Foto de uma tapioca com morangos e um garfo, em cima de uma superfície preta, com açúcar refinado polvilhado.
Ultima atualização: 30 de abril de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

18Horas investidas

3Estudos avaliados

57Comentários coletados

Seja bem vindo ao Review Box Brasil! Hoje nós vamos conversar sobre um utensílio doméstico prático, eficiente e que permite receitas deliciosas: a tapioqueira.

Apesar de muita gente ainda não conhecê-la, a tapioqueira nada mais é do que uma frigideira específica para produzir tapiocas de forma rápida, simples e segura, sendo uma ótima escolha para quem gosta de se alimentar bem facilitando os processos.

Se você ainda não possui uma dessa em sua cozinha, mas se interessou bastante pelo tema, acompanhe nosso guia para entender melhor todos os seus benefícios.




Primeiro, o mais importante

  • Tapioqueiras são panelas semelhantes à frigideiras, especificamente pensadas para o preparo de tapiocas.
  • Elas possuem diâmetro, espessura e estrutura específica para este tipo de receita.
  • Tapioqueiras podem ser fabricadas em diversos materiais, porém os mais indicados são os que possuem revestimento antiaderente, pois não necessitam do uso do óleo, azeite ou manteiga.

Você também pode gostar:

As 4 melhores tapioqueiras

A melhor tapioqueira para os usuários online

Esta tapioqueira da Brinox vale cada centavo. Ela possui revestimento antiaderente cerâmico, que garante uma tapioca ou panqueca bem soltinha, e descarta a necessidade do óleo ou manteiga.

Além disso, é livre de PFOA, substância prejudicial à saúde usada na fabricação do teflon, tem espessura de 2,5 mm, 22 cm de diâmetro e acompanha tampa de vidro com saída para ar.

É resistente e durável, e cozinha alimentos de forma bem rápida. Vale citar ainda que, seu cabo é revestido por soft touch, que não esquenta e é anatômico.

A tapioqueira mais fácil de limpar

A tapioqueira da Tramontina é prática, fácil de limpar e possui revestimento 100% antiaderente. Ela possui bordas de aços e tampas de vidro temperado, além de cabo antitérmico que evita queimaduras.

Além disso, é bonita, leve, tem 22 cm de diâmetro e pode ser lavada na máquina da lavar louças.

Tapioqueira com excelente custo benefício

Para quem busca bom preço e qualidade, este modelo é a solução. Ela possui 24 cm de diâmetro, é de alumínio e possui revestimento em cerâmica, o que é uma boa notícia em questões de sustentabilidade.

Sua pintura externa é siliconada em vermelho e o cabo é revestido com soft touch. Completa, funcional e barata!

Guia de compra

Apesar de simples, a tapioqueira é bastante útil para quem tem o hábito de preparar este tipo de receita.

No guia abaixo vamos te explicar um pouco melhor quais são os benefícios desse produto, além de te apontar informações como valores e locais de compra.

Foto de um casal sorridente em uma cozinha, sendo que a mulher está cozinhando em uma tapioqueira ou frigideira, e o homem está mostrando a ela algo em um tablet.

Apesar de muito confundida com a frigideira, a tapioqueira possui características diferentes. (Fonte: Reymar Express/ Flickr.com)

O que é uma tapioqueira?

Se você não é um apaixonado por tapioca, talvez não sabia o que uma tapioqueira é, e por isso estamos aqui para te explicar.

Este produto nada mais é do que uma panela específica para a realização de receitas como tapiocas, crepiocas e panquecas. Ela é bastante semelhante a uma frigideira tradicional, mas possui suas características específicas.

Quais as vantagens da tapioqueira?

Como você já deve imaginar, não há nenhum outro utensílio doméstico que prepare tapiocas de maneira tão perfeita, levando em conta que ela pode ser feita em outros tipos de panela.

A tapioqueira possui espessura e diâmetro especialmente pensados para a estrutura de uma receita com massa fina porém firme, como é o caso da tapioca.

Além disso, vale citar que receitas semelhantes, como panquecas e crepeocas, também são bem vindas na tapioqueira e se saem super bem.

De maneira geral, trata-se de um utensílio barato, fácil de usar, fácil de limpar e muito eficaz para quem busca inserir este tipo de alimentação mais saudável em sua rotina.

Como preparar a tapioca dos sonhos?

Antes do preparo, você precisará ou hidratar o polvilho da sua tapioca, ou já comprá-lo hidratado. Faça a escolha que mais te agradar.

Caso prefira comprá-lo seco e hidratar em casa, deve-se juntar cerca de cinco xícaras de água a 500g de polvilho e deixar na geladeira por aproximadamente duas horas.

Após feito isso, basta retirar a água da vasilha e secar totalmente a goma com a ajuda de panos.

A partir daí, sua tapioca já estará pronta para ser peneirada e misturada com uma pitada de sal, finalizando a parte do preparo da massa.

Por fim, basta aquecer a tapioqueira e colocar uma pequena quantidade da massa, ficando de olho para não queimar, e usando uma espátula para virar o lado. E está pronta. Adicione o seu recheio favorito e aproveite!

 Foto de uma tapioca recheada com tomate, cenoura ralada e farofa de algum grão. O prato branco está decorado com grãos e a mesma farofa.

A tapioca é um alimento de preparo simples e alto valor nutritivo. (Fonte: 5331691/ Pixabay)

Quais as diferenças entre uma tapioqueira e uma frigideira?

Não podemos negar que as semelhanças entre uma tapioqueira e uma frigideira são grandes, principalmente no que diz respeito à estrutura das panelas.

