividades Alfanumérico Mor as crianças aprendem brincando com 36 peças de 1 cm de espessura que incluem letras de A à Z e números de 0 à 9.

Produzido em material de ótima qualidade, oferece conforto e segurança para as crianças, além de estimular o desenvolvimento mental e motor e a aprendizagem das letras e cores.

Antiderrapante e impermeável, ocupa uma área de 3,65 m e torna o ambiente confortável e colorido na hora da diversão. Desmontável, é recomendado para crianças maiores de 3 anos.

Guia de Compra

Agora que você conferiu nosso Ranking dos tapetes de atividades mais bacanas do mercado, chegou a hora de dar o próximo passo e acompanhar o nosso Guia de Compra.

Nesta sessão você terá acesso às informações mais relevantes sobre os tapetes de atividades, como modelos e indicações de uso, vantagens e desvantagens, valores, onde comprar, etc.

Mas lembre-se, nem sempre o melhor e mais completo produto do mercado é o mais indicado para você, suas necessidades e objetivos. Por isso te apresentaremos tópicos sobre as características para as quais você deve atentar para escolher o tapete de atividades que melhor atenda suas expectativas.

Mulher brinca com bebê deitado em tapete de atividades.

Tapete de atividades para bebês devem ser acima de tudo confortáveis e seguros. (Fonte: Freepik / Freepik.com)

O que é o tapete de atividades?

Um tapete de atividades é, basicamente, um brinquedo em forma de tapete. Acolchoado, pode vir com arcos onde brinquedos se penduram formando uma espécie de um móbile (modelo Ginásio) ou com texturas e atividades na própria base do tapete.

Coloridos, contam com diferentes materiais e texturas, e podem emitir luzes e sons para chamar atenção dos pequenos.

Quais as vantagens e desvantagens do tapete de atividades?

A principal vantagem dos tapetes de atividades é que eles são pensados especialmente para despertar a curiosidade e é estimular o desenvolvimento dos bebês e crianças através de atividades sensoriais. Podem ser usados para brincadeiras com a criança deitada, de bruços ou sentada.

Em crianças com menos de um ano, as formas e cores dos tapetes desenvolvem a percepção visual. Já os brinquedos pendurados ou presos à base promovem o desenvolvimento tátil e muscular dos braços e pernas do bebê. Os modelos que emitem sons são aliados em promover o desenvolvimento auditivo.

Outra vantagem é que o tapete, seja o simples ou com arcos, promove o conforto na hora da brincadeira, mantendo a criança confortável e protegida do contato direto com o piso e sua baixa temperatura.

Imagem de criança brincando em tapete.

O tapete de atividades é importante para o desenvolvimento do seu bebê. (Fonte: Tatyana Tomsickova / 123RF)

Os modelos dobráveis ou desmontáveis apresentam ainda a vantagem de serem compactos quando desmontados, podendo ser levados com facilidade em passeios e viagens. Em geral até os modelos simples são capazes de fornecer estímulos para bebês.

Mas existem modelos bastante sofisticados no mercado, com opção de conexão MP3 e outras funcionalidades. No entanto esses modelos podem ter preço bem elevado.

Vantagens
  • Praticidade e versatilidade
  • Promove desenvolvimento sensorial e cognitivo
  • Mantém a criança confortável e termicamente isolada para brincadeiras no chão
Desvantagens
  • Alguns modelos atendem apenas aos primeiros meses do bebê
  • Modelos mais sofisticados podem ser caros

Como oferecer segurança para o meu bebê com um tapete de atividades?

Como o tapete de atividades é um produto destinado a bebês e crianças, ele deve ser avaliado antes da compra em todos os seus aspectos com muito mais cuidado que outros produtos. Essa avaliação poderá fazer toda a diferença para garantir a segurança e satisfação dos pequenos que irão desfrutá-lo.

O primeiro item a ser observado é o selo de qualidade do Inmetro, que atesta que o produto foi aprovado em todos os testes aos quais foi submetido pelo órgão de regulação.

As dimensões do produto também devem ser levadas em consideração. Confira as medidas para garantir que ela caberá no espaço disponível para instalação, levando em consideração que será necessário espaço de circulação em torno do tapete para que a criança fique bem acessível em caso de emergências.

Além do material, que deve ser atóxico e de preferencia hipoalergênico, verifique a espessura do tapete. Ele deve ser grosso e macio o suficiente para proporcionar conforto à criança e amortecer impactos em casos de queda.

Preste atenção, ainda, nas instruções do fabricante para limpeza e lavagem do tapete. Prefira modelos impermeáveis para evitar acumulo de umidade que pode gerar fungos e bactérias.

É importante, ainda, que o tapete seja antiderrapante, para evitar que ele se desloque do lugar com os movimentos da criança, ocasionando sustos e até acidentes. Nunca use o tapete sobre superfícies elevadas como camas, mesas ou bancadas, pois há risco de quedas.

Por fim, verifique a reputação da marca e do fabricante do modelo escolhido. Veja os comentários online dos proprietários do modelo escolhido para garantir que eles batem com suas expectativas. Verifique, ainda, se o produto conta com garantia.

Crianças podem se apegar muito a certos objetos. Por isso não custa nada verificar se há disponibilidade de peças de reposição para o produto, em caso de perda ou quebra de alguns elementos.

Quanto custa?

É possível encontrar tapetes de atividades no mercado com grande variação de preço, especialmente nas épocas de promoção. Os valores se alteram de acordo com a marca do produto, modelo, material de fabricação, os acessórios inclusos e as funcionalidades extras que ele oferece.

Quanto mais básico o tapete, menor é o preço. Existem modelos de até R$ 1.000, mas também é possível encontrar tipos mais simples por menos de R$ 100. Avalie os preços do modelo escolhido nas diferentes marcas disponíveis no mercado para garantir que você faça uma compra com o melhor custo benefício.

Onde comprar?

Você pode comprar seu tapete de atividades em lojas físicas que vendem produtos infantis, como Americanas, RiHappy e Chicco. Também é possível encontrar o produto em hipermercados como Walmart ou Extra.

No entanto, onde haverá maior disponibilidade de marcas consagradas e modelos será em lojas online, como a Amazon, Mercado Livre ou Americanas.com.

Comprando online você encontra mais variedades e melhores ofertas. Sem contar que nem precisa sair de casa e ainda recebe o produto na porta. Todos os produtos mencionados podem ser encontrados na Amazon.

Critérios de compra: Fatores para qualificar os modelos de tapete de atividades

O consumidor comum não tem obrigação de ser especialista no produto que pretende adquirir. Mas é claro que se você acompanhou esse artigo até aqui, é porque está interessado em fazer uma compra acertada, e escolher seu tapete de atividades como um profissional.

A seguir vamos apresentar algumas características para as quais você deve estar atento na hora de comparar modelos, tipos e marcas deste produto. E nunca se esqueça: o melhor produto para você nem sempre é o melhor do mercado, mas sim aquele que faz o que você precisa, da maneira que você quer com eficiência e bom custo benefício.

Após definir sua necessidade, pondere os seguintes aspectos para escolher o produto que melhor lhe atenderá:

  • Material
  • Tamanho
  • Modelo
  • Segurança
  • Componentes
  • Indicação etária
  • Limpeza e higienização

Abaixo vamos explicar cada um desses pontos e você poderá refletir a importância de cada um deles na sua realidade.

Material

Como o tapete de atividades é um produto destinado a bebês e crianças pequenas, a atenção aos materiais utilizados em sua fabricação deve ser redobrada. Em produtos infantis todo o material utilizado deve ser atóxico e, de preferência, hipoalergênico.

Geralmente os tapetes são feitos em tecidos naturais ou sintéticos de toque suave, com miolo acolchoado ou em materiais emborrachados, como o EVA. Escolha o material de acordo com o que considerar mais confortável para a criança, afinal, ele deverá passar longos períodos usando o produto.

A qualidade do material também é importante, pois será determinante para a durabilidade do produto. Por isso dê preferência a modelos de materiais mais resistentes e impermeáveis de marcas referência no mercado, que usem matéria prima de boa qualidade e procedência.

