Taça com comprimidos dentro, sobre mesa com toalha de xadrez azul e branco.
Ultima atualização: 1 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

19Horas investidas

6Estudos avaliados

61Comentários coletados

Se você está em busca de mais energia, veio ao lugar certo. Seja bem vindo ao ReviewBox Brasil! No artigo de hoje, vamos tratar de uma substância que tem como função melhorar o seu rendimento físico e aumentar a concentração: A Taurina.

Produzida pelo nosso organismo e também encontrada em alimentos, a Taurina está se tornando cada vez mais popular como suplemento alimentar. Mas é preciso saber que existem diversos suplementos com formulações variadas. A seguir, mostraremos como escolher o ideal.




Primeiro, o mais importante

  • Taurina é um aminoácido importante para o sistema nervoso e a saúde cardíaca, mas é mais  utilizado em bebidas energéticas.
  • Por conta do efeito desintoxicante, a Taurina facilita a excreção de substâncias que já não são mais úteis para o corpo.
  • Antes de comprar a Taurina suplemento, é preciso considerar alguns fatores, entre eles, o seu objetivo e a sua condição de saúde.

Você também pode gostar:

Melhores suplementos de Taurina: Nossas recomendações

O melhor suplemento de Taurina em pó

A Taurina Natural da Bodyaction vem em forma de pó e tem sabor natural. São 100 gramas de taurina pura na embalagem. A recomendação da fabricante é que você ingira 1 grama do suplemento diariamente, o que corresponde a uma colher de café.

O que tem maior concentração de Taurina

A Taurina Lauton Nutrition vem em um frasco com 120 cápsulas, sendo que cada comprimido conta com 500 mg de Taurina. A recomendação é que sejam consumidas quatro cápsulas por dia, o que corresponde a 2000 mg de Taurina.

A melhor opção de Taurina com cafeína

A combinação Taurina + Cafeína no suplemento da BioSupri vem em cápsulas e é ideal para ajudar no aumento do estado de alerta. São 60 comprimidos no total. O ideal é consumir duas cápsulas por dia, que contêm 200 mg de cafeína, 1 grama de Taurina, além de óleo de girassol.

Guia de Compra

Pela lista acima, você percebeu que os suplementos de Taurina podem ser bem diferentes uns dos outros. Por isso, na hora de escolher a melhor opção, muitas dúvidas acabam surgindo.

Para ajudar você a entender tudo sobre a Taurina, nós criamos esse Guia de Compra. Aqui você vai descobrir para que serve, como usar esse suplemento, qual a quantidade ideal e quanto custa a Taurina suplemento.

Mulher estudando e tomando uma bebida energética.

A Taurina é muito utilizada para otimizar a energia e manter o foco. (Fonte: Antonio Guillem/ 123rf.com)

O que é Taurina?

A Taurina, ou ácido 2-aminoetanossulfónico, é um dos aminoácidos não-essenciais mais abundantes em nosso organismo.

Ele é encontrado especialmente no sistema nervoso central, nos músculos esqueléticos, no coração e no cérebro.

Mas é produzida e sintetizada no nosso fígado e no cérebro também por meio da ingestão de outros aminoácidos e da vitamina B6, que são mais encontrados no peixe e na carne vermelha.

Por isso, como o corpo consegue produzir esse aminoácido ele é considerado não essencial. Mas, ainda assim, sua suplementação tem se tornado cada vez mais popular no Brasil.

foco

Você sabia que o nome Taurina vem do latim Taurus?

Diz a história que, por ter sido isolada da bile de um touro, em 1827, pelos alemães Friedrich Tiedemann e Leopold Gmelin, a substância ganhou esse nome.

E isso acabou gerando a crença de que a Taurina seria extraída do touro, o que não passa de uma lenda urbana.

Devido ao seu poder benéfico para o corpo e para a mente, hoje em dia, existem diversos suplementos alimentares com a Taurina em sua composição.

Nesse caso, a Taurina é sintetizada em laboratório de forma que pode ser usada, inclusive, por veganos, já que a substância não é extraída de nenhuma fonte alimentar de origem animal.

Para que serve a Taurina e quais os seus benefícios?

O uso da Taurina como suplemento alimentar costuma ser bastante utilizado durante a prática de exercícios físicos. Mas o fato é que a suplementação desse aminoácido gera benefícios ao organismo como um todo.

De modo geral, sabe-se que a Taurina atua no aumento da nossa energia o que, consequentemente, ajuda no rendimento físico durante os treinos.

Afinal, esse aminoácido age no processo de contração muscular e na vasodilatação, aumentando o fluxo de nutrientes pelo corpo e a oxigenação de músculos e órgãos.

