Teclado e rato de computador
Ultima atualização: 9 de agosto de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

15Horas investidas

5Estudos avaliados

56Comentários coletados

Você pode pensar que para comprar um teclado, você só precisa ir até a loja e decidir qual modelo você gosta. Mas nada poderia estar mais longe da verdade, porque se você quer fazer a escolha certa, você deve primeiro definir o tipo de equipamento que você quer comprar. Há uma grande variedade de teclados que podem ser usados para criar documentos e outras ações cotidianas do computador, enquanto outros serão mais úteis ao jogar videogames.

Entre eles, você encontrará modelos que se destacam mais do que outros por causa de suas funções e desenhos. O Logitech 920-007137 é um teclado versátil que você pode usar não só com seu computador, mas também quando você precisar controlar as configurações da sua TV e Smart TV. O Razer RZ03-01701300-R311 é um produto adequado para jogos que, devido à velocidade de resposta que oferece e à sensibilidade de suas teclas, permite executar rapidamente qualquer ação.




Teclados: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de Compras - Qual é o melhor teclado do mercado?

Entre todos os componentes periféricos que os computadores possuem, este é um dos mais importantes, pois com ele você pode criar diferentes documentos e também executar vários comandos que permitem controlar as funções do computador. Para ajudá-lo a fazer sua escolha, aqui está nosso guia para comprar o melhor teclado.

mão feminina num teclado preto de computador

Há uma grande variedade de teclados que podem ser usados para criar documentos. (Fonte: alexshyripa: 138022174/ 123rf.com)

Parts

Ao fazer a sua escolha, não basta olhar apenas para o custo desses dispositivos, você também precisa considerar as diferentes características que os compõem.

Embora existam muitos modelos, em geral, os teclados tendem a ser compostos por peças similares. Eles têm vários botões de atalho, que, dependendo da configuração do computador, permitem ativar ou acessar diretamente várias funções. Por exemplo, volume, WiFi, Bluetooth ou a calculadora.

Você encontrará modelos que possuem apenas as teclas principais e botões de atalho, enquanto outros, que geralmente são a maioria, possuem uma área numérica, que permite fácil adição, subtração, multiplicação, etc.

Um teclado possui um circuito integrado, que normalmente é soldado a um conector USB. Isto é coberto por uma peça de plástico ou metal que fornece proteção.

Eles têm um cabo que é responsável por transmitir as informações do teclado para o computador e outros dispositivos.

Operação

Quando você for comprar um teclado, você deve não só procurar o modelo mais barato, mas também certificar-se de que ele é o equipamento mais adequado para as funções que ele é capaz de realizar.

Em geral, o funcionamento destes dispositivos é básico, embora haja outros que diferem por terem funções especiais, todos dependendo da finalidade para a qual foram projetados.

Quando você pressiona as teclas, é gerado um pulso elétrico que vai para um microcontrolador. O microcontrolador está encarregado de dizer ao computador qual tecla você usou.

O microcontrolador está encarregado de criar um código chamado Scan Code, então quando várias teclas são pressionadas, ele gera um Break Code. Estes são tratados por um aplicativo que possui o equipamento, ele os compara com uma tabela e os envia para o microprocessador.

Uma vez que o equipamento tenha realizado este processo, que leva apenas um momento, no computador ou outros dispositivos aos quais ele está conectado, os comandos indicados são executados. É assim que todas as letras que você pressiona aparecem na tela.

Nos teclados de jogos, a operação é praticamente a mesma, mas o tempo de resposta é muito mais rápido, pois eles são projetados para executar todas as ações a uma velocidade adequada para jogos de vídeo.

Há modelos que possuem retroiluminação, que podem ser ligados quando se trabalha em ambientes escuros. Estes ajudam você a observar todas as teclas com precisão, para evitar que você cometa erros enquanto trabalha ou joga.

Mãos femininas ou trabalhadoras de escritório a escrever no teclado

Ao fazer sua escolha, não basta olhar apenas para o custo destes computadores, você também precisa considerar as diferentes características que os compõem. (Fonte: alexshyripa: 138022174/ 123rf.com)

Tipos de teclados

Quando você vai fazer sua comparação de teclado, este é um dos aspectos que você mais tem que analisar, pois existem vários tipos de modelos que são úteis para diferentes aplicações.

