Olá e seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! O tema de hoje é teclado gamer. Com vários modelos e marcas disponíveis no mercado, este acessório para PC é recomendado para melhorar a performance nos jogos de computador.

Como são várias as opções, é importante conhecê-los e escolher o que melhor cabe em suas necessidades, gosto e bolso. Se você está em dúvida de qual adquirir, este artigo poderá ser de grande ajuda.

Aqui você encontrará informações sobre os melhores teclados mecânicos gamer, as diferenças em relação ao convencional, quanto eles custam, onde comprá-los e como utilizá-los.
Também colocamos algumas dicas, vantagens e as principais características desse periférico utilizado cada vez mais por jogadores de PC.

Primeiro, o mais importante

  • Antes de adquirir o seu teclado gamer, é importante saber para quais fins você pretende usá-lo e se o seu computador ou notebook possuem o sistema mínimo necessário.
  • Para escolher o que melhor se encaixa no seu desejo e necessidade, fique atento em relação ao tipo de switch do teclado. São 6 os tipos, sendo um o mais utilizado, um o mais suave, outro o mais duro e dois que não são vendidos por nenhuma marca no Brasil.
  • Diversos sites vendem o produto, por isso, é necessário pesquisar bem antes de comprar de uma loja que você não conheça. Cheque se o teclado é original e se vem com os acessórios anunciados, como keycaps removíveis e ferramenta de remoção dos mesmos em formato de pinça.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 7 melhores teclados gamer

Se você busca melhorar o seu desempenho durante os jogos e ainda tem um teclado comum, chegou a hora de investir em um teclado gamer. Pensando nisso, selecionamos os 7 melhores modelos para você. Confira:

1º – Teclado Gamer Ducky Channel

O teclado da marca Ducky Channel tem dupla camada de PCP, oferecendo maior durabilidade e resistência, além de dar mais estabilidade para todas as funções. As teclas PBT Double Shot possuem também 2 camadas, uma sobre a outra, garantindo teclas resistentes e evitando o desgaste prematuro.

O usuário pode ajustar a altura do acessório em 3 diferentes níveis e o cabo USB que acompanha é removível.

2º – Teclado Gamer HyperX Mars

Este teclado mecânico da HyperX é feito de liga de alumínio escovado e é compatível com sistemas Windows 10, 8.1, 8 e 7. Com um cabo de 1,8 metro, tem conexão USB 2.0 banhado a ouro, luz de fundo com 6 efeitos em modo LED e 5 níveis de brilho.

Ele também possibilita personalização através de software da Genesis, tem switches mecânicos e duráveis e retroiluminação RGB com efeitos dinâmicos.

3º – Teclado Gamer Redragon Varuna

O acessório possui iluminação em LED RGB e teclas mecânicas para alto desempenho em jogos. Tem construção metálica e ABS para rigidez e durabilidade, além de som de clique audível e feedback de impacto táctil.

Com sistema antighosting em todas as teclas e switches – que são intercambiáveis – mecânicos Outemu Blue, possui durabilidade de até 50 milhões de cliques.

4º – Teclado Gamer Multilaser

Suas teclas são projetadas para auxiliar e simplificar os comandos, permitindo uma rápida capacidade de respostas, além de darem acesso imediato às 12 funções de multimídia. Esse teclado mecânico permite ativar e desativar a tecla Windows para evitar acessos indesejáveis à área de trabalho durante os jogos.

Ele possui ainda apoio para os pulsos para maior conforto durante os jogos e iluminação de fundo em cores diversas.

5º – Teclado Gamer Havit

O teclado mecânico gamer Havit tem switch Outemu Brown para quem prefere uma jogatina mais silenciosa e baixo tempo de resposta comparado a teclados de membrana convencionais.

Com design compacto, é ideal para ser levado para qualquer lugar. Sua iluminação é em branco para jogar à noite ou até mesmo para o trabalho. É compatível com Windows 2000, XP, Vista, 7, 8, 10, Mac e Linux e a vida útil de suas teclas é de 60 milhões de cliques.

6º – Teclado Gamer Exbom

Especialmente desenvolvido para jogos online, o teclado da Exbom tem acabamento em metal, que o mantém estável durante as partidas mais intensas. Tem ainda função antighosting, cabo reforçado em nylon, apoio para os pulsos e não necessita instalação de drivers adicionais.

Com design ergonômico, a iluminação LED colorida possui opção de combinação de cores e suas teclas são plunger, macias e silenciosas.

7º – Teclado Gamer OEX Prismatic

Este acessório da OEX é multimídia e padrão ABNT2, tem chassi de aço escovado e 9 programas de núcleos. Com 19 teclas antighosting, tem backlight com 9 programações de cores, além de comando de voz, que acionará a iluminação.

O cabo USB é de aproximadamente 1,8 metro e o periférico é compatível com Windows 2000, XP, ME, Vista, 7 e 8.

Guia de Compras

Com tantas opções atraentes no mercado fica mesmo muito difícil escolher pelo melhor teclado mecânico gamer. Mas não se deixe atrair apenas pelo design e luzes coloridas. Existem alguns fatores importantes e queremos abrir seus olhos ao longo desse Guia de Compra.

Continue com a gente, aqui você encontrará explicações sobre o teclado gamer, quais as principais vantagens e desvantagens, quanto custa e onde comprá-los.

homem gritando mexendo em um teclado gamer com luz vermelha

Um bom teclado gamer é um diferencial – e pode ser decisivo – em uma partida de jogo. (Fonte: Dean Drobot/ 123RF.com)

O que é um teclado gamer e quais suas vantagens?

Jogos para o computador não são uma novidade – há anos eles já existem. No entanto, cada vez mais pessoas estão jogando e, para acompanhar a demanda crescente, acessórios para ajudar na experiência estão surgindo.

Um deles é o teclado gamer. Com cabo USB, ao plugar no PC (ou notebook), o jogador passa a ter sua performance no jogo melhorada, além de ganhar mais agilidade e rapidez em seus movimentos.

Em um teclado mecânico, diferentemente em um de membrana, cada tecla possui seu switch próprio (um mecanismo mecânico – por isso o nome – a base de molas), o que possibilita uma resposta bem mais rápida e autônoma.

Neste tipo de acessório, a precisão do clique é maior. Jogos que necessitam de combinações complexas de teclas, por exemplo, são bastante beneficiados, já que o feedback é apurado.

O periférico também consegue funcionar sob condições extremas, com altas velocidades de clique ou várias teclas apertadas ao mesmo tempo, possibilitando, assim, que não ocorra o efeito ghosting.

Este produto também auxilia na hora de realizar algumas configurações durante um jogo. Com ele é possível ajustar facilmente o brilho da tela, além de aumentar ou diminuir o volume.

Outra vantagem é o seu design ergonômico, que evita que os seus braços e mãos se cansem ou fiquem doloridos. Isto é importante principalmente para jogos longos, como os de estratégia.

Ele é também bastante duradouro, podendo resistir a pelo menos 50 milhões de cliques, enquanto um comum, aguenta em média 5 milhões.

E, por fim, o teclado mecânico possibilita também que várias teclas sejam pressionadas simultaneamente, sem ter perda de registro de nenhumas delas, o que não é possível com um comum.

Como desvantagem, o preço pode ser um fator. Por terem switches próprios e que, geralmente, são peças mais caras, o valor de um teclado mecânico gamer é superior a um de membrana.

Diferentemente de um teclado comum, o mecânico tem menos resistência ao contato com líquidos, por exemplo. Por isso, caso algo respingue enquanto estiver jogando, o dano pode ser maior.

Pode ser considerado como desvantagem também o barulho que ele faz. Quando comparado ao acessório convencional, o som que faz ao ter suas teclas pressionadas é bastante acentuado.

E, ainda, normalmente só se sente os benefícios de um teclado mecânico quando ele é usado por algum período de tempo, o que nem sempre é possível.

Veja a seguir as principais vantagens e desvantagens do produto:

Vantagens
  • Performance no jogo melhorada, mais ágil e rápida
  • Maior precisão do clique e resposta da tecla mais rápida e autônoma
  • Ajuste fácil de configurações, como brilho e volume
  • Design ergonômico que evita cansaço de braços e mãos
  • Muito duradouro, resiste a pelo menos 50 milhões de cliques
  • Mais de uma tecla pressionada simultaneamente sem a perda de registro
Desvantagens
  • Preços mais elevados que de um teclado comum
  • Menos resistência ao contato com líquidos
  • Som das teclas pressionadas é bastante acentuado
  • Os benefícios são sentidos apenas após algum período de uso

Teclado convencional ou teclado gamer?

Um teclado convencional para computador todo mundo conhece. Composto por 3 membrana de plástico que abrangem todas as teclas, faz com que o tempo de resposta para uma função seja mais lento.

Ao digitar ou pressionar, a pressão faz com que as camadas de silicone encostem umas nas outras, fechando, assim, o circuito e enviando o sinal ao PC. Como esse tecido plástico passa por de baixo de todos os botões, a digitação torna-se mais suscetível a erros.

É por isso que para quem quer jogar com mais precisão e agilidade um teclado mecânico é muito mais interessante. Funcionando por meio de um mecanismo mecânico a base de molas, cada tecla possui o seu o próprio switch.

Sendo assim, este acessório permite um feedback e tempo de resposta melhores, é mais durável que o comum, menos propenso a erros de comando e digitação e permite que várias teclas sejam apertadas ao mesmo tempo sem que as funções sejam inibidas.

Quer saber um pouco mais sobre a diferença entre o teclado convencional de membrana e o teclado mecânico? Confira a tabela abaixo:

Teclado mecânico Teclado convencional
Tempo de resposta Mais rápido ao pressionar uma tecla Mais lento ao apertar uma tecla
Comando É menos propenso a erros de comando e de digitação É mais suscetível a erros de digitação ou comando
Funcionamento interno Cada tecla tem uma única peça switch O teclado inteiro é composto por três membranas de silicone
Barulho Teclas mais barulhentas Teclado mais silencioso
Preço São mais caros Preços mais acessíveis
Durabilidade Duração de pelo menos 50 milhões de cliques Duração de até 5 milhões de cliques

Todo teclado gamer é mecânico?

Não! O teclado mecânico gamer para ser utilizado em jogos no PC ou notebook apresenta teclas numéricas, alfabéticas e de símbolos que nem um convencional.

Por isso, é importante prestar atenção se o teclado em questão que você está querendo adquirir é realmente o mecânico – que funciona por meio de um mecanismo mecânico a base de molas – e não o de membrana (de 3 camadas de plástico), que costuma ser mais barato e de qualidade inferior.

Assim como é fundamental checar placas de vídeo e processadores de um computador, para quem quer jogar com alta performance, é essencial estar atento também aos acessórios.

O teclado mecânico pode fazer uma grande diferença no que diz respeito à qualidade dos movimentos em um jogo, conforto do usuário e rapidez nas respostas das teclas.

Sempre leia a descrição do produto para se certificar de que o produto é mesmo mecânico.

Quanto custa?

Os preços dos teclados mecânicos gamer podem variar bastante de acordo com marca, funcionalidade, qualidade e peças switch.

Você pode escolher entre os modelos mais caros, de marcas mais famosas, ou escolher por um mais simples, com menos opções de iluminação e teclas para trocar, por exemplo.

Os valores dos acessórios que constam neste guia estão entre R$ 40 e R$ 800. Com preços bem distintos, o objetivo é oferecer opções para todos os tipos de bolsos.

Onde comprar?

Para adquirir o teclado mecânico não é extremamente necessário ir a alguma loja física. Na internet é possível comprá-lo em diversos sites, como na Amazon brasileira, nas Lojas Americanas, no Mercado Livre e no Submarino.

No entanto, o fator mais importante do acessório é a sensação que você terá ao utilizá-lo. Por isso, é interessante também testá-lo pessoalmente, checar se a ergonomia é confortável, se o material é de qualidade e receber dicas de vendedores experientes no assunto.

Para isso, você pode visitar lojas próprias para computadores, como a da Dell, ou de produtos e acessórios para PC, como a Rocketz Store.

Mas, uma dica: se você decidir por comprar online e não tiver a oportunidade de manusear o produto, fique atento aos comentários e reviews de quem já comprou.

 Imagem mostra um teclado mecânico gamer em cima de uma mesa de madeira

De diferentes marcas e modelos, teclado mecânico gamer traz mais precisão e respostas mais rápidas ao jogador. (Fonte: Caspar Rubin / Unsplash)

Critérios de compra: Fatores para comparar os diferentes modelos de teclado gamer

Existem alguns critérios importantes para avaliar os diferentes modelos de teclado mecânico disponíveis para venda. Para fazer a melhor escolha, algumas características devem ser levadas em conta ao pesquisar cada um dos modelos que você estiver interessado em adquirir.

Como existem diversas opções, preços e marcas a serem considerados, levantamos os detalhes abaixo que são essenciais e que poderão lhe ajudar na seleção ideal. São eles:

  • Tipo de switch
  • Keycaps
  • Iluminação
  • Compatibilidade
  • Som emitido pelas teclas
  • Objetivo de uso
  • Preço

A seguir, explicamos exatamente o que deve ser observado em cada um dos fatores a serem considerados na hora da compra do teclado mecânico para jogos.

Tipo de switch

A característica do teclado mecânico é o seu mecanismo separado por cada tecla, que possui um conjunto de interruptor e mola próprio para enviar o sinal.

Existem 6 tipos de teclado, que variam conforme o tipo de mecanismo de cada botão. São eles: Cherry MX Black, Cherry MX Red, Cherry MX Brown, Cherry MX Blue, Cherry MX Green e Cherry MX Clear.

Dentre eles, o azul é o mais utilizado, já que tem o maior equilíbrio entre som, resposta ao toque e resistência.

O modelo Black é o mais suave e o Clear é o mais duro. Este último e o verde não são vendidos por nenhuma marca no Brasil.

Keycaps

As keycaps, que são as peças de plástico com as letras, números e símbolos, são encaixadas em cima do switch. Sendo assim, podem ser trocadas por outras compatíveis ao mecanismo.

Alguns modelos de teclados acompanham mais de um tipo de keycap para as principais teclas.
Isso possibilita uma customização do teclado de acordo com o seu gosto, necessidades e objetivo.

Iluminação

Os teclados possuem uma retroiluminação – normalmente de LED – com diferentes opções de cores que são ativadas em determinados comandos.

Alguns acessórios apresentam mais efeitos de luz, como 6 modos, ou menos, com 3 opções. Além disso, é possível ajustar também o brilho da iluminação.

Para jogar no escuro, mais programas de cores é ideal. Mas, para jogar com mais pessoas em volta, uma iluminação básica pode ser melhor. Pondere para qual situação o seu teclado será mais utilizado.

View this post on Instagram

#motospeedck108 #keyboard #mechanickeyboard #rgbled

A post shared by Anton (@nidhoggmjollnirr) on

Compatibilidade

Este critério é muito importante para a escolha do seu teclado mecânico. Fique atento para o sistema do seu PC ou notebook.

Geralmente, o periférico é suportado pelos Windows mais comuns (como XP, Vista, 7, 8, 9 e 10), mas pode haver exceções.

Antes de comprar, verifique detalhadamente se o teclado em questão é compatível com o seu computador a ser utilizado e se, claro, ele possui entrada para cabo USB.

Som emitido pelas teclas

Assim como cada tipo de switch tem uma intensidade de força, cada tipo de mecanismo tem também um som diferente quando é pressionado.

Se você deseja utilizar o teclado mecânico na sua própria casa, sem gente ao redor, o barulho que as teclas fazem ao serem pressionadas pode não ser tão importante.

Mas, se for utilizá-lo em um local onde mais pessoas estão presentes, um teclado que faça menos som ao ser pressionado pode ser mais agradável e perturbar menos.

Como o sistema se dá por um mecanismo físico, o interruptor, juntamente com a mola, vai dar o tom do clique quando a tecla é pressionada.

Há teclados que as teclas emitem um som mais alto e agudo, como as do tipo Cherry MX Brown, ou bem silenciosos, com o Cherry MX Black.

Objetivo de uso

Querendo ou não, o propósito de uso do teclado é um fator que pode influenciar na escolha do mesmo.

Se você pretende jogar para se divertir, tornando o hábito um hobby, teclados mais simples e baratos podem servir perfeitamente para um uso mais casual.

Mas, se você pretende competir, participar de campeonatos de e-Sports, por exemplo, e tornar o gosto por jogos on-line algo mais profissional, investir em um teclado com switches de qualidade, de uma marca de reputação fará toda a diferença.

Preço

O preço também acaba sendo um fator de comparação e qualificação. Neste guia de compras temos produtos entre R$ 40 e R$ 800.

O mais caro, obviamente, tem qualidade superior, maior número de funções e teclas responsivas mais sensíveis.

Mas isso não quer dizer que um de valor menor tenha qualidade ruim. Você só precisa saber quanto está disposto a investir, pois a variação de preços é grande!

(Fonte da imagem destacada: Soumil Kumar / Pexels)

Avalie este artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
20 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...
Avatar

Publicado por REVIEWBOX