Além disso, a Taurina auxilia o desenvolvimento do sistema nervoso e tem ação antioxidante,  já que combate os radicais livres.

Homem segurando haltere de academia.

A Taurina é muito utilizada por quem treina pesado. (Fonte: tacofleur/ Pixabay.com)

Mais do que isso, a Taurina é conhecida também por sua ação desintoxicante, que facilita a excreção de substâncias pelo fígado.

Já no coração, a Taurina atua fortalecendo as contrações cardíacas e protegendo as células do órgão. Com isso, ocorre a diminuição da pressão sanguínea, o que é benéfico para pessoas hipertensas.

A seguir, você confere de forma esquemática todo o alcance da Taurina no organismo e seus principais benefícios para a saúde:

  • Boa para os músculos: A Taurina atua na produção de óxido nítrico, que aumenta o fluxo de sangue para os músculos. Com isso, mais oxigênio e mais nutrientes são enviados para os músculos do nosso corpo, fortalecendo-os e ajudando na rápida recuperação muscular.
  • Previne o diabetes: A Taurina ajuda no equilíbrio dos fluidos como, por exemplo, a insulina. Isso, por consequência, tem benefícios na prevenção do diabetes.
  • Aliada do coração: O uso de suplementos de Taurina pode auxiliar na redução dos níveis de homocisteína, um aminoácido que aumenta o risco de doenças cardíacas. Além disso, a Taurina ajuda a estabiliza os níveis de colesterol no sangue.
  • Tem ação diurética: Um dos grandes benefícios da Taurina é seu efeito diurético. Isso porque esse aminoácido tem o poder de impedir a entrada de sódio em excesso no organismo.
  • Boa para a imunidade: A Taurina é benéfica para o sistema imunológico porque tem efeito antioxidante.

A Taurina emagrece?

A Taurina suplemento evita a fadiga muscular e auxilia no aumento do metabolismo. Isso ocorre porque esse aminoácido equilibra os níveis de cálcio nos músculos do corpo.

Com mais cálcio dentro das células musculares, ocorre a redução da fadiga, o fortalecimento da contração muscular, o aumento da resistência física e do desempenho nos treinos.

Como o processo de emagrecimento está vinculado à prática constante de atividades físicas e uma alimentação equilibrada, a suplementação de Taurina pode ajudar a emagrecer.

Como consumir a Taurina?

A maior concentração de Taurina é encontrada, principalmente, em alimentos de origem animal como, por exemplo, peixes, mariscos, ostras, aves e carne bovina.

Já a sua versão sintética, que é utilizada na fabricação de suplementos alimentares, é muito encontrada sob a forma de bebidas energéticas.

Isso de deve ao fato de que, como vimos, a Taurina também ajuda a melhorar a concentração e o foco, além de fornecer energia ao corpo e ao cérebro.

Mas além disso, a Taurina também consegue minimizar os efeitos negativos de outras substâncias presentes nos energéticos. Além disso, a taurina também é encontrada em outro produtos utilizados por nós e pelos animais.

A Taurina também pode ser encontrada na ração de gato, em cosméticos e  em soluções para lente de contato.

No entanto, quando tratamos de bebidas enérgicas com taurina, elas não devem ser ingeridas em grandes quantidades.

Afinal, na fórmula dessas bebidas também estão presentes  carboidratos (glucoronolactona) e açúcar, que podem levar ao ganho de peso e aumento do risco de desenvolvimento de diabetes.

A cafeína é outra substância presente em grande quantidade nos energéticos. E, não raro, é encontrada inclusive combinada à taurina nos suplementos alimentares.

Taurina + cafeína é uma boa combinação?

Em geral, a base da formulação do energético é feita com Taurina, cafeína e açúcar. A cafeína é um estimulante, que age no sistema nervoso central, inibindo o sono e, consequentemente deixando você em estado de alerta.

Já a Taurina, ajuda na regulação dos níveis de água e sais minerais do sangue, além de atenuar a fadiga muscular, entre outros benefícios.

O fato é que as duas substâncias juntas acabam atuando positivamente no desempenho de atletas por elevar a capacidade aeróbica. Mas existem outros benefícios dessa combinação. Veja:

  • Auxilia no ganho de energia.
  • Aumenta a disposição física.
  • Atua como um estimulante natural.
  • É um suplemento pré-treino eficiente.

Quais as consequências do consumo excessivo de Taurina?

Ainda não foram constatados efeitos colaterais do consumo em doses pequenas de Taurina. Mas, como a Taurina estimula a produção de ácido no estômago, o seu consumo em grande quantidade pode, sim, aumentar o risco de úlceras estomacais.