Porém, as aparências enganam. Uma tapioqueira se difere principalmente pelo sua diâmetro e espessura, que são sempre pensados especificamente para o preparo da tapioca.

O diâmetro de uma tapioqueira é algo entre 21cm e 24cm, nunca passando disso, pois este é o tamanho ideal para abrir a massa na panela.

Quanto à espessura, ela é bem fininha, pois precisa aquecer mais rápido para que a massa não passe do ponto.

Além disso, é importante citar que o formato da tapioqueira é sempre bem marcado: as bordas são curtas e o fundo é totalmente plano.

No caso da frigideira podemos notar algumas diferenças, uma vez que trata-se de uma panela que foi feita para outros fins, como fritar ovos, bifes e até mesmo legumes.

Frigideiras são vendidas nos mais diferentes tamanhos e possuem espessura mais grossa, pois muito tipos de alimentos são preparados nela e os pontos de cozimento costumam variar.

Quanto ao seu formato, ele não é necessariamente idêntico. Algumas possuem bordas altas, outras curtas, assim como algumas são mais arredondadas e outras planas.

Apesar de muita gente ainda fazer a tapioca na frigideira, este não é o mais recomendado, visto que, ao contrário da tapioqueira, a frigideira não foi especificamente pensada para esse alimento e a crocância e textura da massa podem ser afetadas.

Tapioqueira Frigideira
Diâmetro De 21 cm a 24 cm Encontra-se em diversos tamanhos
Espessura Mais fina Mais grossa
Formato Bordas curtas e fundo plano Variável
Indicação Tapiocas, crepiocas e panquecas Frituras e grelhados

Quanto custa uma tapioqueira?

Tapioqueiras não costumam ser muito caras, e possuem valor semelhante ao das frigideiras. Em média, uma boa tapioqueira irá te custa entre R$30 e R$90, de acordo com a marca e qualidade do produto.

Onde comprar uma tapioqueira?

Opções de mercado não irão faltar quando o assunto são tapioqueiras. Este é um produto bastante fácil achar nos mais variados tipos de lojas e na internet.

Os locais onde você irá encontrar uma maior variedade de modelos e marcas
deste utensílio são nas lojas de eletrodomésticos convencionais, como Casas Bahia, Magazine Luiza, Ponto Frio e Fast Shop.

Algumas lojas de departamento, apesar de não serem as mais especializadas nesse tipo de produto, também oferecem tapioqueiras por bons preços, são elas: Walmart, Rede Carrefour, Lojas Americanas e Supermercados Extra.

Além de todas essas opções, temos ainda a possibilidade de comprar online através da versão online das lojas que já citamos, e de e-commercers como Amazon, Shoptime, Buscapé e Submarino.

Critérios da compra: como comparar os modelos de tapioqueiras

A maioria das tapioqueiras possuem características bem parecidas, mas é sempre bom ficar de olho em todos os fatores que podem afetar a sua qualidade, como por exemplo:

Abaixo, vamos explicar com mais detalhes cada um dos pontos.

Revestimento

Tapioqueiras de alumínio com revestimento antiaderente estão em alta e são, de fato, escolhas super práticas e saudáveis, uma vez que são fáceis de limpar e descartam a necessidade do uso de óleo ou manteiga.

Além delas, há também as opções em cerâmica ou aço, que suportam altas temperaturas, possuem boa funcionalidade, mas nem sempre são tão práticas pois podem agarrar a massa no fundo.

Foto de uma tapioca ao lado de três tomatinhos cereja e fatias de manteiga, em cima de um prato branco.

A melhor forma de fazer uma tapioca é utilizando uma tapioqueira com revestimento antiaderente (Fonte: Rodrigo de Souza Mendes Junqueira/ 123 RF)

Cabo

Passe longe da tapioqueiras com cabos feitos totalmente de inox, metal, aço ou alumínio, pois eles aquecem junto com a estrutura da panela e são um prato cheio para queimaduras.

Compre uma tapioqueira que possua revestimento no cabo e garante a sua segurança na cozinha.

Tampa

Nem todas as tapioqueiras são vendidas junto de uma tampa, no entanto, as que possuem este acessório são mais completas e valem mais a pena.

Ao fechar seu utensílio com uma tampa, você acelera e uniformiza o cozimento da massa.

Neste caso, indicamos as tampas de vidro temperado, pois elas permitem que você acompanhe o processo sem precisar ficar levantando-as o tempo todo.

Durabilidade

É muito importante que você saiba que tapioqueiras precisam de cuidados básicos para que tenham uma vida longa.

No caso das antiaderentes, o ideal é que você nunca use espátulas ou colheres de metal quando for manuseá-la. Opte por madeira ou silicone, de forma a não arranhar o revestimento.

Outro detalhe é que apesar de serem muito resistentes, a peças de cerâmica pedem um manuseio mais cuidadoso.

Elas podem quebrar ou até mesmo rachar se forem expostas a choques térmicos, como tirar do fogão e colocar em cima do mármore, por exemplo.

(Fonte da imagem destacada: Iuliia Timofeeva/ 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Helena Sartori Cozinheira Profissional
Helena AINDA não participou do MasterChef, mas tem certeza que sua hora vai chegar. Cozinheira desde os 17 anos, quando ajudava no restaurante de sua tia, ela sabe de cor e salteado quais são os utensílios e ingredientes necessários para preparar cada uma das receitas especiais de seu livro. No ReviewBox, compartilha esse conhecimento com o público.