Como o produto ficará no chão, é importante que o material seja isolante térmico, a fim de evitar que o frio do piso seja transmitido para a criança.

Tamanho

Observar o tamanho do tapete escolhido antes da compra é fundamental. O tapete deve ter o tamanho adequado para acomodar confortavelmente a criança ou bebê e seus brinquedos durante o período indicado para uso nas três posições possíveis: deitado, sentado e de bruços.

As dimensões do produto também precisam ser compatíveis com o espaço disponível em sua casa ou no quartinho do bebê para colocá-lo. Modelos que ficam compactos quando desmontados são ótimos se você pretende levar o tapete para passeios e viagens.

Modelo

Os tapetes de atividades podem ser dos modelos:

  • Ginásio: Composto de tapete com estrutura em arco acoplada, onde os brinquedos ficam pendurados na disposição que lembra um móbile. Ideal para bebês que ainda não andam, permite brincadeiras nas posições deitada, sentada ou de bruços.
  • Tapete: Tem toda sua estrutura rente ao chão e costuma ser maior que o ginásio. Pode ser emborrachado ou de tecido acolchoado, colorido e com estímulos visuais com desenhos e peças de encaixe para crianças maiores ou com componentes sensoriais como espelhos, relevos e texturas para bebês.

Segurança

Evidentemente, o bebê não será deixado no tapete de atividades sem supervisão de um adulto. Mas, mesmo assim, é importante que o produto conte com itens para garantir a segurança do bebê.

Se o tapete for ser usado sobre superfícies ou pisos muito lisos, escolha modelos que tenham material antiderrapante no fundo, para evitar que ele se desloque do lugar com os movimentos do bebê.

A espessura do acolchoado também é importante para a segurança, pois irá amortecer possíveis quedas.

Imagem de bebê em tapete de atividades.

É importante que o tapete de atividades ofereça segurança para o seu bebê. (Fonte: Tatyana Tomsickova / 123RF)

Componentes

Os tapetes de atividades, principalmente os do tipo montável ou ginásio, contam com peças soltas, brinquedos e outras estruturas. Todos estes componentes devem ficar presos com firmeza ao tapete. Além disso, não devem ter pontas ou materiais que possam ferir a criança.

Nos ginásios, os brinquedos de pendurar nos arcos devem ter mecanismos confiáveis de fixação para eliminar o risco de que se desprendam e caiam sobre o bebê.

Indicação etária

Confira a indicação etária do modelo escolhido. Os tapetes, em geral, já podem ser usados por crianças a partir de 2 meses de vida, quando elas começam a ter melhor percepção do ambiente ao seu redor.

Dê preferência a modelos mais versáteis, que irão se adaptar e oferecer atrativos durante mais de uma fase do desenvolvimento da criança. Eles devem permitir que ela brinque em várias posições.

Se escolher um tapete do tipo Ginásio, prefira os que têm arcos removíveis. Assim a base poderá ser usada por mais tempo, mesmo quando a criança já tiver aprendido a andar, para apoio de brinquedos e outras brincadeiras.

Imagem de bebê olhando para brinquedo em tapete de atividades.

Confira a faixa etária indicada do tapete de atividades. (Fonte: Oksana Kuzmina / 123RF)

Limpeza e Higienização

Verifique antes da compra a indicação do fabricante para limpeza e higienização para o modelo escolhido. Dê preferência a modelos fáceis de lavar ou limpar, pois isso precisará ser feito com uma frequência bem grande.

Prefira materiais que não absorvem líquidos. Assim o interior do brinquedo ficará seguro em caso de acidentes com o conteúdo das fraldas ou mamadeiras dos pequenos evitando o acúmulo de umidade que pode ocasionar a presença de fungos ou bactérias.

(Fonte da imagem destacada: Freepik / Freepik.com)

Por que você pode confiar em mim?

Paula Diniz Jornalista
Brasiliense, é redatora, social media e inventora de moda nas horas vagas. Apaixonada por projetos DIY de moda e artesanato, é leitora voraz, fã de séries, atividades ao ar livre e jogos de tabuleiro. Expert em compras online, não fica de fora dos lançamentos e tendências de decoração, cuidados estéticos e com a casa.