Por isso, altas doses de Taurina também podem sobrecarregar o funcionamento do fígado e dos rins.

Mas o principal cuidado que você deve ter é com o consumo excessivo de Taurina em bebidas energéticas, que pode causar problemas de saúde.

Homem com mão no peito.

O excesso de bebidas energéticas pode causar problemas de saúde. (Fonte: Pexels/ Pixabay.com)

Além disso, é importante ressaltar que a concentração de Taurina encontrada na fórmula das bebidas energéticas é mais alta do que a quantidade encontrada em outros produtos como por exemplo, nos suplementos.

Mas de modo geral, os efeitos colaterais do consumo de energéticos acaba vindo, principalmente, da cafeína.

Dessa forma, confira a seguir os principais problemas que poderão ocorrer caso você abuse do consumo de energéticos com taurina.

  • Tremores musculares: Níveis elevados de hormônios estimulantes presentes nos energéticos pode fazer as pálpebras e os músculos tremerem.
  • Infarto e AVC: Substâncias como a cafeína, que leva à excitação, também gera constrição das artérias que, no cérebro, pode levar a um derrame, e no coração, a um ataque cardíaco.
  • Problema dentário: O pH baixo das bebidas energéticas promove um desequilíbrio bucal, alterando o esmalte dos dentes.
  • Gastrite: Os hormônios liberados por causa da cafeína favorecem a produção de ácidos no estômago.
  • Desidratação, ansiedade e insônia: Isto ocorre pelo efeito da cafeína direto no sistema nervoso central.

Além de todos esses efeitos colaterais que podem ocorrer caso você consuma os energéticos em excesso, os especialistas apontam que adultos com problemas cardíacos devem evitar o consumo desse tipo de bebida.

Qual a quantidade recomendada de Taurina?

A quantidade de Taurina a ser ingerida vai depender do seu objetivo e, portanto, é fundamental que você busque pela orientação do seu médico ou nutricionista antes de ingerir os suplementos de Taurina.

A dosagem recomendada de taurina varia de 3 a 6 gramas por dia.

Ainda assim, de modo geral, os especialistas concordam que a dosagem recomendada de taurina varia de 3 a 6 gramas por dia.

Além disso, a Resolução RDC nº 273 de 22/09/2005 (1), do Ministério da Saúde, estabelece o limite máximo de Taurina como ingrediente para o composto líquido pronto para consumo em 400 mg/100 ml.

Quais são as vantagens e desvantagens da Taurina?

Como vimos até aqui, a Taurina é uma aminoácido que, apesar de ser produzido pelo nosso organismo, pode ser ainda mais benéfico quando suplementado.

Isso porque, muito além de ter efeitos positivos no organismo de quem pratica atividades físicas e de quem quer emagrecer, a Taurina atua de forma benéfica para a saúde em geral.

Uma de suas principais vantagens é que a Taurina atua como antioxidante, controla a diabetes, e ainda evita e reduzi a fadiga muscular, aumentando a disposição e energia. Sem contar que a substância ainda otimiza o fluxo do oxigênio para os músculos e órgãos.

Mulher bebendo suco na academia de ginástica.

A Taurina faz bem para a saúde em geral. (Fonte: bruce mars/ Pexels.com )

Por isso, suplementos compostos com Taurina podem ajudar no aumento da energia e disposição, melhorando o rendimento físico, a concentração e o foco. Assim, a pessoa consegue treinar mais e melhor.

Por outro lado, assim como qualquer produto, é preciso ficar atento aos pontos negativos da Taurina. Se ingerida em excesso, principalmente sob forma de bebida energética, podem ocorrer efeitos colaterais sérios.

Além disso, crianças, gestantes e idosos somente devem consumir a Taurina sob orientação médica. E pessoas com distúrbios convulsivos e transtorno bipolar devem evitar suplementos com Taurina.

Vantagens
  • Ação antioxidante
  • Aumenta a força da contração muscular
  • Sensação de bem-estar
  • Eleva oxigenação do sangue
  • Possui propriedades anti-inflamatórias
  • Protege os rins, fígado, estômago e intestino
  • Pode ser consumida em forma de alimento, suplemento ou bebida energética
Desvantagens
  • Em excesso sob a forma de energético é prejudicial à saúde
  • Crianças, gestantes e idosos só devem consumir com orientação médica

Qual o preço da Taurina e onde comprar?

O preço da Taurina suplemento varia de acordo com a marca fabricante, dosagem e quantidade além, é claro, da loja na qual você decidir realizar a compra. Por isso, você vai encontrar a Taurina suplemento custando entre R$ 25 e R$ 1,6 mil.

Verifique a procedência do suplemento que for muito barato.

É claro que você não precisa comprar a mais cara de todas. Porém, verifique a procedência do suplemento que for muito barato para se certificar de que a Taurina é de qualidade.

De forma geral, você vai encontrar a Taurina à venda em lojas de suplementos, de departamento e até em hipermercados como, por exemplo, Lojas Americanas e Carrefour.

Mas, se você quiser encontrar uma maior variedade de marcas e de preços, recomendamos que você compre a Taurina pela internet, de preferência em lojas de renome como a Amazon Brasil.

Critérios de Compra: Como analisar os suplementos de Taurina

Na hora de comprar o suplemento de Taurina, você vai se deparar com uma grande variedade de produtos. Para acertar na escolha é fundamental que você saiba como e o quê analisar para conseguir diferenciar um suplemento de outro.

Para tanto, você deve levar em consideração os seguintes critérios:

A partir daqui, vamos explicar em detalhes como analisar cada um desses fatores, para que você possa comprar o melhor a melhor Taurina suplemento.

Forma de consumo

O primeiro ponto que você deve levar em consideração antes de iniciar o consumo de Taurina é a forma que irá fazê-lo. Como vimos, é possível utilizar uma alimentação saudável e variada para aumentar os níveis de Taurina no organismo.

Outra forma de consumir a Taurina é por meio de bebidas energéticas. Mas, como vimos, nesse caso é preciso mais cuidado por conta de outras substâncias envolvidas na composição da bebida.

Já quando tratamos da suplementação alimentar da forma sintética da Taurina, a primeira decisão que você deve tomar é escolher entre as fórmulas em pó ou em cápsulas.

Pessoa pegando suplemento em pó com cápsulas em volta.

Você pode consumir a Taurina em pó ou em cápsulas. (Fonte: Evgeniy Losev/ 123rf.com)

Nesse aspecto, você deve levar em conta qual é a forma mais prática para que você possa suplementar ao longo do dia.

Em geral, as cápsulas facilitam essa dinâmica já que você pode levá-las para qualquer lugar e ingerir em qualquer momento, desde que haja um líquido.

Já a Taurina em forma de pó pode ser um pouco mais trabalhosa para preparar em qualquer local. Por outro lado, essa forma de consumo tem como benefício facilitar a deglutição, ao contrário das cápsulas.

Combinações

Após escolher a forma como você irá realizar a suplementação da Taurina, sugerimos que analise se você deseja suplementar a substância em sua forma pura ou combinada.

Como vimos nesse artigo, não raro a Taurina é combinada com a cafeína. Mas também é possível encontrar esse aminoácido em conjunto com a Creatina, o que ajuda a potencializar o crescimento muscular durante treinos de musculação.

De toda forma, antes de escolher qual a melhor composição do seu suplemento, recomendamos que você considere tanto o seu objetivo quanto a opinião de um especialista.

Dose e dosagem

Observe também que, dependendo da fabricante do suplemento de Taurina, a dose da substância pode variar bastante.

Por exemplo, se você optar pela Taurina suplemento em forma de cápsulas, poderá encontrar opções que recomendam a ingestão diária de 2 ou 4 cápsulas. Já na forma de pó, a Taurina, em geral, é consumida na quantidade de uma colher de café.

Além disso, leve em conta que a cada dose também varia a dosagem de Taurina presente. De modo geral, a dosagem de Taurina pode variar de 2000 mg a 1 grama a cada dose diária.

Quantidade

Antes de finalizar a sua compra, também é importante considerar a quantidade total de suplemento dentro a embalagem. Isso irá afetar tanto no valor final da compra quanto no rendimento do suplemento de Taurina.

Por isso, além de levar em conta o preço, coloque na balança também por quanto tempo você pretende fazer a suplementação com Taurina.

Com isso, você vai poder optar pela Taurina que contém entre 60 e 200 cápsulas. No caso da Taurina em pó, existem embalagens que variam entre 100 gramas e 1 kg.

(Fonte da imagem destacada: Bru-nO/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em nós?

Gustavo Conceição Nutricionista
Na escola, Gustavo participava de todas as modalidades. Ele acabou não se tornando atleta profissional, mas manteve-se próximo do universo esportivo cursando nutrição e, depois de graduado, prestando consultoria a atletas de várias modalidades e clubes de futsal e vôlei pelo país. Pós-graduado em suplementação, compartilha online seu conhecimento sobre o que há de melhor em complementos alimentares.
Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.