Modelos convencionais têm as teclas básicas, úteis para a ativação de vários comandos, tais como letras. Ou seja, eles têm uma área de digitação, onde estão as letras e as outras áreas que são similares às da máquina de escrever.

Eles também têm números e símbolos matemáticos, que são ativados e desativados simplesmente pressionando o botão "Num Lock".

Por outro lado, existem teclados de PC que têm superfícies de toque, que servem a mesma função dos touchpads em laptops.

Aqueles que não usam um cabo transmitem informações via ondas de rede. Para conseguir isso, eles precisam ser compatíveis com o dispositivo ao qual eles estão conectados. Aqueles que vêm com tecnologia Bluetooth são capazes de emparelhar com qualquer computador habilitado para Bluetooth.

A maioria deles não é alimentada por tomadas elétricas. Para operar, eles usam baterias de íons de lítio ou baterias. Se você usar este último, é melhor usar baterias alcalinas de alta qualidade, para que você possa usar o teclado por mais tempo sem ter que trocá-lo tão rapidamente.

Os teclados podem ser mecânicos, nos quais as teclas têm mecanismos individuais e dão uma maior sensação de feedback. Outros são teclados de membrana, cuja principal vantagem é seu baixo preço, assim como o fato de que podem ser armazenados ou movimentados mais facilmente.

Vale notar que os primeiros quase não estão mais disponíveis no mercado, devido ao seu custo mais alto. Eles eram mais resistentes e duráveis que alguns modelos atuais.

Como usar um teclado

Um teclado é um dos dispositivos que nos permite comunicar com o computador de forma eficiente para indicar as ações que queremos que ele execute. É uma parte importante do uso de qualquer laptop ou PC, mas se você quiser um pouco mais de informação sobre como usá-lo, aqui está um pequeno guia.

fechamento de um teclado branco, teclado branco no escritório

Modelos convencionais têm as chaves básicas, úteis para ativar vários comandos, tais como letras. (Fonte: dgegham: 148538433/ 123rf.com)

Identifique o tipo de conexão do seu teclado

A maioria dos teclados hoje em dia tem uma conexão sem fio, porém você precisa determinar se é um dispositivo que se comunica com seu computador via Bluetooth, ou se tem um adaptador USB que transmite o sinal.

Verifique se o teclado tem a fonte de alimentação necessária

Normalmente o teclado precisa de uma fonte de alimentação, alguns têm baterias recarregáveis ou usam baterias. Certifique-se de que o teclado esteja carregado para que ele possa transmitir informações.

Estabeleça a comunicação entre o teclado e o computador

Para teclados que comunicam via Bluetooth, é melhor primeiro ligar o teclado e seguir as instruções do fabricante, para que ele comece a enviar o sinal de que está pronto para procurar um dispositivo disponível que queira se comunicar com ele. Normalmente uma luz piscando indicará isso.

Agora, em seu computador, vá para a seção de configurações para procurar dispositivos Bluetooth e procure pelo nome que o fabricante definiu para o teclado. Uma vez encontrado, peça-lhe para se conectar. Se o computador não tiver tido nenhum problema para estabelecer comunicação com o teclado, então ele já está conectado.

No caso de teclados que têm uma conexão através de um dispositivo USB, a configuração é mais simples, pois eles têm uma configuração de fábrica que deixa ambos os dispositivos (teclado e chip) prontos para estabelecer comunicação entre eles assim que ambos estão conectados. Desta forma, você só precisa conectar o chip USB ao computador e verificar se o teclado está ligado.

Faça configurações adicionais

Os fabricantes usam configurações estabelecidas para teclados que nem sempre estão de acordo com nossas necessidades. Algumas teclas são mais práticas para certas funções do que outras, então é hora de você indicar o idioma que prefere e se você quiser mudar algumas combinações que você normalmente usa para que o uso do seu novo teclado seja tão confortável como se você sempre o tivesse usado.

Faça manutenção adequada regularmente

Manter a higiene do teclado é um aspecto que pode ajudá-lo a obter mais uso dele por mais tempo. De vez em quando, remova qualquer poeira que possa permanecer nas ranhuras entre as chaves usando uma garrafa de ar comprimido ou pelo menos aspire-a cuidadosamente. Isso pode evitar o entupimento inconveniente das teclas e dificultar a sua pressão.

(Fonte da imagem em destaque: Alexshyripa: 138022174 / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas