Tablet com teclado sobre mesa de escritório.

Olá, é sempre bom ter você aqui, no ReviewBox Brasil! Hoje vamos mostrar para você tudo sobre teclado para tablet. Muito parecido com smartphones, mas de tamanhos maiores, muitas pessoas já os utilizam como notebooks.

São mais leves, possuem uma tecnologia própria e tela acessível ao toque. Mas, e quando precisamos escrever por muito tempo?

Certamente você já teve algum aborrecimento ao digitar no celular ou tablet. A tela pequena acaba dificultando, e o auto corretor cria coisas absurdas. Mas, com um teclado para tablet, a coisa muda de figura. E vamos te mostrar como!




Primeiro, o mais importante

  • Teclados para tablets são muito parecidos com os de computador. Por vezes, um é capaz de ser utilizado no outro.
  • Existem teclados portáteis, específicos para tablets, em tamanho similar ao equipamento. Alguns vêm até mesmo com suporte ou capa, para colocação do tablet.
  • Possuem várias opções de uso e acessórios. Alguns contam até mesmo com mouse integrado.

Você também pode gostar:

Os melhores teclados para tablet: Nossas opções

Acessórios pequenos e práticos, são fáceis de encontrar por aí. Contudo, você precisa saber que nem todos são iguais. Separamos os melhores aqui para lhe apresentar.

Uma opção muito fácil de ser carregada

Um teclado de layout simples e desenho inovador, com base para colocação do tablet ou smartphone. Possui as teclas mais utilizadas por usuários, além de botão direto para acesso ao menu do sistema.

Sua principal característica é a portabilidade, onde o mesmo é capaz de reduzir seu tamanho a algo similar à uma régua. Desta forma, fica fácil de ser carregado, ocupando menos espaço e com menor risco de quebrar. Sua conexão bluetooth permite a utilização em diversos dispositivos, além de tablets, sendo um verdadeiro acessório versátil.

Um teclado para tablet prático e fácil de guardar

Um teclado prático e portátil, do tamanho do seu tablet. Acompanha todas as teclas mais utilizadas, além das teclas de funções (F1 ao F12).

É bastante fino, sendo prático guardá-lo em qualquer lugar, conectando-se a dispositivos por bluetooth. Oferece o que há de mais prático e melhor, por um preço justo ao consumidor.

Para todos os tipos de tablet

Um teclado compatível com qualquer equipamento, de visual limpo e detalhes em cores vibrantes. Possui uma base para colocação do tablet, que facilita muito ao escrever.

Com o sistema easy-switch, você pode alternar a escrita entre mais de um dispositivo ao mesmo tempo. A tecnologia suporta até três conexões, por meio do sistema bluetooth.

O teclado acompanha as teclas mais utilizadas em qualquer computador, além de controles de áudio e vídeo. Seu tamanho é ideal para qualquer digitação, contando também com uma base emborrachada.

Guia de Compra

Nem sempre é fácil adquirir um acessório. Pesquisar por teclados vai te levar a uma grande quantidade de opções, com diferenças gritantes de preço. Antes de escolher qualquer teclado para tablet, preste atenção nas informações que pesquisamos.

Dessa forma, você saberá comparar as ofertas e decidir pelo produto que atende sua necessidade.

Homem com smartphone e tablet com teclado a frente.

Compacto, o teclado para tablet facilita a digitação de pequenos devices. (Fonte: everythingpossible / 123RF)

Quais as vantagens de usar um teclado para tablet?

A modernidade trouxe muitos avanços para o dia a dia, principalmente na comunicação e no entretenimento. Tablet e smartphones são acessíveis para quase todos os públicos, e vem continuamente suprindo a necessidade de um computador.

Conexão com a internet, exibição de imagens, fotografia e filmagem, edição de dados, jogos dos mais diversos. Tablets conseguem lhe fornecer todas estas opções, sem muito esforço, a partir de seus sistemas operacionais e aplicativos disponíveis.

Mas, você já experimentou escrever longos textos neles? Precisar de caracteres especiais a todo o momento para fórmulas de cálculo? Apesar de continuamente melhorando, os teclados embutidos na tela não são os melhores quando o assunto é uso contínuo.

Mulher digitando no teclado, enquanto observa o tablet.

A melhor opção para longos textos é um teclado. Você deixa a tela na melhor posição para olhar, e o teclado na melhor para escrever. (Fonte: katja512 / Pixabay)

Claro, com muito treino, você até pode ser capaz de digitar na mesma velocidade que o faria num teclado. Mas existem teclados justamente para te auxiliar neste processo.

Por meio da tecnologia bluetooth (sinal sem fio), ou mesmo com um cabo OTG, você pode conectar um teclado no tablet. Com ou sem fio, o teclado para tablet oferece mais conforto e qualidade.

Na dúvida se vale a pena?

Vantagens
  • Similar aos teclados de notebook e computadores
  • Teclas de função
  • Maior espaço entre teclas
  • Alguns vêm com mouse embutido
Desvantagens
  • Um acessório a mais para ser carregado
  • Custa caro

Qual a melhor compatibilidade de um teclado para tablet?

Conforme a tecnologia avança, ela é incorporada nos equipamentos. Com os tablets isso não é diferente.

Portanto, você precisa verificar a versão do seu sistema operacional antes de comprar um teclado. Se você tiver algo a partir de:

  • Android 4.4
  • IOS 5
  • MAC OS 10
  • Windows 8

Você tem grandes chances de estar seguro ao comprar o acessório. Praticamente todos os teclados vão funcionar em produtos com até cinco anos de fabricação. Então, não é um motivo para se preocupar, mas é importante ficar sabendo.

Qual sistema de teclas ideal em um teclado para tablet?

Se você costuma utilizar teclados para digitação ou jogos, sabe como é importante existirem os botões que você precisa. O padrão brasileiro é o ABNT2 (com o cedilha, por exemplo), e ter um teclado nesta norma facilita muito o trabalho que você terá ao digitar.

Em geral, o teclado para tablet é igual de um computador, varia de acordo com o tamanho.

Geralmente estes teclados são mais compactos, abrindo mão do sistema numérico no canto direito. Existem as opções que o possuem, mas esteja preparado para pagar um pouco a mais.

Também, sendo teclas adicionais, vão aumentar o tamanho do acessório. Claro, os números que ficam em cima da tela ainda não permanecer, e se foram o suficiente, você nem precisa investir no numérico.

Quanto a posição das teclas, elas ficam nos mesmos lugares que em qualquer teclado, num padrão chamado QWERTY. Teclas como enter, control, barra de espaço, todas aparecem no teclado, nos locais de sempre ou muito próximos.

Da mesma forma, se você precisa do uso das funções (F1 ao F12), alguns modelos terão os botões disponíveis.

O teclado para tablets é muito parecido com qualquer outro teclado para notebook ou computadores. Podendo ser escolhidos em tamanhos realmente diferenciados.

Imagem de notebook e tablet com teclado sobre mesa.

Os teclados para tablet, por serem compactos, podem ter algumas teclas a menos. (Fonte: jeonghwaryu0 / 123RF)

Qual a diferença entre um teclado para tablet e o convencional?

Basicamente o que muda entre um teclado para tablet e o convencional é o tamanho.

Visto que hoje em dia você encontra um teclado para seu computador da forma que você desejar, com ou sem fio, com teclado numérico ou não, de diferentes cores e configurações, essa diferença fica realmente na portabilidade.

foco

O teclado para tablet foi projetado para ser carregado para todos os lados, juntamente com esse device, logo ele é muito compacto, às vezes dobrável e cabe até mesmo dentro da bolsa.

Como vimos, alguns modelos podem ser bastante simples ou possuírem todas as demais funcionalidades de um teclado tradicional.

Quanto custa um teclado para tablet?

Acessórios importantes para o tablet, com funções desde básicas até mais complexas, os teclados para tablet tem grande variação de preço.

Produtos básicos vão ser encontrados no mercado a partir dos R$ 60 entregando o que você precisa em teclas e digitação. Mas não conte com botões de função ou outros acessórios, além da base plástica com teclas.

Conforme os recursos para aquisição aumentam, as possibilidades do equipamento também o fazem. Por R$ 300 você é capaz de encontrar teclados de última geração, com suporte para colocação do tablet inclusive.

Alguns podem até mesmo se dobrar, para maior comodidade no transporte. E, ainda, virem com mouse pad (igual estes de computador) num pacote dois em um.

Onde comprar um teclado para tablet?

Como são acessórios para tablets e smartphones, estes teclados serão encontrados em lojas de informática e também nas lojas de departamento. Até mesmo lojas de presente podem contar com alguns modelos.

Porém, sempre é uma excelente opção a pesquisa pela internet. Nela você pode selecionar modelos, criar comparativos e fazer escolhas com base nos critérios que definir.

Lojas como a Amazon possuem uma grande variedade destes acessórios, com a comodidade de uma compra segura, e da entrega em casa.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os tipos de teclado para tablet

Agora que você já tem uma visão e conhecimento sobre teclados para tablet, talvez esteja pensando em comprar um. Mas, para realizar a melhor aquisição precisa prestar atenção em algumas características.

Vamos agora listar para você as principais características destes acessórios, ideias para levar em consideração antes da compra.

  • Tamanho
  • Conexão
  • Fonte de energia
  • Teclas

Agora confira cada um desses fatores em detalhes:

Tamanho

Ao comprar um teclado para tablet, definitivamente o tamanho é algo a prestar muita atenção. Os teclados possuem formatos muito variados, sendo desde proporcionais ao tablet até do tamanho daqueles de computador.

Geralmente costumam ser mais finos, e consequentemente mais leves. Mas não é aí que você precisa focar. Um maior teclado geralmente representa mais espaço entre as teclas, e maior quantidade de funções.

Procure aliar o tamanho do acessório às necessidades que você terá com ele. Evite comprar algo com teclas desnecessárias, que apenas aumentarão o tamanho e o peso do teclado.

Imagem com um teclado, um tablet e uma webcam no formato de microfone.

Os teclados para tablet são, em geral, finos e leves. Escolha um de acordo com sua necessidade. (Fonte: PIX1861 / Pixabay

Conexão

Se você pretende utilizar um teclado para tablet, saiba que o mesmo precisa estar conectado com o equipamento. As opções não são muitas: ou ela é feita por cabos, ou sem cabos (por bluetooth).

Verifique se está tudo bem com o bluetooth do seu tablet, ou mesmo se ele tem portas USB disponíveis. O teclado precisará de uma destas opções para poder funcionar.

Se quiser praticidade, opte pela conexão sem fio. Ela te permitirá alguns metros de distância, e não ficará restrita ao tamanho ou necessidades do cabo. Qualquer posição é possível com um teclado sem fio.

Fonte de energia

Para um teclado funcionar, ele vai precisar de uma fonte de energia. Teclados com cabo, geralmente utilizam a energia do próprio aparelho em que se conectam – no caso, usam a bateria do tablet.

Porém, em opções sem fio, há a necessidade de uma fonte de energia própria. Os teclados costumam ser abastecidos por pilhas ou baterias, com fácil acesso para troca, geralmente.

Ao trabalhar com pilhas, você terá energia para até 12 meses de trabalho, conforme a quantidade de uso. Com bateria (recarregável, uma vantagem), você conseguirá até 20 horas ininterruptas de trabalho.

Imagem de mouse sobre mesa com teclado, celular, xícara de café e planta em volta.

Verifique a forma de alimentação do teclado ao comprá-lo. (Fonte: melpomen / 123RF)

Teclas

Algo que muitos deixam de lado, as teclas são parte essencial de um teclado. Observe a altura delas e o tamanho, se parecem adequadas ao uso por seus dedos.

Tome cuidado com marcas sem grande procedência de mercado, optando por equipamentos que atuam em diferentes nichos. Se você gosta de uma marca de teclado para computador, é provável que goste também para tablet.

Escolha um teclado em que a posição das teclas seja confortável, pois você o utilizará bastante. Preste atenção nas funções e botões de atalho, e em seu posicionamento.

Uma má escolha vai transformar a tarefa da escrita em algo muito mais trabalhoso do que deveria ser.

(Fonte da imagem destacada: cheskyw / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Elen Gonçalves Graduada em Mecatrônica
Os anos morando e estudando na Europa ajudaram a despertar em Elen uma paixão pelos eletrônicos que a levou a estudar mecatrônica. Discutir assuntos relacionados a esse universo é o que ela mais gosta de fazer. Principalmente se for online, onde é possível compartilhar seu conhecimento com milhares de pessoas ao mesmo tempo.