Imagem mostra uma tela tapume em uso.
Ultima atualização: 14 de março de 2020

Como escolhemos

10Produtos analisados

14Horas investidas

3Estudos avaliados

46Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! O assunto de hoje é a tela tapume, também conhecida como tela cerquite, elemento fundamental para isolamento e segurança em construção civil. Vamos trazer diversas informações orientando sobre seu uso e sobre a aquisição de bons modelos.

Em qualquer obra, seja ela em ruas ou avenidas, seja em propriedades particulares, é necessário o uso de tela tapume. Mas, afinal, por que esse componente é tão importante? E como saber se você deve usá-lo? Fique conosco nas próximas linhas e descubra todas essas respostas!




Primeiro, o mais importante

  • Usada em todo o mundo, a tela tapume é uma barreira de isolamento e sinalização universal de que determinada linha não deve ser ultrapassada.
  • Você pode usar uma tela tapume sempre que for necessário isolar uma área, ou que haja obras e reformas acontecendo em um lugar.
  • É muito importante que a tela tapume seja fabricada em cores fortes: Ela deve ser enxergada de longe pelas pessoas.

Você também pode gostar:

As melhores telas tapume: Nossas recomendações

Comprar uma tela tapume de qualidade é o primeiro passo para garantir a segurança de uma obra. Para te ajudar na escolha de bons modelos, selecionamos alguns que com certeza não te decepcionarão:

Uma tela tapume para todas as circunstâncias

A Vonder é uma das principais marcas de ferramentas e acessórios para construção civil de todo o Brasil e oferece uma tela tapume de primeira linha. Esse modelo tem 50 metros de comprimento, 1,2 metro de largura e é feito principalmente em polipropileno. A cor é laranja, muito usada em obras públicas.

A tela tapume para obras domésticas

Se você pretende usar uma tela tapume para obras na sua casa, no seu jardim ou para orientação em algum evento próprio, esse modelo da Abba Patio pode ser a solução. Ele tem 30 metros de comprimento, 1,20 metro de largura e peso total de quase 5 kg. É muito fácil de ser manuseado e instalado! Produto vendido pela Amazon Americana.

O modelo para quem se importa com o meio ambiente

Quer usar uma tela tapume que colabore com o meio ambiente? A PeerBasics tem o modelo ideal: Feito em material totalmente reciclado, ele permite que seja formada uma cerca de isolamento muito boa para reformas domésticas ou outros serviços simples, principalmente de jardinagem. É bastante leve e vem na cor verde escuro. Produto vendido pela Amazon Americana.

Guia de compra

Você sabe exatamente qual é a função de uma tela tapume? Em quais situações deve fazer uso de uma? Como ela pode ajudar no dia a dia de uma obra?

O guia de compra é o setor no qual trazemos respostas para todas essas dúvidas frequentes!

Imagem mostra uma pessoa parada em frente a uma tela tapume.

A tela tapume é muito eficiente como barreira de isolamento. (Fonte: Danylo Samiylenko/ 123rf.com)

O que é uma tela tapume e para que ela serve?

Quando existe uma obra em uma área pública, como ruas ou parques, ou privada, como residências e condomínios, é preciso divisórias e sinalizações que mantenham as pessoas longe dessa zona de risco. É aí que entra a tela tapume.

Também conhecida pelo nome de tela cerquite, ela tem como função principal isolar e sinalizar uma área. Serve como barreira física que mostra que determinado local não é de acesso permitido.

A tela tapume não é uma barreira impossível de se passar, nem tem função de controle de acesso: Ela é apenas uma sinalização e uma demarcação. Por isso, deve ter cores fortes e ser feita com um tecido grosso.

No Brasil, a tela tapume é classificada como equipamento de proteção coletiva, já que garante a segurança de muitas pessoas de uma só vez, e regulamentada pela Norma Regulamentadora 18.

foco

Você sabia que, apesar de hoje em dia plásticos modernos serem os principais tecidos empregados em telas tapume e demarcações de obras, a palha foi pioneira no assunto? Durante muito tempo, foi com ela que se isolou áreas e se indicou que lugares não deveriam ser acessados.

Quais as vantagens da tela tapume?

Como equipamento de sinalização, a tela tapume tem um uso muito específico. Portanto, a sua principal vantagem é justamente essa representação universal de barreira que ela carrega.

Ao ver uma tela tapume, as pessoas sabem que determinada área está demarcada. Assim, não atravessam a barreira e não se acidentam.

Quando você usa uma tela tapume, está garantindo a segurança para a sua obra. Você avisa a todos que a área não deve ser ultrapassada sob riscos de acidentes. É a forma ideal de ter a responsabilidade de sinalizar onde está havendo alguma alteração.

O uso da tela tapume é bastante específico, e essa é uma desvantagem. Você obviamente não deve usá-la onde não há nenhuma obra, nem nenhuma necessidade de sinalização de barreira.

Veja na tabela abaixo vantagens e desvantagens da tela tapume:

Vantagens
  • Garante a segurança para as obras
  • Sinalização universalmente reconhecida
  • Dá privacidade aos trabalhadores da obra
  • Demonstra responsabilidade para evitar acidentes
Desvantagens
  • Uso muito específico: Não deve ser aplicada no dia a dia

Em quais situações deve-se usar tela tapume?

A tela tapume deve ser usada sempre que for necessário isolar uma área por motivos de segurança. Isso se aplica tanto a áreas externas, como ruas, avenidas, viadutos e afins, ou internas e privadas, como casas, jardins e condomínios.

A tela tapume não é uma barreira intransponível, mas sim uma sinalização.

Portanto, ela pode ser aplicada em situações como obras, reformas, construções, interdições, sinalizações de trânsito, isolamentos de áreas de risco e muito mais. Lembramos mais uma vez que não se trata de uma barreira intransponível, mas sim de uma sinalização.

Em um ambiente doméstico, recomenda-se a tela tapume para situações de obras em jardins, quintais ou para fechamento de um determinado cômodo. Sempre onde há uma área que deve ser acessada apenas por pessoas que executarão um determinado serviço, é útil o isolamento.

Quais os materiais de tela tapume?

Para ser aplicado em uma tela tapume, um material não precisa ter resistência física, ou seja, ser intransponível por pessoas, mas sim ser resistente às ações da natureza como chuva, sol, água e vento. Por isso, alguns plásticos bastante modernos são usados.

O mais usado é o polipropileno, capaz de suportar a todas as ações da natureza e com uma gramatura razoável, ideal para um pouco de contato físico.

Há também quem fabrique telas tapume em chapas metálicas ultrafinas, excelente material para a segurança tanto de quem está dentro da sinalização, como para quem está fora. Porém, o preço é um pouco maior e não há proteções importantes, como as contra os raios ultravioleta.

Vários outros plásticos são usados e você deve prestar atenção se eles contam com boa densidade e com resistência contra as ações da natureza. Eventualmente, você irá encontrar modelos feitos de material reciclado, uma boa ideia para quem busca proteger o meio ambiente.

Comparamos em uma tabela as telas tapume feitas de polipropileno e outros plásticos com as feitas em chapas metálicas ultrafinas:

Tela tapume de polipropileno Tela tapume de chapa metálica
Resistência Muito resistente às ações da natureza, resistência física média Maior resistência física, menor resistência às ações da natureza
Densidade Menor Maior
Vantagens Permite sinalização mais forte e protege mais aos trabalhadores Oferece barreira física de maior qualidade

Quanto custa e onde comprar uma tela tapume?

Telas tapume sempre são vendidas em grandes rolos e, portanto, você deve avaliar o preço por metro. Encontramos modelos com valores entre R$ 1 e R$ 2 por metro, e essa deve ser a média na qual você irá se basear.

Lojas especializadas em construção civil e em artigos para reformas são os melhores lugares para a compra de tela tapume. Você também pode fazer a sua aquisição pela internet: Recomendamos principalmente Amazon brasileira, Amazon internacional e Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de uma tela tapume

Se você já sabe que precisará usar uma tela tapume em uma obra, precisa decidir apenas qual comprar. Selecionamos critérios quatro critérios técnicos que podem te ajudar na escolha:

A seguir, entraremos em mais detalhes sobre cada um deles!

Dimensões

O principal fator para a escolha de uma tela tapume é a medida. Você precisará saber exatamente qual o tamanho da área que será cercada para, dessa forma, comprar o comprimento correto de material para demarcação.

A maior parte das telas tapumes é vendida em rolos de aproximadamente 50 metros. Caso você precise de algo acima disso, terá que optar por mais de um pacote. A altura mais comum é de 1,20 metro, suficiente para impedir que pessoas tentem pular a barreira.

Imagem mostra uma tela tapume em uma grande área externa.

Em grandes áreas, é preciso uma enorme extensão de tela tapume. (Fonte: schauhi/ Pixabay.com)

Cor

Como a principal função da tela tapume é a sinalização de que uma área não deve ser ultrapassada, ela obviamente deve ter cores fortes. É preciso que as pessoas enxerguem a sua presença a muitos metros de distância.

Laranja, verde escuro e azul escuro são as cores mais usadas em telas tapume.

Laranja, verde escuro e azul escuro são algumas das cores mais usadas em telas tapume. Você deve optar sempre por um modelo que com certeza será notado de longe, principalmente se a demarcação for em áreas próximas a rodovias ou a ruas de grande movimento.

Com uma cor fraca ou que não é notada de longe, a tela tapume perde a sua principal função, que é a sinalização de que um lugar não deve ser acessado. Escolha também um modelo que se destaque no ambiente que será instalado: Nada de uma tela verde em um local com muita natureza, por exemplo!

Durabilidade e resistência

Quando instalada em uma área externa, a tela tapume deve contar com resistência a raios ultravioleta, a ações do sol e a ações da água.

Sempre leia as especificações de resistência da tela tapume escolhida. Você terá um prejuízo muito grande se precisar trocá-la após uma chuva ou algo similar!

A proteção contra raios ultra-violeta é muito importante para a segurança dos trabalhadores que estarão do lado de dentro da área delimitada.

Densidade

A densidade de uma tela tapume é importante enquanto barreira física. Por mais que a principal função sempre seja a sinalização, eventualmente uma resistência maior a um toque ou a uma tentativa de rompimento pode ajudar.

Se você pretende que a sua tela tapume seja mais do que uma mera barreira de sinalização, pode observar nas especificações técnicas qual é a medida de densidade. Essa é uma categoria opcional, mas que eventualmente pode ser útil para dificultar ainda mais a possibilidade de acidentes.

(Fonte da imagem destacada: congerdesign/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em nós?

César Ferreira Formado em Engenharia Industrial
César é apaixonado por carros. Talvez tenha sido essa paixão que o levou a, desde pequeno, querer entender como as coisas funcionam. Essa curiosidade, por sua vez, lhe fez cursar Engenharia Industrial. Hoje, ele presta consultoria para pequenas e médias empresas e, nas horas vagas, deixa seu carro - e o de seus amigos - cada vez mais tecnológicos e especiais.
Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.