Mãos digitando em teclado ergonômico.
Ultima atualização: 7 de maio de 2021

Como escolhemos

15Produtos analisados

14Horas investidas

3Estudos avaliados

65Comentários coletados

Digitar por longas horas pode causar cansaço, dores e problemas de saúde. Mas se você está lendo esse artigo, já deve saber disso e está em busca de acessórios que minimizem o desconforto durante a digitação. Com isso em mente, dedicamos esse artigo exclusivamente ao teclado ergonômico.

Projetado para proteger mãos, dedos e pulsos, o teclado ergonômico é o mais recomendado para quem trabalha digitando. E, ainda que às vezes seja difícil encontrar um teclado como esse, basta que você conheça bem suas características para indentificar a melhor opção para você. E nós vamos lhe ajudar nisso.




Primeiro, o mais importante

  • Um teclado ergonômico é feito especialmente para pessoas que digitam muito e sentem dores nas mãos, braços, pescoço ou ombros.
  • A ergonomia, que pode variar de acordo com os modelos de teclados disponíveis, permite uma postura que alinha braços, pulsos e mãos garantindo mais conforto ao digitar.
  • Para escolher a melhor opção de teclado ergonômico, não deixe de comparar o design, o tipo de teclas, de teclado numérico e de assento para pulso.

Melhores teclados ergonômicos: Nossas recomendações

Infelizmente ainda é comum encontrar anúncios de teclados ergonômicos que, na verdade, não tem nenhuma ou muito pouca ergonomia em seu design. Por isso, fomos atrás dos reais e melhores teclados ergonômicos para que você possa escolher com segurança. São eles:

Guia de compra: Tudo o que você precisa saber sobre teclado ergonômico

Como ainda não se trata de um acessório muito comum, existem muitas dúvidas sobre o teclado ergonômico. No Guia a seguir, vamos ajudá-lo a entender como funciona, quais são os principais modelos, funcionalidades e diferenças entre os teclados ergonômicos à venda.

Mulher trabalhando em frente ao computador.

Quem passa o dia todo digitando, precisa prevenir dores e problemas de saúde. (Fonte: Claudio_Scott/ Pixabay)

Por que você deve comprar um teclado ergonômico?

Como o próprio nome diz, o teclado ergonômico tem como foco a ergonomia, ou seja, trata-se de um teclado que foi projetado para garantir mais conforto na hora de digitar e, com isso, evitar problemas de saúde.

Afinal, quem passa muito tempo usando um teclado sabe: Com o passar dos dias, o desconforto nas costas, braços, mãos e dedos vai aumentando até que, em muitos casos, se transforma em dor e até em doença.

Algumas das doenças causadas pela digitação excessiva e prolongada são:

  • Tendinite;
  • Síndrome do túnel do carpo;
  • Bursite;
  • Síndrome do pronador redondo.

Para evitar que chegue a esse ponto, as fabricantes de eletrônicos investiram pesado em acessórios ergonômicos, com destaque para o teclado e o mouse, que são os que mais causam problemas de saúde.

Qual a diferença entre um teclado ergonômico e o tradicional?

Por conta do design do teclado ergonômico, as suas mãos ficam alinhadas com o pulso e o antebraço, o que ajuda a reduzir o esforço durante a digitação. E essa é a principal diferença entre o ergonômico e o teclado tradicional.

Ainda que existam vários modelos - e vamos falar deles logo mais -, de modo geral um teclado ergonômico tem um design que funciona assim: metade das teclas fica no lado direito e a outra metade no lado esquerdo.

Com isso, existe um espaçamento maior entre as mãos, o que permite uma digitação personalizada, na qual as mãos quase não se movimentam.

Teclado ergonômico.

O teclado ergonômico tem um design que garante mais conforto para mãos, dedos e pulsos.

Além disso, os melhores modelos ergonômicos contam com uma almofada de pulso que também é importante para que os pulsos e as mãos descansem ao digitar.

Diferentemente do teclado tradicional, o ergonômico possui ainda mais níveis de inclinação e recursos adicionais projetados para promover uma melhor postura corporal e uma redução da força ao digitar.

Você sabe a importância da ergonomia ao usar um computador ou notebook?

Seja para o trabalho, seja para o lazer, os seguintes cuidados devem ser adotados para evitar problemas de postura e de saúde:

  1. A melhor posição para o monitor é na altura dos olhos;
  2. A iluminação do monitor deve ser baixa, mas sem exigir muito esforço das vistas;
  3. A altura das cadeiras deve ser regulável, para que você mantenha a coluna ereta e os pés totalmente apoiados no chão;
  4. A altura do teclado e do mouse deve estar alinhada à altura dos cotovelos.

Quais são os tipos de teclados ergonômicos?

Hoje já existem alguns tipos de teclados ergonômicos para atender os mais diversos objetivos e gostos. Veja os principais:

  • Teclado Dividido: Este é o teclado ergonômico mais conhecido. Ele possui as teclas divididas verticalmente em dois ou três agrupamentos;
  • Teclado Contornado: No teclado ergonômico contornado, as teclas de função (F) estão posicionadas no meio das teclas, em depressões de forma arredondadas, para que sejam acionadas com os polegares;
  • Teclado de Mão: Mais parecido com um Gamepad, o teclado de mão não fica apoiado sobre uma superfície como o restante dos teclados. Nesse caso, ele é encaixado na mão. Esse modelo é o mais versátil, já que com ele você pode se mover enquanto digita;
  • Teclado Dividido em Ângulo: Conhecido também como ‘klockenburg’, o teclado dividido em ângulo lembra o teclado ergonômico dividido. A diferença é que ele permite que os dedos estejam posicionados numa altura maior, facilitando ainda mais a digitação.

Qual a diferença entre o teclado ergonômico ABNT2 e ABNT?

Atualmente existem dois layouts de teclados no Brasil, que são definidos pelo tipo de símbolos disponíveis. São eles: O ABNT e o ABNT2. A diferença é que no ABNT2 existe a tecla “Alt Gr”, do lado direito da barra de espaço.

É essa tecla que permite acionar a terceira função de algumas teclas como, por exemplo, o símbolo de “primeira” e de “primeiro”. Por isso, o teclado ergonômico ABNT2 é o mais procurado pelos compradores.

Critérios de compra: Como avaliar os diferentes teclados ergonômicos

A partir daqui, vamos mostrar quais são as características e funções que diferenciam um teclado ergonômico de outro e como você deve avaliar cada um para escolher o melhor modelo. São eles:

Com ou sem fio

Entre os modelos de teclado ergonômico você vai encontrar opções com fio e sem fio. A principal diferença entre eles é que o teclado com fio é conectado pelo cabo ao computador ou notebook. Com isso, ele acaba limitando a sua movimentação.

Já o teclado ergonômico sem fio funciona com pilhas e sua conexão com o computador é feito por meio de um dongle, que fica plugado na entrada USB.

Por conta disso, o teclado sem fio acaba sendo mais versátil e prático, já que você pode usá-lo a uma distância maior do computador. Além disso, esse tipo de teclado dispensa o uso de pilhas.

Para resumir, criamos o quadro abaixo que mostra as principais diferenças entre o teclado com e sem fio. Veja

Teclado ergonômico com fio Teclado ergonômico sem fio
Vantagens Não precisa de pilhas Maior portabilidade
Desvantagem Limita a movimentação e aumenta a quantidade de fios na mesa Precisa de pilhas para funcionar

Teclas programáveis

Outro critério que você deve levar em conta na hora de comprar o melhor teclado ergonômico é com relação à quantidade de teclas programáveis.

Quanto maior for a disponibilidade de teclas programáveis, menos você precisará usar o mouse.

O mouse é outro acessório que pode comprometer os tendões.

E isso é benéfico, porque o mouse é outro acessório que pode comprometer os tendões dos braços e das mãos quando usado em excesso.

Tanto é que hoje os fabricantes também oferecem o mouse ergonômico. Mas, na ausência dele, vale considerar que alguns teclados ergonômicos permitem que você personalize entre 5 e 15 teclas.

Com isso, você pode usar as teclas para abrir arquivos, pastas e páginas da web de maneira rápida e simples.

Teclado numérico

Também é importante considerar que, assim como ocorre com os teclados tradicionais, nem todos os teclados ergonômicos possuem teclado numérico lateral.

No entanto, o mais importante a destacar é que modelos mais modernos contam com um teclado numérico destacado da base principal.

Almofada de descanso para pulsos

O último critério que recomendamos que você leve em consideração antes de escolher o modleo ideal é se o teclado possui almofada de descanso para pulsos. Dependendo do tipo de teclado ergonômico, esse apoio para pulsos pode vir fixo na base das teclas ou separado.

Não esqueça de checar também o grau de maciez e o material de fabricação dessa alamofada de descanso. O ideal é que ela seja firme, mas sem ser dura demais pra garantir o apoio ideal.

Resumo

O teclado ergonômico é o mais indicado para quem passa muito tempo digitando. Com ele, é possível reduzir o desconforto, as dores e os problemas de saúde que acometem, principalmente, as mãos, dedos e pulsos de quem digita muito.

Para investir no melhor modelo, tenha em mente os diferentes tipos de design, de layout das teclas, des almofadas para pulsos e funcionalidades como as teclas programáveis.

(Fonte da imagem destacada: Soldatov: 44966148/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas